Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - funktastic

Páginas: [1]
1
Cuidados Gerais / Pneumonia por gripe A
« em: Janeiro 04, 2010, 17:01:40 »
Boas!

Ora o meu serviço ultimamente tem recebido casos de doentes com pneumonia por gripe A. A nossa experiência em termos da área de pneumologia não é grande e por isso temos algumas dúvidas que têm gerado muita discussão e que passo a enumerar:

1- Quão instável pode ser um doente com uma pneumonia por gripe A?
2- É justificável a verificação de sinais vitais 2X ao turno em doentes estáveis e com evolução positiva?
3- Pode ser intervenção de enfermagem ascultar o doente?
4- O enfermeiro generalista tem de saber efectuar cinesioterapia?

Na minha opinião e apesar da pouca experiência na área, considero que um doente a partir de 3/4 dias de internamento com uma evolução positiva, com diminuição do cansaço fácil, das toracalgias e melhoramento das saturações de O2 pode ser considerado estável; entendo que nestes doentes não justifica-se a verificação de SV 2X ao turno, exceptuando a oximetria de pulso; a ascultação é intervenção de enfermeiro especialista e dos médicos, sendo que nós temos a responsabilidade de determinar todas as outras características, como expansão torácica, ruídos respiratórios, frequência respiratória, etc, sendo que no meu curso não obtive formação para tal intervenção; quanto à cinesio parece-me uma intervenção de especialista, embora considere que seja importante conhecermos as suas indicações e princípios básicos.

O que acham?

2
Pondero uma transferência para o serviço de urgência, mas gostava de saber o que vós colegas acham de se trabalhar num serviço do género. Pontos positivos e negativos.
 ;)

3
Cuidados Gerais / Aspiração de secreções: estimular tosse
« em: Setembro 24, 2009, 12:55:02 »
Boas  ;D

Queria saber a vossa opinião acerca da aplicação de pressão na cricóide para produção de tosse de modo a facilitar a aspiração de secreções...

Páginas: [1]