Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Luffy

Páginas: [1]
1
Numa conversa com uma colega, questionámo-nos sobre o seguinte tema:

Os enfermeiros portugueses serão uma classe com elevado nível cultural? E estará isso relacionado com o desenvolvimento da profissão?

Senão vejamos:

- uma boa parte, não considerando ganhar o justo /suficiente pelo seu trabalho, envolve-se em duplos/triplos (seja de enfermagem ou de qualquer outro ofício) de forma a poder fazer face às despesas do nível de vida que desejam. O limite de tempo disponível para relaxar, "aproveitar a vida" e aceder a iniciativas de cariz cultural (i.e. teatro, cinema, exposições, conferências sobre outros que não enfermagem) é decerto diminuto. Será o adequado a fornecer o aporte cultural/intelectual necessário a desenvolver a classe?

- quantos compram jornais diariamente e procuram conhecer a actualidade nacional sem olhar apenas ao bendito "telejornal"? quantos têm verdadeira noção do que se passa no País todo? posto isso, será que olhamos apenas para "nós", para dentro da classe e nos esquecemos da restante realidade nacional, na qual estamos inseridos e da qual dependemos directamente?

- quando nos encontramos, enfermeiros, para tomar café, almoçar ou outro qualquer convívio social, do que falamos entre nós? não existe a ideia de que enfermeiros juntos "só falam de enfermagem"?

- quantos bons elementos temos nós envolvidos na vida política, de forma a representarem "peso significativo" nas decisões referentes à classe?

- quantos de nós estão envolvidos em múltiplas colaborações e parcerias com a sociedade civil, ainda que não directamente relacionadas com enfermagem, nas quais podemos ter um papel de relevo e destaque?


Que fique claro, não quero com isto chamar ninguém de burro, ignorante ou desinteressado! Quero apenas gerar reflexão sobre o tema, necessitando também de ponderar sobre os tópicos que acabei de apresentar!

Será também por aqui que se constrói "caminho"? Gostava de saber a vossa opinião!

aquele abraço!  :D

2
Para todos aqueles que esperavam ansiosamente ou já desacreditadamente pelo software de avaliação de feridas EstomatoSys, tenho o prazer de informar a todos que já se encontra disponível para Download uma versão trial em http://www.mosaic.com.br/estomatosys/!

Sim, finalmente o "rapazito" lá se lembrou de terminar o seu mestrado e brinda-nos com um excelente programa que permite:

- Registar fichas de utentes e tratamento de feridas;
- Fazer upload de fotos de feridas;
- Preencher escala PUSH;
- Preencher escala de Braden;
- Efectuar registos de evolução da ferida, assim como dos materiais utilizados;
- Reunir toda esta informação no final e agrupá-la de modo a poder ser estudada (algo que ainda não verifiquei a 100%).


Ora digam lá se não é um programa giro!??  :D :D

aquele abraço

3
Pois é como diz o ditado...

É minha convicção absoluta que, são estes momentos de marasmo que devem ser os momentos de excelência para o trabalho de bastidores! Ninguém (só se for tolo) vai para uma batalha sem estar preparado! E a altura de nos preparar-mos e aos Portugueses é agora!

Naturalmente, não podemos esperar que as benesses caiam do céu, nem que depois de as recebermos vamos continuar a não mostrar o nosso trabalho!

Só se souberem quem somos e o que fazemos poderão os portugueses julgar-nos e apoiar-nos verdadeiramente na nossa luta! Não se gera o dito "clima de descontentamento", favorável a pressionar o Governo, só com o descontentamento dos profissionais, há que haver o do povo tb!!!!

Por isso, e por me ter lembrado noutro dia, fiz este exercício mental e achei que poderia ser algo que, quando as pessoas se aperceberem, compreendam um pouco mais a nossa situação! Também passa por aí! Resta a nota: se eu consigo fazer isto, então uma série de organizações de direito, mais apetrechada com recursos financeiros, humanos e materiais, poderá fazer bem melhor! Onde está essa vontade??

Podem então ver o dito vídeo no blog essenciasdaenfermagem.blogspot.com ou ainda directamente no youtube em http://www.youtube.com/watch?v=9n5Vn3j0FDo !!!

Há que fazer novamente o pedido (que se estende desde já ao próprio Fórum Enfermagem), de DIVULGAREM INCESSANTEMENTE ESTE VÍDEO POR E-MAIL, NOS VOSSOS BLOGUES, SITES E AFINS!!  PRINCIPALMENTE A QUEM NÃO FOR ENFERMEIRA/O!!!


Fica a nota de agradecimento por o vídeo anterior ter registado, até à data, quase 25 000 visualizações !!!!!  ;D ;D ;D

aquele abraço

4
Enfermagem e Politica de Saúde / E sai mais um "spot" publicitário!
« em: Janeiro 08, 2010, 01:07:26 »
Ppl, aqui fica mais um spot publicitário!

Bom, mau? Podia ser melhor? Digam de vossa justiça e mandem o link a tudo quanto é gente que conheçam, enfermeiros ou não!!!!  ;D ;D ;D

www.youtube.com/watch?v=sfRBFw8Cjfk


aquele abraço

5
Boas! Após um longo interregno de trabalho, finalmente me é permito publicar os resultados do Questionário acima referido!!!

Desde já, o grande grande agradecimento ao Fórum Enfermagem por ter colaborado na divulgação do dito questionário!  :D Representou uma mais-valia fundamental no preenchimento do mesmo!

Não deixo, no entanto, de relatar a minha tristeza quanto à taxa de preenchimento, dado que apenas 134 pessoas responderam ao apelo, quando o tópico foi visto pelo menos 472 vezes!!! Isto para não falar na divulgação por mail, pela newsletter do fórum!  :( :-[ :-

Apesar de não ser uma iniciativa de entidades oficiais (Ordem e Sindicatos), é uma iniciativa oficial, na medida que reuniu toda a vontade de contribuir para uma profissão melhor! Estes resultados já foram partilhados com as ditas entidades, para que tomem conhecimento das opiniões de 134 enfermeiros e enfermeiras! Apesar de, pela reduzida participação, as respostas não serem representativas da classe, reuniram-se contributos muitíssimo interessantes sobre o estado da profissão e alternativas para a melhorar! Fica o estímulo para realização por essas entidades de algo semelhante e com maior representatividade!

Finalmente, referir que ao realizar este questionário se conseguiu provar, com muito esforço e trabalho é certo, que certas iniciativas são possíveis, desde que haja vontade, iniciativa e originalidade para mudar as coisas! ;D

Em resumo, os resultados mais significativos foram:

- 90% dos enfermeiros estão descontentes com o reconhecimento social da profissão;

- 61% não estão satisfeitos com a autonomia que lhes é reconhecida no local de trabalho;

- 92% dos enfermeiros não está satisfeito com o salário que aufere no final do mês;

- 87% não estão de todo satisfeitos com o papel da liderança de enfermagem na defesa da profissão;

- 95% percepciona que os media não difundem o trabalho dos enfermeiros;

- 61% não considera adequada a posição do sindicato na defesa da profissão;

- 89% não considera adequada a posição da ordem na defesa da profissão;


O documento aborda ainda questões sobre especialidades, nr. de vagas dos cursos, tipos de greve que reúnem mais consenso, sugestões de tipologias de reivindicação e sugestões de melhoria da representatividade social da Enfermagem em Portugal !!!

[align=center:17hixqbr]Vale a pena ler![/align:17hixqbr]
[align=center:17hixqbr]O documento completo encontra-se disponível para Download em http://essenciasdaenfermagem.blogspot.com/[/align:17hixqbr]

aquele abraço

6
Caras(os) colegas, qual não foi o meu espanto quando na semana passada, ao abrir uma carta da ordem, esperando a "contita" mensal, me deparei com uma bela folha de papel, com, finalmente, uma boa iniciativa da OE!!  >:D

Trata-se (para os que ainda não receberam a carta) da NOSSA possibilidade de intervir e dar uma opinião NO QUE DIZ RESPEITO À NOSSA PROFISSÃO! Quando nos queixamos que eles não se mexem (e muitas vezes não), decidiram agora dar-nos a palavra quanto á definição de competências do Enfermeiros Especialistas e que Especialidades devem existir!!!

Ou seja, dado que cabe a nós, até dia 10 de dezembro na primeira fase, dar a opinião sobre que especialidades estão a mais ou que faltam e são efectivamente necessárias aos portugueses, queria lançar a discussão sobre que especialidades devem ou não ser criadas e quais as competências dos enfermeiros especialistas!!!!     :D :D

Podem informar-se melhor aqui:    http://www.ordemenfermeiros.pt/index.ph ... hlight=874

aquele abraço

7
Caros colegas, como todos sabem, a Enfermagem Portuguesa encontra-se numa fase de mudança. Após a aprovação dos decretos-lei sobre a carreira de Enfermagem, falta agora discutir tabelas salariais, transições, dotações e afins. A posição do Ministério da Saúde (MS) na última reunião foi de estagnação, sendo que em algumas matérias se mostraram inflexiveis, nomeadamente na progressão salarial que tão justamente merecemos. No entanto, a dita crise e a situação económica do País são de tal ordem que apesar dos nossos apelos (a petição com mais de 10 000 assinaturas), das rondas negociais e das manifestações e greves, no programa do Governo nada vem referido no sentido de melhorar a nossa situação laboral: pelo contrário, fala-se em aumentar ainda mais as vagas dos cursos de enfermagem ( http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Gove ... verno.aspx )! :( Do mesmo modo, ainda não estão agendadas quaisquer rondas negociais entre o MS e os sindicatos.

Foi sugerido a um dos sindicatos, na pessoa da Enf. Guadalupe Simões, a realização de uma Sondagem (chamemos-lhe assim), para auscultar as opiniões e crenças dos enfermeiros portugueses quanto à possibilidade de formas de luta e adesão às mesmas, sendo que para isso bastava usar dos delegados sindicais (já que vão aos serviços de saúde de qualquer maneira) para distribuirem questionários de acordo com o nr de enfermeiros de cada instituição, com um envelope RSF, para ser depois enviado por correio. Até ao dia de hoje, apesar de a sugestão ser referida como interessante pela Enf. Guadalupe, não houve qualquer movimentação nesse sentido, pelo que foi pensado esse dito questionário que vos é hoje apresentado.

Garantido a MÁXIMA CONFIDENCIALIDADE e contando a partir de hoje, durante um mês, propõe-se o preenchimento do dito questionário, que DEMORA APENAS 5 MIN, ao qual pedimos a vossa maior SINCERIDADE nas respostas e que APENAS PREENCHAM UMA VEZ o questionário. Pede-se igualmente o envio do link por mail a todos aqueles que não frequentam este fórum, por forma a termos resultados o mais abrangentes e representativos possível.

O dito questionário tem como finalidade perceber a opinião dos enfermeiros sobre um conjunto de situações dentro da profissão, as motivações da adesão a diversas formas de reivindicação e reunir um conjunto de sugestões preciosas sobre o reconhecimento social da profissão e formas de reivindicação. SÓ PERCEBENDO O QUE NOS MOVE E ESTIMULA PODEREMOS DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE MOTIVAÇÃO, EDUCAÇÃO E INTERVENÇÃO NA SOCIEDADE, COM A ÚNICA FINALIDADE DE MELHORAR A PROFISSÃO E OS CUIDADOS POR ELA PRESTADOS!

Como nota final, a referência da total desvinculação de sindicatos e de ordem na realização desta iniciativa, já que apesar de proposto não se observou qualquer reacção em tempo útil! (sim, porque não é quando isto já estiver decidido que nos vamos lembrar de fazer o que quer que seja!)

aquele abraço


[align=center:3l3uvnd3]http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dHpFbGRZODlJODd1YnpLTEpoSkZlcnc6MA[/align:3l3uvnd3]

Páginas: [1]