Forumenfermagem

Áreas de Intervenção Clínica => Cuidados Gerais => : pedrojosesilva March 22, 2006, 02:50:34

: Enfermagem: preço por hora??
: pedrojosesilva March 22, 2006, 02:50:34
Olá colegas,

O tópico lançado pela JoanaMMM, acabou por abordar de leve o preço por hora que os enfermeiros ganham no exercicio liberal.

Foi dito que existem enfermeiros a ganhar 50-60 euros por hora, o que desconheço, a não ser enfermeiros a dar formação pelo fundo social europeu, e mesmo assim são valores um pouco inferiores.

Foi dito que 10 euros à hora é o minimo dos minimos (não sei se referiam liquido ou iliquido).

Foi sobretudo dito, que aceitar valores baixos de honorarios é desprestigiar a classe. Mas qual o valor justo para minimo de enfermagem/hora???


Obvio que o valor varia conforme seja diurno ou nocturno, conforme sejam cuidados gerais ou especializados, conforme a certificação do enfermeiro para desempenhar determinada função, etc...

Eu pessoalmente trabalho numa privada por um valor hora entre os 9 (diurno semana) e os 27 euros hora (nocturno feriado). Sou enfermeiro graduado, embora ache que o trabalho que eu e a minha equipe fazemos seja muito especifico (cirurgia cardio-toracica), e que por várias razões a instituição em questão não teve maneira de assegurar com qualidade sem a nosa presença.

Estou a ser mal pago?  :roll:
: Enfermagem: preço por hora??
: Miguellopes March 22, 2006, 22:47:25
Ora, vou tentar dar a minha opinião, de uma forma resumida.

50/60 euros. Alguns enfermeiros do algarve (vmer) chegam a auferir estes valores (médicos chegam a auferir 80 euros hora). Alguns tem salários muito justos $$

60 euros - formação no âmbito da formação privada.

Enf de reabilitação por conta própria - atendem muitas vezes dois doentes de cada vez (numa hora chegam a ganhar mais de 100 euros)... Conheço alguns, mas é um mundo à parte.

Também conheço enfermeiros que fazem cirurgia privada (e o Pedro deve saber, visto que trabalha na CT) chegam a ganhar mais 2000 euros/ dia (entre 20 a 25 cirurgias, não de cardio-torácica, claro...)...

Tenho conhecimentos de alguns enfermeiros do desporto (grandes clubes) a auferir mais de 50 euros/hora...

Agora, uma coisa é certa, um  mecânico cobrou-me 35 eros/hora no meu carro.... Agora, pensem qual o valor justo para alguém que cuida de vidas....


p.s. estou a falar de valores ilíquidos.
: Enfermagem: preço por hora??
: luisgod March 23, 2006, 00:22:00
parece-me que o pessoal anda a ganhar bem por aí. Eu sou enf. graduado 3º escalão e ganho o normal apesar das 42 horas. faço privado e ganho 10,23 euros hora bruto. No entanto do que nos queixamos. Meus meninos, não sou sindicalista mas parece-me que a classe anda um pouco amorfa relativamente aos direitos e ás reevindicações relativas à classe. Sou licenciado e ainda recebo como bacharel enquanto que os professores assim que acabam o complemento passam imediatamente a ganhar 2 escalões acima.
enquanto estivermos neste marrasmo não nos podemos queixas.
Eu, relativamente ao congelamento das carreiras já fiz a minha parte. fiz queixa ao sindicato e dei-lhes indicação para avançarem com a quiexa. outros colegas já estão  afazer o mesmo. Não me parece que quem ganhe 35 euros sendo mecanico está mal, quem está mal é quem aceita ganhar 7 sendo licenciado.
Temos que, acima de tudo nos unir para obtermos melhores condições, senão... seremos explorados.
Um abraço a todos
: Enfermagem: preço por hora??
: Miguellopes March 23, 2006, 12:16:58
" Não me parece que quem ganhe 35 euros sendo mecanico está mal, quem está mal é quem aceita ganhar 7 sendo licenciado. "

Concordo plenamente. Só espera que ninguém se "venda" por valores ridículos... é uma humilhação completa.
: Enfermagem: preço por hora??
: JoanaMMM March 23, 2006, 13:49:59
: "Miguellopes"
" Não me parece que quem ganhe 35 euros sendo mecanico está mal, quem está mal é quem aceita ganhar 7 sendo licenciado. "

Concordo plenamente. Só espera que ninguém se "venda" por valores ridículos... é uma humilhação completa.


Vai sempre haver alguem, que, na ansia de arranjar o emprego, acaba por o fazer. Especialmente agora que está cada vez mais complicado arranjar um. E depois a entidade patronal sabe que "se você não quer há mais quem queira" :(
: Enfermagem: preço por hora??
: Guytonn March 23, 2006, 16:01:53
O valor Hora auferido pelos enfermeiros reflecte bem a imagem que a nossa profissão tem junto da opinião pública. Não são só as entidades institucionais que oneram de forma mísera o trabalho dos enfermeiros. No trabalho liberal, equando prestamos algum cuidado de Enfermagem ao domicílio por ex, e solicitamos  por um penso 20 Euros, por um injectável 10 Euros e uma algaliação 25 Euros, a maioria das pessoas torce o nariz e acha uma exploração, talvez por não reconhecer a complexidade e background que subvencia os actos de Enfermagem. No entanto, e estranhamente, não esboçam qualquer resquício de oposição quando um técnico de TV lhes cobra 30 euros à hora, um técnico de informática 40 Euros ou um trolha 15 euros à hora... Das duas uma:

-ou uma TV, um PC ou uma parede são mais importantes para as Pessoas do que a sua própria saúde
-Ou então, estamos tão mal que no "Ranking" das profissões que a sociedade valoriza ,Técnicos de Tv, trolhas, mecanicos e técnicos de informática  ocupam uma posição superior à nossa.


Um dia alguém disse:" o prestígio de uma classe é directamente proporcional ao rendimento monetário que a sociedade lhe reconhece como lícito e justo"
Atendendo a esta premissa, podemos então supôr o prestígio que a nossa sociedade nos reconhece... : :(
: Enfermagem: preço por hora??
: Paulo March 23, 2006, 18:58:26
Pessoalmente acho que a enfermagem é mal paga ou melhor vende a sua preciosa mão de obra a valores rídiculos.
Muitas vezes após reflectir no assunto chego á conclusão que a nossa profissão por muito que me custe admitir, não desenvolve as suas competências junto dos doentes e daí a falta de visibilidade dos cuidados e a falta da dignificação do trabalho do enfermeiro.
Por esta razão e embora concorde com as reivindicações já referidas, acho que devemos ser mais interventivos junto dos clientes criando uma certa dependência dos nossos cuidados para posteriormente sermos valorizados pela sociedade.
Infelizmente quanto ao que se diz de ser licenciado, a verdade é que muito raramente se sente a diferença (competência) do licenciado em relação ao bacharel no que toca á prestação de cuidados. Enquanto isto existir eu não me atrevo a reivindicar mais dinheiro para a classe. É triste ouvir enfermeiros que depois de fazerem o complemento ainda acham que foi um tempo perdido, e muitos deles afirmam mesmo que não sabem o que andaram lá a fazer.
Espero que todos reflictam nestes pequenos grandes factores que promovem a triste realidade e constante revolta perante o nosso preço hora e falta de mais responsabilidades, mas o facto é que as nossas competÊncias deixam muito a desejar.
Façam o seguinte em qualquer local público sem se identificarem abordem o assunto no que toca a experiências das pessoas ou conhecidos sobre os cuidados de saúde e de enfermagem e ... não se escandalizem com o que vão ouvir.
: Enfermagem: preço por hora??
: Miguellopes March 24, 2006, 12:40:04
Concordo com o paulo e com o guytonn. Mas há colegas nossos em lisboa que cobram 50 euros por um penso e ninguém replica. Passar uma noite a acompanhar alguém custa no mínimo 150 euros/noite...
Em relação ao excesso de oferta de enfermeiros, e consequente diminuição do preço da mão-de-obra, é possível "dar a volta"...
Existem muitos professores (milhares e milhares) no desemprego, mas no entanto é raro o professor que dá explicações abaixo dos 15/20 euros/hora... e muitos também estão na ânsia de arranjar emprego... (é preciso é não se "vender barato" apesar de não ter emnprego)
Existem neste momento milhares de dentistas no desemprego e o seu peço não baixa, e há muitos também ansiosos  por arranjar emprego...
: Enfermagem: preço por hora??
: Guytonn March 25, 2006, 22:35:27
ORa, até parece providência divina  8O . Acabaram-me de enviar para o mail um texto, de autoria desconhecida que se intitula de:
A Dignidade do Enfermeiro
Por considerar o mesmo ilustrativo daquilo que aqui se descute, tomei a liberdade de aqui o transcrever.
Aqui vai...
A minha empregada ganha 6€ líquidos por hora.
A minha colega MJ, enfermeira, ganha 5,56€ brutos.
A minha empregada passa a vida a dizer que os detergentes e os panos de
limpeza
acabaram, preciso comprar mais.
A minha colega até as canetas tem de levar.
Quando a minha empregada fica doente, simplesmente não aparece.
Quando a minha colega fica doente, perde o ordenado e é penalizada no
suplemento ilusório de 20%.
Quando a minha empregada parte uma jarra pede desculpa.
Quando a minha colega falha por qualquer motivo corre risco de processo
legal e
disciplinar.
A minha empregada não tem sindicato nem ordem.
A minha colega tem ordem e já não consegue pagar o sindicato.
A minha empregada quando tem alguma divergência comigo, argumenta e ganha
sempre, encosta-me à parede.
A minha colega quando tem alguma divergência com o patrão não argumenta,não
discute, obedece. Quando procura ajuda o sindicato não está e a ordem não
pode ajudar.
A minha empregada trabalha cerca de 40 horas semanais.
A minha colega trabalha mesmo 40 horas semanais.
A minha empregada leva para casa cerca de 1000? líquidos por mês.
A minha colega leva o mesmo,desde que trabalhe de noite e aos sábados e
domingos.
A minha empregada tem um subsidio de pobreza.
A minha colega é pobre.
A minha empregada tem um titulo de dona.
A minha colega tem um titulo de enfermeira.
A minha empregada toma decisões acerca do seu trabalho.
A minha colega diz que faz parte do seu trabalho a tomada de decisão.
A minha empregada tem um Mercedes em segunda mão.
A minha colega tem um fiat uno, em segunda mão pelo menos.

E muito mais...

Ora digam lá, a minha empregada é socialmente uma pessoa muito mais digna do
que a minha colega não é? É natural que se sinta muito melhor e mais útil
que a minha colega. Hoje em dia o estatuto económico conta muito, para não
dizer tudo. E vocês nunca as viram juntas...Nem eu!

Só para rematar: se eu esquecer de descarregar o autoclismo a minha
empregada
não limpa a sanita, a minha colega está neste momento no HSJ a apanhar a
m***a que sai directamente do ânus de um doente para as suas luvas. Até me
admira que lhe ofereçam as luvas, a minha empregada trás as dela de casa.
: Enfermagem: preço por hora??
: Miguellopes March 25, 2006, 23:59:56
Concordo com o mail...
Mas acrecento...
A empregada não se "vende" por menos de 6 euros por hora...
A minha colega "vende-se"....
: Enfermagem: preço por hora??
: Darth_Vader March 26, 2006, 04:57:28
Todos nós nos vendemos, é uma questão de encontrar o preço adequado, e não quer dizer que seja em $
: Enfermagem: preço por hora??
: Roten_Boy May 03, 2006, 19:48:57
Desde o dia em k ouvi dizer em k um médico cirurgião fez noite numa UCIP c/ indicação de só o acordar se fosse mesmo necessário (e muitas vezes acordavam-no e ele ainda respondia mal que o caso n era p/ o acordar...) e tira kuase 200contos por noite...  já n sei que pensar...
: Enfermagem: preço por hora??
: enfsergio May 03, 2006, 20:28:37
Trabalho numa EPE e recebo, por 35 horas semanais, 956.56 euros. E recebo os respectivos suplementos de fim de semana,feriados e noites. É o indice 114 da tabela salarial da função publica. Tenho direito aos 22+3 dias de férias. Não me parece que receba mal. Pelo que ouço há contratos bem piores que este.
Trabalho ainda num lar e recebo 8 euros/hora.
Por isso...
: Enfermagem: preço por hora??
: Miguellopes May 03, 2006, 23:28:18
O que o roten_boy referiu só acontece porque nós muitas vezes somos coniventes com isso.
: Enfermagem: preço por hora??
: DianaSilva May 04, 2006, 08:04:27
Bom dia caros colegas!

Venho desabafar!
Estou no activo há dois anos, e após uns meses de instabilidade(desemprego), lá consegui um contrato de seis meses num Hospital, no distrito de Aveiro!

O contrato terminou e passaram-me para recibos verdes; A directora perguntou-me primeiro se estava disposta a isso, e quando lhe disse que a situação não me agradava, mas que não tinha outro remédio, a resposta dela foi de que se eu não quisesse, não faltava gente a querer o lugar!

E é assim que andamos na zona norte! Contratos precários, muita gente a recibos verdes, sem progressão na carreira...sem actualização dos vencimentos, enfim! Estamos com o mercado super lutado, e como os Bosses sabem que há pessoal no desemprego aproveitam isso para fazerem o que quiserem, inclusivé pagarem-nos mal!

Já que falam de preços a hora, recebo 7€hora num Lar, e depois ainda tenho que fazer os descontos!

Não conseguimos reivindicar melhores honorários, porque a resposta é sempre que não falta quem queira trabalhar no nosso lugar!

E assim, obviamente que não conseguiremos alcançar mais do que merecemos como enfermeiros e como licenciados!

Fiquem bem...
Tenham um bom dia!
: cada um fala por si
: enfsergio May 04, 2006, 13:08:12
"Penso que os baixos preços a que muitos se sujeitam não é por o mercado estar lotado. Se não se sujeitarem a isso, terão que rever os contratos e verificam que se ninguém aceita algo está mal.
Se forem para Lisboa, por exemplo, e se pensarem apenas em dinheiro, têm contratos e mais contratos e cada um oferece mais que o vizinho.
Não é a lotação que é o problema...o problema está em quem não luta por algo melhor."
: Enfermagem: preço por hora??
: Miguellopes May 04, 2006, 16:13:00
Oh sim Sérgio, vê-se que percebes de mercado. Chegar a trabalhar em part-times onde há mais de 8 anos atrás pagam mais do que agora...
E como há tantos enfermeiros há sempre que aceite salários miseráveis...

Em Lisboa, o panorama é diferente, existe uma mirco-economia dentro da macro economia portuguesa. Em Lisboa todos os profissionais libeirais (médicos, enfermeiros, arquitectos, engenheiros, etc..) ganham mais do que no resto do país!
Além do mais muitos hospitais já não aceitam enfermeiros do norte, daí que ainda haja algum déficit...  muito melhor...

Sobre lutar por algo melhor...
Tu provavelmente quando chegaste à enfermagem já tinhas a luta feita por ti, mas lembra-te que para seres, fazeres e receberes actualemente o que recebes, alguém teve de lutar, por que coisas como a conquista de título de curso superior, licenciatura, ordem dos enfermeiros, REPE, carreira que está em vigor, funções independentes, autonomia na enfermagem, enfermeiros-directores, etc, etc, etc.... alguém lutou, e as grandes conquistas conseguem-se quando se está em posição para isso. Neste momento os enfermeiros não estão.

O Estado organizou a chamada comissão das carreiras, que vai rever todas as carreiras da FP, e supostamente actualizar a da enfermagem... Mas essa comissão veio a público dizer que muito provavelmente as profissões que tenham excesso de oferta no mercado, vão sofrer um corte salarial nos futuros profissionais, porque não se justificam certos vencimentos quando existem pessoas que trabalhariam por salários inferiores.... põe-te atento, pois enfermagem está incluída!
: oh sim e oh nao
: enfsergio May 04, 2006, 16:21:36
Lá está...só ele é que sabe...este homem sabe tudo...
Os outros não sabem nada
Seja feita a sua vontade
Amen

Ao menos preocupo-me com a união da classe, combater as desigualdades. O colega preocupa-se em desunir. Decerteza que não é com enfermeiros como o Miguel que a classe evolui e vê reconhecidos os seus méritos
: Enfermagem: preço por hora??
: DinaFilipeCansado May 04, 2006, 16:59:15
Ola a todos!
Estou no ultimo ano do curso, no estágio final, e fico muito assustada com as vossas conversas...
Estou a estagiar em vila franca de xira e não sei se hei de ficar lá a trabalhar. Só sei que pagam 943 euros pelas 35 horas...
isso é bom ou é mau?

quais os hospitais onde um recem licenciado é melhor remunerado na área de Lisboa?

um abraço.
: Enfermagem: preço por hora??
: 4life May 04, 2006, 21:46:33
Caros colegas, atenção ao que se atira para o ar como sendo informação verdadeira. Não vendam o que não souberam comprar... Colegas da VMER a receber 60 euros à hora no Algarve????
: Professores e enfermeiros
: ras May 22, 2006, 11:25:25
Tenho lido neste fórum que os enfermeiros ganham como bachareis e os professores como licenciados....Apesar de tal facto ser verdade é importante clarificar alguns mitos dos enfermeiros acerca das remunerações dos professores, que foram citadas por diversas vezes neste fórum...

1º Um professor não realiza nenhum complemento, tal como foi referido por luisgod!!!Não sei em que informação se baseou para afirmar com tanta certeza que um professor após realizar um complemento sobe dois escalões!!!

2º Os professores apenas progridem na carreira após entrarem nos quadros da função pública (Quadros de Zona Pedagógica ou nos Quadros de Escola)...Isso quer dizer que como as coisas estão temos professores com muitos anos de serviço que ganham exactamente o mesmo que ganhavam quando iniciaram a carreira...

3º Um professor contratado, quando tem a sorte de ter um horário completo, ganha 1268 euros brutos, ou seja, 1000 euros "limpos", isto já com o subsídio de alimentação incluído....

4º Ao contrário dos enfermeiros, os professores mesmo que queiram trabalhar mais horas não podem visto que a acumulação é ilegal...Quer isso dizer que restam-lhe algumas explicações( e apenas no caso de algumas disciplinas) que nos casos que conheço são cobrados cerca de 7,5 euros/hora....

Em conclusão, é mais proveitoso começarem a pensar em comparar-se com outras classes profissionais porque com a dos professores só ficam a perder....

PS: desafio o luisgod a explicitar quanto ganha pelas 42horas (não será mais que 1000 euros??) e quanto é que ganha pelas horas que faz no privado....Será que tudo somado não dá muito mais que 1000 euros??!!!
: Enfermagem: preço por hora??
: vania_neto May 22, 2006, 14:10:52
Nao sei se isto se aplica a professores, mas os educadores de infancia sobem automaticamente 2 escaloes quando completam a licenciatura.

Para alem disso sobem um escalao automaticamente anualmente desde que atendam um minimo de accoes de formacao.

Pelo menos eh o caso da minha mae.
: Re: Professores e enfermeiros
: Vitor Barbosa May 22, 2006, 14:29:06
: "ras"
3º Um professor contratado, quando tem a sorte de ter um horário completo, ganha 1268 euros brutos, ou seja, 1000 euros "limpos", isto já com o subsídio de alimentação incluído....


Um enfermeiro contratado ganha 942,43€ ilíquidos de salário base. No meu caso, trabalho de manhã, tarde, noite, feriados e fim-de-semana. No final, nem o salário base ganho! Sim, porque agora pagam-me os suplementos a 25%!!!

: "ras"
4º Ao contrário dos enfermeiros, os professores mesmo que queiram trabalhar mais horas não podem visto que a acumulação é ilegal...Quer isso dizer que restam-lhe algumas explicações( e apenas no caso de algumas disciplinas) que nos casos que conheço são cobrados cerca de 7,5 euros/hora....


Engraçado... então eu conheço casos que devem ser excepções. O engraçado é que são várias excepções. Há 12 anos atrás, eu e uns colegas meus fizemos contas ao número de alunos que andavam em explicações connosco e quanto pagava cada um ao fim do mês e chegámos à conclusão que só em explicações, a professora ganhava mais de 800 contos/mês!!!!


Faço agora umas perguntas:
1) Quantos dias efectivos de férias têm os professores?
NOTA: Não estou a falar dos oficiais, aqueles 25 que os funcionários públicos têm, mas dos restantes...

2) Quantas horas por semana trabalha um professor?
Já sei o que vão dizer: ah, mas eles tem de preparar aulas, corrigir testes, etc... Sim, os primeiros anos devem ser difíceis. Depois é só copiar e colar! Progressivamente, a maior parte dos professores dispende cada vez menos tempo na preparação das aulas...

3) Quanto vale para a nossa saúde podermos descansar de noite e estarmos com a família nos feriados e fim-de-semana?

PS: Não tenho nada contra os professores. Tenho um irmão e grandes amigos que o são. Agora não venham dizer que os enfermeiros ganham muito dinheiro... eu pelo menos não ganho! O mês passado recebi cerca de 820€. Há muitas profissões, que não necessitam de qualquer formação superior, melhor remuneradas!
: Enfermagem: preço por hora??
: aLheiriX May 22, 2006, 20:15:16
A melhor vida que há é a vida de professor, não me venham com tretas!!
Andam de férias todo o ano, à medida que os anos passam vão mecanizando o modo de dar as aulas, o que muda são os alunos, e estes têm que se adaptar forçosamente ao modo de ensino de quem o instrui para determinado assunto, matéria... A avaliação é igual para todos (ou não!!) e parece que é continua, mas isto apenas acontece na teoria, pois, no final só conta o que ficou escrito, ou seja, os testes, frequencias ou exames...
 Participação, interesse, dedicação e empenho?? O que é isso?? Não há pautas onde essas caracteristicas manisfestadas pelos alunos sejam avaliadas. Só conta o que fica escrito, mais nada!!
: Enfermagem: preço por hora??
: znaya May 22, 2006, 21:47:15
Até me dão náuseas.

Que esterco de comparações são essas?
A vida de professor é melhor? Alguma vez foste professor para ter tanta certeza do que dizes?
Conheço professores há cerca de 30 anos e, sinceramente, não lhes invejo a profissão.

Em todas as profissões há coisas boas e menos boas, todas têm semelhanças e diferenças.

Mecanização de actos? Também o enfermeiro pode mecanizar actos.

Digo e acrescento...
Se estão tão insatisfeitos com a vida que levam e há classes profissionais que ganham tanto, fazem tão pouco e têm um ano inteiro de férias... Porque raio ainda são enfermeiros? Porque raio não enveredaram ainda pela docência?
: Enfermagem: preço por hora??
: Vitor Barbosa May 22, 2006, 23:19:47
: "znaya"
Se estão tão insatisfeitos com a vida que levam e há classes profissionais que ganham tanto, fazem tão pouco e têm um ano inteiro de férias... Porque raio ainda são enfermeiros? Porque raio não enveredaram ainda pela docência?

Alguém aqui disse que estava insatisfeito com a vida de Enfermeiro? Eu, por exemplo, exerço Enfermagem há 5 anos e tenho muito orgulho nisso. Mas nada me impede de me poder expressar relativamente ao facto de achar que o nosso vencimento base é injusto, comparando com o dos professores, POR EXEMPLO. Não quer dizer que não possa comparar com outras profissões.
Não é o salário deles que está desajustado. É o nosso.

 :wink: znaya: Julgo que não é necessário radicalizar este tópico...
: Enfermagem: preço por hora??
: znaya May 22, 2006, 23:36:53
Bem-vindo a Portugal! Vencimentos e preços injustos temos todos...

Não me parece correcto é que sejam feitas comparações, em jeito de inveja, com outras classes profissionais.

: "aLheiriX"
A melhor vida que há é a vida de professor, não me venham com tretas!!

Não é isto um comentário que espelha insatisfação? Até me arriscava a dizer que revela alguma frustração.

É como este comentário:
: "ras"
desafio o luisgod a explicitar quanto ganha pelas 42horas (não será mais que 1000 euros??) e quanto é que ganha pelas horas que faz no privado....Será que tudo somado não dá muito mais que 1000 euros??!!!


É pá, achas que és mal pago e trabalhas demasiado? Deixa a docência, tira o curso de enfermagem e fica a trabalhar no estado e no privado para enriqueceres num instante.

Parece-me que há uma série de pessoas que encontraram o ouro na profissão dos outros!
Estão mal e até descobriram profissões onde são muito melhor pagos e onde trabalham menos? Profissões que, a ajuizar pelos comentários, até são mais fáceis?
Estão insatisfeitos?

Mudem, carago.

Tanta inveja...
: Enfermagem: preço por hora??
: aLheiriX May 23, 2006, 22:46:06
Quando digo que a vida de professor é a melhor, falo em relação ao estilo de vida que os professores levam, isto sem generalizar. Falo com conhecimento de causa, nunca fui professor, podia ter optado por essa via aquando a minha candidatura ao ensino superior, não optei pelo facto de tal coisa não me fascinar.
 Tu dizes conhecer professores à cerca de 30anos, pois bem, eu tenho familiares que são professores e conheço alguns colegas deles e digo-te que apenas os invejo no estilo de vida que praticam. É um estilo de vida muito relaxado, sem grandes preocupações com os alunos, ou quase nenhumas em relação ao processo de aprendizagem ministrado por eles. Isto talvez aconteça pelo facto de lidarem com os filhos dos "outros", porque se falarmos em relação aos filhos deles o caso muda de figura, mas isso é outra conversa... Não estou com isto a fazer qualquer comparação entre profissões como tu interpretaste! Cada macaco no seu galho!! O que pretendo demonstrar, é que a função de um enfermeiro por vezes também passa por ser professor, na medida em que encontra no seu serviço alunos de enfermagem a efectuarem estágios clinicos, e com isto, o enfermeiro vê-se agora com o dobro das exigências que lhe são atribuidas, que para além de se adaptar aos doentes tem também de se adaptar aos seus futuros colegas de profissão para que a aprendizagem destes ocorra de forma gradual e contínua.
 É verdade, o enfermeiro pode mecanizar actos, não porque quer, mas porque assim é obrigado, principalmente no que toca à realização de técnicas (ex.: algaliação, entubação nasogástrica). Não me recordo de mais algum acto/s que o enfermeiro tenha necessidade de mecanizar.

Ser enfermeiro é ter uma vida agitada, cheia de adrenalina e com muitas emoções!!

"A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma"  (John Ruskin)
: professores versus enfermeiros
: mrat June 16, 2006, 21:12:58
OLÁ a todos!

Desculpem a minha sinceridade, mas ja assisti a discussoes mais inteligentes!
sou professora ha 8 anos e neste momensto estou no 2º ano de enfermagem....portanto ninguêm melhor do que que p vos falar acerca das maravilhas da vida de professora....vida tao maravilhosa....que ate me levou a mudar de profissao! e k tal!

ha vantagens e desvantagens em ambas as profissoes!
Mas é fácil falar da profissao dos outros, sem conheciemnto de causa....
poderia iniciar aqui um longo e extuante discurso acerca da vida de ambas as profissoes, mas n o vou fazer!tou sem paciencia!
julgo que era mais pertinente a classe dos enfermeiros unir-se para no proximo dia 27 mostrar ao nosso querido governo a nossa eterna insatisfação. E é importante que se lute desde ja pelos nossos direitos, antes que os hospitais sejam invadidos por auxiliares e antes que os enfermeiros acabem a gnhar uns miseros trocos...a recibos verdes!
Por favor unam-se

Mabilde
: Enfermagem: preço por hora??
: DianaSilva June 17, 2006, 02:36:15
Estou a passar pelo segundo Hospital, como local de trabalho e felizmente reparo que tanto num como noutro existe grande união por parte dos enfermeiros, no que respeita a adesão a greves...o descontentamento não é so para quem está a contrato, pois os funcionários públicos tambem já estão a sofrer consequências nas suas "regalias"...
Acontece que no local onde estou a exercer actualmente, estou a Contrato e pelo que já ouvi dizer se faltar no dia 27 descontam-me o dia nas férias, pelo que só o pessoal da função pública, que está no quadro é que têm direito á greve, sem grandes sequelas, pois a "nós", contratados já nos arranjaram maneira de penalizar!

Os estudantes de enfermagem também deveriam manifestar-se... Olhando para o exemplo de França, e não estando a querer incentivar a actos de violencia, eles conseguiram captar atenção para o seu problema... por cá deveriam lembrar-se que quando terminarem o curso são eles que vão encontrar o mercado "negro"... Mexam-se!!  :wink:
: Enfermagem: preço por hora??
: Darth_Vader June 17, 2006, 02:59:52
Porque razão nos comparamos com os outros?
Será que não conseguimos justificar as coisas de outra forma? Não conseguimos justificar aquilo que deveriamos receber, baseados no NOSSO trabalho e não no trabalho dos outros?
Pensem nisso
: Enfermagem: preço por hora??
: mrat June 17, 2006, 10:59:53
Pois é realmente a Diana tem razao!
Eu como aluna de enfermagem no dia 27, n irei estagiar, no entanto tenho conhecimento que as e os enfermeiros do serviço n vão fazer greve!!!!
Pois secalhar tambem lhes será descontado um dia de férias! :roll: ou n!
Ja todos sabemos que iremos ser penalizados, claramente uns mais do que outros....mas n será por um futuro melhor?
Axam que o facto de eu fazer greve, no dia 27 surtirá algum efeito....n creio!já que os enfermeiros do serviço n pretendem aderir à greve!
Eu também quando fazia greve na escola (professores) perdia cerca de 100 euros e ganhava uma falta injustificada...no entanto grande parte dos docentes nos dias de greve simplesmente nao aderiam, ou devido a questoes monetarias, ou por ja pertencerem aos quadros de zona pedagogica....infelizmente a ministra da educação mantêm a  sua postura! e os meus colegas que ja estao em quadro de zona pedagogica....certamente vao passar a ser avaliados pelos pais....fantastico!
E c a classe dos enfermeiros....como vai ser?há greve a valer?ou n?digam me algo pk sou somente uma simples estagiaria, c aspiraçoes a um futuro melhor para todos nós. :wink:
: Enfermagem: preço por hora??
: NEL June 17, 2006, 11:21:49
Bom dia!

Cumprimentos para o Vitor Barbosa, já que trbalhámos na mesma instituição.

Eu, tal como os colegas só quero que me paguem como Enfermeiro Licenciado. Por isso, mas não só, é que no dia 27 de Junho de 2006, VOU ESTAR DE GREVE !

Só assim podemos demonstrar o nosso descontentamento.
: Enfermagem: preço por hora??
: Guytonn June 17, 2006, 12:08:18
Com justiça, almejamos ser remunerados como licenciados. Trata-se de uma questão de equidade social, de coerência. No entanto, e incompreensívelmente, ninguém nos reconhece como licenciados ou pior do que isso, consideram a licenciatura em Enfermagem como uma espécie de "farsa". Por isso, quando o comum cidadão ouve dizer que "os Enfermeiros querem receber como licenciados" assalta-os de imediato uma estranhanha surpresa pois a maioria não concebe o trabalho do Enfermeiros como algo que careça de licenciatura. Para o comum cidadão, o licenciado é o Sr. Dr. , quer seja Engenheiro, Médico, Advogado, arquitecto...Agora Enfermeiro?????´
É essa realidade que temos de mudar, através da qualidade do trabalho, da demonstração da complexidade do que fazemos, sem termos pejo em assumir a nossa licenciatura e , porque não, no contexto adequado, demonstrar que o epíteto de Dr, tão caro a certas classes, é tão propriedade delas como nossa. Por isto passa também a necessária qualidade do Ensino da Enfermagem, que em alguns casos debita Enfermeiros que não exibem as propriedades necessárias aum profissional licenciado.
É portanto necessário não só enveredar por formas de luta mas fazer perceber à opinião pública o porquê dessa mesma luta, sob pena de sermos acusados de megalomania, de anseios despropositados, de querermos ser previligiados...A sociedade tem de perceber que o que queremos afinal, é algo ao qual já conquistamos o direito há muito!
: Enfermagem: preço por hora??
: carolinarodrigues June 18, 2006, 21:56:26
Pois....andamos a estudar tanto ou mais que os outros, sem contar com o desgaste físico, e ainda somos tratadas por "menina" ou "rapaz", quando um estudante de medicina é logo "doutor/a"....somos infelizmente a profissão na àrea de saúde mais mal remunerada e a que no fim de contas tem maior desgaste....a lógica parece que desapareceu....
: Enfermagem: preço por hora??
: isabelmeireles June 19, 2006, 20:50:58
Também vou estar em greve, apesar de me descontar esse dia nas férias, mas são opções de cada um.


Se toda a gente pensar que "ah! eu nao faço diferença alguma" nunca mais saíremos da "cepa torta"...

Porque se não nos unirmos e demonstrarmos a força e o peso que a nossa classe tem, nunca seremos remunerados como licenciados que somos.

E na pinha opinião, também todos os alunos de enfermagem deveriam fazer greve, porque as não alterações da carreira tambem os afectarão.

Fiquem bem.

Isabel
: Enfermagem: preço por hora??
: aLheiriX June 20, 2006, 01:29:03
Nem mais!!

Como estudante também irei fazer Greve!!

Tenho de preparar a cama onde me vou "deitar"...    :wink:
: Enfermagem: preço por hora??
: Miguellopes June 22, 2006, 19:53:30
Todas as greves, agora e noo passado, sempre exigiram esforço e sacrifício, só assim se conquistou muita coisa... Hoje em dia ninguém quer fazer sacrifícios, e em parte isso retira muito poder de reivindicação. No Algarve, que é o sítio onde se recebem os melhores salários, um médico chega a ganhar por hora aquilo que um de Aveiro ganha em seis horas de trabalho. Ou seja, cerca de 80 euros por hora contra os 14,40 que recebemos em Aveiro", exemplificou um elemento da equipa aveirense."Perguntamos como podem as pessoas ter um honorário diferente com o mesmo tipo de prestação.

Mas é uma pergunta que nunca vimos resolvida", lamentou. O COMÉRCIO sabe que o assunto chegou a ser transmitido ao ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, aquando de uma visita do governante ao Hospital Infante D. Pedro (Aveiro) há alguns meses. Cerca de oito meses depois a discrepância entre valores subsiste. "Neste momento estamos a trabalhar por amor à camisola e não pelo que nos é pago, fazendo muito sacrifício num jogo de sair do hospital e entrar de serviço na VMER, sem intervalos. [/i]"

Nota: O Comércido do Porto, 25 de Outubro de 2004"


Aqui não refere os enfermeiros, mas sabendo que na vmer os enfermeiros recebem entre 60 a 80% do valor estipulado para os médicos... é só fazer as contas....
DE qualquer forma, também já tinha ouvido falar, mas era só um "diz que disse"
: Enfermagem: preço por hora
: Parreira June 24, 2006, 11:20:25
Caros cloegas, a desunião nunca fez a força. Devemos sim tomar atitudes que promovam a classe junto da opinião pública, dos utentes e dos nossos governantes, para que sintam que nós somos uteis.
Quando quizermos alguma coisa não nos comparemos com nada, façamos ouvir a nossa voz e reinvindiquemos aquilo que temos direito, porque já temos obrigações.
Todos para a greve dia 27, quer como funcionários publicos, quer como contratados, quer como alunos.
Vamos estar todos unidos.
Eu vou fazer greve.
: Enfermagem: preço por hora??
: Guytonn June 24, 2006, 12:36:20
PArreira disse

Quando quizermos alguma coisa não nos comparemos com nada


As comparações são necessárias e úteis, desde que devidamente tecidas. A questão que se levanta neste tópico prende-se fundamentalmente com um imperativo de equidade entre a enfermagem e outras classes que connosco partilham uma condição semelhante ao nível de formação académica mas com um tratamento diferenciado por parte do estado. Logo, a equidade é necessáriamente uma relação de justiça relativa, que se alcança mediante um exercício de análise comparativa.
Não temamos comparações, desde que elas não nos desviem do nosso objectivo próprio e desde que o intuito não seja igualarmos o objecto de comparação, antes levar-nos mais além no nosso próprio caminho;
: Enfermagem: preço por hora??
: Miguellopes June 24, 2006, 14:52:20
Concordo com o guytonn!
: Re: Enfermagem: preço por hora??
: RaquelSofia7 July 27, 2013, 02:22:37
Olá Colegas! Sei que este tópico já foi criado desde 2006, no entanto estava à procura de quanto realmente um enfermeiro recebe por hora.... Estive a ler os comentários e posso-vos afirmar que recusei propostas de 2,08€ e 2,5€ em contexto de domicílio. É triste termos queimado tantas pestanas e dinheiro a tirar um curso para recebermos propostas como estas. Apesar de tudo muita gente aceita, é o desespero do pais que estamos.

Como sou recém licenciada gostava de saber mais um menos um valor à hora, mas acredito que seja mais de 2,5€!
: Re: Enfermagem: preço por hora??
: Cathy. July 29, 2013, 11:33:20
: RaquelSofia7
Olá Colegas! Sei que este tópico já foi criado desde 2006, no entanto estava à procura de quanto realmente um enfermeiro recebe por hora.... Estive a ler os comentários e posso-vos afirmar que recusei propostas de 2,08€ e 2,5€ em contexto de domicílio. É triste termos queimado tantas pestanas e dinheiro a tirar um curso para recebermos propostas como estas. Apesar de tudo muita gente aceita, é o desespero do pais que estamos.

Como sou recém licenciada gostava de saber mais um menos um valor à hora, mas acredito que seja mais de 2,5€!

Colega, percebo a sua duvida..
Tenho noção que na minha zona (distrito de aveiro) aquilo que oferecem a um enfermeiro por hora são uns míseros 6-7,5 €. é triste mas não conheço empresas que ofereçam muito mais q isso. mas também sei que os preços variam muito de zona para zona.

espero ter ajudado, boa sorte ;)
: Re: Enfermagem: preço por hora??
: pobieski August 02, 2013, 19:03:44
E as mais exploradoras, são as empresas de apoio domiciliário...que pagam 20€ por turno, 6h diurno, e 36€ nocturno 12h... e ainda têm que limpar o quarto e zonas adjacente e cuidar da roupa! ao que chegamos!!!
: Re: Enfermagem: preço por hora??
: inês.90 August 03, 2013, 23:37:24
A questão é que somos tantos que as empresas se podem dar ao luxo de praticar esses preços.  Pois, se este não quiser ou estiver farto, é só pegar no telefone e ligar ao seguinte.
Já para não falar dos que não pagam sequer pois, compreensivelmente, muitos de nós preferimos o ir trabalhando e ganhar experiência sem ser pago, ao não estar a fazer nada na área.
: Re: Enfermagem: preço por hora??
: Enfermeira M.C. August 05, 2013, 11:04:30
Isto está a ficar cada vez pior e pior e pior.......... Já fui a duas entrevistas para enfermagem para apoio domiciliário e praticavam os mesmos honorários, isto é, 2,91 euros/hora. Eu contestei e a resposta deles foi "Não percebo porque reage assim, nós só estamos a fazer um favor aos enfermeiros pois muitos deles estão desempregados!". Outra colega aceitou o lugar.... e vão continuar a aceitar......... Cada vez mais com vontade de ir para outros países onde somos reconhecidos como profissionais de elevada qualidade !!!
: Re: Enfermagem: preço por hora??
: RaquelSofia7 September 11, 2013, 14:20:46
Eu sinto o mesmo! Uma das propostas que recebi baseava-se em 9horas por dias de segunda a sexta a receber 2,50€, que dá um total de 450€, vindo de uma empresa que contratava enfermeiros para domicilio!! Eu sinceramente estou cada vez mais desiludida com esta realidade! Desculpem a sinceridade, mas para isso vou para o shopping trabalhar, não me chateio e não tenho responsabilidades! Conheço colegas que trabalham 4h em lojas com dois dias de folga e recebem 500€! Destas propostas eu não aceito! É vergonhoso!
: Re: Enfermagem: preço por hora??
: Flumazenil January 14, 2014, 12:27:23
A semana passada tive uma proposta de 10 noites por mes das 19h as 9h e por noite eram 27€.
: Re: Enfermagem: preço por hora??
: Paulo February 06, 2014, 08:18:27
Bom dia caros amigos,

Aos preços praticados mais vale ser voluntário.
Há quem faça noticia das vidas que salva.
www.bvviladoconde.pt (http://www.bvviladoconde.pt)
É a vida, enquanto uns choram outros vendem lenços.

Um grande abraço,
: Re: Enfermagem: preço por hora??
: catenf February 11, 2014, 20:43:42
Infelizmente já tive propostas dessas e até piores... O mínimo que me ofereceram foi 1,60 euros/hora e note-se que era valor ilíquido!! Portanto ainda tinha de fazer descontos sobre esse valor (e note-se que seria a recibos verdes...). Este valor foi-me oferecido pela CONFORT KEEPERS e faria turnos de 24h seguidas, dia sim dia não (portanto o dobro das horas mensais) e também teria de fazer trabalho de empregada doméstica... Também já me disseram de caras numa entrevista em que me ofereceram pouco mais de 4 euros/hora para não fazer comparações entre o meu salário e o de uma empregada de limpeza (com todo o respeito que é devido à profissão...). Segundo a diretora da clínica, não era tão alto mas eu também não teria de limpar tetos!! Resta-me dizer-vos para não perderem a esperança colegas! Apesar de andar a correr o país de norte a sul (e note-se que em 3,5 anos de profissão já vou na 8ª cidade...) tenho arranjado emprego e sempre por mérito próprio! O fator C nunca esteva presente...

Lutem contra estas propostas indecentes! E boa sorte para todos :)
: Re: Enfermagem: preço por hora??
: sayurimatsuo July 22, 2014, 20:25:05
Olá
Sabe se existe enfermeira para cuidar de pacientes com psoríase? Estou fazendo tratamento com a QualityCare - http://www.programaqualitycare.com.br (http://www.programaqualitycare.com.br) - , gosto bastante, mas gostaria de uma enfermeira.

Abraços