Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - ana_lemos

Páginas: [1] 2 3 ... 6
1
Cuidados Gerais / Re: Sonda aspiraçao
« em: Junho 03, 2012, 22:37:34 »
Quanto às seringas de alimentação, pensa que é um recipiente que vai armazenar comida. Imagina que nós, que não temos qualquer problema de dependência, utilizamos pratos limpos para cada refeição. Gostamos de comer num sítio limpo! Lavamos a loiça a cada utilização. Portanto poderíamos dizer que seria mais agradável e higiénico utilizar a sonda de alimentação por gavagem o mínimo de vezes possível. Neste caso, não digo que vamos utilizar uma para cada refeição, mas pelo menos passá-la por água e trocá-la, talvez a cada 24 horas... Não sei se alguém com mais experiência quererá partilhar a sua opinião :D

2
Cuidados Gerais / Re: Sonda aspiraçao
« em: Junho 03, 2012, 22:33:39 »
Encontrei um documento de guidelines em inglês em que um dos capítulos, que fala nos cuidados com a aspiração a um doente traqueostomizado, diz o seguinte:

"Clean suction tubing by inserting into sterile water. Change suction tubing daily and canister bag when three quarters full" o que "Allows  use of suction tubing for the same patient on subsequent occasions."

Aqui está o link do documento:

http://www.tracheostomia.com/june_nepea ... elines.pdf

De maneira que à partida poderás utilizar uma sonda por cada 24 horas. Depois tens de ter atenção se é um sistema descartável, o que te permite deitar o sistema de recolha fora, quando a capacidade atingir os três quartos de volume, se não (poderás lavar o sistema e reutilizar...)

Espero que tenha sido qualquer coisa de útil!

3
Cuidados Gerais / Re: Sonda aspiraçao
« em: Junho 03, 2012, 21:13:45 »
Estou a tentar procurar essa informação xD

Tenho ideia que devemos trocar a sonda a cada utilização e o sistema todo a cada 24 horas.

4
Olá cristy88,

Sim, edema, rubor e calor são sinais de infecção. É aconselhado fazer análise microbiana local para confirmar o tipo de microorganismo e adequar o tratamento.

Cumprimentos

5
Competência acrescida: Tratamento de Feridas / Re: Manual de feridas
« em: Setembro 29, 2011, 15:42:58 »
Boa tarde!

O site da APT Feridas tem para download guidelines sobre as úlceras de pressão. =)


http://www.aptferidas.com/portal15/inde ... mid=100025

6
Bom dia Lissinha,

À partida sim, mas depende da forma como o assunto for exposto.

Sobretudo, o poster deve referir toda a bibliografia importante sobre esse estudo, de modo a que se saiba, ao ler o poster, que o estudo foi realizado por outra pessoa.

7
Colega Cathy.,

Convido-a a ler o seguinte texto, sobre antibióticos tópicos no tratamento de feridas, que achei muito satisfatório:

http://forumenfermagem.org/feridas/2011 ... e-feridas/


Penso que diz o essencial! =)

8
Ou neste caso, "diziam", visto que já foi em Abril de 2010. Enfim, talvez possa ajudar em situações futuras!

9
Ele foi avaliado por cirurgia vascular, mas o que é que eles dizem da viabilidade do membro?

O que pode acontecer nestes casos é que:
- ou o membro é viável e pode ser feita cirurgia de revascularização;
- o doente não está indicado para cirurgia de revascularização, mas tem boa oxigenação do membro, para que este possa ser amputado e possa cicatrizar;
- ou então, nem um caso nem outro e o que se pode fazer é "fazer o penso, como estiver ao nosso alcance" (nestes casos, é comum utilizar-se compressas embebidas em betadine para ajudar a secar os dedos, que acabarão por cair por si);


Enfim, há vários desfechos possíveis.
Claro que o que pretendemos é evitar a amputação, sempre que possível;
mas é necessário fazer um mapa arterial completo, bem como avaliar outras características inerentes à própria pessoa, para que a situação possa ser bem avaliada e as decisões possam ser bem tomadas.


Cumprimentos,

Ana Lemos

10
Colegas, concordo com o paulo_ramos. Com a foto, os bordos aparentam estar macerados, mas o leito aparenta biofilme.

Cumprimentos,

Ana

11
Colega aNdR3

A própria ferida é que está "macerada" ou apenas os bordos desta?

Para uma ferida com sinais de infecção temos, por exemplo, o prontosan, como alternativa ao betadine.

Lavar muito bem com soro fisiológico também é importante, depois do prontosan. E sugiro a utilização de hidrofibras ou espumas, para absorção do exsudado.

Para reduzir a maceração dos bordos e protegê-los, recomendo mytosil ou cavilon spray.


Cumprimentos

12
Citação de: Barbara.Enf
Citação de: ana_lemos
Boa tarde Andreia!

Se calhar aquilo que vou dizer não é aquilo que mais quer ouvir. Eu escolhi enfermagem, ainda havia alguns lugarzinhos. Mas quando terminei a licenciatura, já apanhei isto no caos em que está. Se estou arrependida de ter escolhido enfermagem? Não posso dizê-lo porque este curso transformou-me numa pessoa melhor. Sem ele não seria o que sou hoje.

Agora, não tenho emprego, se acho que é um curso que ainda vale a pena tirar? Sinceramente, neste país, não vale. Mas se tiver vontade de aventurar-se por outros países como Canadá, Reino Unido, França, Bélgica, Suíça, Suécia... Aconselho começar a investir desde já na língua (inglês ou francês) e... Boa sorte! Ainda há países que reconhecem o valor e onde temos de facto algum lugar!

Depois de dar um ano de hipótese a Portugal, vou para fora no final deste xD Quem me dera ter pensado nisso logo! Mas achamos sempre que isto nunca está tão mal, que vamos sempre arranjar alguma coisa =P Mas são coisas como estas que acabámos de ver.

Para concluir... É um curso que vale a pena? SIM, se estivermos dispostos a emigrar! :)

Muito Bem colega, gostei muito do que escreveu. Talvez considerar a minha situação em tudo idêntica à sua. Também dei uma oportunidade, sobretudo a mim mesma, de pensar que ía conseguir. Mas adiamos, adiamos, pensamos sempre que uma resposta positiva há-de chegar, em certos locais dão-nos alguma esperança, mas a verdade é que já passou muito tempo, e as oportunidades que surgem não são lá grande coisa.
Quanto ao termos tirado o curso e esse mesmo curso nos ter tornado melhores pessoas... Não digo melhores, mas diferentes. Concordo! Pena que não reconheçam o nosso valor...e que estejam a perder mão de obra belíssima.
Para onde está a pensar emigrar colega?

Era mais isso que queria dizer, mas calhou-me um pouco diferente, a ideia! "Pessoas diferentes" seria o mais adequado =)
Estou a pensar na Suíça ou na França... E a colega já decidiu?

13
Ainda bem! De nada!

Pois, vida de desempregado... Sei o que isso é xD

14
*tóxico

15
Bom dia colega MMF!

De facto, o betadine é tóximo e não deve ser utilizado senão em casos excepcionais (e diluído a 10%). Nesse caso, a lavagem abundante com água ou soro fisiológico é muito importante. Seguidamente, dependendo da profundidade e da extensão da ferida, se considerar a importância da assépsia, então há outros produtos que poderão ser utilizados em detrimento do betadine. O Protosan promove a limpeza, hidratação e descontaminação das feridas, ajudando na preparação eficiente do leito para a cicatrização =)

Depois, e mais uma vez, dependendo da profundidade e extensão, bem como da quantidade de exudado, pode considerar importante proteger a ferida ou deixá-la exposta ao ar.

Se como diz e um opsite não for suficiente para protecção, primeiro deve ter em atenção a protecção dos bordos da ferida, de modo a manter a pele íntegra. Poderá escolher entre cremes barreira ou o protector cavilon spray, por exemplo.

Em seguida, há vários materiais: Se a ferida tem tecido de granulação e o exsudado não for muito, talvez um hidrocolóide? Se for demasiado existem outros materiais desde espumas, hidrofibras, alginatos (por exemplo se for uma ferida sangrante)...
Se nenhum dos materiais estiver à disposição, podemos considerar a vulgar gaze, mas como a própria colega disse, cuidado com a adesão ao leito da ferida. Deveremos utilizar um adjuvante como o hidrogel por exemplo, para manter o leito húmido ou poderemos arriscar novo trauma nas novas células que se vão formando. Para terminar, um penso secundário de gaze está muito bem, ou uma ligadura, também poderia ser.

Espero ter ajudado a decidir!

Cumprimentos :)

Páginas: [1] 2 3 ... 6