Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - HMartinho

Páginas: [1]
1
Cuidados Gerais / Correcto posicionamento de SNG
« em: Dezembro 02, 2014, 20:30:35 »
Boas noites caros foristas,

Que método utilizam para verificar a correcta posição de uma sonda nasogástrica?

O que aprendi em aulas, tanto teóricas, como práticas, é que o método auscultatório é o mais eficaz, a seguir, obviamente, ao  controlo radiográfico, sendo que é  este o método o que os professores recomendavam para a prática. Em ensino clínico, é o metodo que utilizo. Além de auscultar o "borbolhar" do ar, aproveito, e ausculto ambos os hemitorax, tanto posteriores como anteriores, procurando simetria do murmuro vesicular e a presença de ruídos adventícios (para avaliar statuts respiratório pós entubação).

Entretanto, li alguns artigos na internet, que referiam que este método, tem alguns falsos positivos, e que a associação americana de enfermeiros de cuidados intensivos, recomenda o controlo radiográfico em todos os utentes entubados.

Tendo em conta que não é, de todo, plausível realizar rx apenas por este motivo (além de não ser competÊncia do enfermeiro, não faz sentido algum, submeter estes utentes, principalmente os "entubados crónicos", a constantes doses de radiação), qual a alternativa que acham mais fiável?

Partilhem a vossa experiência.

2
Ensino e Atividades Académicas / Enfermagem Forense
« em: Janeiro 17, 2013, 18:00:05 »
Olá pessoal,

como estudante de Enfermagem do 1º ano, tenho andado a investigar as suas especialidades, bem como perspectivas de carreira(Já se sabe que em Portugal nenhuma está bem de saúde, mas pronto).

Encontrei, entretanto, um  documentário que fala sobre Enfermagem Forense, especialmente nos EUA - Estado de Nova Iorque, cujo qual deixarei no final do post, caso queiram dar uma vista de olhos.

A minha questão é:

Em Portugal esta especialidade é reconhecida? Tem alguma perspectivas de carreira? Fazem o mesmo que os nossos colegas americanos?

Agradeço as futuras respostas. :)

Links para o documentário, que tem 3  partes:

http://www.youtube.com/watch?v=-Cj56hGyxag

http://www.youtube.com/watch?v=rYvdb-x7L0o

http://www.youtube.com/watch?v=j-bHzqB640U

3
Boas a todos,

Estou a fazer um curso para terminar 12º ano, e surgiu a oportunidade de fazer um trabalho de tema livre, ao qual eu  escolhi hipotermia terapêutica na paragem cardiorespiratória prolongada, devido ao elevado interesse que tenho na área da emergência médica, especialmente na área de Enfermagem (área que me pretendo formar). Posto isto, gostaria de saber qual a vossa opinião, tendo em conta que os Enfermeiros são os prof de saúde de primeira linha em contacto com o doente.

Já agora, se alguém me poder indicar onde posso saber o material e equipamento de  uma SIV, agradecia, tendo em conta que o trabalho também vai abordar os meios de emergência médica. Já tenho sobre as SBV (até porque sou tripulante de ambulância), as VMER e falta-me das SIV, pois a informação no site do INEM é muito escassa.

Obrigado pelas futuras respostas e um bom Natal a todos! ;)

4
Boa tarde,

antes de mais peço desculpa pois nao sei se estou na seccao correcta do forum, mas ja enviei um e-mail para o INEM e nao obtive resposta, dai a recorrer aqui ao vosso forum.
No outro dia, vinha a caminho de casa e vi uma mulher a ser violentamente atropelada e o condutor do veiculo fugiu. Como era de noite e nao estava ninguem por perto, parei o carro e vi que a senhora estava inconsciente e sangrava muito da cabeça. Como nao sabia o que fazer, decidi nao mexer, so vi que mal se conseguia "apanhar" a pulsaçao e parecia ter uma respiraçao com uns ruidos estranhos e lenta. Liguei para o 112 e esperei que aparecesse o INEM e a policia.

Depois disto, fiquei com curiosidade em tirar um curso de socorrismo, pois nao sei quando e que uma situaçao destas ou semelhante a estas pode acontecer, mas como nao sou profissional de saude e nao percebo muito do assunto, gostaria de saber a vossa opiniao de cursos bons que conheçam...

Ja agora, gostaria tambem de saber como deveria ter actuado no caso que presenciei pois fiquei com curiosidade.

Desde ja obrigado pelas futuras respostas.

5
Cuidados Gerais / Pneumonia bacteriana
« em: Dezembro 05, 2010, 19:14:07 »
Boa noite
Como já disse anteriormente não sou enfermeiro nem profissional de saúde e desde já peço desculpa se não estou na sala correcta mas este fórum parece ser o meu último recurso.
O meu pai está à 4 dias cheio de febre, sempre na volta dos 38,5/39,5 ºC, mesmo a tomar antipiréticos intervalados de 4 em 4 horas e hoje telefonou para a linha de saúde e o enfermeiro que lhe atendeu, recomendou-lhe medidas para baixar a temperatura e daí a uma hora ligou para minha casa e após várias perguntas sobre a sua sintomatologia, aconselhou-o a dirigir-se ao serviço de urgência e ser visto pelo médico devido a poder estar com pneumonia.
Acontece que após ser visto pela médica e ter feito um raio-x ao toráx confirmou-se a pneumonia mas a médica mandou-o para casa! É bom referir que o meu pai tem a pulsação muito elevada, respira muito rápido e tem um "ciclo" respiratório muito curto e treme por todos os lados e mesmo assim a médica mandou-o para casa. receitou-lhe dois antibióticos e um novo antipirético e mais nada. Acontece que nos estamos muito assustados, nunca o vimos assim, agora os hospitais mais parecem uma morgue, os médicos não respeitam os doentes e a carência de enfermeiros não dá para ter um serviço com qualidade. Mete-me muitos nervos como é que mandam uma pessoa para casa com uma pneumonia e que ainda por cima mal consegue falar e respirar. A minha mãe tem de ir trabalhar e eu tenho de ir para a escola, o meu pai vai ficar sozinho em casa e nós vamos estar sempre com ansiedade que alguma coisa possa lhe acontecer. Por favor, será que me podem ajudar a dizer o que devemos fazer? Será que devemos de procurar outro hospital? Por favor, nós estamos mesmo muito preocupados, não é preciso ser médico nem enfermeiro para saber que uma pneuminia bacteriana pode ser muito perigosa!
Desde já muito obrigado pelas futuras respostas e pela atenção dada.

6
Recentemente ouvi dizer que todos os enfermeiros da linha de saúde 24 iriam ter contracto terminado e seriam substituidos por técnicos de saúde. Será isto verdade? Quer dizer, tal coisa não me chocaria, pois neste país já nada me deixa perplexo, mas não posso de deixar de demonstrar o meu descontentamento, pois já por varias vezes tive de recorrer à linha de saúde, lembro-me de todas as vezes ter sido atendido por um enfermeiro, que apesar de a enorme quantidade de perguntas feitas, ao que eu compreendo, conseguem também transmitir calma e tranquilidade à pessoa que está do outro lado da linha, muitas vezes em aflição, como foi um dos meus casos.
Não sou enfermeiro nem profissional de saúde, no entanto estou preocupado com o futuro do sistema de saúde português, pois o governo parece que quer afastar os enfermeiros de tudo quanto é sitio e não consigo entender o porquê, mas consigo perceber que as consequências não vão ser nada boas. Obrigado pelas futuras respostas.

7
Médico-Cirúrgica / Enfermagem de anestesiologia
« em: Janeiro 16, 2010, 15:18:04 »
Boa tarde, sou estudante do 12º ano e quero seguir enfermagem no futuro.
Vou ter de fazer um trabalho da escola sobre a enfermagem de anestesiologia, pois é uma área que sempre me fascinou e gostaria que me ajudassem em algumas questões, se possível.
Gostava de saber quais são as funções do enfermeiro anestesista, o que fazer para se tornar enfermeiro anestesista, se pode realizar todas as técnicas anestésicas, quais os procedimentos que pode fazer e não pode fazer, o plano de estudo dessa pós-graduação, qual a diferença entre o enfermeiro anestesista e o médico anestesista, e o que mais acharem pertinente para o trabalho.
Já tentei pesquisar na internet, mas as informações encontradas são muito poucas e não encontrei nenhuma referência às funções específicas e aos procedimentos que o enfermeiro anestesista pode ou não realizar.
Desde já agradeço a vossa ajuda.
Henrique

8
Cuidados Gerais / Prescrição farmacológica por enfermeiros
« em: Outubro 06, 2009, 20:05:09 »
"Concorda com a prescrição farmacológica por Enfermeiros? (Prescrição por diagnóstico de Enfermagem, feita por Enfermeiros Especialistas, após formação adequada e com um leque de fármacos indicados para a prática da Enfermagem)"
Qestão tirada do blog doutor enfermeiro.

Páginas: [1]