Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - funktastic

Páginas: [1] 2 3
1
Cuidados Gerais / Re: cvp + colheita de sangue
« em: Novembro 05, 2012, 18:14:42 »
Não há problema em retirar sangue do cvp quando acabadíssimo de puncionar. Mas atenção, depois disso obviamente não se deve tirar sangue a partir do cvp.

2
Isto tem muito que se lhe diga! Trabalhar com idosos nem sempre é fácil e dependendo do tipo de idosos pode tornar-se uma trabalho desgastante e mesmo pouco reconhecido! Sou capaz de compreender alguns dos colegas que não gostem da área, pois na verdade é um trabalho onde é preciso alguma paciência e gosto! É preciso importar-se com os idosos e na verdade é difícil remar contra a maré da sociedade, remar contra famílias que os abandonam, remar contra outros profissionais que os tratam como condenados à morte, remar também contra um estado de progressiva deterioração, remar um pouco contra o nosso estigma e remar contra a remitência de deixar o idoso morrer confortavelmente sem o masacrar!
Felizmente tenho tido o prazer de trabalhar com idosos e com enfermeiros que acima de tudo se importam com os seus doentes, e verdade seja dita, temos tido até bons resultados! Desmotivantes são as circunstâncias que nos rodeiam, mas nós tratamos sempre de fazer o nosso melhor!

3
Proto-especialidade: Saúde do Idoso e Geriátrica / Re: Demência
« em: Novembro 04, 2010, 18:18:48 »
Tenho uma sugestão: "Qualidade de vida do doente com demência". Acho que as questões éticas inerentes a estes doentes estão poucos exploradas, seria interessante que alguém trabalhasse esta área...

4
Na verdade diga-se o que se disser, apenas e só os enfermeiros têm noção daquilo que um lar "gasta" e apenas com cuidados de enfermagem se consegue um lar com qualidade! Apesar de eu ser remitente à solução "lar", não existem profissionais com melhor formação e conhecimentos para gerir um lar! O assistente social terá o seu lugar, mas apenas a exercer a sua função, não tem qualquer tipo de formação para isto!

5
Um bom aluno é aquele que entra em estágio a se preocupar com os utentes ao invés da nota! Se se preocupa com o utente sabe certamente justificar aquilo que faz. O resto vai aprendendo, é dar tempo.

6
Para bastonário/a quanto a mim qualquer enfº que não se limitasse a tocar o disco do costume, alguém que não gastasse a cassete. Sinceramente já basta de se falar em cuidados de qualidade, de equipas multidisciplinares e outros jingles que na prática praticamente não se vê! Precisamos de alguém que consiga falar a mesma linguagem dos enfermeiros, mas que ao mesmo tempo faça perceber ao cidadão comum que nós não somos idiotas e o que fazemos é também imensamente importante. Ao mesmo tempo precisa-se de um líder, mas alguém carismática sem passado de sacanices e que possa também agitar as águas a nosso favor quando for necessário e acalmar quando for preciso acalmar. Precisamos de um "José Mourinho" na enfermagem! :D

7
Cuidados Gerais / Re: Enfermeiros preparados para o crime
« em: Fevereiro 11, 2010, 15:54:38 »
O ideal é sempre a prevenção :D
É interessante o curso, mas é interessante uma intervenção que ajude a evitar o crime!

8
Quanto a mim insultar o Sócrates é a melhor forma de luta! Foi assim que os profs foram aumentados! Para ter justiça era capaz disso!

PS: Fantástica a união que se começa a criar entre nós! Carreguem colegas! Vamos chegar lá!!!!!!!

9
Cuidados Gerais / Re: Percurso profissional
« em: Janeiro 04, 2010, 19:47:32 »
Num serviço supostamente de medicina interna tive o seguinte percurso (lol):
- Lar e nefrologia durante 6 meses;
- 1 mês de serviço de apoio à gripe A...

10
Proto-especialidade: Saúde do Idoso e Geriátrica / Re: Reticencias
« em: Janeiro 04, 2010, 19:33:17 »
Boas ;)
Tenho experiência de cerca de 6 meses de cuidar de utentes em regime de domicílio virtual, ou seja na prática o meu serviço funcionou algum tempo como um lar, mas com muitos enfermeiros.
Creio que não terás vida fácil, dado que precisarias de algum tempo para efectuar ensinos a uma equipa, mas creio que te deverás apostar especialmente nestas áreas:
- Cuidados de higiene: quando estes são bem efectuados é meio caminho andado para evitar múltiplas situações de infecções e comprometimento da pele;
- Actividades de vida: incentivar sempre para a autonomia dos utentes! Isso é fulcral, pois quanto mais eles puderem fazer, menor será o risco de desenvolverem patologias; há que incentivar para a importância do levante em clientes acamados e explicar em que situações não o deverão efectuar; importante também é a mobilização no leito, de modo a prevenir úlceras de pressão.
- Penso que também seria útil teres uma noção genérica das patologias dos idosos dessa instituição, de modo a poderes controlar determinados parâmetros vitais, aliás como deves fazer com muitos outros utentes da comunidade;
- Creio que seria também importante dares algumas noções de primeiros socorros e orientar quanto a sinais e sintomas de urgência e/ou emergência;
- Por fim creio que é também importante avaliares o espaço e tomar as devidas providências para prevenção de acidentes;
Existe a questão da medicação que é mais complicada, e creio que enquanto não trabalharem por lá enfermeiros, poderias de facto avaliar como estarão a gerir essa situação e efectuar as devidas correcções.
Prontos creio que deve haver muito mais a ser dito, mas estas são as intervenções que me ocorrem de momento. ;)

11
Cuidados Gerais / Pneumonia por gripe A
« em: Janeiro 04, 2010, 17:01:40 »
Boas!

Ora o meu serviço ultimamente tem recebido casos de doentes com pneumonia por gripe A. A nossa experiência em termos da área de pneumologia não é grande e por isso temos algumas dúvidas que têm gerado muita discussão e que passo a enumerar:

1- Quão instável pode ser um doente com uma pneumonia por gripe A?
2- É justificável a verificação de sinais vitais 2X ao turno em doentes estáveis e com evolução positiva?
3- Pode ser intervenção de enfermagem ascultar o doente?
4- O enfermeiro generalista tem de saber efectuar cinesioterapia?

Na minha opinião e apesar da pouca experiência na área, considero que um doente a partir de 3/4 dias de internamento com uma evolução positiva, com diminuição do cansaço fácil, das toracalgias e melhoramento das saturações de O2 pode ser considerado estável; entendo que nestes doentes não justifica-se a verificação de SV 2X ao turno, exceptuando a oximetria de pulso; a ascultação é intervenção de enfermeiro especialista e dos médicos, sendo que nós temos a responsabilidade de determinar todas as outras características, como expansão torácica, ruídos respiratórios, frequência respiratória, etc, sendo que no meu curso não obtive formação para tal intervenção; quanto à cinesio parece-me uma intervenção de especialista, embora considere que seja importante conhecermos as suas indicações e princípios básicos.

O que acham?

12
Cuidados Gerais / Re: Porquê Enfermagem?
« em: Dezembro 28, 2009, 18:22:31 »
Eu vou dar a minha opinião. E devo dizer que sou suspeito, na medida em que entrei para enfermagem sem saber o que era e sem motivos nobres.

Olha enfermagem tem muitas áreas e podes trabalhar em muitos contextos, praticamente em todos os contextos da saúde! Aliás não há sistema de saúde sem enfermeiros. Em relação a todas estas áreas é apenas questão de te informares, são todas muito específicas e é muito difícil explicar aqui.

Acho que se procuras também emoções fortes, gratificação, companheirismo, uma vida sem rotinas e o tal "ajudar ao próximo", é a esta porta que tens que bater! Mas atenção, por vezes tens que dar muito de ti pá e não se pode estar por cá de ânimo leve! Humildade é muito importante.

Agora essa do enfermeiro ser empregado do médico é como dizer que no futebol os "extremos" são empregados do "ponta-de-lança"! Nada que ver, somos todos da mesma equipa e trabalhamos todos para o mesmo fim! Nós temos intervenções que são apenas da nossa responsabilidade e outras de responsabilidade partilhada! Mas nada como entrar no curso e ver para crer ;)

PS: Cá em Portugal seria útil que este pessoal dos décimos efectuasse umas semanas de observação nas profissões que ambicionam para as conhecer melhor.

13
Cuidados Gerais / Re: Supositório
« em: Dezembro 28, 2009, 18:03:49 »
O que tenho a certeza é que pela boca é bem mais difícil  ;D

14
Enfermagem e Politica de Saúde / Re: Máfias farmacêuticas
« em: Dezembro 21, 2009, 22:28:41 »
Enfim nós (sociedade) deixamos que as coisas ficassem assim. Também existem monopólios na área do petróleo, existem máfias nos bancos, existem máfias nos hipermercados...estão em todo o lado...
O ponto positivo de existir estes gigantes farmacêuticos é o facto de poderem investir milhões por sua conta em investigação...sei que em primeira instância é para benefício próprio, mas dá-nos algum jeito, há que dizer...
E a verdade é que se eu fosse pelas teorias da conspiração hoje estaria doente da Silva com 39º de temperatura, quando agora estou estupendamente apirético!
Enfim seja como for é o que temos :S

15
E esqueci-me de uma:
7- Lutar por melhores condições de trabalho, especialmente em tudo o que possa afectar a qualidade dos cuidados prestados!
8- Tornar o site da Ordem mais completo e se possível incentivar o enfermeiros a publicar os seus trabalhos de investigação no mesmo!

Páginas: [1] 2 3