Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Jconeves

Páginas: [1]
1
Caros Colegas,
Gostaria de pedir o vosso apoio numa matéria. Estou a tentar encontrar estudos sobre taxas de incidência, taxas de prevalência e taxas de cicatrização de UP. E se fossem estudos em UCCI, tanto melhor, mas não é indispensável que o sejam...

Fico a aguardar as vossas sugestões e conselhos, já que estou com algumas dificuldades em conseguir encontrar matéria substancial.

Muito obrigado,

Cumprimentos

2
Olá colega, provavelmente muitos de vós já leram, mas para os que ainda não consultaram, fica a informação de um passo que "poderá" ser importante para a mudança de paradigma que hoje temos. Pode ser que com esta primeira pedra se consiga serviço a serviço, unidade a unidade, mostrar as necessidades de profissionais que existe.

Cabe, uma vez mais, a cada um de nós mostrar que somos fundamentais pelos cuidados que prestamos e aos gestores reconhecer essa necessidade...

<< 10-03-2011
MS e OE chegam a acordo sobre dotações para os serviços de saúde


A Ordem dos Enfermeiros (OE) e o Ministério da Saúde (MS) têm vindo a desenvolver esforços, tendo alcançado recentemente um acordo inédito sobre o cálculo de enfermeiros necessários nas diferentes unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Este acordo resulta de um trabalho desenvolvido por um Grupo de Trabalho para o Cálculo da Dotação de Enfermeiros no SNS, que congregou elementos destas duas entidades, com vista ao aumento da segurança dos cuidados prestados aos cidadãos.

A título de exemplo, o grupo de trabalho com representantes da OE e do MS entendem que será necessário um enfermeiro para cada 1.550 utentes ou por 350 famílias inscritos nos centros de saúde e nas Unidades de Saúde Familiar.

Já nas Unidades de Cuidados na Comunidade são necessários: 30 minutos por consulta de Enfermagem / Entrevista; 30 minutos para Cuidados curativos / Procedimentos de Enfermagem por utente atendido; 60 minutos por cada acção de Educação para a Saúde em Grupo; e 60 minutos por visita domiciliária (incluindo deslocação).

Para os hospitais chegou-se à conclusão que são necessárias entre 3,61 e 7,12 horas de cuidados de Enfermagem por dia de internamento, variando consoante a valência / serviço.

Para as Unidades de Cuidados Continuados Integrados são precisas entre 4 e 5,23 horas diárias por utente, dependendo do tipo de Unidade em causa.

Apelamos aos membros, nomeadamente aos enfermeiros com responsabilidades na área da gestão, para a consulta de excertos deste documento, intitulado «Guia de Recomendações para o Cálculo da Dotação de Enfermeiros no SNS», disponível na área Reservada do site da OE.

Esta proposta mereceu um despacho da Sra. Ministra da Saúde, a 4 de Março, o qual enalteceu o trabalho realizado por este Grupo Técnico e considerou o documento produzido por essa equipa «um referencial de partida, o qual será objecto de aferição concreta à realidade das instituições».

Já durante o ano de 2011 serão constituídas cinco experiências-piloto nas Administrações Regionais de Saúde, no sentido de «avaliar o custo / benefício da aplicação» destas recomendações feitas por este Grupo de Trabalho, avança o referido despacho ministerial. Caberá a um Grupo de Avaliação a criar pelo MS e pela OE a monitorização e avaliação destas experiências e a generalização desta aplicação às restantes unidades do País.

Na Assembleia Geral ordinária de 5 de Março, os membros presentes congratularam-se com o processo desenvolvido e sublinharam a importância de envolver os parceiros sociais na construção de uma política de gestão de recursos humanos nos serviços de saúde. >>

Cumprimentos

3
Colegas gostava de iniciar este novo tópico para ver até que ponto algumas das situações que temos hoje na profissão podem ser ou não culpa da formação actual!?

O que pensam do actual ensino de Enfermagem em Portugal??

   - Facilitismo (pelo tão elevado nº de vagas o que lega a que a selecção seja muito inferior) Vs Competitividade (pelo tão elevado nº de estudantes e profissionais, acabamos por assistir a uma luta por dar nas vistas)
   - Escolas Publicas vs Escolas Privadas??
   - Falta de rigor e justiça nos Ensinos Clínicos (onde muitas vezes as notas tem algo que se lhe diga);
   - Falta de critérios uniformes quer no ensino, quer na avaliação;
   - Falta de condições em alguns estabelecimentos de ensino...

Então aqui fica mais este tópico de discussão...

Cumprimentos colegas...

4
Colegas, venho lançar este tópico para que juntos possamos saber se será realmente importante um espaço específico para a discussão acerca dos Cuidados Continuados.

Parece-me que é um assunto tão comum na nossa profissão e que cada vez mais faz parte da nossa área de intervenção.

Penso que seria bom ter um espaço neste fórum onde todos aqueles colegas que se encontram a cuidar doentes em unidades de cuidados continuados pudessem expor as suas dúvidas, onde pudessem reflectir acerca de práticas e onde pudéssemos no fundo partilhar conhecimento...


Aguardo as vossas opiniões!

Cumprimentos a todos...

Páginas: [1]