Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Cannonball85

Páginas: [1] 2 3 ... 5
1
Alguém pode enviar-me a lista que não recebi nada por e-mail?

2
Boa tarde. Alguém pode enviar-me a lista, por mensagem privada, se faz favor? Obrigada

3
Cuidados Gerais / Re: Hematoma/equimose
« em: Julho 15, 2012, 15:13:45 »
De uma forma muito sintética, a olho nú, o hematoma para além da "nódoa negra"=equimose, está associado a edema.

4
Segundo informação via telefone, não aceitam candidaturas por e-mail...

5
É possível enviar por e-mail?

6
Cuidados Gerais / Re: sonda de levin tempo de duração
« em: Setembro 08, 2011, 16:55:25 »
SNG de Levin deve ser trocada de 7/7 dias ou 10/10 dias, de silicone, mensalmente e de poliuretano de 3/3 meses.

7
Caso não tenha ficado explícito, o meu último comentário é em relação a "(algo mesmo mal feitinho... :/)" e não consegui evitar comentar. Mas foi um aparte. O que realmente importa, para este tópico, é o debate sobre o melhor tratamento.

8
Só não me parece bem que teça esse pequeno e infeliz comentário em relação ao trabalho executado pelo Enfermeiro, num Fórum de Enfermagem... E tenho sérias dúvidas que tenha tido coragem para dizer-lho pessoalmente. É que assim, o Enfermeiro em questão não pôde melhorar, se é que cometeu alguma falha e contribuiu para denegrir um bocadinho mais a imagem da classe, à qual pertence ou deseja pertencer.

9
Não concordo, se o que quis dizer com valorizar a enfermagem= reconhecimento.

1.º Aumentar o valor monetário de algo não lhe acresce reconhecimento. A ideia de que só o que se paga é bom é uma ideia ignorante e que vai contra os meus princípios. Além do mais, todos nós já pagamos demasiados impostos e de uma forma colectiva esses mesmos cuidados.

2.º Não sei se já reparou no nível socio-económico da maioria das pessoas que necessita recorrer aos cuidados de saúde primários por ex....nomeadamente, cuidados de enfermagem...o que para si é simbólico, torna-se caro para quem pouco tem e necessita desses mesmos cuidados várias vezes (ex: feridas crónicas). Só ía afastar quem mais necessita.

Por fim, é provável que caminhemos nesse sentido (infelizmente), simplesmente pelo facto de que vivemos num mundo onde cada vez mais tudo se paga e daqui a pouco extingue-se o SNS e passamos a concretizar o sonho de algumas pessoas...clínicas e hospitais privados (o retrocesso!)! ("sortudos" dos enfermeiros que trabalham no sector privado...só esses são valorizados...)

10
Em pequenas lacerações, que não justifiquem ou não seja possível uso de tiras de aproximação, também costumo colocar apósito hidrocolóide extra fino.

11
Alguém já utilizou os apósitos porosos de silicone?

12
Suponhamos que temos uma ferida longitudinal (provocada por uma queda), unida por "steri-strip", podemos colocar Inadine para que promova a cicatrização, previna infecção e não adira as compressas?

Os dados não são muitos...não tenho conhecimento de todas as características da ferida...tamanho, bordos, exsudado, sinais inflamatórios...porque são determinantes na escolha dos materiais. Muitas vezes, também temos que adaptar-nos ao material disponível no serviço, que foi o que provavelmente fez o Enfermeiro em questão. Não tendo muitos dados, à partida colocaria mesmo mais tiras de aproximação e compressas. Não tendo outros materiais e caso a ferida tivesse bordos muito irregulares, com grande risco de aderência, poderia ponderar colocar gase gorda, numa fase muito inicial (assim que possível retirava, porque macera e não traz nenhum outro benefício à posteriori). Para prevenir a infecção recorria a uma boa limpeza e depois à mudança correcta do apósito, dependendo do grau de exsudado. Não é que o Inadine tenha grandes malefícios, porque como já lhe referi só possui 10% de Iodo e é de libertação lenta, só que não acrescenta grande coisa e vai ajudar a camuflar sinais inflamatórios.

As últimas orientações de facto aconselham um ambiente húmido no tratamento da maioria das feridas, mas também temos que observar o tipo de ferida em si e o seu estadio. Nunca coloquei gase gorda numa ferida cirúrgica para provocar ambiente húmido e sempre tive excelentes resultados. Se quero aproximar bordos, não coloco lá humidade para os separar. Tiras de aproximação e humidade não "andam de mãos dadas". Assim como numa úlcera de pressão em granulação sou a favor do hidrogel. Tudo depende da situação.

O meu comentário é elaborado num plano muito teórico, melhor do que eu sabe como é a ferida.
Não detenho, nem ninguém detém a verdade absoluta, estamos sempre a aprender, por isso, não tome o meu comentário como um esclarecimento, mas partilha do conhecimento que tenho (que pode não ser o mais correcto). E não acho nada ridículo ter dúvidas e procurar actuar sempre da melhor forma, isso é ser profissional!

13
Bom dia "MFF".

A iodopovidona está desaconselhada na maioria dos casos, pela sua toxicidade e agressividade para os tecidos, além de que se torna inactiva perante matéria orgânica.

O iodo também pode ser absorvido pela pele íntegra (ainda que em muito menor quantidade), pelo que pode aplicar iodopovidona e depois proceder à limpeza com soro fisiológico. Contudo, há estudos que mostram maior eficácia de outros antissépticos.

Inadine[sup:1ctwh0kx]®[/sup:1ctwh0kx] contém iodo de libertação lenta a 10% (menor risco de toxicidade em relação à comum iodopovidona).

Em relação ao uso de Inadine, nessa situação específica, não estou de acordo com o seu uso porque provavelmente irá macerar a ferida, prejudicando a sua cicatrização, além de que diminuirá também a aderência das tiras de aproximação e concomitantemente, a sua finalidade. Existem também apósitos porosos de silicone, para evitar essa aderência às compressas, mas nunca os usei.

14
Citação de: Titi_mar
Colega Cannonball85 encontra-se no inicio, meio ou mais para o final da folha?

Início.

Páginas: [1] 2 3 ... 5