Forumenfermagem

Outras Dimensões da Profissão => Enfermagem e Politica de Saúde => : Roten_Boy July 30, 2012, 13:31:37

: Consenso pelo Emprego na Enfermagem
: Roten_Boy July 30, 2012, 13:31:37

Consenso pelo Emprego na Enfermagem   

 

Vamos fazer-nos ouvir numa só voz

 

 

Junta-te ao

movimento

 

 


Os signatários deste consenso consideram que o desemprego é o principal problema da Enfermagem Portuguesa.

 

Comprometemo-nos com medidas que venham a corrigir a situação de calamidade provocada por uma década de falta de planeamento estratégico para o Ensino da Enfermagem. Exigimos que todas as estruturas políticas implicadas neste problema, adoptem medidas claras, determinadas e inequívocas com carácter de emergência:

  • O Plano Estratégico para o Ensino de Enfermagem (PEEE) ficou na gaveta. Exigimos que seja actualizado propondo uma redução progressiva de vagas para o curso de Licenciatura de Enfermagem. Uma vez que existem mais de 4.000 enfermeiros no desemprego ou prestes a emigrar, propomos redução de 10% já para o próximos ano lectivo;

  • As instituições de ensino superior adoptaram um comportamento meramente competitivo. Não existe uma política consertada para assegurar a sustentabilidade do curso e da profissão. Exigimos um consenso entre Instituições de Ensino Superior públicas e privadas onde se lecciona o CLE que permita anualmente determinar qual a percentagem de redução de vagas. Os números utilizados pelo IEFP não reflectem a realidade da empregabilidade dos enfermeiros inactivos, que migram ou que exercem outras atividades por falta de inserção profissional. Devem definir publicamente qual a quantidade de recém-licenciados que asseguram o ponto de equilíbrio entre a formação e a absorção do mercado. Os enfermeiros devem ter acesso a uma lista de instituições de ensino aderentes a este plano de salvação do ensino e da Enfermagem;

  • Cabe à Ordem dos Enfermeiros apurar os dados sobre a situação profissional dos enfermeiros em Portugal. Logo, solicitamos que se faça esse estudo direccionado a todos os enfermeiros, de forma a apurar a taxa de desemprego, potencial abandono da profissão e migração. Esse estudo deve ser apresentado até ao final do ano, se possível, ainda no terceiro trimestre;

  • Perante o ataque constante à dignidade da profissão, as entidades que representam os enfermeiros, devem definir uma tabela de valor remuneratório de referência para ser praticado em Portugal assim como um valor mínimo objectivamente considerado como digno e denunciar publicamente e agindo judicialmente e disciplinarmente sobre instituições e/ou enfermeiros que ofereçam, condições remuneratórias claramente indignas;

  • Exigimos que as entidades representativas dos enfermeiros apresentem e actualizem de forma sistemática uma lista com as instituições que apresentam mais queixas por más práticas de recrutamento de enfermeiros: atentados à dignidade dos candidatos, cunhas, contratos precários, despedimentos colectivos devem ser do conhecimento geral dos enfermeiros através desta Lista Negra do Recrutamento em Enfermagem. Não se conhece nenhum plano de apoio à inserção profissional dos enfermeiros em regime liberal, já vai sendo hora destas entidades criarem projectos que prestem auxilio na criação de projectos empresariais e/ou cooperativas de profissionais na área dos cuidados de enfermagem de forma a fixarem as mais-valias do seu trabalho, com especial atenção para os cuidados especializados.

  • Não menos importante, exigimos que a Ordem torne pública uma lista com todas as instituições de saúde que não adoptam nem cumprem com qualquer tipo de referências para dotações seguras nos cuidados de enfermagem. Por outro lado, propomos que a Ordem atribua um selo de qualidade às instituições de saúde que cumprem com dotações seguras de enfermeiros e apresentam indicadores que asseguram padrões de qualidade satisfatórios. A listagem de instituições deve ser actualizada periodicamente, ter acesso público e dado o devido conhecimento mediático.

Por último, os signatários desta petição mostram-se muito preocupados com a falta de vontade de colaboração conjunta das entidades responsáveis por termos chegado a esta calamidade pública na empregabilidade de enfermeiros. O país não aguenta mais formação de mão de obra qualificada cujo destino é a migração ou a inactividade com perda progressiva de competências. Esta é uma oportunidade para essas mesmas entidades se associarem fazendo deste consenso a sua base de trabalho para um plano de curto e médio prazo. Os enfermeiros vão saber quem são as entidades que assumem uma atitude responsável e quais são as outras...

 

Estamos fartos de esperar, estamos fartos de estar à mercê dos interesses dos outros...

 

Os signatários

ASSINA AGORA!


[align=center:ud4hw7sf]emprego.forumenfermagem.org (http://emprego.forumenfermagem.org)[/align:ud4hw7sf]
: Re: Consenso pelo Emprego na Enfermagem
: fi** July 30, 2012, 15:32:58
Boas  ;)

Parece-me um otima iniciativa, eu já assinei a petição :)

Cumps
: Re: Consenso pelo Emprego na Enfermagem
: otnemeM July 30, 2012, 15:43:02
Após ler e assinar, e como alguém que iniciará a CLE dentro de pouco tempo, ocorre-me perguntar o que faz afinal a Ordem. Estou atento à área da saúde (pois já nela estou) há mais de 8 anos e já tinha a ideia que era uma Ordem com uma atitude passiva quando comparada com outras, mas o que tenho lido por aqui (mais no FB e nos comentários das diárias notícias de jornais online) e descobrir que os pontos principais da petição estão ainda em discussão porque essas iniciativas não foram tomadas pela própria Ordem deixa-me estupefacto.
: Re: Consenso pelo Emprego na Enfermagem
: enfermeiredo July 30, 2012, 20:21:30
E já agora a determinação de necessidades de Enfermeiros e Enfermeiros Especialistas da cada serviço, hospital e Centro de Saude e suas valencias. É uma competencia dos Enfermeiros e Enfermeiras Chefes e Directores que raramente exercem!!!
: Re: Consenso pelo Emprego na Enfermagem
: Ana Isabel Martins July 30, 2012, 20:43:45
Boas colegas..

Eu já assinei...É uma boa iniciativa...Espero é que haja resultados...

Cumprimentos
: Re: Consenso pelo Emprego na Enfermagem
: Ivo Paiva July 30, 2012, 23:34:00
Espero que as últimas notícias sirvam para que a nossa classe zele, de uma vez por todas pelos interesses comuns em detrimento do bem-estar e interesse pessoais.
Cumprimentos.
: Re: Consenso pelo Emprego na Enfermagem
: Raquel..ade July 31, 2012, 09:36:55
Bem haja aos elementos que tomaram esta iniciativa. Vá lá Colegas Enfermeiros, assinem a petição com a finalidade de melhorar e dignificar a nossa profissão. Espero que tudo isto vá avant:) Grande Abraço a todos. Precisamos de gente assim. Não desistam.
: Re: Consenso pelo Emprego na Enfermagem
: Luis Silva August 01, 2012, 00:23:51
Boa Noite colegas.

Acabei este mês a licenciatura e o desemprego é mesmo o destino infelizmente. Concordo plenamente com a petição e já a assinei. Também a divulguei pelos meus colegas recém-licenciados na esperança que todos assinem e que algo mude para a profissão.

Cumprimentos

Luís Silva
: Re: Consenso pelo Emprego na Enfermagem
: Cátia_* August 01, 2012, 13:03:10
Está assinado... 2 anos desempregada... Chega!!
: Re: Consenso pelo Emprego na Enfermagem
: Caça Coelho August 03, 2012, 22:38:52
É uma óptima iniciativa. Parabéns
Falta a força e a orientação da Ordem e dos sindicatos.
Somos muitos e bons.
: Re: Consenso pelo Emprego na Enfermagem
: Enfª Raquel August 06, 2012, 21:57:11
tb assinei. passar a mensagem para que haja muitas assinaturas é o objectivo neste momento. espero mesmo que alguma coisa se faça. a ideia /a vontade expressa de mudança é evidente. vou acreditar num futuro melhor para os Enfermeiros
: Re: Consenso pelo Emprego na Enfermagem
: Enf-PT-Sempre September 05, 2012, 19:48:13
Excelente ideia.

Já assinei.
Agora é Partilhar.



Os Professores, fizeram algo parecido, UNINDO-SE.

"Professores contratados criam associação para enfrentar ministério

Foi criada a Associação Nacional dos Professores Contratados (ANVPC), que poderá assumir-se como parceiro nas negociações com o ministério de Nuno Crato. O anúncio foi feito no Facebook, no mural deste movimento criado por um docente a 10 de Junho de 2012 e que, neste momento, reúne 22 mil membros."
Fonte: http://www.publico.pt/Sociedade/profess ... io-1561789 (http://www.publico.pt/Sociedade/professores-contratados-criam-associacao-para-enfrentar-ministerio-1561789)
: Re: Consenso pelo Emprego na Enfermagem
: Enf-PT-Sempre September 13, 2012, 16:04:06
Este tópico deveria de ter mais destaque. Quem vem ao fórum, a informação passa desapercebida, e o tópico "Enfermagem e Politica de Saúde", não é o mais frequentado pelos utilizadores.
: Re: Consenso pelo Emprego na Enfermagem
: otnemeM September 14, 2012, 11:33:46
Concordo! Um banner maior e mais descritivo no topo do fórum, por exemplo.
: Re: Boa noite
: Luziane October 14, 2012, 23:31:38
Alguém que trabalhe em um Hospital Privado de Coimbra Preciso de informacao sobre um paciente que deu entrada no passado dia 4 de outubro em estado grave,o nome dele é Hugo Costa. alguém pode me ajudar.Desde de já agradeço a todos.
: Re: Consenso pelo Emprego na Enfermagem
: enfpedro January 28, 2013, 21:56:22
e o que resultou da petiçào?!
: Re: Consenso pelo Emprego na Enfermagem
: Enf-PT-Sempre April 05, 2013, 14:21:40
: enfpedro
e o que resultou da petiçào?!

Exato... ?