Forumenfermagem

Áreas de Intervenção Clínica => Proto-especialidade: Saúde do Idoso e Geriátrica => : crpp April 04, 2012, 18:37:04

: Escala de Zarit
: crpp April 04, 2012, 18:37:04
Boa tarde, sou aluna do 3º ano e tenho uma dúvida sobre a escala de Zarit, pois é a primeira vez que estou a utilizá-la num estudo de caso. Alguém me explica como faço a interpretação dos valores que me dão depois de a ter aplicado? A única informação que encontrei foi que quanto maior for o valor, mais sobrecarga/stress o cuidador tem. Não encontrei 'limites' para os valores, se é que me faço entender.
: Re: Escala de Zarit
: tycha28 January 04, 2013, 21:08:24
A avaliação da sobrecarga do cuidador é efetuada com recurso à Escala de Sobrecarga do Cuidador (ESC), traduzida e adaptada para a população portuguesa por Sequeira (2007), a partir da Burden Interview Scale de Zarit (Zarit e Zarit, 1983). Esta escala permite uma avaliação objetiva e subjetiva do cuidador informal e inclui aspetos relacionados com a saúde física e psicológica, recursos económicos, trabalho, relações sociais, e relação com o recetor de cuidados. (Sequeira, 2010)
Segundo o mesmo autor, cada questão é pontuada, de forma qualitativa e quantitativa, da seguinte forma: Nunca=1, Quase nunca=2, Às vezes=3, Muitas vezes=4 e Quase Sempre=5. No final do questionário soma-se a pontuação dos itens e o valor varia entre 22 e 110, em que a maior pontuação corresponde a uma maior perceção de sobrecarga, de acordo com os seguintes pontos de corte:
<46 Corresponde a sem sobrecarga
Entre 46 e 56 sobrecarga ligeira
>56 Sobrecarga intensa
A sobrecarga é um conceito que se refere ao desgaste por cansaço, ou seja, pode traduzir a exposição do cuidador a fatores de stress significativos e num espaço de tempo relativamente curto ou a uma exposição prolongada a fatores de stress pouco significativos, mas que ao longo do tempo originam consequências em termos de sobrecarga para quem cuida. Assim, o diagnóstico de sobrecarga do prestador de cuidados deve ser elaborado com base numa avaliação da intensidade do stress do prestador de cuidados da pessoa em situação de dependência e quando o cuidador está exposto a uma situação stressante durante um determinado período de tempo e não quando está exposto a uma nova situação. (Sequeira, 2010)
Para o mesmo autor os dados, avaliados na entrevista de Zarit, podem ser agrupados em quatro grandes grupos: impacto da prestação de cuidados, relações interpessoais, expetativas face ao cuidar e perceção da autoeficácia.
•   O impacto da prestação de cuidados na vida do prestador informal é avaliado através de determinados itens relacionados com a prestação de cuidados diretos, dos quais se destaca a alteração ao próprio estado de saúde, elevado número de cuidados, alteração das relações sociais e familiares, escassez de tempo, desgaste físico e mental. Este impacto é avaliado em onze itens (1,2,3,6,9,10,11,12,13,17e22). A cotação mínima atribuível a este grupo é de 24 pontos e a cotação máxima de 60 pontos.
•As relações interpessoais associados à sobrecarga, do prestador de cuidados informal, pela relação mantida entre o mesmo e a pessoa dependente é analisado através de cinco itens (4,5,16,18e19). A cotação mínima atribuível a este grupo é de 5 pontos e a cotação máxima de 25 pontos.
•As expetativas face ao cuidar, vivenciadas pelo prestador face à prestação de cuidados e nomeadamente os seus medos, receios e disponibilidades, são avaliadas em quatro itens (7,8,14e15). A cotação mínima atribuível a este grupo é de 4 pontos e a cotação máxima de 20 pontos.
•A perceção da autoeficácia é ilustrada em dois itens (20e21) e diz respeito à opinião do prestador de cuidados face ao seu desempenho. A cotação mínima atribuível a este grupo é de 2 pontos e a cotação máxima de 10 pontos.


Espero que tenha ajudado poderás encontrar mais informação no livro do enf Carlos Sequeira "Cuidar de idoso com dependencia física e mental". ha tbm um artigo sobre a adaptaçao da escla de zarit disponivel na net, salvo erro publicado na referencia ;)
: Re: Escala de Zarit
: waleed444 February 26, 2015, 08:52:02
Como a experiência que tenho é apenas de estágio, torna-se complicado gerir tudo, uma vez que a casa abriu recentemente e as dinâmicas estão todas a iniciar-se.