Forumenfermagem

Áreas de Intervenção Clínica => Proto-especialidade: Saúde do Idoso e Geriátrica => Tópico iniciado por: enfsergio em Fevereiro 29, 2008, 11:27:01

Título: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Fevereiro 29, 2008, 11:27:01
Há vários tópico aqui na Área de Intervenção denominada Enfermagem Geriátrica. No entanto, nem sempre são muito participados. Alguns participantes dizem que os enfermeiros de ontem e os de hoje fogem do contacto com os idosos e de trabalharem com e para os mesmos.

Será que trabalhar com idosos não é motivante?

Será que é desgastante trabalhar com idosos?

Será que não devemos trabalhar com aquela faixa etária que está mais perto do fim de vida e que já tem um longo percurso de vida?

O que se verifica aqui no forumenfermagem, por vezes algum desinteresse por esta temática, é o que se verifica pelas escolas de enfermagem (onde pouco se fala de geriatria), nos centros de saúde, nos hospitais...muitos consideram os idosos um estorvo, só dão prejuízo ao SNS, como muitos dizem "já não servem". É triste mas é a realidade.

Tenho que dar os parabens aqueles que trabalham com e para os idosos. Sei que é difícil, mas sem dúvida alguma que é bastante gratificante. Por mais duro que seja...não desistam.
Tenho que dar os parabens aqueles que contribuem aqui no forum...no Enf.Geriatrica (se formos a ver...é quase e apenas um grupo restrito). Continuem.

Desculpem o meu desabafo...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: daniela_mrqs em Fevereiro 29, 2008, 11:36:36
Colega enf Sérgio, comecei a trabalhar há cerca de 2meses num lar de idosos e digo que estou a adorar. Não considero os idosos um estorvo,mas sim alguém que precisa bastante de nós. A verdade é que das criancinhas todos têm pena e dos idosos nada disso. Acho que por isso gosto tanto desta área. Sem dúvida que os idosos são dos que mais reconhecem o valor do nosso trabalho...
Apesar disso, tenho que concordar que infelizmente muitos dos enfermeiros "desprezam-nos"...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: AlexGomes em Fevereiro 29, 2008, 12:14:11
Também concordo com o colega enf. sérgio, das crianças toda a gente fala, debates etc.
Numa época em que a pirâmide etária se está a inverter e n.º de idosos a subir, é emergente criar uma área de cuidados especializados para os idosos, tal como existe enfermegem de saúde infantil e pediátrica, também deveria existir
Enfermagem de Saúde do idoso e geriátrica.
Só assim se poderiam prestar cuidados específicos a esta faixa etária tão desprezada!
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfermeiredo em Fevereiro 29, 2008, 17:27:47
Caro colega sérgio:
A mentalidade comum diz: é belo quem é novo, quem é jovem, quem é magro, quem é musculado, quem não tem rugas...
Basta olhar 2 minutos para a publicidade televisiva e está tudo percebido.
Tudo o mais não é bem visto. O prazer imediato é o que a sociedade nos propõe. Faço frequentemente rastreios cardio-vasculares a utentes e quem tem IMC de 22 diz logo que está muito gordo. É verdade.
A morte e a velhice são tabus, mais ou menos inconscientes para muitos, incluindo enfermeiros. A morte deve acontecer longe e reservada a profissionais, diz mais uma vez o senso comum, longe da família.
As pessoas já não são pessoas se não forem úteis: veja-se por exemplo o caso do aborto: se satisfizerem o meu desejo de paternidade, maternidade, tudo bem, senão: adeus :(
E muita gente vive a velhice e a morte (inclusive enfermeiros) sem saber porquê! Qual o objectivo da vida? É uma pergunta que nem todos nós nos colocamos e que nem todos nós sabemos responder.
É por isso que, segundo o meu ponto de vista, muitos enfermeiros fogem da Geriatria.
(Nota: começo 5ª feira próxima a Pós-graduação em Geriatria na ESEL (Calouste Gulbenkian). Cumprimentos do Enfermeiredo
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Fevereiro 29, 2008, 17:35:50
@Enfermeiredo

Concordo com tudo isso...Ainda vivemos nos tempos em que apenas o jovem, belo e esbelto é tido em conta...longe vão os tempos em que os mais velhos eram vistos como sábios e tidos em conta...em que nada poderia acontecer sem autorização do ancião. Hoje em dia, como eu já referi, por não ser rentável e já não produzir...os idosos são muitas vezes ignorados...o percurso de vida até à velhice é esquecido...mesmo que tenham feito muito pelo desenvolvimento económico e social. É a cultura que temos...é a cultura que não deveríamos ter.

Infelizmente as escolas também parecem esquecer a área geriátrica, apenas havendo uma cadeira num semestre...ou como em alguns cursos...não há cadeira específica de geriatria...fala-se inserida em outra cadeira qualquer. Mais uma vez alguém foi mais esperto e criou cursos de geriatria e gerontologia. Quando a enfermagem tentar novamente apanhar este campo já vai ser tarde.

A enfermagem em geriatria vai ser quer queiram quer não...o futuro...a sociedade envelhece...todos caminhamos para lá...todos tentarão procurar cuidados de excelência.

Colega enfermeiredo...resta-me desejar boa sorte para a Pós-graduação...e que os conhecimentos que vai adquirir sejam úteis...para que possa ajudar a mudar as mentalidades.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Nivaldo em Fevereiro 29, 2008, 17:41:11
Concordo com os colegas.
Em qualquer lugar do mundo, seja aqui no Brasil como aí em Portugal, se uma criança estala os dedos aparecem inúmeras mãos para ampará-las, enquanto se um idoso estalar os dedos não aparecem um só cristão para ampará-lo.
É o descaso com nossos idosos que um dia seremos e não adiatará reclamarmos, porque não temos feito nada por eles.
Claro que tem as excessões e parabenizo aos colegas Enfermeiros que se dedicam aos idosos.
Eu daqui há 4 anos serei um deles, mas antes disso quero voltar ao meu projeto em cuidar deles, projeto esse que era para ser colocado em prática em Junho do ano passado, mas por razão de doença tive que adiar, mas estou me recuperando e logo os idosos ganharão mais 2 braços para ampará-los.
Abraços.
Nivaldo
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Martalexandre em Fevereiro 29, 2008, 18:23:44
nao tinha ideia q os enfermeiros fogem á enf geriatrica.mas s calhar é por eu adorar imenso os nossos idosos, acho q eles sao realmnt mt sabios e temos mt a aprender c eles :) eles precisam tto de nós, e mtas vezes basta apenas ouvi-los!pena q cada vez mais nao há  esse tempo nos nossos serviços d internamento :( :(
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Fevereiro 29, 2008, 18:27:58
@Martalexandre

Por vezes não há tempo...outras vezes não queremos ter tempo.

Nos lares por exemplo...muitas vezes vemos os idosos sozinhos num salão e as funcionárias todas juntas na conversa. Isto é não ter tempo?? Ou é não querer ter tempo?? Nos dias de hoje muitos dos que trabalham com idosos nos lares, centros de dia, apoio domiciliário apenas se preocupam com o dinheirito no fim do mês. Não se esforçam por gostar...não se esforçam por tentar ter vocação. lol
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: alleinade em Março 01, 2008, 00:15:58
Oie,

Já tinha constatado este desinteresse dos enfs pela geriatria, pelo que já tinha colocado esta questão, por várias vezes, ainda que de uma forma indirecta, à qual não obtive resposta...

Mas afinal o que leva a este desinteresse dos enfs pela geriatria?!!

Penso que o problema começa logo na sociedade em que estamos inseridos, uma sociedade que não se interessa pelo idoso, que o despreza, não existe interesse pela  demencia de alzheimer, não se sabe o que é, mas tb não existe interesse em saber; não se defende o idoso, logo a partida é um bocado dificil ter- se bons cuidados de saude ao idoso já que quem pode exigir essa qualidade não o faz...

Existe uma musica da Mafalda Veiga que ilustra bem o sentimento da sociedade portuguesa em relação ao idoso:evita -se o idoso,simplesmente não se fala,pq se tem medo do futuro, existe a consciência que a velhice é sinonimo de solidao, de desprezo, de dor;mas não se percebe que são os jovens que têm de mudar este futuro, ja que os velhos não se conseguem defender.

Esta poderia ser a grande causa do desinteresse dos enfs pela geriatria, mas agora vou dar o ex de uma realidade diferente...

Vivo num pais onde existe de facto um interesse pelo idoso, pela geriatria; existem hospitais publicos de geriatria,uma boa rede de cuidados ao domicilio, lares com qualidade, os media tem especial interesse por reportagens sobre a demencia de alzheimer e maus trautos no idoso; tudo isto demonstra o interesse da sociedade por esta área.

Acham que os enfs franceses são mais interessados pela geriatria que os enfs protugueses? Não, de facto têm um papel fundamental nesta área,mas a mim parece -me que foram "empurrados" pelo sistema, não existindo propriamente um grande interesse pela geriatria...

E isto leva -nos mais uma vez ha grande questão:mas afinal o que querem os enfs para a enfermagem??

Querem uma enfermagem onde somos meros tecnicos, ou uma enfermagem onde somos autonomos, os pivos do sistema de saude?!
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Babyann em Março 01, 2008, 18:40:33
Eu também concordo com o enf.Sérgio, pouca gente tem paciência para "aturar" os idosos, enquanto que as crianças são a melhor coisa do mundo!
Em breve vou estagiar para um lar, e pelas experiencias das minhas colegas, é mt gratificante trabalhar com idosos, eu acho que os idosos mt carentes a nível afectivo, não sei se me engano, mas é aquilo que reparo no dia a dia, se os ajudamos a atravessar a rua já somos uns anjos e então se os ouvimos durante 30min,para eles é uma alegria!
Não sei se viram a reportagem da TVI sobre idosos mais ou menos a uma semana, partiu-me o coração!Como é possível abandonarem idosos nos hospitais, só porque vão de férias ou nem isso, só porque os estorvam, isso são pessoas sem coração, e idosos a viverem na rua?e a saberem que os filhos têm boas casas para os receber?
Parte-me o coração em saber que existem pessoas tão egoistas neste mundo, mas infelizmente não poderei mudar o mundo sozinha....
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfermeiredo em Março 01, 2008, 21:29:42
Babyann:
gosto da tua atitude perante o mundo.
há uma parte do mundo que podes mudar: é o teu coração, com muita sorte um palmo em redoe de ti.
Bom estágio
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Março 01, 2008, 23:21:16
Pois é... já muito aqui tem sido dito...e espero que mais seja dito...

Falta paciência?? Pois falta...mas temos que a ter...nem sempre a podemos ter...concordo...nem todos os dias são iguais. O grande problema...é quando não temos paciência dia após dia...e vamos ignorando os nossos idosos dia após dia.

Penso que podemos fazer um exercício...Quando formos idosos...como queremos ser tratados? Querem ser ignorados? Querem ser isolados?

Pois é..."não faças aos outros o que não queres que te façam a ti".
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: charlie_ze em Março 02, 2008, 00:59:45
Penso que um dos principais motivos pelo qual os enf fogem da geriatria é pelo facto desta não estar associadas ao tecnicismo e modernismo que a maioria dos enfermeiros (principalmente jovens) tanto gostam e admiram. Como já repetido neste forum em mais do que um post: "Um enfermeiro trabalhar apenas num lar de terceira idade fica muito limitado"

continuamos a ver a geriatria como a 2ª divisão.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfermeiredo em Março 02, 2008, 16:07:43
Subscrevo o que Charlie Ze disse: alguns enfermeiros pensam se não há muitas máquinas a fazer "pipipi" e adrenalina não é enfermagem, o que é falso.  Eis o exemplo que eu gosto de colocar: é mais importante prevenir um AVC ou tratar uma pessoa com AVC? É menos espectacular vigiar uma TA do que accionar o desfibrilhador, mas se se fizer o primeiro, se calhar não é necessário fazer o segundo. (Trabalho em CSP)
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: alleinade em Março 02, 2008, 16:25:45
Oie,

Os enfs fogem da geriatria pq  é desgastante ,não é fácil cuidar de "bebes grandes"; é preciso ter muita paciência, na maior parte são doentes desorientados, são "chatos"; é um trab que não é reconhecido socialmente visto que os "clientes"não se queixam e geralmente são abandonados pela familia; normalmente as condiçoes de trab não são das melhores...

Os enfs mais novos procuram serviços mais tecnicos, normalmente são os enfs em fim de carreira que procuram estes serviços para não se chatearem e é logo aqui que começa o problema visto que estes enfs não estão de todo motivados pra trabalhar...

A geriatria vai ser o futuro não tenhamos duvidas, tenho pena que os enfs a deixem fugir e no fim so seremos os dos pensos e das injecções e nada mais.

Esta se aqui a ligar a geriatria somente a lares, o que não é verdade; talvez eu consiga ver a geriatria de outra forma pq tb tive a oportunidade de conhecer outra realidade, mas garanto vos que há muito a desenvolver numa geriatria é so dar lhe uma oportunidade...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Março 02, 2008, 16:34:06
Não podemos considerar os idosos "bebes grandes". Os idosos são pessoas já com um longo percurso de vida e a última fase de vida não pode ser equiparada à primeira. Os idosos são idosos...bebes são bebes.

Concordo que a geriatria não é só associado a lares. Os idosos estão em todo o lado. Estão na rua, estão nos hospitais e centros de saúde, estão nos lares, centros de dia, centros de noite, unidades de cuidados continuados,... São nossos amigos, familiares, conhecidos e desconhecidos. Os idosos estão em todo o lado dentro da nossa casa e fora dela.

A geriatria é sem dúvida alguma o futuro...mas o que eu vejo e tenho que discordar...não são os enfermeiros em fim de carreira que procuram ir trabalhar com idosos...esses são mesmo dos que mais fogem da geriatria. Os mais novos procuram serviços sem dúvida alguma mais técnicos...mas hoje em dia alguns já se encontram dispertos com os estágios em lares e nas medicinas.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: charlie_ze em Março 02, 2008, 23:36:51
Ora agora é que se focou o ponto - quase todos os enfermeiros consideram os idosos bébes grandes... se a maioria não gosta de cuidar dos pequenos, quanto mais os grandes....

Os idosos são pessoas - autónomas - e isto, por vezes, é dificil de aceitar...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: alleinade em Março 03, 2008, 11:47:25
Oie,

Enf Sergio aquilo que disse é exactamente o que me dizem os colegas qd lhes pergunto pq não gostam da geriatria, e a resposta é sp a msm pq os idosos são "bébes grandes", e qd dizem isto é associado ao esforço fisico principalmente...

Eu sei que os idosos não são bébes grandes, eu sei pq a geriatria interessa -me, pq faço formação na area, tal como você, e é por essa razão que vimos a geriatria de uma maneira diferente pq procuramos conhece -la...

Se repararmos as razões apontadas pelos enfs para dizerem NAO à geriatria, estão sp ligadas a esforço fisico, não haver muita tecnica a desenvolver, o que me leva sp a perguntar mas afinal o que é a enfermagem para os enfs...

A geriatria nao interessa aos mais novos, talvez o interesse tenha vindo a crescer devido a situação de enfermagem, levando a que a geriatria deixe de ser a 2 opção como antigamente...

Já repararam que nunca se fala em processo de enfermagem,no facto do enf ser o elo de ligação entre os diferentes elementos da equipa, ser o elo de ligação entre equipa e familia...

As razões que apontei na minha ultima intervenção, são as razões apontadas pelos colegas para não trab em geriatria, não é a minha opinião sobre a geriatria, pq se assim fosse ja tinha mudado de área...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Março 03, 2008, 18:27:39
Cabe a todos nós que fazemos formação na área geriátrica tentar mudar as mentalidades...

Temos que mostrar que embora um serviço pesado é gratificante...

Que pode não ser muito técnico...mas que se desenvolvem outras competências igualmente importantes...não é só de técnica que vive a enfermagem...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Son_Goku em Março 03, 2008, 18:35:30
Provavelmente fogem da geriatria porque não é nos lares que se ganha melhor...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Março 03, 2008, 19:33:57
Mas como já alguém disse...a geriatria não é só lares...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Caldas em Março 06, 2008, 17:32:10
Já agora dava um bom tópico de discussão não? Em que locais podem os enfermeiros intervir na área da geriatria?

Em primeiro lugar, tal como muitos de vocês acredito que a enfermagem tem a sua essência na prevenção e na implementação de acções que não são essencialmente técnicas e que visam promover a adaptação da pessoa a sua condição de saúde.

Em face disso acho que o primeiro grande problema no que concerne a pergunta está relacionado com a sociedade e a forma como esta vê as profissões e a vida. Quantos de nós não viram doentes ganhar esperança acentuada porque estão com uma máquina? Isto são sinais dos tempos, que neste país demoram muito a mudar.

Também essa percepção têm os alunos ao longo da formação. Contudo, alguns deles mudam a percepção. Na minha formação tive algumas cadeiras relacionadas com a geriatria, mas acho que foram insuficientes. Esta é uma área que requer investimento e maior dedicação por parte dos curriculos escolares. Ressalvo as pós-graduações que estão a surgir. Sei que na minha antiga escola também está a ser dado mais ênfase à temática do idoso, fruto do doutoramento de uma professora nessa área

Tal como dizia o enfSergio é necessário mudar mentalidades. Trabalho num serviço de ortopedia que lida com população cada vez mais idosa, na nossa prática interroga-mo-nos que futuro e que estratégias teremos de adoptar perante esta população, que cuidados, que formas de investir, que ensinos, que estratégias?

Em relação a algo que se falou aqui de no lar não se adquirir competências, acho que se adquirem competências diferentes tal como no centro de saúde que ainda são pouco valorizadas e pouco satisfatórias para os enfermeiros formados essencialmente para o trabalho hospitalar. Também aqui é necessário que a formação seja repensada face a crise de empregabilidade nas entidades hospitalares.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: alleinade em Março 06, 2008, 18:57:06
Oie,

Colega Caldas, agora é que disse td; realmente o mal da geriatria começa logo na nossa sociedade, que acha que enfs que trabalham em geriatria são menos enfs que os outros; a formação de base benefecia os cuidados em intra -hospitalar; logo aí a geriatria é morta a nascença...

Acho que em todos os tópicos aparece uma frase do género: a enfermagem vai mal, onde é que já se viu estágios em lares e infantários; bem não percebo qual o mal td depende dos objectivos do estágio, a muitos enfs  fazia-lhe bem um estágio num lar...

Em que serviços os enfs podem intervir na área de geriatria? Pelos vistos em todos os serviços...

Ha uns tempos estive num congresso de cirurgia cardio toracica, onde a dada altura se falava que os doentes cada vez eram mais velhos e mais pesados que era preciso adoptar estratégias  para esta nova realidade, bem penso que era esta ideia...

É preciso mudar mentalidades, todos recebemos a msm formação de base, todos temos idosos nos nossos serviços, se ainda não conseguimos perceber a imp da geriatria então algo vai mal na enfermagem...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Março 07, 2008, 17:16:52
Eu sou um defensor de estágios em lares de terceira idade. Não concordo é que um estágio num lar substitua um estágio num serviço de medicina (como já foi referenciado num tópico anterior), pois não há comparação.

Mas um estágio num lar de terceira idade, com boas condições para campo de estágio, poderá ser muito enriquecedor e fazer com que os alunos possam apanhar o gosto pela enfermagem geriátrica. Decerteza que arranjarão muito para fazer. Decerteza que permite desenvolver capacidades e habilidades que mais nenhum estágio permitirá.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Miss Nurse em Março 07, 2008, 21:01:23
olá!Encontro-me a trabalhar neste momento há uma semana e estou a gostar muito! è um lar muito diferente daquele em que fiz estágio durante o curso...Acredito que é importante um estágio em lar de idosos mas não em qualquer lar. A minha experiência de estágio foi mais de animadora cultural do que outra coisa...Onde me encontro agora não...damos banhos no leito, realizamos pensos, preparamos as caixas de medicação...damos atenção aos idosos,..... enfim fazemos tudo o que tem a ver que a nossa profissão..e acreditem há trabalho para começar as 8h da manha e acabar...nunca...infelizmente somos só dois e temos que ter também o nosso descanso nocturno...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Caldas em Março 07, 2008, 22:57:52
Anita permita-me que faça uma pergunta provocante: Considera que esse lar é um local a que podemos chamar lar (ver tópicos desta secção relacionados com os lares)? Não será antes isso um local que em muito se assemelha ao que devem ser as Unidades de Recobro da Rede de Cuidados Continuados, só que com muito menos profissionais que quando a estrutura pertence a rede?
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Março 07, 2008, 23:29:40
Pode ser um lar...mas com óptimas condições :)
Todos os nossos lares deveriam ser assim...em que o enfermeiro não deveria ir apenas fazer uns pensitos e ir embora.
O enfermeiro deve ter um papel activo na prestação dos cuidados, só assim se poderão melhorar a qualidade aos idosos que lá estão.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Caldas em Março 07, 2008, 23:40:18
EnfSergio estava-me a referir ao tópico em que falamos de como seria o Lar Ideal. Claro que para alguns dos frequentadores do lar será necessário nesses lares haver cuidados de enfermagem a nível da dependência dos auto-cuidados. Porém, acho que num lar ideal, a maioria dos seus utentes encontra-se lá por situações sociais e não por diminuição da sua condição de saúde, ou perda do equilíbrio saúde-doença.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: letita em Março 08, 2008, 13:14:10
olá :
acho que esta questão: "enfermeiros fogem os enfermeiros à enf. geriátrica " é falsa. Neste momento encontro-me a frequentar um curso de pós-graduação em geriatria e comigo andam mais 39 colegas e ficaram algumas pessoas sem vaga  para o frequentar.
cumprimentos
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Março 08, 2008, 14:16:06
Será que foram por ser área geriátrica ou por ser ima pós-graduação??

Conheço pessoas que tiraram uma pós-graduação em geriatria...porque queriam tirar uma pós-graduação e não havia nenhuma que lhes agradasse aberta...e então "meteram-se" na que acharam "menos má".

Pois é...é esta a realidade...muitas pessoas pensam que se tem que ir fazendo curriculo para não ficar para trás em serviços competitivos. E assim metem-se "na coisa...sem gosto pela coisa"
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: jotix em Março 18, 2008, 01:06:14
Eu pessoalmente gosto muito da área da gerontologia e obviamente da geriatria.

Mas de facto, é desgastante, e tem tarefas que não são agradáveis de se fazer.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Março 22, 2008, 22:57:00
Citar
Mas de facto, é desgastante, e tem tarefas que não são agradáveis de se fazer.
(jotix)

Desgastante sim...tarefas desagradáveis...talvez...mas muito bom quando conseguimos um sorriso num idoso...quando nos sentimos realizados com aquilo que fazemos...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Caldas em Março 22, 2008, 23:04:40
Só uma questão o que é que é uma tarefa em enfermagem? Será que não queriam dizer intervenção?

E o que são intervenções de enfermagem desagradáveis?
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Março 22, 2008, 23:37:05
sim...concordo...já tinha pensado questionar isso ao colega...hoje em dia não se falam em tarefas...mas sim em intervenções...

e uns gostam mais de fazer umas coisas outros de outras...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Caldas em Março 22, 2008, 23:40:30
É que entre as intervenções:
- Dar banho a pessoa no leito
- Inserir Cateter Venoso Periférico

Eu prefiro a primeira. Será que sou desagradável?
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Março 22, 2008, 23:52:08
Penso que ninguem disse que por gostar mais de uma do que outra o tornava uma pessoa desagradável.

O que foi dito é que
Citar
tem tarefas que não são agradáveis de se fazer
. O errado é a palavra tarefa...que dvia ter sido substituída por intervenção.

Volto a dizer...não sao as pessoas que são desagradáveis por preferirem uma intervenção em vez de outra.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Caldas em Março 22, 2008, 23:56:00
estava a brincar com a situação como é óbvio...

aliás estive mesmo para por em vez de desagradável, pior enfermeiro...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Março 23, 2008, 00:03:09
Brincadeiras à parte...não é por preferirmos umas intervenções a outras que somos piores enfermeiros...

Não é por trabalharmos com idosos que somos piores enfermeiros...

Eu gosto muito de trabalhar com idosos...posso dizer que me sinto realizado...é uma área que invisto dia após dia...em que tento saber cada vez mais...para me tornar melhor enfermeiro...e para dar o meu melhor dia após dia...como disse alguém aqui um dia...a geriatria constinua a ser vista como pertencente à 2ª Divisão. Está na hora de a transformar num clube de elite...da 1ª Divisão.

Temos que discutir assuntos sérios...sempre com um sorriso no rosto...

 O0
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Caldas em Março 23, 2008, 00:13:54
Sergio era exactamente isso que queria mostrar...

Tal como a geriatria outros são parentes pobres da enfermagem...Exemplo dos Centros de Saúde que eram vistos como descanso do desgaste.

Infelizmente ainda há gente que considera que há elites, eu apenas acredito que existem áreas de diferente intervenção, áreas de especialização.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: paulomoutinho938 em Março 23, 2008, 17:06:09
Do meu ponto de vista ha que mudar mentalidades, é muito "bonito" trabalhar numa UCI, num bloco... Mas uma coisa é certa o futuro da enfermagem também passa pela geriatria e cada vez mais... Algo que ja se encontra consolidado nomeadamente na Suiça, onde o trabalho geriatrico e nomeadamente psiquiátrico é mais bem remunerado que os demais.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Março 23, 2008, 17:48:45
@paulomoutiinho938

trabalhar na área geriátrica aí na Suiça?

Como é a organização de um serviço geriátrico aí? Parecido com um serviço de medicina aqui em Portugal? Ou diferente??
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: paulomoutinho938 em Março 23, 2008, 22:13:25
Eu trabalho num serviço de medicina geriátrica, nao difere muito dos serviços de medicina de Portugal, pois temos de "tudo" - cuidados paliativos a doentes oncológicos em fim de vida, collaboração de cirurgia plastica, abdominal...

No entanto nos dois outros serviços de geriatria do hospital onde me encontro existe aquilo que eu chamo de pura geriatria - isto é cuidados aos doentes geriatricos afim de obterem um pleno ou parcial restabelecimento para depois poderem regressar a casa ou lar de idosos. As recentes unidades de cuidados continuados assemelham-se um pouco a estes dois serviços gerátricos - não menos interessantes que o meu serviço pois antes de estar em medicina geriatrica passei pela geriatria.

Não acho nada desprestigiante o trabalho com idosos, antes pelo contrário, o reconhecimento do nosso trabalho é muito mais valorizado, quer pelas familias quer pelos próprios doentes que nao apresentam disturbios neurológicos como é óbvio.

Para além de que com uma população europeia cada vez mais idosa é de facto necessário que exista especialização na area.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Março 24, 2008, 16:38:34
@paulomoutinho938

Muito interessante e uma mentalidade diferente da realidade portuguesa.

Como se organiza, qual o objectivo
Citar
dois outros serviços de geriatria do hospital onde me encontro existe aquilo que eu chamo de pura geriatria
??

Depois da alta para o domicílio há acompanhamento por parte dos serviços geriátricos??

A geriatria na Suiça é uma especialidade em enfermagem?


Desculpa tantas perguntas...mas é importante conhecer novas realidades...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: paulomoutinho938 em Março 24, 2008, 17:09:45
Existe claro acompanhamento, existem organismos como os CMS - Centre Médico-Social - que acompanham os doentes em casa, ha também os Homes, Foyers du 3éme Age etc que se ocupam - eu não sei muito bem como funcionam, mas existe sempre um acompanhamento do paciente até ao fim de vida isso de facto é uma realidade aqui, mas tb o sistema de saude não é como em Portugal - aqui é estilo americano em que se têm por lei fazer um seguro de saude.

Quanto aos dois outros serviços de Geriatria estão mais direcçionados para a reinsercção na familia-sociedade e na procura de lugares disponiveis nos lares, sendo que estes dois não praticam terapias invasivas, sendo a grande maioria dos tratamentos feitos atraves de medicação per-os, sendo muito raro mas mesmo muito a prescripção de perfusões.

Para veres um pouco so coloquei dois a tres cateters em mes e meio!!! E colheitas de sangue só para o PTT - Sintron.

No que trabalho Medicina-Geriátrica, é bastante mais diferente, mais procedimentos invasivos pois os doentes na sua maioria não se encontram estáveis.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Março 24, 2008, 17:14:24
@paulomoutinho938

Há muitos enfermeiros aí na Suiça interessados na geriatria?

Aí na Suiça os enfermeiros "fogem à enfermagem geriátrica" como aqui em Portugal?

A geriatria é especialidade em enfermagem aí na Suiça?
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: nursing em Março 25, 2008, 22:52:25
olá Caros colegas!


   É verdade que a  enfermagem geriatrica ainda é considerada como desmotivante, mas é nela que vai estar o Futuro. A nossa população está a envelhecer, e cada vez mais os lares estão a colocar enfermagem 24 horas por dia. Eu estou a ter essa sorte. SIm digo sorte, porque em nada me sinto azarenta por ir exercer a minha profissão num lar da terceira idade. Desmotivador seria para mim não ter trabalho e andar diariamente a mandar curriculos sem saber o que o futuro me reservava. Surgiu esta oportunidade e vou agarra-lá com muita força. Ao fim de 7 meses no desemprego e ja inscrita em várias lojas, foi uma verdadeira lufada de ar fresco na minha vida. Alias penso que será uma boa oportunidade para a enfermagem que se encontra em decadência. Todos os Enfermeiros sabem que  neste momento so se é enfermeiro por gosto.Vive-se na profunda instabilidade...pois é muita coisa vai ter que mudarnão so a delegação de funções mas também a mentalidade. Afinal todos Nós poderemos chegar a essa etapa da vida e qdo la chegarmos será que não queremos alguém qualificado a cuidar de nós ? ou será como diz a Mafalda Veiga... será que temos Medo de ver o seremos daqui a uns anos...

                                                                                                    cumprimentos para todos
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: charlie_ze em Março 25, 2008, 23:09:44
Parabens por teres encontrado emprego, e boa sorte, tens um desfaio à tua frente que poderá ser muito estimulante....
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Março 25, 2008, 23:18:57
Parabéns por teres arranjado emprego...

Sem dúvida que cabe a ti fazeres que esse emprego seja estimulante. É um desafio que penso que será muito interessante para ti.

E como tu dizes...e como eu já disse...e como muitos já aqui disseram...a enfermagem geriátrica é e será o futuro da enfermagem.

Só espero que a enfermagem não acorde tarde demais para uma área que já começa a ser muito procurada por outras áreas...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: The_Undertaker em Março 25, 2008, 23:41:25
A enfermagem em Geriatria é de facto uma área de actuação dos enfermeiros tão digna como outra qualquer. Agora não queiram dizer que é muito estimulante ou tão estimulante como outra qualquer... comparem o que é ser enfermeiro em geriatria e o que é ser enfermeiro por exemplo num serviço de urgência... é muito mais estimulante, desafiante e gratificante... De qualquer forma fica aqui o meu apreço para quem trabalha em geriatria  8)
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Março 26, 2008, 18:40:41
Cada área...a sua área...se eu não gostar de ser enfermeiro num serviço de urgência...que tem isso de estimulante, desafiante e gratificante para mim?? Nada...

O que se discute aqui é que os enfermeiros não conseguem ver que a geriatria consegue ser estimulante, desafiante e gratificante...e acredite que é...há uma envolvência muito maior em termos humanos...E pelos vistos o colega tem apreço por quem trabalha em geriatria...mas não consegue ver o trabalho que se pode fazer com e para o idoso.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Caldas em Março 28, 2008, 19:24:00
Citação de: The_Undertaker
A enfermagem em Geriatria é de facto uma área de actuação dos enfermeiros tão digna como outra qualquer. Agora não queiram dizer que é muito estimulante ou tão estimulante como outra qualquer... comparem o que é ser enfermeiro em geriatria e o que é ser enfermeiro por exemplo num serviço de urgência... é muito mais estimulante, desafiante e gratificante... De qualquer forma fica aqui o meu apreço para quem trabalha em geriatria  8)

Colega undertaker e quem não gosta de urgência? E quem acha que os cuidados a doentes críticos não são motivadores? Tem de os praticar? É por essas concepções de que apenas o técnico e o patológico serem desafiantes é que surgiram outras profissões da área da saúde e que se apoderaram de competências menos desafiantes para nós. Agora algumas dessas profissões encontram-se ao nosso nível em termos de conhecimentos e de autonomia profissional. Aliás, a minha grande duvida é que cuidados autónomos são realizados pro um enfermeiro no Serviço de Urgência?
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: The_Undertaker em Março 29, 2008, 16:40:30
É apenas a minha opinião... Para mim a geriatria não é muito estimulante... E acreditem que trabalhar num serviço de urgência também tem muito de gratificante e uma grande dimensão de relação com o outro. Imaginem o que é o doente chegar ao SU com muitas queixas álgicas, em risco de morte e muito ansioso e com a intervenção do enfermeiro (e da restante equipe)  aliviar a dor, a ansiedade e afastar o doente do risco de morte iminente. Conseguem imaginar o quanto os doentes ficam agradecidos aos profissionais que têm estas intervenções? conseguem imaginar o grande campo de actuação a nível da relação de ajuda? Conseguem imaginar a possibilidade de todos os dias se depararem com situações novas e de não existir uma rotina (o que acontece em serviços de medicina e similares)?

É claro que é uma questão de gosto pessoal mas para mim o SU é o serviço de excelência para se ser enfermeiro, é o lugar em que todos os dias temos oportunidade para mostrar o que valemos.... Trabalhar em geriatria é, na minha opinião, muito nobre mas pouco estimulante e desafiante...  8)
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Março 30, 2008, 19:58:54
opiniões...

gostos...

motivação...

técnica vs relação humana

rotinas...

estimulante...

gratificante...


cada um com a sua opinião... e dizem que gostos não se discutem...

A verdade é que só se consegue ver o estimulante, o motivador, o gratificante que é...gostando muito daquilo que fazemos...


Secalhar mais vale perguntar...Porque não gostam os enfermeiros da Enfermagem Geriátrica?
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Tixinha em Março 31, 2008, 00:02:01
Citar
Porque não gostam os enfermeiros da Enfermagem Geriátrica?

Boa noite Caros colegas,
Não sei a questão será propriamente os enfermeiros nao gostarem de trabalhar em geriatria... Pelo menos eu nao encaro a situação dessa forma...
Eu estou a trabalhar num lar ha alguns meses depois de ter terminado o curso no ano passado...
Gosto muito de trabalhar com idosos e acho que é uma área fascinante sim... por aquilo que os idosos precisam de nós, por aquilo que lhes podemos dar, cuidando deles e ouvindo o que dizem, o que precisam, as suas angustias e as suas alegrias, os seus medos e as suas ansiedades...por aquilo que eles partilham conosco... por toda a vertente humana que implica esta área...
Agora, pela minha experiencia, pouca ainda, a ideia com que fico é que é uma área muito exigente... aos poucos vemo-los morrer, aos poucos vemo-los ir embora... é complicado ver que o organismo ja nao reage da melhor forma possível, é complicado ver, que mesmo tentando fazer tudo para eles ficarem bem, os esforços sao em vão,e acabamos por nos sentir impotentes...
Eu sinto-me impotente...
É complicado ouvir e ler "ah por causa da idade nao se procedeu a um exame mais exaustivo e profundo", "ah e tal a idade tb ja nao permite mais"... entre outras situações... nós tb seremos idosos um dia.. será que é assim que vamos querer que nos tratem??? Não digo que a realidade nao seja que o idoso é uma pessoa mais frágil, sim é verdade...mas muitas vezes nem se sabe a situação exacta do utente e através da idade põe-no logo de lado... como é possível??? Se toda a gente tem direito a morrer com dignidade???Se toda a gente tem direito à saúde???

Sinto que talvez seja por isso que uma grande maioria dos enfermeiros nao gostem tanto desta área... é um mecanismo de defesa dos próprios enfermeiros... e talvez seja por isso que os enfermeiros achem desmotivante... afinal sao um grupo de pessoas com características especificas e que nem todas as intervenções podem se colocar em prática, mas após isso é que vem a parte mais motivante -  arranjar estratégias para cuidar do idoso da melhor forma possível, com a melhor qualidade possível...



Cumprimentos cuidados!!!
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: paulomoutinho938 em Abril 01, 2008, 23:04:04
Respondendo as tuas perguntas Enf. Sérgio,

Aqui na Suiça o trabalho em enfermagem geriatrica é muito valorizado quer pela população em geral quer pelos proprios hospitais e isso reflete-se num salario mais elevado, que é degastante, de facto o é mas também é muito gratificante.

Na Suiça existe de facto, pós graduação emm geriatria e tambem master em geriatria, não existe a meu conhecer uma grande percentagem de enfermeiros jovens a demonstrar interesse na enfermagem geriatrica mas no entanto nao tenho a noção que fujam dos serviços de geriatria, preferindo-os aos serviços de pedopsiquiatria ou psicogeriatria.

É de facto pena que em Portugal as instituições não se terem ainda dado conta da importancia de uma especialização na area, visto a população da terceira idade estar cada vez mais a aumentar...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Abril 06, 2008, 14:40:40
obrigado paulomoutinho938

Realmente falta valorizar a enfermagem geriátrica e darem conta da importência de uma especialidade nesta área...

A todos os interessados nesta área...podíamos unirmo-nos e enviar uma petição à ordem para a enfermagem geriátrica se tornar especialidade...

:)
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: pedrojosesilva em Abril 08, 2008, 02:42:01
@enfsergio

A geriatria/gerontologia é daquelas que é de caras, que tem condições para se individualizar como especialidade.

É um campo amplo por desenvolver, nomeadamente em termos de novas formas de organização de trabalho, em parceria (partnership) com os idosos.

Muito estimulante se colocarmos a criatividade a funcionar.

Quanto à questão colocada no inicio do tópico, o estudo, ainda actual mesmo com mais de 10 anos, da Enf. Arminda Costa (ESEnfPorto) e que é um clássico que os enfermeiros com formação nesta área conhecem, e que coloca as razões, na falta de orientação para os idosos na formação inicial, na organização burocratizadas e hierarquizadas das unidades que cuidam os idosos,e a colagem ao modelo biomédico dos profissionais que acabam a formação e procuram locais onde esse modelo é mais evidente.

Para terminar, uma sugestão ao enfsergio, e quem se lhe quiser associar, vejam qual o ponto da situação neste processo de indiv. de especialidades. E apresentem propostas para definir o que está por definir.

Enfermagem na Saúde do Idoso: Dirigida aos dos projectos de saúde do Idoso a vivenciar processos de saúde/ doença com vista à promoção da saúde, prevenção e tratamento da doença, readaptação funcional e reinserção social em todos os contextos de vida.

No decurso deste mandato o Conselho de Enfermagem pretende elaborar a matriz de
reconhecimento de especialidades, definir as competências comuns e definir das
competências específicas para cada área de especialização aqui perspectivada.

In http://www.ordemenfermeiros.pt/images/c ... s_site.pdf (http://www.ordemenfermeiros.pt/images/contents/documents/91_IndividuaEspecialidades_site.pdf)
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Abril 08, 2008, 15:21:50
Citar
Para terminar, uma sugestão ao enfsergio, e quem se lhe quiser associar, vejam qual o ponto da situação neste processo de indiv. de especialidades. E apresentem propostas para definir o que está por definir.

Interessados em colaborar?
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: brunomd em Abril 08, 2008, 18:42:55
oi
eu sei k opinioes sao opinioes mas nao me venham falar em relação de ajuda em serviço de urgencia. isso significa que nao sabem o que é e quais os requisitos para a relação de ajuda.
De facto a enfermagem de urgencia e muito estimulante, motivadora e nada rotineira, mas nao me queiram fazer crer que e a area onde ha maior interação humana...
Trabalhei nas Urgencias de Comibra e o k menos gostei foi do facto de ninguem saber quem era o doente, de onde vinha, pra onde ia, que antecedentes tinha, etc. Sabia se que chegava com dores, com arrtmia, com isto com aquilo e que tinha determinado medicamento prta fazer ou analises ou exame....
depois de cumprir a tabela e fazer os exmanes e ficar sem dor ou normocardico la se ia embora ou pro internamento, mas uma coisa é certa, com 20 doentes onde so deveriam estar 5, nao da pra estabelecer relação de ajuda...

No entanto reconheço que em termos tecnicos e cognitivos é um optimo serviço pra aprender muita coisa...
:)
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Tixinha em Abril 08, 2008, 21:28:44
Citação de: enfsergio
Citar
Para terminar, uma sugestão ao enfsergio, e quem se lhe quiser associar, vejam qual o ponto da situação neste processo de indiv. de especialidades. E apresentem propostas para definir o que está por definir.

Interessados em colaborar?


Interessada, conta comigo  ;)
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Abril 10, 2008, 15:59:53
Penso que deve ser criado um grupo de trabalho para discutir a problemática da geriatria na nossa sociedade, e propor de uma forma sustentada a criação da enfermagem geriátrica como especialidade em enfermagem.

Claro que tudo isto leva tempo...

Claro que tudo isto implica horas de trabalho...

Todas as ajudas e ideias são bem vindas...

Obrigado
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Caldas em Abril 10, 2008, 16:25:16
Tal como tinha dito ao enfsergio acredito na possibilidade e necessidade dessa especialidade e apesar de não ser a que mais me atrai, acredito que será uma necessidade de futuro.

Como tal, estou disponível para trabalhar com esse grupo de trabalho para propor a OE a criação desta especialidade.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: charlie_ze em Abril 11, 2008, 12:12:49
Citação de: enfsergio
Citar
Para terminar, uma sugestão ao enfsergio, e quem se lhe quiser associar, vejam qual o ponto da situação neste processo de indiv. de especialidades. E apresentem propostas para definir o que está por definir.

Interessados em colaborar?
Estou disponivel para dar o meu contributo
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Abril 12, 2008, 12:37:43
Penso que é necessário dar um abanão nas mentalidades...e mostrar que a geriatria tem muito da enfermagem e que é o futuro da enfermagem...

É preciso mostrar que quando a enfermagem acordar...já poderá ser tarde para readquirir esta área...

É preciso agir...é preciso intervir...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: DanielaSilva em Julho 07, 2008, 22:43:15
Se tivesse a oportunidade de escolher entre tarbalhar com crianças e trabalhar com idosos acredita que escolhia sem hesitar trabalhar com idosos... digam o que disserem, para mim é mt gratificante!!! ;D
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Setembro 06, 2008, 22:44:28
Citação de: enfsergio
Há vários tópico aqui na Área de Intervenção denominada Enfermagem Geriátrica. No entanto, nem sempre são muito participados. Alguns participantes dizem que os enfermeiros de ontem e os de hoje fogem do contacto com os idosos e de trabalharem com e para os mesmos.

Será que trabalhar com idosos não é motivante?

Será que é desgastante trabalhar com idosos?

Será que não devemos trabalhar com aquela faixa etária que está mais perto do fim de vida e que já tem um longo percurso de vida?

O que se verifica aqui no forumenfermagem, por vezes algum desinteresse por esta temática, é o que se verifica pelas escolas de enfermagem (onde pouco se fala de geriatria), nos centros de saúde, nos hospitais...muitos consideram os idosos um estorvo, só dão prejuízo ao SNS, como muitos dizem "já não servem". É triste mas é a realidade.

Tenho que dar os parabens aqueles que trabalham com e para os idosos. Sei que é difícil, mas sem dúvida alguma que é bastante gratificante. Por mais duro que seja...não desistam.
Tenho que dar os parabens aqueles que contribuem aqui no forum...no Enf.Geriatrica (se formos a ver...é quase e apenas um grupo restrito). Continuem.

Desculpem o meu desabafo...




Parece que o desabafo deu resultado...ou então pura coicidência...a geriatria começou a ser mais discutida aqui no fórum, começaram mais participantes a discutir os tópicos aqui colocados...

Será que as mentalidades estão a mudar?
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: MARIA JU em Setembro 07, 2008, 00:01:00
As mentalidades poderão estar a mudar mas a faixa etária dos doentes também...
Trabalho num serviço de ortopedia e hoje em dia maioritariamente as camas ocupadas são por doentes com idades comprendidas entre os 75 e os 100 anos.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Biscuit em Setembro 07, 2008, 10:31:04
Penso que os enfermeiros fogem à enf. geriátrica tal como "fogem" a todas as outras áreas, consoante as preferências e "vocação" de cada um. Muitos "fogem" à pediátrica, muitos "fogem" à psiquiátrica. Bem, na verdade "fugir fugir" não será bem o termo. Da maneira que isto está a maioria não se pode dar a esse luxo, em termos laborais.

Eu sempre que posso enveredo pela área da Geriatria e até hoje, os projectos que me têm concedido maior gratificação, têm sido precisamente nesta área.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: EnfNessa em Setembro 21, 2008, 18:48:46
Concordo consigo Enf Sergio...
Na verdade sempre foi uma àrea que adoroooo mto...

Actualmente trabalho num lar, mas quando digo que estou a trabalhar num lar as pessoas olham pra mim com ar "coitada"... n percebo até hj o porquê disso... são pessoas que apesar de estarem limitadas têm muito para nos ensinar, todos os dias, com um olá, com um olhar... e que precisam mto da nossa compreensão (cmo profissionais de saude) e amor, necessitam mto da nossa atenção, e o facto de tirarmos 5 minutos do nosso dia para dar um beijinho ou ouvir essa pessoa, sentem-se muito melhor com elas e os outros... e por vezes é o suficiente para ficarem com um sorriso na face...

Houve um dia que tive mtooo trabalho, saí dps do horário e tava sem tempo pa nd... qdo ía a sair lá diss a minha frase de descargo de consciencia "bom fim-semn". Uma das utentes diss que eu nao lhe falei akele dia, se eu tava zangada com ela... o meu coração apertououou mto... possa, já fiz asneira (pensei), e isso deu-me que pensar algum tempo...

Bem, na verdd nao posso dar atenção a todas as minhas utentes todos os dias (no total são 45), mas basta de manhã cumprimentar todas as utentes na sala e quartos e dirigir um especial sorriso ou msmo um beijo ou a frase "cmo passou a noite?"... e digo-vos nao "desperdiço" mais de 20/30 minutos... e que são necessários a estas pessoas...

Gosto muito desta àrea, e spre será a minha preferida, são pessoas que tb já deram mto de si e agora precisam de um tempinho nosso, será que nao podemos fazer isso por eles??
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Setembro 21, 2008, 18:54:56
continua assim EnfNessa...

continua com o bom trabalho...

as pessoas não percebem todo o trabalho que se pode desenvolver num lar com e para os idosos.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Enf.TMS em Setembro 21, 2008, 23:30:49
EnfNessa, parabéns. também é uma área que gosto bastante e acho que devemos apostar bastante nela
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Agosto 31, 2010, 16:29:59
Citação de: enfsergio
Há vários tópico aqui na Área de Intervenção denominada Enfermagem Geriátrica. No entanto, nem sempre são muito participados. Alguns participantes dizem que os enfermeiros de ontem e os de hoje fogem do contacto com os idosos e de trabalharem com e para os mesmos.

Será que trabalhar com idosos não é motivante?

Será que é desgastante trabalhar com idosos?

Será que não devemos trabalhar com aquela faixa etária que está mais perto do fim de vida e que já tem um longo percurso de vida?

O que se verifica aqui no forumenfermagem, por vezes algum desinteresse por esta temática, é o que se verifica pelas escolas de enfermagem (onde pouco se fala de geriatria), nos centros de saúde, nos hospitais...muitos consideram os idosos um estorvo, só dão prejuízo ao SNS, como muitos dizem "já não servem". É triste mas é a realidade.

Tenho que dar os parabens aqueles que trabalham com e para os idosos. Sei que é difícil, mas sem dúvida alguma que é bastante gratificante. Por mais duro que seja...não desistam.
Tenho que dar os parabens aqueles que contribuem aqui no forum...no Enf.Geriatrica (se formos a ver...é quase e apenas um grupo restrito). Continuem.

Desculpem o meu desabafo...




Recupero esta mensagem que escrevi já lá vão 2anos e alguns meses...desde então, o que mudou? continuam poucos a debater estaa área...o que mudar? O que fazer para tornar esta temática apelativa? Escrevam...sugiram...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Liana em Agosto 31, 2010, 18:10:34
Geriatria é uma área interessante. A questão são as condições dos geriatricos... Nos meus tempos de aluna, em estágio num centro muito prestigiado de geriatria, recordo os idosos às 8h todos em fila, nus, a espera do duche... prefiro o stress de um SU que a indignação que esta e outras situações me provocam.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: CatarinaSoares em Agosto 31, 2010, 19:05:21
  Um centro muito prestigiado?? Eu se soubesse onde fica todo esse prestígio fazia queixa dele!! (E é o que acho que devia fazer quem sabe disso!!!! >:() Que atentado à dignidade do corpo humano e da pessoa em si...**
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Anonymous em Agosto 31, 2010, 21:52:57
Os nossos idosos... um dia também iremos ser... eu trabalhei com pessoas idosas e foi uma grande experiencia e gratificante para mim, pois com eles aprendi muita coisa, os nossos antepassados, a cultura do antigamente, a nostalgia do passado, recordações de brincadeiras como essas pessoas se entretiam com bons amigos dava gosto.
Aprendi tambem a valorizar mais a humanidade, e a respeitar as ideias de cada um. Realmente aprende-se muito com as pessoas idosas e para foi muito gratificante.

Jorge Correia
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Agosto 31, 2010, 23:02:23
É muito gratificante trabalhar com idosos...infelizmente muitos colegas ainda olham para o trabalho com e para os idosos como sendo algo desprestigiante...

Olham para um enfermeiro que trabalha num lar, como se ele não fizesse nada...num lar um enfermeiro pode fazer muito...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: joaninha4dias em Agosto 31, 2010, 23:16:36
Caro colega Sérgio, não acredito que os colegas fujam da geriatria, não temos é oportunidade de trabalhar com idosos como se calhar o colega tem, se me dessem oportunidade de repetir a experiência que tive a trabalhar com idosos acredite que repetiria mas a vida tem destas coisas, nem sempre nos permite trabalhar na área em que nos sentimos mais motivados.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Agosto 31, 2010, 23:31:47
Citação de: joaninha4dias
Caro colega Sérgio, não acredito que os colegas fujam da geriatria, não temos é oportunidade de trabalhar com idosos como se calhar o colega tem, se me dessem oportunidade de repetir a experiência que tive a trabalhar com idosos acredite que repetiria mas a vida tem destas coisas, nem sempre nos permite trabalhar na área em que nos sentimos mais motivados.

Se lhe dessem oportunidade a si...secalhar gostava...e a quantos colegas nossos, se lhes dessem oportunidade, iriam agarrá-la com gosto? Isto se a agarrassem...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Ninja em Agosto 31, 2010, 23:38:32
eu sou um daqueles que adorava abraçar qualquer projecto relativo à geriatria, contudo o que falta mesmo são as oportunidades para tal..
(sou recém-licenciado)
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Agosto 31, 2010, 23:40:46
Citação de: Ninja
eu sou um daqueles que adorava abraçar qualquer projecto relativo à geriatria, contudo o que falta mesmo são as oportunidades para tal..
(sou recém-licenciado)

colega Ninja... já agora pergunto...porque adorava abraçar um projeto relativo à geriatria?
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: CristyFerreira em Agosto 31, 2010, 23:42:55
Olá colegas. Estou a 1 ano e 3 meses a trabalhar num Lar de 3ª idade, e posso dizer que para mim tem sido uma experiência excelente, e muito gratificante. Infelizmente, tal como já aqui foi dito, existe muito a ideia de que um Enfermeiro num lar não faz nada, que não tem trabalho, que não evolui nos conhecimentos. O que eu posso dizer a essas pessoas é que estão COMPLETAMENTE ENGANADAS. Posso dar o meu exemplo pessoal, no lar onde trabalho somos 3 Enfermeiras, eu faço o turno das 13 às 20h e nunca consigo sair a horas. Penso que se não tivesse trabalho como dizem, conseguia sair sempre às 20h em ponto, não acham??
Eu costumo dizer que há sempre trabalho, há sempre algo que podemos fazer, principalmente num lar com 72 idosos. Fico revoltada quando encontro pessoas conhecidas e que fazem a dita pergunta "Então? Onde estás a trabalhar?", e quando eu respondo que estou num lar vem logo aquela resposta maravilhosa que transmite a visão da nossa sociedade "Ah, deixa lá! Um dia destes arranjas trabalho à sério num Hospital"  :o    Enfim .... a realidade é que para a nossa sociedade, Enfermeiro só é Enfermeiro quando trabalha num Hospital, e se for no Serviço de Urgência ou Unidade de Cuidados Intensivos, uiiii isso então é mais que Enfermeiro. Â É pena, penso que somos todos Enfermeiros independentemente do local onde trabalhamos, exercemos é a Enfermagem em vertentes diferentes, mas não acredito que haja uma vertente superior e mais digna do que a outra, são todas importantes.
Quanto à ideia de existir uma estagnação nos conhecimentos dos Enfermeiros que trabalhem num Lar, penso que isso está nas mãos de cada pessoa. Cada pessoa é que deve procurar complementar os seus conhecimentos e tentar manter-se actualizado, independentemente de trabalhar num Lar, centro de saúde ou hospital.
Acabei o curso em 2008 e esta e a minha 1ª experiência profissional, e tenho tentado manter-me sempre activa a nível da renovação de conhecimentos e na procura de novos conhecimentos que me permitam não só sentir-me bem comigo mesma (porque gosto imenso de tentar saciar o meu bichinho da curiosidade), mas porque quero poder dar sempre mais, e melhor aqueles que me procuram para tentar aliviar um pouco do seu sofrimento seja ele físico ou psicológico.

O Enfsergio referiu que num lar um Enfermeiro pode fazer muito.....    eu complemento, dizendo que num lar o Enfermeiro pode fazer Tudo o que quiser para demonstrar o quanto a Enfermagem é bela e imensa, basta QUERER.
Cumprimentos para todos, desculpem este testamento.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Ninja em Agosto 31, 2010, 23:46:24
Citação de: enfsergio
Citação de: Ninja
eu sou um daqueles que adorava abraçar qualquer projecto relativo à geriatria, contudo o que falta mesmo são as oportunidades para tal..
(sou recém-licenciado)

colega Ninja... já agora pergunto...porque adorava abraçar um projeto relativo à geriatria?

caro colega,
esse desejo prende-se sobretudo ao facto de os idosos serem (na minha opinião) uma fonte viva de conhecimento..
senti isso em todos os ensinos clínicos que realizei, tendo tido um enorme (!) prazer em trabalhar junto de pessoas desta faixa etária
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Agosto 31, 2010, 23:53:45
@CristyFerreira

Obrigado pela tua resposta...gostei muito daquilo que li...e concordo
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: funktastic em Novembro 04, 2010, 18:40:58
Isto tem muito que se lhe diga! Trabalhar com idosos nem sempre é fácil e dependendo do tipo de idosos pode tornar-se uma trabalho desgastante e mesmo pouco reconhecido! Sou capaz de compreender alguns dos colegas que não gostem da área, pois na verdade é um trabalho onde é preciso alguma paciência e gosto! É preciso importar-se com os idosos e na verdade é difícil remar contra a maré da sociedade, remar contra famílias que os abandonam, remar contra outros profissionais que os tratam como condenados à morte, remar também contra um estado de progressiva deterioração, remar um pouco contra o nosso estigma e remar contra a remitência de deixar o idoso morrer confortavelmente sem o masacrar!
Felizmente tenho tido o prazer de trabalhar com idosos e com enfermeiros que acima de tudo se importam com os seus doentes, e verdade seja dita, temos tido até bons resultados! Desmotivantes são as circunstâncias que nos rodeiam, mas nós tratamos sempre de fazer o nosso melhor!
Título: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Ivo Paiva em Março 02, 2011, 00:23:21
Boa noite:
Sou recem-licenciado. Iniciei actividade, que mantenho, num Centro Geriátrico. Felizmente, e conhecendo algumas realidades próximas, pertenço a uma equipa multidisciplinar que se preocupa com o bem-estar da população residente: enfermeiros, médico, fisioterapeuta, psicóloga, animadora socio-cultural, auxiliares, etc.
Ao invés do que algumas colegas escreveram, eu quero mudar o Mundo, o MEU Mundo, nas 8h em que trabalho: quero fazer daqueles idosos pessoas mais felizes, mais saudáveis na medida em que isso é possível...
Tal como disseram, nos idosos a vertente psicológica quase sempre adquire uma proporção elevada: 3 minutos de conversa é suficiente para provocar uma diminuição da TA, um conforto pode melhorar o estado anímico do residente todo o dia, o auxílio na satisfação da NHB Comer e Beber vale-nos um "Muito Obrigado!" e há aqueles que já nos cumprimentam quando ainda nos encontramos distantes! Devemos valorizar as pessoas de cabelo branco; não gosto da comparação com as crianças (há toda uma consciência e experiência de vida que os separam)!
Se os nossos colegas desvalorizam a Enfermagem Geriátrica? Talvez. Talvez porque preferem outro campo de actuação. Talvez porque prefiram o tecnicismo da nossa profissão. Mas, se tiverem a mesma sorte que eu, talvez associem os 2 factores e realizem procedimentos técnicos num centro deste cariz: punções, cateterismos (vesicais ou gástricos), etc...
O problema não é só dos enfermeiros mas da sociedade (e os colegas de Cuidados Paliativos devem sentir o mesmo que nós): o medo da morte. Talvez quando todos forem resolvidos consigo próprios, possam prestar cuidados humanizados e globalizados aos séniores que tanto aprecio!

Cumprimentos,
Ivo Paiva
 O0
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Tixinha em Março 24, 2011, 13:44:58
Citação de: Ninja
Citação de: enfsergio
Citação de: Ninja
eu sou um daqueles que adorava abraçar qualquer projecto relativo à geriatria, contudo o que falta mesmo são as oportunidades para tal..
(sou recém-licenciado)

colega Ninja... já agora pergunto...porque adorava abraçar um projeto relativo à geriatria?

caro colega,
esse desejo prende-se sobretudo ao facto de os idosos serem (na minha opinião) uma fonte viva de conhecimento..
senti isso em todos os ensinos clínicos que realizei, tendo tido um enorme (!) prazer em trabalhar junto de pessoas desta faixa etária

Eu assino por baixo concordo plenamente, e cada dia que passa fico cada vez mais desiludida com as pessoas que trabalham com idosos porque antes de terem os idosos como pessoas sábias, experientes e que merecem respeito, carinho e um "abraço" no final da sua caminhada como proporcionaram a nos todos quando nao nascemos e quando crescemos, eles recebem exactamente o contrario... cada vez mais ignorados, cada vez mais menosprezados... :(

Um dia seremos nós...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Março 30, 2011, 01:02:03
Citação de: Tixinha
Citação de: Ninja
Citação de: enfsergio
Citação de: Ninja
eu sou um daqueles que adorava abraçar qualquer projecto relativo à geriatria, contudo o que falta mesmo são as oportunidades para tal..
(sou recém-licenciado)

colega Ninja... já agora pergunto...porque adorava abraçar um projeto relativo à geriatria?

caro colega,
esse desejo prende-se sobretudo ao facto de os idosos serem (na minha opinião) uma fonte viva de conhecimento..
senti isso em todos os ensinos clínicos que realizei, tendo tido um enorme (!) prazer em trabalhar junto de pessoas desta faixa etária

Eu assino por baixo concordo plenamente, e cada dia que passa fico cada vez mais desiludida com as pessoas que trabalham com idosos porque antes de terem os idosos como pessoas sábias, experientes e que merecem respeito, carinho e um "abraço" no final da sua caminhada como proporcionaram a nos todos quando nao nascemos e quando crescemos, eles recebem exactamente o contrario... cada vez mais ignorados, cada vez mais menosprezados... :(

Um dia seremos nós...

É preciso gostar para se trabalhar nesta área. É preciso formação específica nesta área...mas acima de tudo é preciso vocação! Também eu me desiludo diariamente com algumas atitudes/comentários que vejo por parte de profissionais de diversas áreas relativas à pessoa idosa. É preciso agir!
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: cfma em Abril 25, 2011, 02:51:55
Sou uma enfermeira recém-licenciada, e à semelhança de alguns dos colegas adoro trabalhar com idosos.  Recebemos tanto calor humano, não so deles como também das suas famílias.

Fico desiludida quando vejo colegas que valorizam muito mais a componente técnica do que a humana. Há que ser bom profissional sim mas em todas as vertentes. Durante 6 meses, após a conclusao do curso  trabalhei numa instituiºão que mais se assemelhava a um lar e que me fez ver a realidade da enfermagem portuguesa. OS enfermeiros nao têm paciencia para cuidar da população idosa.
Dar banhos? o que é isso? os enfermeiros parece que se sentiam desvalorizados se o fizessem, sim pk se no serviço ha auxiliares esses é que prestam os cuidados de higiene...infelizmente ainda se pensa assim.

Mas eu tenho orgulho em ser enfermeira e tenho a certeza que hei de manter as minhas aitudes para com os idosos que precisam muito de carinho e de bons cuidados. Quando me vim embora de lá, recebi um cartao com umas palavras  da filha de uma mulher que acabou por falecer la....« Obrigada por tudo o que fez pela minha mãe...»

tive colegas que me questionaram o k teria feito eu pa ter sido a unica a receber uma pequena lembrança daquela senhora ao que eu simplesmente respondi « o meu trabalho»; A verdade é que muitas vezes quando ela ia visitar a mae eu estava lá ao pe dela, a falar pra ela para nao se sentir sozinha, tudo aquilo que no fundo todos sabemos mas que pouca a gente faz- falar, ouvir tocar, simplesmente estar presente, em vez de estar nas salas de enfermagem a sentados `à espera que chegue a hora da passagem de turno....infelizmente quem teve a sorte de la continuar foram as pessoas que eram mais técnicas, nao desfazendo tambem boas profissionais, contudo, tenho a certeza que ao longo da vida hei de aperfeiçoar me mais na parte técnica, porque na parte humana já sou muito boa...Apelo ao investimento na geriatria. Nós precisamos deles e eles de nós.

Eu agora vou pensando na Bélgica como futuro profissional, pois em Portugal isto nao está fácil, e se um dia regressar que seja para o pé dos idosos.

Cumps
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: RaquelSofia7 em Janeiro 23, 2012, 23:57:08
Eu adoro esta área!! Os meus colegas também dizem o mesmo... Admiram-se por ser a área que mais gosto!!!

Aprendemos tanto com as histórias deles, com as vivências, os deabafos, a gratidão...

Vê-los abandonados pelas famílias, pessoas que foram os pilares das famílias e que tudo fizeram por elas... e agora... agora que precisam... nínguém lhes estende a mão... são maltratados e abandonados sem a compaixão de ninguém. Colocados em lares mesmo contra a sua vontade... Mas o que podem fazer? NADA... Pior... famílias que só querem saber das reformas de pessoas que andaram anos e anos a trabalhar para si!!!


Porque eu... ADORO GERIATRIA!
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Fevereiro 20, 2012, 16:30:01
Acham que os enfermeiros estão mais dispertos para esta área?

Se esta especialidade fosse criada...quem iria candidatar-se a ela? Eu posso dizer que sem dúvida alguma iria tentar entrar nesta especialidade...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: RaquelSofia7 em Fevereiro 26, 2012, 19:50:15
Eu candidatava-me! Sem dúvida. Penso que a especialização iria dar mais valor a esta area.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Sorcy em Março 02, 2012, 16:01:13
Trabalho nesta área há ano e meio... O que poso dizer é que nem tudo é branco ou preto... É estritamente necessário para que o enfermeiro de um lar se mantenha motivado, que a direcção da instituição não corte as pernas cada vez que o enfermeiro falar que é pertinente adquirir algum produto ou instrumento fundamental para o seu trabalho... Que não seja sobrecarregado com as responsabilidades que outros da escala hierárquica acima deste não queiram assumir... Que tenha tempo para executar o seu trabalho/funções, sem ser constantemente interrompido para fazer o trabalho de outros...

A grande dificuldade da enfermagem geriátrica, a par da diferença de remuneração do enfermeiro hospitalar, é a área cinzenta que muitos desconhecem...
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: RaquelSofia7 em Março 05, 2012, 23:25:44
acredito. :-/ eu pessoalmente, pela experiência que tenho, acho que é a área menos valorizada em enfermagem. é muito importante os enfermeiros que estão nessa área apostarem na evolução da enfermagem.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: aNdR3 em Março 06, 2012, 09:56:14
Nunca cheguei a opinar neste tópico, mas pessoalmente acho uma área bastante interessante e que acredito que tem bastante para oferecer, no entanto um dos grandes problemas senão o maior é as condições que as empresas e/ou entidades responsáveis por estes cuidados dispõem e oferecem tanto para o idoso como para o/a enfermeiro/a. Chega a ser impressionante o tipo de condições que se oferecem a um idoso para viver e a um profissional para cuidar. Refiro-me a todos os sentidos, a nível de recursos físicos, humanos, sociais, financeiros e também ao impacto psico-emocional que têm estas situações. A meu ver este conjunto de factores, obviamente aqui de uma forma geral, serão bastante decisivos para a repulsa de muitos enfermeiros em dedicar-se à área da Geriatria. Não sei, não sou grande entendido nesta área e com certeza muitos outros colegas poderão dar opiniões mais fundamentadas, mas é a minha opinião.
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: Farfi em Março 08, 2012, 22:53:15
Penso que uma das razões pelas quais muitos enfermeiros fogem à Enfermagem Geriátrica está relacionada com a ênfase que se dá, ao longo do curso, ao trabalho em contexto hospital. O Hospital é, para muitos enfermeiros, o "apogeu" dos cuidados de enfermagem. Um enfermeiro que trabalha com a população geriátrica é, muitas vezes, visto como menos qualificado ou com menos experiência.

Porém, só quem trabalha com a Geriatria entende o quanto é possível aprender, a cada dia que passa, com cada utente que lida... A Geriatria é uma fonte de aprendizagem, a meu ver ainda em estado bruto. Há tanto para conhecer, para descobrir... Situações que muitas vezes são desvalorizadas, apenas por se tratar de um idoso. "Está a envelhecer..." é a frase que mais se ouve nos lares, quando alertamos para uma situação que foge à normalidade. Infelizmente.

Com o aumento da esperança média de vida e o consequente envelhecimento populacional, os cuidados geriátricos têm aumentado em proporção e em necessidade. Acredito que, um dia, as mentalidades irão mudar. E que os enfermeiros irão entender o quanto podem fazer por esta classe etária, o quanto podem aprender com ela, a nível profissional e a nível pessoal. A Geriatria é viciante, apaixonante. Quando se entra neste mundo, é difícil sair dele  :)
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: EnfNessa em Maio 06, 2013, 18:25:03
Oiiiii

Eu ADORO a área geriátrica, e ao contrario do que muitos colegas pensam: a geriatria não está só em lares... estão em todo o lado lol

Compreende-se que no inicio de carreira, os enfermeiros preferem o meio hospitalar a fim de adquirir mais competências, no entanto o meio hospitalar é o que acarreta mais idosos, e chegam a nós muitas vezes num estado em que não queremos acreditar...

Eu nao faço parte do grupo que "fogem à geriatria! lol
Cada vez mais gosto dos idosos!  :P
Título: Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
Enviado por: enfsergio em Junho 05, 2013, 21:28:14
É uma área muito interessante e em que nós enfermeiros podemos fazer muito...