Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - joaomoreira23

Páginas: [1]
1
Reabilitação / Re: Mobilizações Passivas e Cinesioterapia
« em: Agosto 30, 2011, 23:37:11 »
Citação de: Lipa85
Como aluna de enfermagem tive fomação em mobilizações. Depois ainda fiz mais uma formação...como estagiária em serviços de internamento sempre fiz as mobilizações aos doentes dependentes e fiz inclusive formações.
Qual é o problema? Desde que te sintas preparada és licenciada.
Os farmaceuticos dão injecções com bem menos formação...vásem medo...vamos recuperar o que já foi nosso.
Fazformação e pesquisa, penso que n é assim tão dificil.

Também sei prescrever anti inflamatórios...nem preciso de perguntar nada ao utente...está tudo na bula.Desde que se estude tudo é possível..

2
Citação de: nurseboy
Citação de: Álvaro Matos
Já aqui aflorei esta situação,no tópico "Massagistas ou Enfermeiros" e creio que várias foram as participações no sentido de se criar uma especialização.
Discordo em absoluto que o Sr. Rodolfo Moura seja um grande Enfermeiro ,duvido que goste de ser tratado por tal,pois vejo os média trata-lo por Fisioterapeuta.
Saudações para Enfermeiros que se distinguiram no futebol ,Helder Martins(selecção e A. Madrid,) Enfº Martinho e Enfº Laço actualmente na Selecção Nacional)

Concordo com o que o colega Álvaro refere. De facto, estes grandes nomes deveriam ajudar a mostrar que Enfermagem é grande. E mostrar que Enfermagem não é inferior a fisioterapia... Penso eu de que...


Qual é a mais valia do enfermeiro face ao fisioterapeuta como único profissional para além do médico, que é geralmente de ortopedia.
Cumprimentos

João Moreira

3
Reabilitação / Re: ruptura de ligamentos ou entorse tíbio-társica
« em: Dezembro 23, 2010, 21:13:27 »
Entorse é o mecanismo lesivo e não a lesão estrutural em si.Quanto à extensão da lesão e qual as suas repercussões só saberá através de avaliação médica ou por parte de um fisioterapeuta e isso diferencia em muito a intervenção pós fase aguda

4
Reabilitação / Re: reabilitação no desporto
« em: Dezembro 23, 2010, 21:07:28 »
A pos graduação da Fmh é em FISIOTERAPIA NO DESPORTO cujas condições de entrada são:
"São admitidas candidaturas de Licenciados ou Bachareis em Fisioterapia, dando-se prioridade a candidatos com currículo em fisioterapia do desporto e a membros activos e ou observadores do Grupo de Interesse em Fisioterapia do Desporto (GIFD) da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APF)."

5
Reabilitação / Re: Formação em Reabilitação
« em: Dezembro 23, 2010, 21:04:14 »
Se consultar a legislação acerca das clinicas de medicina fisica e reabilitação que penso que será o que se refere...nos seus quadros não estão incluídos enfermeiros, penso que isso pode ser um indicio da pertinência dos enfermeiros ocuparem estes postos.

6
Reabilitação / Re: Massagistas ou Enfermeiros
« em: Dezembro 23, 2010, 20:56:00 »
Citação de: axis
Olá a todos! Confesso k não tenho por hábito comentar ou entrar neste tipo de forums mas neste tema tenho de falar.
Pois bem, sou enfermeiro, a frequentar a especialidade em reabilitação e tb dou apoio a alguns clubes. Além disso sou formador de massagistas numa instituição reconhecida pelo estado português e pelo ministério da saúde, isto é, os meus alunos k conseguirem terminar o curso (sim, pois apesar de estarem a pagar mtuitos chumbam, basta não atingirem os objectivos minimos) têm direito àquilo a que antigamente se chamava uma carteira profissional.
Já fiz parte de equipas de futebol e de atletismo, que disputavam campeonatos nacionais e internacionais e decidi sair, para nunca mais voltar. Pois prefiro ter o meu espeço próprio (devidamente licenciado para o efeito) onde sou o responsável pelos meus actos, e tenho o apoio de um Fisiatra e de um Ortopedista.
Qdo passei por um clube de futebol (3ª divisão) somente 2 meses (pré-época e os 2 1º jogos da época) foi nessas vezes preterido pelo treinador, isto é, senti-me como um suplente de massagista. Pois quem ia para o banco era um individuo que se intitulava de massagista mas acho k nem isso era.
Resultado eu saí, abri o meu próprio espaço e eles todos os anos me perguntam se quero voltar. Não sou nem melhor nem pior que os outros. Sou diferente!!
Faço as coisas (massagens, electroterapia, ligaduras funcionais, etc) de acordo com os principios cientificos, por exemplo: num trat normal faço SEMPRE a sequência mais correcta em termos fisiológicos (algo que nenhum fisioterapeuta faz) adiante k não gosto de falar mal dos outros.
Relativamente à ORDEM (acho k só faz uma coisa bem - cobrar as quotas), para que são necessários 3 ou 4 sindicatos e uma ordem, se temos uma carreira de M..... se ninguém nos ajuda! Alguém se lembra das greves que iniciavam à 2ª feira e terminavam qdo nos resolvessem os problemas!!!

Adiante, em minha opinião há espaço para todos, quer sejam massagistas, enfermeiros, enfermeiros de reabilitação ou fisioterapeutas, desde que cada um faça a sua função sem melindrar as funções do outro. A equipa deveria ser multidisciplinar. E qto aos clubes, acham k com os reles subsidios que lhes são dados chega para pagar os honorários de toda esta gente. Não! A camarâ cá da terra só deve 120mil € ao clube, como se resolve este problema. São mais de 300 os muidos da formação! Fora as refeições ao pré-escolar e 1º ciclo, etc

Relativamente ao debate, sou enfermeiro de reabilitação, mas não fico ofendido qdo me chamam massagista, pois tb faço massagem. Aproveito sim para corrigir essa pessoa, que sou enfermeiro. Mas prefiro que me trate pelo meu nome (com o qual foi batizado, sem prefixos).

À ordem recomendo que começe a olhar para os enfermeiros que trabalho, pois só custuma olhar para quem faz investigação. Esqueçem-se das origens da enfermagem, da enfermeira da cabeçeira. Tantas são as vezes em que ao executar um tratamento dou pelo referido atleta a desabafar sobre um outro problema (e nós, não somos tb psicologos). Digo sp aos responsáveis técnicos dos clubes que me pedem milagres pra colocar disponivel um jogador ou atleta que para mim primeiro está o homem e dp o atleta. Aos miudos, insentivo-os para o estudo (dizendo-lhe que Ronaldos são poucos)...

Poderia estar aqui a falar muito mais, mas não é o pretendido. No meu entender no nosso pais fala-se muito, e trabalha-se pouco! Qtas são as vezes que tenho dúvidas numa patologia e ligo para os médicos k me dão apoio e colaboração para tirar dúvidas, qtas são as vezes k tenho de vir para a net, pesquisar sobre um tema.. Mas em portugal não existe nada, temos de ir para sites estrangeiros, enfim... reflictam sobre o k é dar apoio aos desporto e todos juntos teremos de provar que temos valor, independente da profissão ou função desenpenhada.

Relativamente à especialidade em enfermagem o desporto, têm o meu apoio e poderia passar por ai a solução (provisória) para o desemprego em enfermagem. Todos juntos e unidos podermos mudar mentalidades. Convidem os responsáveis pelas associações de futebol e esclarecam-nos e se precisarem do meu apoio, estão à vontade...
 
deixo o meu contacto

fisicalcare@gmail.com

Bem Haja

PS - Sejam profissionais naquilo que fazem e não se preocupem com os erros dos outros o tempo fará com a verdade seja reposta.

Penso que o facto de existir desemprego em Enfermagem não quer que se justifique, fingir competências como usar electroterapia, ligaduras funcionais mesmo que "pela ordem correcta" porque se existisse algum tipo de regulamentação legal isso seria impossível..

7
Reabilitação / Re: Especialidade em Reabilitação
« em: Dezembro 23, 2010, 20:50:44 »
Boa noite,
Esta àrea que tem tanto que ver com movimento a maior parte da investigação que se encontra está relacionada com a Fisioterapia

Páginas: [1]