Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Enigma_H

Páginas: [1] 2
1
Cuidados Gerais / Alguém trabalha numa ECL?
« em: Maio 31, 2013, 20:09:42 »
Boa tarde colegas,

Algum dos colegas trabalha ou já trabalhou numa ECL? Gostaria de obter uma informação, se possível.

Cumprimentos.

2
Cuidados Gerais / ENG
« em: Maio 27, 2013, 09:47:35 »
Bom dia colegas,

Imaginemos que, durante a técnica de introdução da SNG, por qualquer motivo a sonda fica no esófago e não chega a entrar no estômago (não por motivos patológicos, mas por não ter sido introduzida inadvertidamente na sua totalidade ou por ter sido parcialmente repuxada pelo utente). Alguma consequência desta situação?

Obrigado.

3
Cuidados Gerais / Td e gravidez
« em: Maio 24, 2013, 16:57:19 »
Boas,

Após administração da vacina Td existe algum tempo, à semelhança da VASPR, para o qual a mulher não deverá engravidar? Ou não há qualquer problema?

Obrigado.

4
Boa tarde caros colegas,

Por curiosidade, alguém me sabe informar da finalidade do Controlo do Exercício Profissional dos enfermeiros efectuado pela Ordem dos Enfermeiros?

Obrigado.

5
Cuidados Gerais / PEG e deglutição
« em: Maio 07, 2013, 21:32:33 »
Boa noite colegas,

Relativamente às PEG's, o que me dizem à viabilidade da tentativa de fornecer água, per os, para avaliar a deglutição de um  utente? Ou o simples uso de PEG afirma em absoluto a impossibilidade de deglutição?

Cumprimentos.

6
Boas colegas,

Imaginemos que vocês trabalham há cerca de 12 anos e estão em Contarto por Tempo Indeterminado. Surge uma oportunidade para ir trabalhar par o estrangeiro.O ordenado limpo cá em Portugal ronda os 1020 euros (já com os duodécimos Lol) e a proposta para o estrangeiro é de cerca de 1800 euros limpos.
Vocês optariam por ir para o estrangeiro, rescindindo o Contrato Indeterminado ou continuariam por cá "agarrados" ao referido Contrato (como se fosse a vossa vida (e em parte pode até ser!!!).
Encontro-me nesta indecisão. De referir que irei para o estrangeiro com a minha namorada, ou seja as despesas serão partilhadas a meias e o lucro rondará o dobro.

Obrigado.

7
Boa tarde colegas,

O que me dizem ao facto de, em algumas situações, se delegarem aos cuidadores informais ou mesmo aos próprios utentes as administrações no domicílio de HBPM (vulgo Lovenox ou Fraxiparina)? Qual é a vossa prática nos CSP nomeadamente em contexto domiciliário?

Obrigado.

8
Boa tarde colegas,

Parece-me, cada vez mais, que esta questão que coloco não encontra consenso entre os mais diversos profissionais da saúde e nomeadamente entre diferentes classes.
A minah formação base tem já alguns anos, e "no meu tempo" a indicação era para se evitar e não serem administrados quaisquer fármacos, preferencialmente por via IM, no lado das PTA. Tenho vindo a reparar que diferentes colegas referem diferentes indicações.Reparo também que dependendo de me´dico para médico as indicações também são diferentes.

Gostaria de obter as opiniões aqui dos colegas do forum sobre esta situação em particular: "Admnistrar ou não administrar terapêutica IM no lado das PTA".

Mais uma vez obrigado.

9
Saúde Materna e Obstétrica / Tramal na gravidez
« em: Abril 10, 2013, 18:08:10 »
Boa tarde colegas,

Alguém tem experiência com Tramadol durante a gravidez (quando estritamente necessário claro está)?
É prescrito com alguma frequência ou nem por isso?

Obrigado.

10
Boa tarde colegas,

Estou deveras interessado em frequentar uma Especialização em Enfermagem Médico Cirúrgica, de preferência na ESEP, pois vivo relativamente perto da escola. Entretanto tenho ouvido rumores, e ao que parece é confirmado, que desde as especialidades do ano anterior a Ordem dos Enfermeiros Não está a reconhecer os títulos de especialista. Ora, se assim for obviamente que não enveredarei pela ESEP, por todas as razões que me parecem óbvias.
Será que alguém me pode elucidar sobre este assunto?

Cumprimentos.

11
Boa tarde colegas,

Esta questão que vou colocar pode parecer um tanto ou quanto desajustada, mas fará todo o sentido para os colegas que, como eu, prestam cuidados domiciliários diariamente.
Gostaria de saber como procedem nas situações em que se dirigem normalmente aos respectivos domicílios dos utentes e, em caso de utentes acamados desorientados no T/E, nenhum cuidador informal ou outro familiar (ou amigo) vos abir a porta.
Entram e procedem normalmente, efectuando os tratamentos necessários ao utente ou não entram e prosseguem a vossa jornada sem ter efectuado o respectivo domicílio?
Eu sei que esta questão parace "básica" demais para ser colocada aqui, mas acreditem que se a coloco é porque tem algum fundamento.
Gostaria de ver aqui expotas as vossas opiniões e sobretudo, para quem presta cuidados domiciliários como eu, a vossa atitude nestas situações.

Obrigado.

12
Boa tarde colegas,

É comum haver uma deficiente cicatrização, e até mesmo desicência, do local de inserção de drenos??? Dou um exemplo concreto de uma utente de 76 anos que foi intervencionada a fractura do fémur há cerca de 1 mês. Nos primeiros tratamentos ao domicílio sempre nos deparamos com uma peqeuna porção de tecido desvitalizado no terço médio da sutura. Não há qualquer menção a colocação, permanência ou extração de dreno na carta de alta hospitalar, a utente é que referiu que ali esteve introduzido um dreno. Após o tempo mais que suficiente para a consolidaçãoda sutura a referida zona fez deiscência a qual mantém até agora. Tem sido tratada com hidrogel afim de desbridamento autolítico de algum tecido desvitalizado presente.
A minha questão é se alguém tem experiência destas situações nos locais de inserção dos dreno? Isto para poder descratr eventuaçlmente outras causas prováveis.

Obrigado e desculpem o relatório.

Cumprimentos.

13
Boa tarde caros colegas,

Alguém conhece os trâmites para uma desvinculação à função (um contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado) para se poder emigrar, visto que tenho ouvido vários comentários que não estão a ser eceites licenças sem vencimento?

Obrigado

14
Cuidados Gerais / Funções dos enfermeiros responsáveis.
« em: Janeiro 20, 2013, 18:13:04 »
Boas colegas,

Gostaria de obter informação mais pormenorizada sobre as funções actuais dos enfermeiros reponsáveis que efectuam as tarefas dos anteriores enfermeiros chefes, isto nos serviços em que já não existam enfermeiros chefes.

Cumprimentos

15
Assuntos laborais / Troca de ACES (Região Norte)
« em: Janeiro 20, 2013, 14:54:24 »
Boa tarde colegas,

Alguém interessado em permuta de ACES?
Se alguém estiver interessado ou pretender mais informações por favor enviem mensagem privada.

Obrigado.

Páginas: [1] 2