Forumenfermagem

Áreas de Intervenção Clínica => Competência acrescida: Tratamento de Feridas => : AnitaB May 10, 2007, 18:06:24

: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: AnitaB May 10, 2007, 18:06:24
olá!
precisava da vossa ajuda pra escolher os pensos mais eficazes para umas úlceras de pressão. gostaria que me dessem a vossa opinião e a fundamentassem.

1. Ulcera de grau IV da regiao sacro, cavitária de grande dimensão, com exsudado abundante e cheiro fetido, infectada, maioritariamente com tecido de granulação e algum fibrinoso, pele circundante integra.

2. ulcera de grau III com exsudado moderado purulento, cheiro suisgeneris, com tecido necrotico humido e de granulação e pele circundante macerada.

3. ulcera de grau III com exsudado em quantidade moderada, purulento e cheiro fetido, com tecido necrotico humido e granulação, infectada e pele circundante integra.

Obrigado desde já pela ajuda.
: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: Boss_Nunes May 10, 2007, 20:33:36
Olá, não querendo cair em qualquer tipo de erro, apenas com as caracteristicas textuais, sem visualização da ulcera recomendaria Alginato com Prata para todas as situações.
NOTA: Estou apenas a supor
: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: susy4 May 10, 2007, 22:33:06
Podes utilizar allevyn cavity mais o alginato como sugerido pelo colega, promovendo melhor absorção e realizando melhor preenchimento da cavidade, isto para a da região sagrada. Tenho tido excelentes resultados com o allevyn cavity.
O alginato de prata é um excelente desbridante. O actisorb talvez funcionasse mas terias de deixar o penso humedecido.
Podes aplicar nos tecidos envolventes uma pasta de vit A e fucidine (recomendações de um serviço de dermatologia) para ajudar a aliviar a maceração.
Seria interessante fazer zaragatoa para  ver os microorganismos presentes :!:
Depois conta como evoluiu
: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: Boss_Nunes May 10, 2007, 22:46:22
Coloque o actisorb humedecido está contraindicado pois a sua capacidade de absorção de exsudado é pequena e se humedecer irá saturar mais rápido. Vitamina A tudo bem, agora o fucidine....., com certeza que foi um médico que prescreveu.
: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: enfsergio May 10, 2007, 23:07:45
O alginato de prata parece-me uma boa escolha.

Quanto ao actisorb, segundo o que tenho ouvido e lido ultimamente, não deve ser humedecido. Mas é muito bom para a absorção do exsudado e do cheiro fétido

Penso que a vitamina A é uma excelente solução para os bordos das úlceras.

Em relação ao fucidine...nunca tal tinha ouvido...mas se resultar...

Vai dando informações sobre o que estás a usar, e qual a evolução das úlceras.

Podias fazer um estudo e posteriormente apresentar resultados num artigo no forumenfermagem.
: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: clara l May 11, 2007, 11:29:45
olá pessoal!
deixo aqui também a minha opinião acerca desses produtos referenciados...
como experiência, verifico que o actisorb deve ser usado húmido, para não aderir à ferida, mas também, porque, colocado seco, é muito agressivo para o tecido de granulação, nomeadamente, podendo causar pequenos pontos de necrose.Mas como as feridas referidas têm grande quantidade de exsudado, penso que a sua aplicação em seco não trará este tipo de consequência, contudo, ao contrário do que aqui já foi dito, o actisorb não é absorbente!! Portanto, sou da opinião da utilização de alginato de prata, que também poderá ser associado a um hidrogel, ou em partes de necrose, a ulcerase.
Para feridas em que o exsudado seja pequeno a moderado, também reconheço o benefício do carboflex, que tem carvão e alguma capacidade absorvente.
Quanto à vitamina A, mais conhecido pelo Halibut, penso que a sua utilização é benéfica, já que promove a recuperação da maceração da pele, como também a protege da humidade causada pelo exsudado da ferida, contudo sou d aopinião que deve ser colocada apenas uma fina camada e não "pastas" de vit A, que só vão aumentar a humidade
espero que isto ajude
***
: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: AnitaB May 11, 2007, 12:54:41
o alginato com prata também me parece uma boa escolha  :)
mas para a ulcera que não está infectada penso que não será o mais indicado...

e quando uma ulcera apresenta tecido de granulação e exsudado moderado? que aconselhariam?
: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: clara l May 11, 2007, 14:04:40
para uma ferida com tecido de granulação, mas com exsudado moderado, axo que beneficiaria com um penso absorvente, mas não muito, ou seja evitar p.e. o aquacel. Talvez o Allevyn
: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: AlexandreG May 11, 2007, 22:54:15
Sou da opinião da susy4, em primeiro lugar eu sugeria uma zaragatoa às ferias, com a finalidade de isolar um microorganismo e combate-lo com antibioterapia oral. Acredito que estas ferias com exsudado muito purulento e odor fétido devem ter como primeiro plano de interveção a antibioterapia oral e só depois a aplicação de produtos para tratamento das feridas... isto porque podemos criar uma ferida crónica como resultado da aplicação de inumeros produtos farmacológicos!
Tendo em conta que nao estou a visualizar as feridas, e partindo do pressuposta que já existe prescrição e cumprimento de antinioterapia oral ou EV, o seguinte tratamento:

1- Aconselharia a limpeza com soro fisiologico aquecido, posteriormente a colocação de um colagenase(ulcerase) + Askina Gel para destacar a fibrina, colocaria um Allevy Cavvity e encerraria a ferida com ActisorbPlus + compressas de protecção, para combater o odor!;

2- Aconselharia a limpeza com soro fisiológico, aplicação de Carboflex (combinação de prata, carvão e alginato). Na pele circindante nao colocaria nada, uma vez que considero contra indicado a colocação de produtos em redor das feridas. Traçaria um plano de cuidados com vista a alternãncia de decubitos em maior numero de vezes por turno/hora, minimizando assim a pressão exercida sobre os bordos e consequente maceração;

3- Aplicaria o mesmo tratamento que na ferida 2.

Consederaria, depois da análise visual das UP a colocação ou nao em primeira instancia de sulfadiazina de prata como meio de combate à infecção. Depois passaria sim à actividade desbridante... Selecciono assim as minhas prioridades, primeiro combato a infecção e só depois me dedico ao tecido e caracteristicas da ferida, o que seria diferente, se a ferida nao estivesse infectada!
3-
: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: paulo_ramos May 14, 2007, 00:50:59
em combate á infecção o mais eficaz é desbridar, sem remoção de tecido inviável o combate á infecção não é efectivo!

protecção dos bordos da ferida, utiliza-se cavilon, mesmo que entre no leito da ferida não afecta a sua evolução, pois só adere onde existe camada côrnea. Vit. A ou pomadas à base de óxido de zinco estão contra-indicadas.
 Um abraço a todos :D
: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: clara l May 14, 2007, 17:17:10
paulo,
dizes que se deve colocar cavilon nos bordos da ferida. Não conheço, podes m falar um pouco disso?
e já agora, qual a contra-indicação da vit A? Conheces algum estudo?
Obrigado
: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: Enf. Nilk May 14, 2007, 17:53:06
Como uma mais valia para o trabalho de todos quero pedir aos colegas que defendem que a aplicação de vitamina A nos bordos das feridas está contra-indicada que divulguem o estudo cientifico que o comprova.
Muito obrigado
: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: enfsergio May 14, 2007, 18:19:43
sim...pq sempre ouvi dizer que se devia proteger os bordos das feridas com vitamina A

o cavilon tb tem bons resultados...pelo menos começou-se a usar à pouco tempo no meu serviço e é muito bom

:)
: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: paulo_ramos May 14, 2007, 22:38:59
Caros amigos, a vit. A e pomadas similares estão contra-indicadas por as seguintes razões:
podem mascarar os sinais de evolução dos bordos da ferida;
para se proceder à sua remoção é necessária uma força mecanica que pode macerar os bordos, mesmo que para se proceder á sua remoção se "dilua a vit.A" com vaselina líquida ou oleo de amendoas doces;
não permite que os adesivos colem sobre a pomada.

O cavilon têm várias vantegens em relação á vit.A:
não colora;
dependendo da humidade local garante uma protecção até 72 horas;
Pode-se colar os adesivos depois de aplicar o cavilon evitando maceração traumática pelos adesivos, e prevenindo eventuais reacções alérgicas;
aplicação profilática em regiões com uma constante humidade previne a maceração (região perianal, periestomal, peritraqueostoma);
não necessita de ser removido pois naturalmente se remove com a regeneração da camada côrnea da pele;
Previne o aparecimento de eritema de fralda;
deixa a pele transpirar.

Estes são alguns dos argumentos para a utilização do cavilon. no meu serviço, já praticamente não se utiliza vitA, temos exelentes resultados. Contudo gostaria de deixar bem expresso que não sou fundamentalista, se não temos Cavilon utilize-se outros produtos.

Quanto a estudos só posso aconselhar a visita ao site da 3M que é detentora da patente do produto e ver o que eles lá publicaram.

Uma última palavra já que este post vais longo, o tratamento local de feridas é uma das áreas em que a enfermagem tem de se afirmar como aconteceu em outros países (Reinio unido ex.), e temos como tal marcar a diferença o que nos obriga a acompanhar as mais recentes evoluções para melhor servimos os nossos clientes.

Obrigado pela vossa paciência.

Um abraço Paulo Ramos :D
: Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: FysGa June 02, 2007, 12:39:04
: "AnitaB"
olá!
precisava da vossa ajuda pra escolher os pensos mais eficazes para umas úlceras de pressão. gostaria que me dessem a vossa opinião e a fundamentassem.

1. Ulcera de grau IV da regiao sacro, cavitária de grande dimensão, com exsudado abundante e cheiro fetido, infectada, maioritariamente com tecido de granulação e algum fibrinoso, pele circundante integra.

2. ulcera de grau III com exsudado moderado purulento, cheiro suisgeneris, com tecido necrotico humido e de granulação e pele circundante macerada.

3. ulcera de grau III com exsudado em quantidade moderada, purulento e cheiro fetido, com tecido necrotico humido e granulação, infectada e pele circundante integra.

Obrigado desde já pela ajuda.


O conhecimento da sua localização e condição do doente é fundamental para se estabelecer o material para tratamento da ferida mais adequado. Ou seja, o emprego de x material em detrimento de y não é tão linear quanto possa parecer.

Contudo, e responderei à primeira situação: Dado que a prioridade neste caso é o controlo da infecção e exsudado, utilizaria um material que preenchesse a cavidade, com grande capacidade de absorção de exsudado e com propriedades anti-microbianas (e desodorizantes de preferencia). O tratamento seria efectuado diariamente com vista a proteger os bordos da ferida.
: Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: x0321267 July 06, 2007, 23:31:40
Em vez de dizerem tantas asneiras já se preocuparam em fazer uma avaliação global do doente. Voces ainda acreditam no produto milagroso .....
: Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: mariamariamaria July 10, 2007, 19:49:18
Caro Xo...,

O teu nome é mesmo complicado...

Somos todos enfermeiros, todos olhamos para o doente de forma global, ou não seria necessário andarmos por aqui. Bastava uma lista de lesões e medicamentos e pronto!

Todos sabemos que a idade, o estado nutricional, patologias associadas influenciam o tratamento das feridas. E cada pessoa reage à sua maneira aos produtos.

 Mas a experiência de outro colega pode ajudar-nos, já que mais não seja a conhecer alguma coisa da qual nunca tínhamos ouvido falar... Então vamos tentar saber mais, trocamos mais informação e experiências, pesquisamos, estudamos. E tentamos ser melhores.

A menos que estejas a falar de algum tratamento alternativo que inclua a concentração no doente, coisa que também não rejeito à partida, não entendo muito bem o que queres dizer...

Abraço.
: Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: nellyrest July 14, 2007, 15:15:21
Concordo com o XO, em relação a que antes de olhar para a ferida devemos ver o doente, avaliando o seu estado de nutrição e hidratação! Pois se queremos uma boa cicatrização das feridas devemos ter sempre isso em conta.
Em primeiro lugar eu iria proporcionar ao doente uma boa ingestão de uma dieta rica em proteinas, ao então a ingestão de suplemestos proteicos, e uma boa hidratação oral. Posteriormente, para as lesões faria o seguinte esquema de tratamento:
1. Para a lesão da sacro utilizaria um alginato com prata, e para isolar a ferida usaria o carvão, mas sem nunca tapar a placa de carvão por completo, apenas nas extremidades com uma pequena quantia de adesivo, pois se o "tapasse" todo iria perder a sua capacidade de absorção de maus odores, e sempre colocando a parte mais escura do carvão para baixo; realizaria este penso diáriamente. Ou então utilizaria um penso novo que há que é feito de alginato+Prata+Carvão, tem uma cor acinzentada e parece um "minhoca", uma vez que é apropriado para locas. Tendo sempre em atenção em não exteriorizar o alginato para os bordos da ferida para que com o excesso de exsudado estes não macerarem. Não esquecendo que se deveria limpa a lesão com soro fisiológico morno, uma vez que o frio atrasa o processo de cicatrização. ::)
2. Para esta lesão de grau III, também fazia irrigação com SF morno, nunca limpando a parte interior da ferida após a irrigação, mas sim os bordos desta, pois a boa cicatrização das feridas requer um ambiente húmido. Também utilizaria como desbridante o alginato associado com aprata para a infecção. Teremos sempre que ter em atenção que o alginato nunca deverá tocar nos bordos da ferida. Na pele circundante utilizaria Halibut em spraY, uma vez que as pomadas de vit.A muitas vezes maceram mais. Penso diário.
3.Utilizava também a associação de Alginato+Prata+Carvão, limpeza com SF morno e penso diário.
Este tratamento apenas deveria ser utilizado durante 15 dias, após estes 15 dias deveria ser feita uma avaliação da situação e posteriormente mesmo que o tratamento estivesse a fazer efito deveria ser remodelado, se continuassem exsudativas optar por uma hidrofibra, se forem pouco exsudativas por uma espuma. Se mantesse o tecido necrótico ou fibrina optar um desbridamento cirurgico em vez de autolitico.
Espero que tenhas bons resultados. Eu costumo ter ;D :-*
: Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: x0321267 July 16, 2007, 15:27:39
Cara mariarebelo.
O meu nome é Manuel Cruz e sou enfermeiro no Centro de Saúde de santa Comba Dão
1º Somos todos enfermeiros , mas nem todos olhamos para o doente de uma forma global .
2º O tratamento deve ser baseado na evidencia - não precisamos de inventar nada .
3º essa historia de que tive bons resultados com este ou aquele produto para mim tem validade 0
4º quando falo em avaliação global do donte sei o que estou a dizer.
- Se estiveres interessada e conhecer o projecto de tratamento de ulceras de perna em que estou envolvido é só combinarmos o dia e a hora .
- serviço este com tudo  documentado e muito bem organizado
se estiveres envolvida em alguma experiencia que queiras partilhar teremos todo o interesse em conhecer .
: Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: mariamariamaria July 16, 2007, 19:35:10
Olá Manuel Cruz,

Não ponho em dúvida que a maioria dos enfermeiros olha para o doente de forma global.

Gostaria muito que partilhasses em linhas gerais, o tratamento de úlcera na perna, com todos nós e felicito-te e ao teu serviço pelo bom funcionamento.

A última coisa de que ouvi falar em termos de feridas em fase de granulação é o Sucralfate, numa pomada que tem uma concentração superior àquela que está presente no medicamento usado para protecção gástrica; o laboratório ficou de deixar umas pomadas, mas ainda não usei, não tenho experiência.

Abraço.
: Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: x0321267 July 17, 2007, 14:04:34
Olá mariarebelo1
em relação à minha experiencia no tratamento de ulceras de perna está para ser publicado aqui no forum um resumo da comunicação livre apresentada no congresso do Gaif em Lisboa (1º premio nas comunicações livres) com o titulo "terapia Compressiva -um ano de experiencia
: Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: mariamariamaria July 17, 2007, 19:12:30
Olá Manuel,

Estou certa que é um asunto que vai agradar, pois as úlceras da perna são difíceis de tratar.

Felicidades.
: Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: larinem July 18, 2007, 22:34:36
1. Ulcera de grau IV da regiao sacro, cavitária de grande dimensão, com exsudado abundante e cheiro fetido, infectada, maioritariamente com tecido de granulação e algum fibrinoso, pele circundante integra.
Tratamento: em 1º lugar uma zaragatoa para identificar qual o microorganismo presente e se a ferida está realmente infectada, ou apenas colonizada; Lavagem com SF por irrigação, aplicação de aquacel Ag, allevin cavity e mepilex border pois é impermeável e evita o contacto com as fezes e urina.Nos bordos colocaria cavilon spray, pois deixa a pele respirare protege-a do exsudado que, provavelmente terá sido o que provocou a maceração. A vitamina A ou halibut não é muito aconselhado pois não deixa a pele respirar podendo atrasar o desenvolvimento da ferida. Mto importante será hidratar bastante o utente tanto topicamente como oralmente e posicionar!!!

2. ulcera de grau III com exsudado moderado purulento, cheiro suisgeneris, com tecido necrotico humido e de granulação e pele circundante macerada. ;mesmo tratamento excepto allevin cavity

3. ulcera de grau III com exsudado em quantidade moderada, purulento e cheiro fetido, com tecido necrotico humido e granulação, infectada e pele circundante integra. igual

Bem, algumas destas "coisas" aprendi num curso de feridas do IFE
Se tiverem oportunidade é um optimo curso para investir, muito bom mesmo
: Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: KelyMely August 17, 2007, 00:51:51
Caro Colega Paulo,

fiquei com uma dúvida qto ao Cavilon, até pq nunca uilizei...
Qual é o processo de protecção da pele? É impermeável? Uma vez que se auto-remove, como protege?

Obrigada, bjs
: Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: paulo_ramos August 17, 2007, 14:19:19
Olá Raquel.

O cavilon existe em várias formas de aplicação, Spray (a mais utilizada), cotonete impregnado e agora em creme (ainda não disponível em Portugal). Após a sua aplicação forma um filme transparente que adere apenas à camada córnea da pele, é impermeável e resistente à água. Degrada-se com a constante renovação da camada córnea da pele, a sua protecção pode ir até 72 horas no entanto em zonas em que exista uma constante humidade (região perineal e periestomal EX, deve ser aplicado diáriamente), dado que a pele desses zonas também se renova a uma maior velocidade. A minha experiência com o produto é muito boa... ;D :D

Mais informações em http://solutions.3m.com/wps/portal/3M/e ... rier-film/ (http://solutions.3m.com/wps/portal/3M/en_GB/Cavilon/skin-care/products/no-sting-barrier-film/)

Abraço e bjs :)
: Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: Álvaro Matos September 19, 2007, 22:11:43
A primeira questão que se coloca é que não há pensos mais ou menos eficazes para umas úlceras de pressão.
Para chegar às situações descritas infere-se que os cuidados de Enfermagem não devem ser grande coisa.
Face às situações apresentadas, independentemente do produto/s  a utilizar, a primeira medida que se impõe é uma alternância de decúbitos , bem como a utilização de  material de protecção adequado (almofadas de gel, pele de carneiro etc) pois serão os primeiros a produzir algum efeito. ou seja o aumento /agravamento  Podem usar tudo e mais alguma coisa se não aliviarem a zona de pressão foi um mau serviço prestado ao utente e recursos gastos inutilmente.
Sempre me convenci que cada caso é um caso,  mas assim parece que caminhamos para tratamentos ”à la Carte”
Eu contudo começaria por usar um bisturi e tentar fazer uma limpeza cirúrgica seguida duma prolongada lavagem com S. F e numa situação concreta de acordo com o material que tivesse ao meu dispor poderia usar algum tipo de material do anteriormente descrito, mas nunca actisorb húmido. Diz-me a minha experiência e nunca vi o contrário, numa ferida infectada o penso ficar aderente.
: Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: clara l September 21, 2007, 23:22:17
Amatosa, desculpa que te diga, mas a indicação do actisorb é para ser molhado com SF antes da apliacação e não seco (precisamente porque adere muito à ferida). e esta informação não é fruto da minha experiência, mas sim da indicação do fabricante
: Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: Álvaro Matos September 25, 2007, 22:03:13
O carissima colega Clara , se ler bem diz " PODE ser impregnado com SF.Apesar de poder ser "molhado "a minha experiência diz-me para o não fazer.Se tudo o que as bulas dos medicamentos diz fosse verdade ,poucas doenças não teriam cura.
: Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: ruipintos October 08, 2007, 19:57:43
caros colegas,

De tudo aquilo q foi dito, se calhar todos temos um pouco de razão pelo que não vou repetir o que foi dito.
Apenas acho que devemos ter em consideração 2 factores:

- será importante proteger os bordos da ferida com vit. A? Penso não haver estudos realizados com informação de que a vit. A exerce algum tipo de protecção, apenas talvez a de impermeabilizar, mas mesmo essa... Porque se formos a ver, de todas as vezes que realizamos um penso devemos retirar essa vit A. Será que ao fazê-lo não estamos a macerar a pele integra? será que ao realizarmos o penso não conseguiremos, com os produtos diversos existentes, proteger os bordos prevenindo a drenagem do exsudado para este local?

- Outro aspecto que penso ser relevante é a periodicidade de realização de um penso. Nestes casos apresentados, possivelmente ter-se-ia q realizar diariamente, pela quantidade de exsudado que seria grande. Mas em pensos com menos exsudado, temos que ter em atenção às indicações dos laboratórios e não realizar pensos todos os dias sem necessidade, como muitas vezes, inclusivamente no meu serviço (estamos a tentar alterar esta situação). A informação do laboratório ou dos serviços farmaceuticos deve ser utilizada de forma a que se optimize o produto ao máximo. E não devemos estar constantemente a alterar o produto, uma vez que este só trará resultados positivos ao fim de uns dias de utilização. No meu serviço estipulámos, na realização de pensos (consoante o tipo), a alteração do produto após 5 utilizações (penso não diário) e 7 dias nos pensos diários.

Cumprimentos
Rui Pinto
: Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: luisavdias October 28, 2007, 23:55:27
olá colegas
1º concordo com a amatosa quando diz que é fundamental o alívio de pressão. sendo úlceras de pressão parece-me importante que a 1ª abordagem seja essa. COLHÃO DE PRESSÕES ALTERNAS.(É MAIS BARATO QUE APÓSITOS) Depois qualquer apósito que dê cabo da contaminação.
: Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: Boss_Nunes October 29, 2007, 13:20:54
Atenção ao sobrevalorização dos colchoes. Eles são adequados para pessoas com um peso máximo de 80Kg. O facto da existencia do colchão não inviabiliza a alternancia dos decubitos. Estes colchoes são uma ajuda, mas não são "fantasticos".
: Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: RicardoEspiritoSanto December 26, 2007, 12:59:27
8)

Opção no serviço de cirurgia vascular... não concordo minimamente...   Aquacel AG e Hidrogel... e esta hein??  e a mudar todos os dias... e então? ainda melhor... hein??


Saudações
: Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: Valgaeren December 26, 2007, 14:54:46
: amatosa
O carissima colega Clara , se ler bem diz " PODE ser impregnado com SF.Apesar de poder ser "molhado "a minha experiência diz-me para o não fazer.Se tudo o que as bulas dos medicamentos diz fosse verdade ,poucas doenças não teriam cura.

Ja tive um doente com uma ulcera semelhante... Usava tb actisorb seco...
Mas o prtocolo da plastica era:
Lavagem com SF
Colocação de Hipoclorito neutralizado com SF (durante 5 dias)
Colocação de Cicasine (apos esses 5 dias)
Pens fechado
: Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: João Pedro December 26, 2007, 17:43:45
Bom dia!

Penso que antes de tratar a ferida em si, deverá haver uma avaliação global do doente, idade, estado nutricional, patologias associadas, mobilidade e o seu grau de dependência.

Existem muitos produtos para tratamento de feridas mas muitos por si só nao bastam para que a ferida cicatrize. Além disto, temos de ter a noção que há feridas que NUNCA irão cicatrizar por causa de diversos factores. Não existe um produto milagroso que cure uma ferida! Há feridas e feridas, há doentes e doentes.

O importante, nessas feridas, segundo me apercebi, é tratar da infecção e incidir sobre o exsudato. Se uma ferida estiver excessivamente húmida, não cicatriza! Mas se estiver seca também é difícil cicatrizar! Pensos que absorvem o exsudato, tipo allevyn ou aquacel são bons.

É necessária sim uma boa hidratação do doente, alternância de decúbitos frequentemente, usar colchão anti-escaras e/ou pele de carneira, protectores das zonas de maior pressão...

É necessário também a envolvência de outros técnicos de saúde, nomeadamente fisioterapeutas para a realização de mobilizações articulares passivas e/ou actiivas, massagens... os médicos para prescreverem antibióticos e outros medicamentos tendo em vista a melhoria do estado geral do doente e da ferida..

Não acreditem na banha da cobra porque ela não faz nada! A nossa experiência às vezes diz tudo...  ;)
: Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
: fern August 02, 2008, 15:06:03
: x0321267
Em vez de dizerem tantas asneiras já se preocuparam em fazer uma avaliação global do doente. Voces ainda acreditam no produto milagroso .....


Encontrei o seu nome na net, ouvi na televisão  que o Centro de Saude  Santa Comba Dão é o melhor em tratamento de úlceras de perna.
O meu pai está com esse problema sem solução á vista como a minha mãe é de Treixedo e tem lá casa existe a possibilidade de ser visto para uma avaliação e possível  tratamento?

Cumprimentos

Fernando Castilho

fcast08@gmail.com