Forumenfermagem

Áreas de Intervenção Clínica => Proto-especialidade: Saúde do Idoso e Geriátrica => Tópico iniciado por: enfsergio em Outubro 30, 2007, 23:39:31

Título: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Outubro 30, 2007, 23:39:31
Tendo em conta o aumento da população idosa, o aumento do número de idosos institucionalizados, qual o papel de um enfermeiro numa instituição de terceira idade?

Deverão os lares ter um enfermeiro 24horas por dia?

Será o enfermeiro também um terapeuta ocupacional? Será que temos formação para tal?
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: charlie_ze em Outubro 31, 2007, 22:59:33
Se temos formação? Para isso e para muito mais. O enfermeiro tem uma visão muito alargada da pessoa.
A necessidade de um enfermeiro 24h/dia talvez seja exagerado.

É com a enfermagem que a desospitalização faz sentido e se conseguirá fazer de uma forma eficaz.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Anonymous em Outubro 31, 2007, 23:15:30
Acho que o enfermeiro está subvalorizado no papel que poderia desempenhar nos lares em todos as apectos.
O papel que está lhe actualmente reservado nesse âmbito é o de, das 9 às 17, dar pastilhas, avaliar tensões e glicémias, fazer uns pensos e pouco mais. Digo isto porque já trabalhei num lar onde estive uns fabulosos 3 meses e acabei por sair devido à negligência aviltante que via todos os dias. Lembro-me que à noite ficava 1 auxiliar para 57 velhinhos e era ela sozinha que (não) fazia os posicionamentos. Imaginem o que isto é a médio prazo... E venha quem vier, parece-me necessário pelo menos um enfermeiro e um auxiliar só para a noite. Lembro-me que quando as coisas não corriam bem, a auxiliar ligava para o 112. Não me lembro de ela ter capacidade conferida para uma coisa tão simples como uma aspiração de secreções...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: MJL em Outubro 31, 2007, 23:49:58
;) Boa noite

Não poderia deixar de responder a este tópico, uma vez que exerço numa Santa Casa da Misericórdia, nomeadamente no Internamento (creio que resultou da União das Misericórdias e tem protocolo com a ARS que paga x camas para internar utentes que não necessitam de estar no Hospital, mas que necessitam de vigilância e/ou de cuidados).

A Enfermagem presta-se cuidados aos utentes em regime de internamento, mas também aos do Lar, uma vez que o internamento é nas instalações deste.

Pela minha experiência e perante a realidade que vivencio, creio que um/a Enfermeiro/a não é necessário/a 24h/dia exclusivamente no Lar. Pois, na instituição onde trabalho tem-se definido 2h do turno da manhã para prestar cuidados de Enfermagem aos utentes do Lar e quando se verifica uma situação de urgência. Assim os utentes do Lar acabam por ter cuidados de Enfermagem 24 h, mas quando se justifica e sempre que se justificar podem ser internados na própria instituição (no piso do internamento), como por exemplo se necessitarem de ser aspirados.

Não acredito que seja terapeuta ocupacional, mas também o Lar não tem Enfermeiros/as exclusivamente para lá, porque se assim fosse, acredito que após a prestação dos cuidados de Enfermagem e salvo as urgências, o tempo livre seria para ocupar as Pessoas Idosos, mas para isso também existem as Aminadoras Sociais.

Acredito que um/a Enfermeiro/a não necessita formação para exercer uma Lar de Idosos. Tem de ter dedicação, empenho, carinho, escuta activa, relação terapêutica e acima de tudo tempo para estar/ouvir os Idosos, não esqueçendo o toque terapêutico, assim como, o gosto pela Geriatria.

Cumprimentos  :-*
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Álvaro Matos em Novembro 01, 2007, 01:36:31
Existe na lei da República Portuguesa ,legislação especifica sobre a obrigatoriedade de um Enfermeiro por x número de utentes em qualquer IPSS. O número aumenta nas unidades de acamados e  estão também definidas as regras para os cuidados continuados, (de longa ou Curta duração) e se a me mória me não falha é obrigatória a presença de Enfermeiro a tempo Inteiro.
A realidade que conheço é do desrespeito e impunidade total pela lei.
Estas unidades (Cuidados continuados quando auditadas)  arranjam os nomes de uns Enfermeiros (mercenários )até completar o número exigido ,exibem-nos como  fazendo parte do quadro da Instituíção, dão-lhe umas migalhas e depois são auxiliares quem fica a maior parte do tempo com os utentes (administrando inclusive medicação injectável),com a complascência desses Enfermeiros.
Estas Santas Casas da Misericórdia são tudo menos Santas.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Vernica em Novembro 01, 2007, 08:19:42
Citação de: Maria Jose Lopes

Acredito que um/a Enfermeiro/a não necessita formação para exercer uma Lar de Idosos. Tem de ter dedicação, empenho, carinho, escuta activa, relação terapêutica e acima de tudo tempo para estar/ouvir os Idosos, não esqueçendo o toque terapêutico, assim como, o gosto pela Geriatria.



O envelhecimento é factor de diferenciação das respostas humanas com sérias repercussões na saúde e altamente sensíveis aos cuidados de enfermagem.
Claro que ajudar na higiene, na alimentação e na ocupação é coisa que qualquer familiar pode fazer. Com  dedicação, empenho, carinho, escuta activa.... mas não é para isso (ajudar em...) que as pessoas mais velhas precisam dos enfermeiros. Mais do que "banhos" precisam de promoção do autocuidado, que exige conhecer os factores intrínsecos e extrínsecos... mais do que "dar de comer" exige adequação da dieta às necessidades, actividades e dificuldades... mais que "escuta activa" exigem conhecer as estratégias de coping para lidar com o luto, a solidão, a incapcidade...

Enfim, a Enfermagem Geriátrica é claramente uma área desconhecida de muitos enfermeiros... mesmo "gostando" de geriatria :(


PS: Maria José, quantos enfermeiros conhece com preparação para o "Toque terapêutico"?
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: MFC em Novembro 01, 2007, 08:45:15
Aproveito para esclarecer que nas Unidades de Cuidados Continuados integrados, e é só a essa que me refiro,independentemente da entidade (SNS, IPSS ou Privados), a contratualização é feita para que tenham enfermeiros em permanencia e são finaciados para isso. Relembro apenas que os utentes que essas unidades recebem são pessoas que requerem a continuidade de cuidados de saude pela sua situação de dependencia e reabilitação que promova a autonomia. Se nós enfermeiros não sentimos a necessidade de integrar esta equipa de saude...então que faz? Ou melhor...não faz!
Os Lares são uma resposta social e não de saude. A sua "extensão de resposta" à saude aconteceu face à inexistencia de outras. Mas acredito que o futuro a curto prazo irá corrigir essa falha do Serviço Nacional de Saude, com a Rede de Cuidados Continuados que começa a crescer.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Álvaro Matos em Novembro 01, 2007, 11:15:44
Quando disse "Estas unidades (Cuidados continuados quando auditadas) arranjam os nomes de uns Enfermeiros (mercenários) até completar o número exigido", não queria falar plural, pois o meu conhecimento resulta de uma única unidade.
Espero bem que nas outras assim não seja (mas como parecem ler todos pela mesma cartilha).
as Unidades de Cuidados Continuados integrados, e é só a essa que me refiro, independentemente da entidade (SNS, IPSS ou Privados), a contratualização é feita para que tenham enfermeiros em permanência e são financiados para isso” e é tão só isso que eu afirmo  e como refiro são auditados para aferir das condições que oferecem.
 Relembro apenas que os utentes que essas unidades recebem são pessoas que requerem a continuidade de cuidados de saúde pela sua situação de dependência e reabilitação que promova a autonomia. Isso é o que a lei diz ,mas a realidade é bem diferente
Os Lares são uma resposta social e não de saúde. A sua "extensão de resposta" à saúde aconteceu face à inexistência de outras. Embora concorde com parte do que é dito, convém não esquecer que as comparticipações do Estado são diferentes e não é comparável um lar normal com um lar de acamados, onde são negociadas com a Segurança Social N camas.
Mas acredito que o futuro a curto prazo irá corrigir essa falha do Serviço Nacional de Saúde, com a Rede de Cuidados Continuados que começa a crescer. Concordo plenamente e penso aliás que o caminho a percorrer será esse. O que eu exijo é qualidade, que em minha opinião só pode ser dada por pessoal qualificado (a Enfermagem tem já essa capacidade para o fazer)
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Novembro 01, 2007, 16:11:07
E deixando outra questão...Será que os enfermeiros que trabalham em lares não deveriam ter uma formação em geriatria?

Penso que apenas gostar não é suficiente.

Será que um(a) enfermeiro(a) que, por exemplo, trabalha numa pediatria dum hospital e tem como part-time trabalhar num lar...será que está disperto para os problemas inerentes ao envelhecimento? Ou será que só está no lar para ganhar uns trocados...pensando que tratar de uma pessoa idoso é igual a tratar um jovem adulto?
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: carlaisave em Novembro 01, 2007, 23:05:59
  Não em minha opinião com estudante de enfermagem é tive a sorte de fazer um estágio de um mês num lar de terceira idade constatei, infelizmente para que lá está, que realmente os enfermeiros que lá trabalham só estam mesmo para ganhar mais uns trocos,o amoe e carinho para aqueles idosos não existe ,com profissionais de saúde infelizmente não fazemos o nosso melhor pelos outros!!
  Pois esquecemo-nos que amanhã seremos nos esses mesmos idosos e não gsotavamos de forma alguma ser tratados assim!! Com tanta indiferença!!
  Por isso penso que deveriamos pensar sempre em 1º lugar nos outros e isso não acontece infelizmente!!!
  Esperemos que os profissionais de saúde,mudem de atitude pois se modassem a enfermagem poderia ser bem melhor não pondo em causa o profissionalismo de ninguém!!
 
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Novembro 01, 2007, 23:09:57
Sem dúvida que muitas vezes, e não só nos lares, faz falta aos enfermeiros colocarem-se no lugar daquele que tratam, mas que acima de tudo deviam era cuidar.

Falta muita formação...mas a muitos o que faz falta é humanismo. Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: FJ em Novembro 02, 2007, 02:10:27
Sérgio.....concordo plenamente contigo.....

muitos...como os mais freskinhos como eu....pensam...."pois e tal...agora sou enfermeiro...pois gosto mto do k faço"....mas a verdade é k so pensam em ganhar o seu dinheiro...! em todas as profissoes existem os bons e os maus profissionais.....mas dakeles k conheço poucos sao os k verdadeiramente considero verdadeiros enfermeiros...tanto os mais antigos como os mais novos....

nos tempos k correm..para a maioria das pessoas...o dinheiro fala sempre mais alto....tipo "ha muita fixe...arranjaei um "taxo" num lar...ja faço mais x por mes"

considero k falta realmente mta formaçao....muita boa vontade........e o "tal Humanismo", pk muitos na sabem o k isso é.....kem está nisto so pelo dinheiro...pá escolham outra profissao.....k deve dar bem mais k enfermagem.....

comigo é assim...ou se faz bem...ou nao se faz


fikem bem...e desculpem lá os erros ortograficos...depois faço errata!
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Miguellopes em Novembro 02, 2007, 21:41:46
É perfeitamente legítimo querer ganhar dinheiro. Aliás, por isso é que enfermagem é uam profissão. É para ganhar dinheiro. Mas, realemente há necessidade de "imprimir" qualidade nos nossos cuidados, usando para isso o conhecimento. Não é sentar às sombra da palmeira esperando ficar obsoletos... Isso é o inimigo n.º1 da enfermagem!
E já agora, atenção ao preço a que nos "vendemos"! Temos de dignificar a profissão!
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Álvaro Matos em Novembro 03, 2007, 00:35:39
É perfeitamente legítimo querer ganhar dinheirohonestamente. Ser mercenário é deplorável .
Uma outra questão é que penso que qualquer Enfermeiro se encontra habilitado para exercer funções independentemente de um outro sitío onde trabalhe.
Será que na nossa formação base não nos foram fornecidas ferramentas suficientes para lidar com os cuidaos a um idoso? No meu tempo assim era .Sejamos realistas se substituem Enfermeiros por Auxiliares não será utopia pensar em especialidades.
Já agora puxando a braza à minha sardinha ,o Enfermeiro de reabilitalção é o que à partida reune mais aptidões para esta área ,pois tem competências em várias patologias mais frequentes nos idosos (Cinesiterapia Respiratória, Fracturas do Colo do Fémur AVC etc.etc.e consegue fazer a prevenção adequada de muitas destas situações.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Novembro 03, 2007, 18:42:34
Penso que um enfermeiro que trabalhe por exemplo muitos anos em pediatria ou em obstetrícia não estará tão disperto para os problemas dos idosos. É diferente tratar um idoso, um adulto jovem ou uma criança. Apesar de se ter uma cadeira de geriatria nos cursos, não é aí que se aprende sobre o envelhecimento, sobre o idoso em si. Só trabalhando com eles, tendo formação sobre esta temática estaremos preparados para lidar com as pessoas idosas. Por isso defendo uma especialização em enfermagem geriátrica.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Álvaro Matos em Novembro 03, 2007, 22:52:36
Um Enfermeiro que trabalhe muitos anos em qualquer situação tem concerteza uma visão abrangente do Homem no seu todo . Sendo uma mais valia importante não é forçoso possuir uma especialização.O problema não reside aí. O problema surge quando substituem Enfermeiros por pessoas sem qualquer formação.( ou quando os Enfermeiros delegam as suas funções).
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Miguellopes em Novembro 03, 2007, 23:30:05
Um enfermeiro que só trabalhe num lar, além de ser pouco motivante, é pouco enriquecedor em termos de aquisição de conhecimento e técnica.
Transmite a ideia de ser um baby-sitter dos mais velhos.
Todos os enfermeiro deviam ter o seu emprego principal no hospital ou centro de saúde. Sempre!
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Novembro 04, 2007, 11:48:31
Concordo que trabalhar apenas num lar pode ser algo desmotivante. No entanto, consoante o número de idosos, os lares podem ter enfermeiro em part-time, ou terem um enfermeiro a tempo inteiro, fazendo turnos.

No entanto o enfermeiro tem muito a fazer num lar, não só na preparação e administração de terapêutica, mas também na prevenção.

Um enfermeiro se quizer...basta querer...pode fazer muito num lar...e os idosos agradecem...e decerteza que também nos iremos sentir mais realizados.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Miguellopes em Novembro 04, 2007, 16:38:06
Sérgio, estou completamente de acordo contigo. O enfermeiro num lar, ser realizar "exercício a 100%" (dá para perceber?), pode fazer muita, muita coisa. Há muito trabalho a fazer!
MAS, com este aumento exponencial de enfermeiros (e à colegas que se atiram a qualquer coisa indiscriminadamente!), receio que alguns lares possam criar quadros de enfermeiros (coisa impensável até há pouco tempo atrás). Um profissional que trabalhe apenas e só num lar como seu exercício profissional a tempo inteiro, convenhamos, pouca experiência vai adquirir, pouco conhecimento vai adquirir, ficará desmotivado e rápidamente ficará para "trás".
Até sou de acordo que haja enfermeiros 24 horas por dia, mas a tempo inteiro não!
Um enfermeiro de lar "a tempo inteiro" dá a impresssão à população de ser um profissional pouco diferenciável, fácilmente substituível, com poucos conhecimentos, e isso, afecta aiumagem dos enfermeiros.
Penso que não é o local para um aperfeiçoamento profissional, e muito menos para a aurorealização de alguém!!!
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Novembro 04, 2007, 17:39:18
Concordo perfeitamente que um enfermeiro n trabalhe apenas num lar, mas que os lares tenham enfermeiro 24 horas.
No entanto penso que é importante os alunos de enfermagem terem como campo de estágio um lar, nem que seja apenas por 15dias ou 1semana, incluido por exemplo num estagio de cuidados de saúde primários. Penso que é importante para terem noção do envelhecimento, das alterações físicas e psíquicas inerentes ao envelhecimento, bem como compreender a institucionalização do idoso.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: flexorcarpi em Novembro 04, 2007, 19:44:17
8)
Nos lares de idosos é fundamental o enfermeiro, sobretudo como prestador de cuidados, e supervisor de actividades.

O enfermeiro deve ser o técnico por excelencia que ajuda os idosos presentes. Existe uma profusão enorme de cursos e de formação relacionada com a geriatria, mas os enfermeiros são aqueles que pela proximidade com o idoso e familia podem melhor velar pela qualidade de vida dos utentes.

Devem servir de mediadores e de gestores de cuidados.

Não precisam de estar lá 24 horas por dia, mas precisam de presença assídua.

Saudações 8)
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Miguellopes em Novembro 04, 2007, 22:18:18
Estamos todos de acordo. É necessário enfermagem 24 horas, mas a bem da enfermagem, o enfermeiro não deve lá trabalhar lá em exclusivo.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Novembro 04, 2007, 22:42:21
Eu e o miguellopes de acordo??

hummm...é de desconfiar

(brincadeirinha)

lol
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Novembro 08, 2007, 16:55:44
A Segurança Social encerrou uma casa que servia de lar para dez idosos em Campo, Valongo. A proprietária será ouvida em Tribunal durante esta quinta-feira, estando indiciada pelos crimes de sequestro e maus tratos, informa a SIC.

Segundo Edmundo Martinho, presidente da Segurança Social, «esta era uma situação conhecida, devido a uma denúncia efectuada em Setembro, mas só agora foi possível agir legalmente». Na sua opinião, «não se tratava de um lar e por isso não estava sujeito a fiscalização». «Era uma casa onde estava uma pessoa que recebia vários idosos, que devia cuidar», referiu, destacando a ilegalidade da situação.

A casa em questão era constantemente alvo de críticas, não só por parte dos idosos e seus familiares, mas também por parte da Câmara Municipal de Valongo. Segundo a SIC, trata-se de uma vivenda onde estavam hospedados dez a doze idosos, que pagariam três mil euros de entrada e 800 mensais.

A denúncia terá sido feita, então, por uma enfermeira que se deslocava ocasionalmente ao local, e um idoso, que se queixava de ter sido mal tratado. Os familiares referem que os idosos diziam que por vezes eram colocados a dormir todos juntos na cave.

A vizinhança nunca se apercebeu que a casa serviria como lar.


in: http://www.portugaldiario.iol.pt/notici ... div_id=291 (http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=876904&div_id=291)


Parece que a denúncia foi feita por uma enfermeira. Se esta enfermeira se deslocava lá ocasionalmente porque não fez a denúncia anteriormente? Temos que estar atentos a todas estas situações, pois na nossa sociedade multiplicam-se os lares ilegais, em que funcionam como autênticos despejos de idosos. Na porta ao lado da nossa podemos ter situações destas e nem nos apercebemos.
É triste verificarmos isto nos dias de hoje...o mais triste ainda é que se continuará a verificar situações destas.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Guest em Novembro 09, 2007, 12:53:12
Olá colegas!
só uma observação...
a denúncia da colega foi em setembro... só ontem o "lar" foi encerrado. Foi a denúncia de um idoso kd deu entrada no hospital que fez desencadear o processo. A queixa da colega, foi apenas "anotada"... nada foi feito entretanto. As autoridades estiveram "atentas".
A minha indignação é tanta, k sinceramente não sei o k pensar...
 >:(
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Novembro 09, 2007, 19:45:11
O problema é que cada vez há mais idosos e os familiares dos mesmos não têm tempo para eles. Depois pensam que os idosos são "empecilhos" e que o melhor é colocá-los onde não chateiem. É esta a ideia de muitos. Depois os lares legalizados são poucos, e crescem os lares ilegais, muitas vezes sem condições, que servem apenas de depósito. Depois os familiares não se queixam, pois sabem que se fizerem alguma denúncia os idosos são retirados de lá e ficam novamente sobre responsabilidades deles. É tudo um círculo...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Miss Nurse em Novembro 09, 2007, 20:51:13
Se alguém viu o noticiário de hoje concerteza reparou k as condições do dito lar eram muito boas...bem melhores k muitos lares k já vi e k são legalizados...é pena realmente o facto de ser ilegal e de lá ocorrerem possíveis maus tratos porque condições não faltavam aos idosos...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Novembro 09, 2007, 21:07:58
Sim...pelo que vi as condições eram muito boas, com material moderno e muito útil nos lares. No entanto se os maus tratos se confirmarem...nem tudo era perfeito.
Algo se passou...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Álvaro Matos em Novembro 09, 2007, 22:31:09
Citação de: enfsergio
. Por isso defendo uma especialização em enfermagem geriátrica.
Então em que é que ficamos defende especialização e depois afirma que é algo desmotivante.Um enfermeiro que trabalhe num lar será por opcção livre e quanto a mim é tão motivante trabalhar num quanto num serviço de Medicina.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Novembro 10, 2007, 14:02:54
Defendo a especialização em enfermagem geriátrica e penso que para trabalhar num lar deveria-se ter uma formação nessa área.
O que eu também afirmei é que trabalhar apenas num lar pode ser desmotivante, e disse:
Citar
Concordo perfeitamente que um enfermeiro n trabalhe apenas num lar, mas que os lares tenham enfermeiro 24 horas.

Onde está a contradição? Penso que não há...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: flexorcarpi em Novembro 12, 2007, 16:44:54
8)
Meus senhores, não estaremos a diminuir a função do enfermeiro num lar de idosos ao veicularmos que será desmotivente só trabalhar em lar de idosos... porquê?

No ambito de cuidar de pessoas, o lar de idosos permite experiências fabulosas, e conhecimentos que não se arranjam em mais lado nenhum.

É  evidente que quem enveredar por esta vertente, dificilmente estará preparado para urgencia e emergência numa instituição hospitalar, nem perceberá grande coisa de tecnologia e serviço de ponta, nem de rotinas hospitalares... mas pode certamente contribuir de forma decisiva para que os idosos possam ter os últimos anos muito mais confortáveis, com EPS- como forma de vida.

Não se dizia o mesmo dos cuidados de saude primários... ? o enfermeiro primeiro deveria ter uma experiencia hospitalar de alguns anos e depois..  (falsamente) dizia-se que ia descansar para o centro de saude... todos sabemos que não é verdade... o enfermeiro se quiser (ou não quiser!) pode descansar em qualquer lado... e passar o dia a fazer que faz... basta dar graxa às pessoas certas e subir a chefe... (esta agora foi má lingua! desculpem!!)

PS . Trabalho em meio hospitalar  - Cirurgia Vascular

Saudações cordiais  8)
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Babyann em Fevereiro 26, 2008, 20:22:31
Concordo que um lar de terceira idade tivesse pelo menos um enfermeiro 24h por dia!
Somos sempre necessários, a qualquer hora do dia, pois não é só durante o dia que existem complicações...
Abraços
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Fevereiro 26, 2008, 20:23:55
Concordo...o enfermeiro tem muito a fazer num lar de terceira idade...basta querer...e basta que o deixem fazer e desenvolver os projectos que visam a melhoria da prática dos cuidados.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Caldas em Março 06, 2008, 18:02:38
Citação de: flexorcarpi
8)
Meus senhores, não estaremos a diminuir a função do enfermeiro num lar de idosos ao veicularmos que será desmotivente só trabalhar em lar de idosos... porquê?

No ambito de cuidar de pessoas, o lar de idosos permite experiências fabulosas, e conhecimentos que não se arranjam em mais lado nenhum.

É  evidente que quem enveredar por esta vertente, dificilmente estará preparado para urgencia e emergência numa instituição hospitalar, nem perceberá grande coisa de tecnologia e serviço de ponta, nem de rotinas hospitalares... mas pode certamente contribuir de forma decisiva para que os idosos possam ter os últimos anos muito mais confortáveis, com EPS- como forma de vida.

Não se dizia o mesmo dos cuidados de saude primários... ? o enfermeiro primeiro deveria ter uma experiencia hospitalar de alguns anos e depois..  (falsamente) dizia-se que ia descansar para o centro de saude... todos sabemos que não é verdade... o enfermeiro se quiser (ou não quiser!) pode descansar em qualquer lado... e passar o dia a fazer que faz... basta dar graxa às pessoas certas e subir a chefe... (esta agora foi má lingua! desculpem!!)

PS . Trabalho em meio hospitalar  - Cirurgia Vascular

Saudações cordiais  8)

Tal como o colega trabalho em cuidados diferenciados, contudo acho que os enfermeiros nos lares, infantários, centros de saúde adquirem se querem competências tal como nos cuidados diferenciados. Só que essas competências são diferentes, como é óbvio, considero que a visão de que o trabalho exclusivo no lar é desmotivante um próprio entrave ao desenvolvimento do trabalho dos enfermeiros nos lares.

Precisamos de perder a concepção de que o enfermeiro tem de saber de todo o tipo de cudiados. Admitamos que isso não é possível e como tal, as especializações de cuidados em várias vertentes parecem-me ser o caminho.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: sara_monteiro em Abril 29, 2008, 19:36:35
Gosto bastante desta área e fiquei (agradavelmente) surpreendida ao ver as questões aqui debatidas. Julgo ser um passo muito grande, o facto de nos consciencializarmos da importância da geriatria na sociedade actual e, mais especificamente, da geriatria como uma meta desafiante em enfermagem, que muito podemos desenvolver.

Depois de alguma reflexão da minha parte, gostaria de saber a vossa opinião relativamente ao campo de actuação/intervenção/papel do enfermeiro no lar. Penso que esta é uma questão importante, que deve ser clarificada.
É equivalente ao suposto papel do enfermeiro "especialista em geriatria"?
Por onde passa essa intervenção?

cumprimentos
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfermeiredo em Abril 30, 2008, 22:07:20
O problema da Enfermagem e dos idosos começa muito antes .
A verdadeira questão é que devem ser/estar enfermeiros no planeamento e concepção de um lar / apoio domiciliário. Desde o planeamento do espaço físico, selecção e formação de pessoal, criação de ambiente seguro, etc, etc os enfermeiros devem ter uma palavra a dizer. O problema é que todos pensam que sabem da coisa e cá vai... depois dá mau resultado.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Abril 30, 2008, 23:14:27
Citar
Enviada: Hoje às 22:07:20 Enviado por: enfermeiredo 

O problema da Enfermagem e dos idosos começa muito antes .
A verdadeira questão é que devem ser/estar enfermeiros no planeamento e concepção de um lar / apoio domiciliário. Desde o planeamento do espaço físico, selecção e formação de pessoal, criação de ambiente seguro, etc, etc os enfermeiros devem ter uma palavra a dizer. O problema é que todos pensam que sabem da coisa e cá vai... depois dá mau resultado.


Concordo com o que o colega referiu. Os enfermeiros têm conhecimentos mais que suficientes para liderar o planeamento e xoncepção de um lar de terceira idade e/ou um serviço de apoio domiciliário. Basta os enfermeiros quererem.

Volto a dizer o que já disse em outros tópicos...não deixem fugir esta área para um curso que cada vez mais aparece...a licenciatura em gerontologia.

O grande problema...é que quando a enfermagem acordar para esta área...já pode ser tarde.

É hora de dizer basta! É hora de não deixar fugir mais áreas para cursos que vão surgindo!

Desculpem o desabafo.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Lipa85 em Junho 05, 2008, 00:11:41
Formação??? Tv...depende da escola mas sobretudo do enfermeiro...teremos competências para tudo aquilo, dentro da nossa área, que quizermos estudar e aprofundar...

Muitos não aprendemos a suturar na escola, mas a realidade é que mts profissionais o fazem, podem e sabendo fazê-lo...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Junho 05, 2008, 13:51:50
Formação na área geriátrica precisa-se.

Como já referi uma vez...as licenciaturas em enfermagem dão pouca formação sobre geriatria. Alguns curso nem sequer têm módulos sobre geriatria.

Se eu pretendo fazer um bom trabalho, tenho que ter formação adequada.

Se, por exemplo, eu nunca suturei ou aprendi a suturar...decerteza que não o vou fazer...pois decerteza que iria fazer um mau serviço.

Como se costuma dizer...a viola quer-se na mão do tocador.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfermeiredo em Agosto 12, 2008, 21:22:39
Sei de um lar em que o enfermeiro é pago ao acto, isto é, são os donos do lar que determinam que cuidados de Enfermagem é que o Enfermeiro pratica e quais as necessidades do utente. Por acaso fica mesmo do lado da Avenida Gago Coutinho, oposto à sede da Ordem dos Enfermeiros. Mesminho em frente.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Agosto 12, 2008, 21:35:39
Só uma palavra...

...vergonha
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Miss Nurse em Agosto 12, 2008, 22:08:56
Enfermeiro 24 h??? No meu lar garantimos 12 h de enfermagem diárias e quando não estamos, ficamos em regime de chamada...mas se isso fosse possível eu tinha trabalho para dias com 48h!!! Vos garanto uma coisa...um enfermeiro a trabalhar num lar faz 3 vezes mais que um enfermeiro em hospital!!! Isto obviamente se fizer tudo o que faz parte das suas competências...neste momento somos três e acreditem...mesmo assim vemo-nos gregos para conseguir fazer tudo...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Agosto 12, 2008, 22:23:10
Citação de: Anitanurse
Vos garanto uma coisa...um enfermeiro a trabalhar num lar faz 3 vezes mais que um enfermeiro em hospital!!! Isto obviamente se fizer tudo o que faz parte das suas competências...


Trabalho num lar e num hospital não é comparável...

Há lares e lares...

Há hospitais e hospitais...

Há serviços e serviços...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Miss Nurse em Agosto 12, 2008, 22:47:17
Obviamente que são coisas diferentes...mas já estive por exemplo numa medicina e no lar é bem mais pesado...mais que não seja pela quantidade de utentes para apenas 3 enfermeiros...também já estive noutro lar que só tinha enfermeiro a fazer 2h por dia mas nem se comparava ao meu lar...ali temos a área dos utentes de lar semi-dependentes que vão até a sala de estar e temos a área de "internamento", ou seja os quartos que funciona exactamente como qualquer serviço hospitalar...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: jinkxy em Agosto 12, 2008, 22:51:24
Citação de: "Anitanurse"
Vos garanto uma coisa...um enfermeiro a trabalhar num lar faz 3 vezes mais que um enfermeiro em hospital!!! Isto obviamente se fizer tudo o que faz parte das suas competências...neste momento somos três e acreditem...mesmo assim vemo-nos gregos para conseguir fazer tudo...

em que te baseias para fazer tal afirmação? o ser mais 'pesado'? o que é para ti 'pesado'?
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: abcd em Agosto 12, 2008, 23:04:45
.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Agosto 12, 2008, 23:06:53
Deve ser um lar com doentes mesmo muito dependentes, multiescareados, que necessitem de vigilância de 24 horas por dia...

É que para ser mais pesado que uma medicina...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Miss Nurse em Agosto 12, 2008, 23:20:43
Quantos cuidados de higiene presta um enfermeiro em hospital em média por cada turno?? Quantos pensos faz?? Quantas caixas de medicação prepara?? Quantos pedidos de material faz?? Quantos pedidos de farmácia faz?? Quantas sacas de medicação arruma?? quantas avaliações de TA e glicémias?? Isto tudo no mesmo turno, no mesmo dia e um só enfermeiro...No hospital a medicação vem da farmácia do hospital já dividida pelas rfeições e o enfermeiro confimra apenas se está correcto (isto nos dois hospitais onde estive), eu peço-a, arrumo-a nas ciaxas dos respectivos doentes e faço as respectivas caixas semanais (uma média de 10 por dia), ali não há enfermeiro chefe para pedir material, somos nós que o fazemos também, higienes são uma média de 10 por dia, pensos nos dias bons faço uns 4 ou 5, nos dias maus faço-os todos que já lhe perdi a conta...pausa p café tem k ser mesmo a correr senão não há tempo pra tudo...o almoço nem tem tempo de assentar que já estamos outra vez a lidar...isto num turno de 8h normal e sem incidentes...porque no dia em que há algum problema é melhor esquecer a h de saída...se isto não é "pesado"...então alguém me dê uma definição melhor que a aceitarei de bom gosto...

Sim, temos 8 utentes totalmente acamados, 3 deles com SNG, mais 5 ou 6 que levantamos para cadeirão, todos com SV, 3 utentes com escaras, uma delas tem 4,isto só os totalmente dependentes...depois faltam os semi-dependentes que são outros cerca de 35 que têm sempre algum problema que temos que resolver, n utentes com esfacelos nas pernas, e além disto ainda temos todas as tarefas extra cuidados directos para cumprir..
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Agosto 12, 2008, 23:23:35
Continuo a dizer que não é comparável...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: jinkxy em Agosto 12, 2008, 23:27:43
considero que não é comparavel até porque existem realidades que desconhece...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Miss Nurse em Agosto 12, 2008, 23:31:29
Que tipo de realidades desconheço?...Neste momento não coneço a realidade de uma urgência admito, nem de uma unidade de cuidados intensivos...aliás conheço mas essa só tinha 5 utentes para 2 enfermeiros...sei o que é uma medicina pesada, sei o que é um serviço de cirurgia de ortopedia que dá apoio à urgência e no qual chegamos a ter sobrelotação, conheço a realidade de uma unidade de cuidados paliativos...mas até hoje...nenhuma tão "pesada" em todos os aspectos como o lar...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Agosto 12, 2008, 23:44:32
E conheces de trabalhar???

Ou conheces de estágios??

Eu conheço muitas realidades dos campos de estágio por onde passei enquanto aluno...serviços de medicina e cirurgia de um hospital como o São João...

Conheço agora a realidade da medicina onde trabalho desde agosto de 2003...

Conheço a realidade de alguns lares onde vou...e onde já fui...

E continuo a dizer que não é comparável o trabalho a nível hospitalar com o trabalho num lar...

Assim como não são comparáveis serviços diferentes...

É impossível comparar o trabalho numa medicina...com o trabalho numa pediatria ou obstetrícia...ou com o trabalho num centro de saúde

Assim como é impossível comparar o trabalho numa medicina com um lar...numa medicina estão internados por agudização de uma doença, onde o doente muitas vezes está instável...Num lar...à partida não há doentes instáveis...há idosos...com uma ou mais patologias crónicas.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Miss Nurse em Agosto 12, 2008, 23:56:43
Pois mas nós infleizmente além de cuidados continuados funcionamos também como "unidade de agudos" se assim lhe posso chamar, não mandamos tudo para o hospital...só mesmo situações extremas e quando não temos o necessário...continuados, paliativos e agudos tudo num só...e "centro de saude" ;D...não se pode compara serviço a serviço...mas a carga física e emocional essa nota-se perfeitamente...nos paliativos já estive após conclusão do curso e sou a primeira a admitir que não há nenhum serviço em que a carga emocional seja tão grande...mas em relação ao meu lar só quem por lá passa consegue acreditar no que digo e ter a noção...a minha mais recente colega ao fim de 15 dias já se sentiu obrigada a admitir que realmente é preciso muita resistência para lá trabalhar e já me peruntou como nos safavamos quando eramos só dois..."fazendo das tripas coração"..
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Agosto 13, 2008, 00:08:38
@anitanurse

trabalhas num lar ou numa unidade de cuidadodos continuados???
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Miss Nurse em Agosto 13, 2008, 00:12:15
Lar que só não recebeu o estatuto de continuados porque tem 10 camas a mais que o exigido e das quais o chefe não quis abdicar, porque pelos vistos todas as outras condições estavam reunidas..
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: jinkxy em Agosto 13, 2008, 12:58:39
Citação de: Anitanurse
Que tipo de realidades desconheço?...Neste momento não coneço a realidade de uma urgência admito, nem de uma unidade de cuidados intensivos...aliás conheço mas essa só tinha 5 utentes para 2 enfermeiros...sei o que é uma medicina pesada, sei o que é um serviço de cirurgia de ortopedia que dá apoio à urgência e no qual chegamos a ter sobrelotação, conheço a realidade de uma unidade de cuidados paliativos...mas até hoje...nenhuma tão "pesada" em todos os aspectos como o lar...

baseias portanto a tua afirmação nesta experiencia. existem mais serviços para além destes, ok? e numa UCI 5 doentes para 2 enfermeiros, ja pensaste que pode ser muito? é que não tem nada a ver!!!!!!!!pah! sabes que pesado, tem muito que se lhe diga.

não estou com isto a diminuir o teu trabalho, nada disso. é de louvar que estejas tão empenhada no teu lar. agora as afirmações que fazes desrespeitam o trabalho de muita gente, até ofende...

não podes comparar a tua realidades com outras que não conheces de todo....
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: kuklita em Agosto 13, 2008, 13:42:15
quem trabalha num lar sabe que pode aprender mt..eu axo k o que torna verdadeiramente desmotivante é.."trabalhas num lar? ui..isso..nao vais aprender nada...ui..assim nunca vais evoluir na carreira.." e sim, isto ouve se :)
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Agosto 13, 2008, 21:51:14
Sem dúvida nenhuma que a enfermagem em Lares de Terceira Idade é muito desvalorizada...pois as pessoas pensam que não se faz nada...e não é bem assim.

Como eu já referi anteriormente...pode-se e deve-se fazer muito...basta querermos...

Cabe a nós enfermeiros...que trabalhamos em full-time ou part-time irmos mudando as mentalidades...

E como eu já disse não é comparável com outros serviços, hospitais ou centros de saúde...cada qual tem as suas particularidades...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: lipafeia em Agosto 13, 2008, 22:16:49
eu sou recem-licenciada e como tinha de desenvolver um trabalho de investigaçao no 4 ano o meu trabalho está direccionado para a Enfermagem Gerontopsiquiatrica e desenvolvi um estagio no Lar e numa Unidade de Cuidados Continuados...
tive uma optima experiencia, é a area que gosto e espero vir a trabalhar...
existe bastante trabalho no Lar, não digo ser mais pesado do que outros serviços. mas é diferente e talvez seja mais gratificante para nós (de quem gosta). é verdade que temos dar mais resposta aos muitos utentes...

eu nao desvalorizo e aprendi muito tanto a nivel de enfermagem como cresci bastante pessoalmente
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: kuklita em Agosto 14, 2008, 00:11:17
sim, sim..eu so posso concordar..pk trabalho num..
Mas ainda vejo que ha pessoas k consideram k nao sou uma enfermeira a serio..pk trabalho num lar...e tenho pena k isso ainda exista..
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: jinkxy em Agosto 14, 2008, 01:35:29
Para anitanurse.... DIREITO DE RESPOSTA.

Quantos cuidados de higiene presta um enfermeiro em hospital em média por cada turno?? entre 6 a 10 (por vezes no corredor )
Quantos pensos faz?? tenho doentes que tem cada um entre 10 a 14 pensos.
Quantas caixas de medicação prepara?? todos os turnos no meu lado tiro medicação para 22 doentes e ainda dou apoio a lado de mulheres (total 44 doentes) maior parte medicação ev.
Quantos pedidos de material faz?? se falta nas  tardes, somos nos.
Quantos pedidos de farmácia faz?? varios por turno, á alteraçoes terapeuticas e entradas SU. Quantas sacas de medicação arruma?? isto é trabalho do auxiliar, sou enfermeiro é para isso que me pagam.
 Quantas avaliações de TA e glicémias?? á doente com avaliação de glicemia, diurese e ta hora/hora, com indicações diferentes de terapeuticas para intervalos destes valores.

numa tarde somos 4 enfermeiros para 44 doentes com uma unidade de cuidados intermedios de cardiologia por o meio..... não estou a contar com os doentes no corredor , que ás vezes chega a ter 10 doentes espalhados pelo corredor ( total 54 doentes)

«.... 8 utentes totalmente acamados, 3 deles com SNG, mais 5 ou 6 que levantamos para cadeirão, todos com SV, 3 utentes com escaras, uma delas tem 4,isto só os totalmente dependentes...» ????????? achas pesado ?????? não gozes comigo.....

por vezes tenho 4 ou 5 isolamentos com doentes totalmente dependentes por MRSA... e por o meio mais 1 ou dois isolamentos com neutropenicos.......

E quando temos um doente ventilado a aguardar vaga numa UCI (aqui os doentes não descem para o SU )...... Sabes o trabalho que da um doente critico?????.... fora os outros 44 ( no minimo)

Os doentes fazem na unidade C intermedios para fazerem tromboliticos (agrastat ).... ja administraste????.... ou é so comprimidos e soritos...

O teu trabalho é mais pesado do que um serviço de medicina??? Do que o meu serviço NÃO. Pega no teu trabalho multiplica por dez e eleva ao quadrado.....

Não desprezes o trabalho realizado pelos teus colegas, ate porque não conheces as realidades existentes........ Respeita os colegas....

Cump de um enfermeiro dum serviço de medicina.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: jinkxy em Agosto 14, 2008, 01:38:57
O  ultimo comentario  não é da SG, mas sim de enf.magalhaes que usou o seu pc e infelizmente esqueci-me de mudar o login.........

comp
Enf.magalhaes....
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: lipafeia em Agosto 14, 2008, 09:50:28
essas pessoas devem ser ignorantes.... ;)
porqu o nosso pais como o resto da europa está a envelhecer de dia para dia... as pessoas nao tem consciencia daquilo que esta acontecer... actualmente o indice de envelhecimento esta 116 idosos para 100 jovens. mas o INE vai mais longe e refere que em 2050 havera cerca de 242 Idosos para 100 jovens... claro que isto pode mudar bastas nos todos começar a ter prai uns 5-7 filhos (nao parece  :-)
se ha tantas mudanças a nivel social a enfermagem nao fica indiferente... cabe a nos a mudança de mentalidades...
eu considero o Lar como um trabalho digno como é a nossa profissão.... e é o futuro... acreditem que em zonas do interior que nao fossem as valencias do Lar(centro de dia) a ir ter com as pessoas idosas estas tinham que percorrer quilometros para pedir qualquer ajuda...
nao estou a desvalorizar as outras areas.....  ;)
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Miss Nurse em Agosto 14, 2008, 21:18:48
Eu não tencionava menosprezar o trabalho de niguém até porque já est 2 meses na UTICA d coimbra que é uma unidade unica em todo o país em que os 5 doentes que lá estão estão todos ligados a monitor e a sei lá quantos soros...no lar só administro comprimidos e soros mas já administrei muita vez levosimendan...conhece??também não é fácil...a minha intenção é mostrar a muita gente que não pensa assim que o trabalho de lar é duro e permite-nos desenvolver a todos os níveis...não é só pensos e comprimidos...
Mas peço desculpa se ofendi alguém...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Enf_SH em Agosto 15, 2008, 01:07:35
Citação de: SG
Para anitanurse.... DIREITO DE RESPOSTA.

Quantos cuidados de higiene presta um enfermeiro em hospital em média por cada turno?? entre 6 a 10 (por vezes no corredor )
Quantos pensos faz?? tenho doentes que tem cada um entre 10 a 14 pensos.
Quantas caixas de medicação prepara?? todos os turnos no meu lado tiro medicação para 22 doentes e ainda dou apoio a lado de mulheres (total 44 doentes) maior parte medicação ev.
Quantos pedidos de material faz?? se falta nas  tardes, somos nos.
Quantos pedidos de farmácia faz?? varios por turno, á alteraçoes terapeuticas e entradas SU. Quantas sacas de medicação arruma?? isto é trabalho do auxiliar, sou enfermeiro é para isso que me pagam.
 Quantas avaliações de TA e glicémias?? á doente com avaliação de glicemia, diurese e ta hora/hora, com indicações diferentes de terapeuticas para intervalos destes valores.

numa tarde somos 4 enfermeiros para 44 doentes com uma unidade de cuidados intermedios de cardiologia por o meio..... não estou a contar com os doentes no corredor , que ás vezes chega a ter 10 doentes espalhados pelo corredor ( total 54 doentes)

«.... 8 utentes totalmente acamados, 3 deles com SNG, mais 5 ou 6 que levantamos para cadeirão, todos com SV, 3 utentes com escaras, uma delas tem 4,isto só os totalmente dependentes...» ????????? achas pesado ?????? não gozes comigo.....

por vezes tenho 4 ou 5 isolamentos com doentes totalmente dependentes por MRSA... e por o meio mais 1 ou dois isolamentos com neutropenicos.......

E quando temos um doente ventilado a aguardar vaga numa UCI (aqui os doentes não descem para o SU )...... Sabes o trabalho que da um doente critico?????.... fora os outros 44 ( no minimo)

Os doentes fazem na unidade C intermedios para fazerem tromboliticos (agrastat ).... ja administraste????.... ou é so comprimidos e soritos...

O teu trabalho é mais pesado do que um serviço de medicina??? Do que o meu serviço NÃO. Pega no teu trabalho multiplica por dez e eleva ao quadrado.....

Não desprezes o trabalho realizado pelos teus colegas, ate porque não conheces as realidades existentes........ Respeita os colegas....

Cump de um enfermeiro dum serviço de medicina.

Boas,
Penso que não é preciso exaltar-se tanto @enf.Magalhães, afinal de contas, a colega @Anitanurse estava só a tentar fazer valer o seu ponto de vista!

Toda a gente sabe que o preconceito de que em lares e em cuidados continuados não se "trabalha" como nos hospitais paira no ar! A maioria dos enf que desempenha funções neste locais acabam por ter de fazer um pouco de tudo...e muitas vezes sem o apoio que os restantes colegas têm a nível hospitalar!! muitas das vezes é tudo nas costas do enfermeiro de Serviço...

E não se esqueça de que, um serviço de medicina pode ser muito duro mas a colega não está la sózinha...em caso de dúvida ou aperto chama um colega...geralmente com formação igual à sua (refiro-me a licenciados em enfermagem), ou liga ao médico de urgencia para que este suba ao internamento para ver o que se passa com o utente!!

E não passa tudo por "soritos e comprimidos", trabalhas a área de reabilitação motora do utente?impedes instalação de padrões espásticos sem ser através dos posicionamentos??envolves a familia na prestação de cuidados? preocupas-te em saber para onde vão os teus utentes depois de terem alta?

Pode ter muita coisa na área hospitalar, mas se há coisa que eu admiro nas UCC´s actuais e nos lares (que por algum motivo nao se tornaram UCC mas têm funcionamento semelhante) é a autonomia com que se pode trabalhar!!


Saudações e bom trabalho ;)
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfmagalhaes em Agosto 15, 2008, 01:49:41
Quando alguem tenta fazer valer o seu ponto de vista, é em factos devidamente apoiados e validados cientificamente e não afirmar do nada de que trabalha 3 vezes mais do que os outros....
tenho noção que o meu serviço é extremamente pesado mas tambem tenho humildade para reconhecer que em termos de trabalho « pesado» e stress existem serviços« piores», por exemplo : serviço de urgencia de um hospital central...

é verdade que não trabalho sozinho , mas muitas vezes sou o mais velho do serviço... ( trabalho ha 4 anos , 1 ano em cirurgia em VFX e 3 em medicina no norte) somos cerca de 40 enfermeiros, 10 trabalham há menos de 2 anos e 12 ha menos de 1 ano....

O colega deve saber que não estou á espera do medico do SU.... ás vezes temos que os orientar ( eles não o percebem, mas acabam orientados por a gente...) >:D

Em termos de : « ...reabilitação motora do utente?impedes instalação de padrões espásticos sem ser através dos posicionamentos??envolves a familia na prestação de cuidados? preocupas-te em saber para onde vão os teus utentes depois de terem alta?....» claro, ate porque faz parte da competencia de qualquer enfermeiro, claro que o meu desempenho nesta area é menor do que de um colega + velho , ou com especialidade em reabilitação.... alem do que o factor tempo/prioridades que temos para cada doente tb afecta este desempenho....

O trabalho desenvolvido por enfermeiros é extremamente importante seja em que area for...  :D
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Enf_SH em Agosto 15, 2008, 01:51:39
AInda bem que o colega pensa assim!! ;)

Boa continuação e espero que as discussões saudáveis se mantenham! ;D
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: jinkxy em Agosto 17, 2008, 21:10:22
"Mas ainda vejo que ha pessoas k consideram k nao sou uma enfermeira a serio..pk trabalho num lar...e tenho pena k isso ainda exista.."

isto so depende de quem trabalha nos lares demonstrar que não é bem assim... a partir do momento que temos colegas que so la vão preparar as 'caixas'... agora sei que num Lar, existe muito para ser feito... e respeito que lá trabalha, claro...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Ena Rot em Agosto 17, 2008, 22:49:35
Ainda bem que troca de galhardetes está mais amistosa por aqui.

Todos sabemos que Trabalhamos (os que têm emprego) e Muito e que a Corda está Quase a Rebentar, por isso Não Briguem!

Antes pelo contrário...


http://somdaspipocas.no.sapo.pt/sor_behappy.swf (http://somdaspipocas.no.sapo.pt/sor_behappy.swf)
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Agosto 20, 2008, 12:23:34
Como eu já disse não se podem comparar serviços...nem hospital com centros de saúde...bem como hospitais e lares de terceira idade.

São estruturas diferentes, cada um com as suas particularidades.

O que se pode dizer é que um enfermeiro se quizer e se deixarem pode fazer muito num lar de terceira idade. Há muito para fazer.

Mas o trabalho é diferente em cada um dos locais, bem como o trabalho num lar é diferente do trabalho noutro lar.

Esta disussão não vai levar a lado nenhum...pois parece aquelas disussões de crianças...em que um diz a minha chupeta é mais bonita que a tua... e o outro diz... não é nada...a minha é que é

 >:D
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: anevesf em Agosto 20, 2008, 15:27:56
Bem cá está o "podre" da nossa classe no seu melhor!!!!
"Porque eu trabalho mais que tu..."
"Não eu é que trabalho mais:::"
Querem uma taça?
Trabalho é sempre trabalho, seja onde for, existem serviços em que o esforço físico é maior outros em que é o psicológico, mas é sempre trabalho não acham?!!!!
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: jinkxy em Agosto 20, 2008, 23:31:41
Citação de: anevesf
Bem cá está o "podre" da nossa classe no seu melhor!!!!
"Porque eu trabalho mais que tu..."
"Não eu é que trabalho mais:::"
Querem uma taça?
Trabalho é sempre trabalho, seja onde for, existem serviços em que o esforço físico é maior outros em que é o psicológico, mas é sempre trabalho não acham?!!!!

não diria o podre da nossa classe... so alguns colegas a fazer perceber outros colegas que não são uns coitaditos, e o que é a realidade.
e penso que ninguém quer uma taça, apenas mostrar o seu ponto de vista. va! ver um colega dizer que no seu lar é que se trabalha ate 3 vezes mais do que num hospital... acho que a colega precisava de ser esclarecida. alhos não são bugalhos.

cumprimentos
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: EnfNessa em Setembro 21, 2008, 18:58:20
oioi  :)

Actualmente tenho um horário de 35 horas semanais num lar de idosos... por experiência própria penso que temos, sim, formação para muito mais e que deveria haver um horário mais alargado, pelo facto das 9h às 16h não ser o suficiente para cuidar dos idosos da forma ideal.
Pela lei deve haver 1 enfermeiro por 40 utentes... Como consigo (com a formação que tenho) cuidar dos idosos só com 35 horas semanais?? Faço o meu melhor, mas não consigo avaliar sinais vitais, realizar pensos e estabelecer uma relação de ajuda (isto senão houver nenhuma intercorrência) com um horário tão limitado (descrito pelo diário da republica ser o ideal)...  >:(
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: rmsfontes em Setembro 22, 2008, 22:18:13
Ora aqui está um assunto muitissimo interessante.
Então ainda existe na nossa profissão quem defenda que um enfermeiro não deve trabalhar em exclusividade num lar? Extraordinário.
Uma pequena história: ainda existe quem pense que a saude comunitária é trabalho menor dentro da enfermagem. Mas sabem uma coisa: o que mais evoluiu em Portugal na saude nos ultimos cinquenta anos foi a diminuição da mortalidade infantil e a qualidade da saude materno-infantil em geral. A evolução foi tão grande que é hoje reconhecida mundialmente como uma das maiores revoluções nos cuidados de saude da Europa de sempre. Porquê? porque no periodo de tempo que conseguimos diminuir a taxa de mortalidade infantil nenhum outro sector conseguiu resultados tão extraordinários. E quêm colaborou intensamente nisto? Foram os enfermeiros hospitalares? de cuidados intensivos? de urgência hospitalar? do inem? Não meus senhores e minhas senhoras. Foram os enfermeiros dos cuidados de saude primários, aqueles tontos que acabaram o curso e foram para as caixas de previdência depois tornadas centros de saude. Aqueles coitados de enfermeiros...
Nos lares de Idosos o enfermeiro, se souber, pode assumitr todas as suas responsabilidades e desenvolver actividades autónomas e muitissimos dignas. Não tem menos dignidade do que o senhor enfermeiro dos cuidados intensivos que para dar uma injecçãozeca precisa que o senhor doutor lhe dê instruções, que às 3 da manhã com um doente com 40 de temperatura precisa de acordar o senhor doutor para lhe dar 2 paracetamol.
Isto de facto "enerva-me" um bocado.
Sou Director Técnico de um Lar, tenho uma equipa de enfermagem com uma média de idades de 26 anos, em exclusividade. Por isso conseguimos ser uma das sete unidades nacionais que desenvolveram o projecto-piloto de cuidados continuados que deu origem à nova lei. Por isso desenvolvemos um projecto que se encontra publicado no site, com relevância mundial, Banco de Inovação, que alberga os projectos de todo o mundo de cariz inovador. Por isso damos formação sobre gestão de lares de idosos. Por isso vamos iniciar essa formação na empresa de referência dos enfermeiros, a Formasau, em Janeiro. Por isso somos convidados para imensos eventos para falarmos sobre aquilo que fazemos. Por isso poderiamos estar aqui a descrever uma quantidade de coisas em que estamos envolvidos.
Dediquem-se aos lares de idosos e vão ver que é mais saudável. Só perdem uma coisa: é não terem médicos para dizerem mal como ocupação de tempos livres.
Pensem nisto
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Setembro 22, 2008, 23:18:43
Parabens rmsfontes pelo trabalho que desenvolve diariamente...

Concordo com tudo o que disse...

Sem palavras...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: EnfNessa em Setembro 24, 2008, 20:21:49
Citação de: rmsfontes
Nos lares de Idosos o enfermeiro, se souber, pode assumitr todas as suas responsabilidades e desenvolver actividades autónomas e muitissimos dignas. Não tem menos dignidade do que o senhor enfermeiro dos cuidados intensivos que para dar uma injecçãozeca precisa que o senhor doutor lhe dê instruções, que às 3 da manhã com um doente com 40 de temperatura precisa de acordar o senhor doutor para lhe dar 2 paracetamol.

É verdade, concordo a 100% consigo rmsfontes...
O facto de trabalhar em lar, nao quer dizer que seja menos que os outros, até porque somos muito mais independentes para realizar actividades diárias...
Durante o curso realizei Ensino Clinico de Saude do Idoso, ao qual adorei, pelo que é uma área muitíssimo interessante (a meu ver)... no entanto, por incrivel que pareça (não estava nos meus planos apesar de gostar muito da área) ao terminar o curso comecei a trabalhar num lar, eu, sozinha, com toda a responsabilidade e orientação do serviço... ao principio: assustador, depois de uma semana: adoro! adoro a autonomia, a responsabilidade... tudo é novo para mim, mas estou a adorar a experiencia, e penso que me estou a sair bem :)

Citação de: rmsfontes
Dediquem-se aos lares de idosos e vão ver que é mais saudável.

Faço das palavras do rmsfontes as minhas...  :)
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: dani_c_a_7 em Novembro 19, 2008, 20:39:55
dentro em breve tb irei inciar funções numa santa casa de misericórdia onde os serviços de enfermagem até aki têm sido prestados à avença pelas enfermeiras do centro de saúde lá da localidade... é assustador por dois motivos... primeiro não conheço nada desta instituição em particular nem outras deste género... e por outro vou estar sozinha... num ambiente novo... espero k corra td tão km à EnfNessa... vamos ver
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Novembro 19, 2008, 21:54:29
@dani_c_a_7

vai correr tudo bem...no início é capaz de custar...com medo de uma nova realidade...mas depois vais gostar e vai correr tudo muito bem...

vai contando desenvolvimentos...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: EnfNessa em Novembro 21, 2008, 20:42:00
Citação de: dani_c_a_7
dentro em breve tb irei inciar funções numa santa casa de misericórdia onde os serviços de enfermagem até aki têm sido prestados à avença pelas enfermeiras do centro de saúde lá da localidade... é assustador por dois motivos... primeiro não conheço nada desta instituição em particular nem outras deste género... e por outro vou estar sozinha... num ambiente novo... espero k corra td tão km à EnfNessa... vamos ver

:)

Tenho a certeza que correrá bem... tens de confiar em ti mesma, apesar de não conheceres a instituição.
Esses receios podem acontecer em qualquer instituição... só se estiveres com mais receio devido à população que vais cuidar, mas sendo assim, tens de estar mais atenta que o normal, dar valor às suas queixas, ouvi-los nem que seja em coisas que não façam sentido para ti, mas para eles é muito importante...

Se precisares de qualquer coisa, diz  ;)

Boa Sorte!!!
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: heemii em Novembro 21, 2008, 22:26:26
"Nos lares de Idosos o enfermeiro, se souber, pode assumitr todas as suas responsabilidades e desenvolver actividades autónomas e muitissimos dignas. Não tem menos dignidade do que o senhor enfermeiro dos cuidados intensivos que para dar uma injecçãozeca precisa que o senhor doutor lhe dê instruções, que às 3 da manhã com um doente com 40 de temperatura precisa de acordar o senhor doutor para lhe dar 2 paracetamol."

nao sei quem escreveu esta mensagem mas aqui não se trata de dignidade, pk toda a gente tem a sua dignidade independentemente de ser enfermeiro ou não e independentemente do local onde exerce funções.
além disso esta mensagem apenas demonstra a falta de união entre a classe dos enfermeiros. o que é muito triste!!!!!!!!!
além disso o enfermeiro tem a sua autonomia tb e o médico não é pago para estar a dormir e o enfermeiro o acordar!!! e em relação ao caso exposto de hipertermia não é importante apenas resolver o caso mas qual a origem dessa hipertermia.
esta mensagem foi de muito mau gosto...
onde está a nossa união?!!
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Lilika em Novembro 22, 2008, 12:42:26
Concordo. Dignidade todos temos!!! Trabalho num Lar de Idosos,  e não é por isso que me considero mais digna do que os meus colegas, pois na minha opinião não é o contexto nem as diferentes realidades por cada um de nós vivênciadas, que nos tornam mais dignos, mas sim a forma como ao longo do tempo vamos edificando o nosso "Eu".
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: EnfNessa em Novembro 22, 2008, 13:34:35
Sim, é verdade, a dignidade no trabalho ninguém a tira... seja onde for que trabalhemos...

Bem, em relação à falta de união na nossa profissão, já de certo que todos percebemos cmo esta funciona... por isso, nem há comentários...

Mas este tópico limita-se às experiências exercidas pelos enfermeiros num lar e as dificuldades destes, de forma a que todos possamos evoluir na nossa profissão neste campo especificamente... ok?  ;)
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Novembro 27, 2008, 21:34:29
Por onde andam os enfermeiros que trabalham nos lares de terceira idade? Porque não partilham as suas experiências boas ou más???Só com troca de ideias e experiências podemos crescer...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: kik@ em Novembro 29, 2008, 14:59:21
Citação de: EnfNessa
oioi  :)

Actualmente tenho um horário de 35 horas semanais num lar de idosos... por experiência própria penso que temos, sim, formação para muito mais e que deveria haver um horário mais alargado, pelo facto das 9h às 16h não ser o suficiente para cuidar dos idosos da forma ideal.
Pela lei deve haver 1 enfermeiro por 40 utentes... Como consigo (com a formação que tenho) cuidar dos idosos só com 35 horas semanais?? Faço o meu melhor, mas não consigo avaliar sinais vitais, realizar pensos e estabelecer uma relação de ajuda (isto senão houver nenhuma intercorrência) com um horário tão limitado (descrito pelo diário da republica ser o ideal)...  >:(



Concordo colega!!
Eu também trabalho num lar de terceira idade e deparo-me com os mesmos problemas  e muitas vezes tenho mesmo que fazer horas extras para compensar essas falhas!!! O problema é que já fui avisada de que não posso fazer horas a mais :S
Agora digam-me colegas, como querem estas instituições dar o melhor aos idosos? Se é que pensam realmente neles!!! :(
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: kik@ em Novembro 29, 2008, 15:05:43
Citação de: dani_c_a_7
dentro em breve tb irei inciar funções numa santa casa de misericórdia onde os serviços de enfermagem até aki têm sido prestados à avença pelas enfermeiras do centro de saúde lá da localidade... é assustador por dois motivos... primeiro não conheço nada desta instituição em particular nem outras deste género... e por outro vou estar sozinha... num ambiente novo... espero k corra td tão km à EnfNessa... vamos ver

Cara colega!!! Vai correr tudo bem!
Boa sorte :D
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Andreia Botelho em Novembro 29, 2008, 17:44:17
Trabalho em regime de part time num lar de idosos e garantos-vos que não me sinto menos enfermeira so pk trabalho num lar e nao num hospital ou cs.
É um trabalho muito gratificante, às vezes só tenho pena de trabalhar lá tao poucas horas.
O facto de estarmos sozinhos (embora com utentes não criticos), ensina-nos a sermos autonomos, e muitas vezes a agir sobre situações bastante complicadas com uma maior responsabilidade pk so podemos contar connosco próprios. Tenho aprendido muito e os idosos são uns queridos ;D
Gosto muito do trabalho que realizo, faço equipa com um médico e uma assistente social realizando-se um trabalho multidisciplinar muito mais reconhecido pelos utentes.

 :D :D :D :D :D :D
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: kik@ em Novembro 29, 2008, 19:48:22
Citação de: Andreia Botelho
Trabalho em regime de part time num lar de idosos e garantos-vos que não me sinto menos enfermeira so pk trabalho num lar e nao num hospital ou cs.
É um trabalho muito gratificante, às vezes só tenho pena de trabalhar lá tao poucas horas.
O facto de estarmos sozinhos (embora com utentes não criticos), ensina-nos a sermos autonomos, e muitas vezes a agir sobre situações bastante complicadas com uma maior responsabilidade pk so podemos contar connosco próprios. Tenho aprendido muito e os idosos são uns queridos ;D
Gosto muito do trabalho que realizo, faço equipa com um médico e uma assistente social realizando-se um trabalho multidisciplinar muito mais reconhecido pelos utentes.

 :D :D :D :D :D :D


Concordo plenamente colega!!!
Mas no meu caso, o meu trabalho não é assim tão reconhecido!!! Porque antes de lá estar quem realizava as funções de enfermagem eram outros profissionais! :(

Mas aos poucos, as coisas estão a mudar!!!  :D

Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: EnfNessa em Novembro 29, 2008, 20:41:00
Citação de: Andreia Botelho
É um trabalho muito gratificante, às vezes só tenho pena de trabalhar lá tao poucas horas.
O facto de estarmos sozinhos (embora com utentes não criticos), ensina-nos a sermos autonomos, e muitas vezes a agir sobre situações bastante complicadas com uma maior responsabilidade pk so podemos contar connosco próprios. Tenho aprendido muito e os idosos são uns queridos ;D
Gosto muito do trabalho que realizo, faço equipa com um médico e uma assistente social realizando-se um trabalho multidisciplinar muito mais reconhecido pelos utentes.

Concordo colega Andreia

Prezo muito o meu trablho e os meus idosos, porque eles dão o que há de melhor, a melhor recompensa: o seu sorriso e felicidade.
Todos os dias deparo-me com situaçoes que tenho de resolver, eu, sozinha, sem mais ninguém, saber justificar o meu trabalho e executar para melhorar os sintomas do utente...

Nestes meses que estou a trabalhar num lar, aprendi muito, cresci como pessoa, sinto-me a evoluir... e por sinto-me bem pois faço o que gosto (e não me arrependo) e sinto que os idosos também o sentem... e o que pode ser mais gratificante de ver os idosos com sorriso nos lábios? Ver a sua felicidade? Ouvir um "obrigado" com o coração?
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Novembro 29, 2008, 20:43:46
colega kik@...que alterações já conseguiu implementar?
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Andreia Botelho em Novembro 29, 2008, 21:04:42
É obvio que o agredecimento pra mim com um sorriso é a melhor recompensa, tb aprendi muito, sobretudo a ver o idoso de outra forma.

Este trabalho é um desafio sinto-me muito bem, claro que nem tudo é um mar de rosas, mas temos que ultrapassas as dificuldades, aos poucos e poucos temos que impor o nosso respeito!!!!
 ;) ;) ;) ;) ;) ;)
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: kik@ em Novembro 29, 2008, 21:08:06
A administração de terapêutica antes era feita pela auxiliares (incluindo injectáveis), também realizavam alguns pensos  >:(... actualmente todos estes procedimentos são realizados pelas enfermeiras!
Mas ainda há um longo caminho a percorrer.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Novembro 29, 2008, 21:13:34
Medicação endovenosa e intramuscular?
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: kik@ em Novembro 29, 2008, 21:16:44
intramuscular!!!

Temos que dignificar a nossa profissão e não permitir estes abusos!!!
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: EnfNessa em Novembro 29, 2008, 21:22:58
Citação de: Andreia Botelho
Este trabalho é um desafio sinto-me muito bem, claro que nem tudo é um mar de rosas, mas temos que ultrapassas as dificuldades, aos poucos e poucos temos que impor o nosso respeito!!!!

É verdade, infelizmente nem sempre é esse mar de rosas... principalmente quando vamos trabalhar para um lar em que as rotinas de enfermagem não estavam implicitas, e que temos de ganhar a confiança e interajuda de toda a equipa multidisciplinar...
Eu também estive perante esses problemas, com o tempo, as coisas vão evoluindo e melhorando, mas somente com o tempo as coisas ficam ainda melhores... lol...

Se quisermos que os idosos tenham direitos e queremos implementar o nosso respeito, temos de certo que crescer (que era o que estava a falar anteriormente... )

Mas de certo que conseguirás  ;)
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: kik@ em Novembro 29, 2008, 21:32:28
Citação de: EnfNessa
Citação de: Andreia Botelho
Este trabalho é um desafio sinto-me muito bem, claro que nem tudo é um mar de rosas, mas temos que ultrapassas as dificuldades, aos poucos e poucos temos que impor o nosso respeito!!!!

É verdade, infelizmente nem sempre é esse mar de rosas... principalmente quando vamos trabalhar para um lar em que as rotinas de enfermagem não estavam implicitas, e que temos de ganhar a confiança e interajuda de toda a equipa multidisciplinar...
Eu também estive perante esses problemas, com o tempo, as coisas vão evoluindo e melhorando, mas somente com o tempo as coisas ficam ainda melhores... lol...

Se quisermos que os idosos tenham direitos e queremos implementar o nosso respeito, temos de certo que crescer (que era o que estava a falar anteriormente... )

Mas de certo que conseguirás  ;)


Concordo plenamente!!! Temos de lutar pela nossa profissão em prol do bem estar dos idosos

:D
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: PepperAnn em Novembro 29, 2008, 21:51:46
Eu tambem fui chamada para entrevista num lar de idosos, e felizmente fui chamada para a 2a fase de entrevistas, e correu bem! :D Penso que vou conseguir o emprego! ;)
Sinto-me, como os colegas tambem disseram, algo receosa, porque a equipa de Enfermagem de lá já lá está há décadas (todos os enfermeiros por quem passei nos corredores devem ter os seus 50 e tal anos) e disseram-me que o ambiente é "hostil" para os recem-licenciados que vao para lá trabalhar...
Algum dos colegas já passou por uma experiência parecida? Integração numa euqipa de enfermagem com esta idade, num lar de idosos? Agradecia algumas dicas que me pudessem dar! :)
Estou morta por começar a trabalhar,e gostava de saber a vossa opiniao para ir melhor preparada!obrigada ;)
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: EnfNessa em Novembro 29, 2008, 22:09:15
No meu caso especificamente, no lar em que estou a trabalhar, sou só eu  :P
Tive de me adaptar e modificar algumas coisas, de acordo com as funcionárias e directora-técnica...  :)

Mas faz a integração nesta equipa tendo em conta as caracteristicas desta, ou seja, se são pessoas com uma vasta experiência nesta área, deves estar sempre atenta ao modo como estes agem com os idosos, a forma como falam com os mesmos, o modo como realizam as actividades de enfermagem e mesmo como tomam as decisões... deves manter-te motivada nesta área, estudar, manter-te actualizada e acima de tudo: sê sincera, saber-saber, saber-ser, saber-estar, saber-agir... para mostrares que não estás ali por acaso, que estás ali para lutar por uma enfermagem melhor, mostra que eles escolheram bem  ;)
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: PepperAnn em Novembro 30, 2008, 19:29:38
Obrigada EnfNessa e Anitanurse!  :)
Se for seleccionada, vou dar o meu melhor para me integrar e ser uma mais-valia para a equiapa de enfermagem, os clientes e a instituição!
E dp vou dando notícias  ;)
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Dezembro 01, 2008, 13:46:20
Citação de: PepperAnn
Eu tambem fui chamada para entrevista num lar de idosos, e felizmente fui chamada para a 2a fase de entrevistas, e correu bem! :D Penso que vou conseguir o emprego! ;)
Sinto-me, como os colegas tambem disseram, algo receosa, porque a equipa de Enfermagem de lá já lá está há décadas (todos os enfermeiros por quem passei nos corredores devem ter os seus 50 e tal anos) e disseram-me que o ambiente é "hostil" para os recem-licenciados que vao para lá trabalhar...

Não tenhas medo. Entra com a humildade de quem se quer integrar e quer aprender com a experiência de quem já lá está. No entanto vai também tentando mudar algumas mentalidades já existentes e por vezes já ultrapassadas. Não queiras é entrar e querer mudar logo tudo, pois assim sim criarás um ambiente algo hostil à tua volta. Junta a experiência dos que já lá estão, com os conhecimentos mais recentes que tu tens...vais ver que quem fica a ganhar são os idosos.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Janeiro 28, 2009, 23:09:31
Citação de: EnfNessa
Concordo com o enfsergio, todas as pessoas que exercem funções directas com idosos, seja em lares, centros de saúde ou apoio domiciliário, deveriam ter formação na área de geriatria... afinal de contas, estão a cuidar de pessoas.
Há poucos dias, entrou na minha instituição uma residente que estava em casa a ser cuidada por uma pessoa. Esta senhora não se levantava à dias, visto ser uma senhora obesa, com problemas cardíacos... neste momento, esta residente levanta-se permanecendo estável durante o dia, sem feridas, somente com uma funcionária nos cuidados de higiene, pois a residente ajuda na mobilização e outros aspectos.

Concordo com os colegas na questão "enfermeiro por 24 horas"... por diversas vezes, há problemas fora do meu horário... penso ser importante a presença do enfermeiro a qualquer hora, mas depende muito dos gerentes e administradores no lar...  :-


Qual o papel de um enfermeiro num turno da noite num Lar de Terceira Idade??
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: EnfNessa em Janeiro 29, 2009, 00:10:08
Citação de: enfsergio
Qual o papel de um enfermeiro num turno da noite num Lar de Terceira Idade??

Bem, pode assegurar os cuidados de saúde a residentes que estejam descompensados, por exemplo. Diversas vezes, tive residentes que não estavam bem, e tive de dar orientações às funcionárias, cmo avaliar os sinais vitais, e o que fazer se tiver com X valores... um enfermeiro faria isso e muito mais: estaria atento a outros sintomas....
É trabalhar numa mais valia para os melhores cuidados com os nossos idosos. De certo que os enfermeiros teriam outras funções.  ;)
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: dani_c_a_7 em Janeiro 30, 2009, 22:32:41
na continuação do k a colega EnfNessa disse, uma avaliação de enfermagem em vez de uma auxiliar iria permitir k por vezes nao fosse activado o INEM desnecessariamente... km já aconteceu há bem pouco no lar onde trabalho durante a noite...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: EnfNessa em Fevereiro 01, 2009, 11:32:03
Além de todos os factores aqui descritos, também os idosos sentiriam-se mais confiantes se um enfermeiro podesse estar presente 24h/ dia, pois:

Há bem pouco tempo, um idoso disse-me "só podemos estar doentes entre as 9h e as 16h", pois a enfermeira tem este horário, após esse horário não estamos presentes...
E é pena que os idosos sintam-se assim, pois estes deixam de ter confiança que os idosos têm direito à saúde.  :-

A esta afirmação não tenho argumentos para responder, além de que "fazemos o nosso possível"...

Numa situação destas, o que podemos fazer?  :-[
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Gansita em Abril 06, 2009, 17:15:59
:)Olá a todos!
Esta é a mibna primeira mensagem no forum, e fico muito contente por terem abordado este tema...Não só pela sua amplitude e grau de importância, mas também pela diversidade de respostas obtidas face à pertinente questão do moderador Enfermeiro Sérgio.
Deste modo a minha resposta cinge-se ao simples facto de que, ser Enfermeiro, requer um visão holística sobre o ser humano e sobre tudo  oque o rodeia, logo, a sua actuação também é holística, cabe-nos a nós portanto fazer jus àquilo que nos ensinaram sobre ser-se Enfermeiro... É importante estarnmos despertos para esta realidade.
Eu trabalho num Lar para Idosos, há 4 meses, nele tenho conseguido exercer as minhas funções como Engfermeira em pleno, basta criá-las, porque se avaliarmos correctamente as necessidades individuais de cada Idoso, se planearmos e executarmos as intervenções delineadas para cada um, pode-se ter a certeza de que se foi Enfermeiro em tudo o que se fez...desde o "bom dia", o "como está, como passou a noite" até ao tratamento de feridas crónicas, vacinação, nebulizações, massagem, estimulação sensorial, exercícios passivos e/ou activos, ou até mesmo, capacitá-los para, inform´-los sobre, ensinar-lhes como...tudo isto é Enfermagem, tudo isto é ser Enfermeiro, tudo isto é CUIDAR...
Um bem haja a todos :)
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Enfª S em Junho 17, 2011, 20:08:32
Colegas, gostava que me pudessem esclarecer uma dúvida se possivel.

Eu trabalho num lar de idosos, IPSS, em part-time.
E fui contactada para prestar serviços, também em part-time, em uma outra instituição, também de serviços geriátricos. Ainda não sei quais as condições desta segunda, e só saberei depois.
No entanto, surgiu imediatamente uma dúvida. Sendo que eu já trabalho numa instituição destas, não há nenhuma ilegalidade em prestar serviços noutra? Nem nenhuma questão relativa ao facto de poder estar a trabalhar para a "concorrência"?

Obrigada
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Julho 27, 2011, 18:28:56
Quantos enfermeiros aqui trabalham em lares de idosos? Quais são as suas funções? Apenas prestam cuidados de enfermagem ou auxiliam na gestão do lar? Quantas horas fazem? Quem prepara a medicação e quem administra a medicação oral na hora das refeições? Quem faz as glicémias e quem administra a insulina? Quem dá alimentação por SNG? Participam nos cuidados de higiene e nos posicionamentos/transferências?
~
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfer_no em Julho 27, 2011, 18:45:32
Gostaria apenas de deixar aqui o meu testemunho em relação a uma proposta de trabalho para um Lar de Idosos (de luxo) que acho vergonhosa.
Pagavam 4euros á hora, em horário diurno, sem suplemento de trab ao fim de semana e 30 euros por noite (não há hora mas sim pela totalidade do turno que durava 11 horas - das 21h30 ás 10h do dia seguinte).
E o mais incrível é que as funções a desempenhar teriam que complementar ajudar a senhora da limpeza a limpar os quartos e a senhora da cozinha a servir refeições...

é obvio que não aceitei, isto não dignifica em nada a nossa profissão...

Isto tudo só para dizer que o trabalho em lares de terceira idade para quem gosta da área é mt gratificante mas depois levamos com estas propostas de trabalho que desanimam qualquer um...

As minhas desculpas pelo off-topic mas foi um desabafo...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: MSofia em Julho 27, 2011, 19:09:40
Sabem informar-me qual o rácio enfermeiro/utente em lares de idosos?
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: J.Anjos em Julho 27, 2011, 20:00:23
Ainda hoje fui a uma entrevista em que ofereciam 4.36€ / hora à semana (iriam ser 4h por dia) e 5€ / hora ao sábado (na mesma 4 h)... Quando viram que torci o nariz, já falaram em noites. Seriam 35€, das 22h ás 10h; ora fazendo as contas dá 2,92€ / hora. Não aceitei!!! Primeiro o serviço em questão não era Enfermagem, iria ganhar menos que no emprego anterior e ia ter muita despesa com transportes (o que antes não aconteceu) . Isto foi para uma empresa de apoio domiciliário, e, pelos vistos, o gerente também era coordenador de uma lar na mesma zona. Imagino a exploração!!!
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Liliana C em Julho 27, 2011, 22:34:18
Olá! gostaria de partilhar convosco a minha experiencia e trocar opiniaoes. assim, sou enfermeira há 2anos e desde essa altura k trabalho num lar de idosos. Existem cuidados de enfermagem das 8:30h ás 19horas incluindo fins de semana e feriados! Trabalho eu e outra colega! Tenho 44  ( sendo desses 5 acamados,  4 com sng e um algaliado)idosos no lar e 20 de centro de dia!
As minhas funçoes nesta instituiçao passam por: gestao, preparação e administração da terapeutica ( tenho as caixas de medicação k preparo para a semana para os utentes de lar e centro de dia todas as 3feiras) e a cada refeição retiro a medicaçao da carteira e coloco no copo identificado no tabuleiro do respectivo utente! A unica medicaçao k nao é administrada por mim e pela minha colega é a da ceia, mas é deixada num tabuleiro diariamente nos copos identificados.
Acompanhamento e selecçao dos utentes a serem vistos pelo médico 2vezes por semana na instituição.
Agendamento, marcaçao de transporte dos utentes com consultas em hospitais e exames complementares.
Realizaçao dos cuidados de higiene diariamente aos 5utentes acamados e posicionamentos ( no turno da noite assegurados pelas auxiliares).
Alimentação dos utentes com sng ( sendo só a refeiçao da ceia assegurada pelas auxiliuares).
Realização de pensos ( neste momento 1 ulcera de pressao e algums esfacelos) e de outras tecnicas k se justifiquem como troca de SNG, algalias etc.
Pesquisas de glicemia 2vezes dia e adminitraçao de insulina a utentes diabeticos.
Rastreio de 6/6 meses do peso e diabetes;
Monitorizaçao das TA 1a vez por semana.
Gestao do material de o2 ( pedidos de p1, equipamentos...)
Gestão e distribuição do material de enfermagem a ser utilizado no lar e apoio domociliario.
Realizaçao da ementa semanal para utentes acamados/ com ulceras de pressao.
Além destas funçoes, existem as emergencias o aconselhamento das familias sobre material de apoio entre outas.
dado k muitos utentes são acompanhados em consultas externas e devido a situaçoes de emergencia, na instituição existem 2 processos ( o medico e de enfermagem) e um processo de cada utente onde consta a medicaçao k está a fazer e informaçao clinica essencial para se entender quais os problemas gerais do idoso.
Neste momento gostaria de melhorar os registos de enfermagem, uma vez que são em papel gostaria de saber k tipo de registos os colegas fazem?
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: susana louro em Agosto 15, 2011, 20:38:10
ola. Sou enfermeira ha 2 anos e trabalho ha 1 ano e meio num lar de idosos. Sou a unica enf. tenho 90 utentes ( cerca de 30 acamados e semi-acamados, 2 com SNG, 3 algaliados e um com PEG)
as minhas funçoes sao semelhantes as da colega Liliana C, com a diferença que e impossivel ser eu a prestrar os cuidados de higiene aos utentes, uma vez que sou so eu.
em relaçao aos registos: faço os registos das ocorrencias
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: a_vale em Agosto 24, 2011, 16:55:24
Boa tarde a todos.
Venho expor a minha situação e uma duvida: sou recem licenciada, hoje fui responder a um anuncio de enfermeira para lar de idosos. A proposta é para o trabalho de enfermagem (pensos sao realizados por enfºs da santa casa aos utentes que lá estão por essa entidade) e acumular funções como directora técnica.

Agora uma grande questão se coloca, quais as funções e responsabilidades de uma directora técnica??? Tenho receio que ocorra alguma "ilegalidade" por parte dos proprietários e que eu seja apanhada pelo meio.

Será que algum colega a desempenhar tais funções me pode ajudar????

Obrigada.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: jotix em Setembro 01, 2011, 02:02:17
Grande parte da minha experiência profissional passa pelos cuidados a pessoas idosas em lares, centro de cuidados continuados e centros de geriatria aguda.

O desenvolvimento do trabalho num lar de idosos, é especifico a cada lar, mas centra-se na administração de terapêutica, gestão de consultas de externas, vigilância clínica, informação à família, cuidados técnicos (refiro-me aos pensos, injectáveis, perfusões, sondas vesicais, colostomias, ...) e gestão de urgências. A preparação da medicação é também específica a cada lar, sendo que grande parte é assegurada pela Farmácia ou por nós.
Sendo que, apercebo-me constantemente, que é precioso o conhecimento da pessoa idosa, em termos de comportamento e história de vida, para se melhor cuidar. Sobretudo que, com as demências que atingem as pessoas idosas, instaram-se nessas pessoas, comportamentos que formam personalidades exclusivas.

Trabalhando em diversas instituições, eu noto bem a diferença entre os cuidados hospitalares e os cuidados em instituições residências de pessoas idosas. Penso que fisicamente é mais duro e mais cansativo trabalhar num lar, no entanto, permiti-nos acompanhar a pessoa por um longo período e portanto à certamente momentos que são realmente agradáveis. Isto, tendo em consideração, que em França, existe normalmente um rácio muito insuficiente de Enfermeiro para número de idosos.

Nos centros de cuidados continuados (chamados aqui, de cuidados de longa duração), são normalmente serviços onde se requer maior número de cuidados técnicos, e normalmente, não aprecio muito. Isto, porque a maioria das pessoas estão bastante dependentes em termos de cuidados nursing, e não existe a comunicação oral, que tanto se adora.

No serviços de Geriatria aguda, são serviços hospitalares comuns a todos os outros, focados para a população idosa. E naturalmente que, existe um grande leque de cuidados de técnicos, incluindo a quimioterapia.

Sinceramente, fico um pouco chocado, o preço que oferecem aos Enfermeiros em Portugal para trabalhar num lar. Mas, trabalhando em regime fixo, quanto conseguem apurar num mês? (considerando que trabalham 150h/ mês)
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: pinknurse em Setembro 10, 2011, 22:55:14
Citação de: a_vale
Boa tarde a todos.
Venho expor a minha situação e uma duvida: sou recem licenciada, hoje fui responder a um anuncio de enfermeira para lar de idosos. A proposta é para o trabalho de enfermagem (pensos sao realizados por enfºs da santa casa aos utentes que lá estão por essa entidade) e acumular funções como directora técnica.

Agora uma grande questão se coloca, quais as funções e responsabilidades de uma directora técnica??? Tenho receio que ocorra alguma "ilegalidade" por parte dos proprietários e que eu seja apanhada pelo meio.

Será que algum colega a desempenhar tais funções me pode ajudar????

Obrigada.

A directora técnica é responsavel pela gestão do lar, cargo muitas vezes desempenhado por assistentes sociais ...
Elaboração de horários das funcionárias, admissão de utentes, gestão de stocks, bucracias, e lidar com os problemas dia-a-dia que uma instituição acarreta
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: CFARIA em Outubro 10, 2011, 16:55:01
Bom tarde trabalho desde 2010 num hospital e agora estou a part-time numa IPSS, a direcção deu-me indicaçoes para fazer pequenos esclarecimentos sobre alimentação por SNG a auxiliares uma vez que estas administram a alimentação desde que la trabalham e isto ja la vao em alguns casos 20anos. o que acontece é que uma recusa alimentar as crianças pk diz que é minha competencia, e que é assim de lei. O certo é que sao 20 crianças e torna-se um pc impossivel estando sozinha. Gostaria de saber se em instituições que não sao de saude se os auxiliares podem administrar a alimentação.
Obrigada ;)
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Propofol em Outubro 10, 2011, 21:18:24
Citação de: CFARIA
Bom tarde trabalho desde 2010 num hospital e agora estou a part-time numa IPSS, a direcção deu-me indicaçoes para fazer pequenos esclarecimentos sobre alimentação por SNG a auxiliares uma vez que estas administram a alimentação desde que la trabalham e isto ja la vao em alguns casos 20anos. o que acontece é que uma recusa alimentar as crianças pk diz que é minha competencia, e que é assim de lei. O certo é que sao 20 crianças e torna-se um pc impossivel estando sozinha. Gostaria de saber se em instituições que não sao de saude se os auxiliares podem administrar a alimentação.
Obrigada ;)

[align=center:12wtecys]Artigo 10.ºÂ 
Delegação de tarefas

Os enfermeiros só podem delegar tarefas em pessoal deles funcionalmente
dependente quando este tenha a preparação necessária para as executar,
conjugando-se sempre a natureza das tarefas com o grau de dependência do
utente em cuidados de enfermagem.[/align:12wtecys]

Regulamento para a prática de Enfermagem (http://www.ordemenfermeiros.pt/sites/sul/membros/Documents/Legisla%C3%A7%C3%A3o/REPE.pdf)

Parece-me que poderá delegar essa tarefa, desde que se assegure da competência da pessoa em quem delegar para proceder à administração.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Abril 17, 2012, 14:07:45
Penso que as mentalidades dos próprios enfermeiros tem obrigatoriamente que mudar. Fico triste ao ver enfermeiros em lares fechados durante o dia no gabinete de enfermagem. Como é possível entrarem na instituição e não irem à procura dos idosos? Não interagirem com os utentes? Não comunicarem com os idosos? Não disponibilizarem presença?
Infelizmente isto está a acontecer em algumas instituições...o enfermeiro entra e fica no seu gabinete de porta fechada, à espera que os idosos adivinhem que há enfermeiro no lar e vão lá bater à porta. Na minha opinião, isto não é enfermagem. Não é isto que os lares, os idosos e os seus familiares procuram...deixo isto em reflexão...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Farfi em Abril 17, 2012, 14:39:23
Plenamente de acordo, Sérgio. Enfermagem não é isso.

Quando chego a um lar de idosos, a minha prioridade é contactar com os utentes, comunicar com eles e avaliar as suas necessidades. Só a partir dessa avaliação, posso estruturar mentalmente o meu plano de cuidados.

Como é que um enfermeiro pode executar o seu plano de cuidados, se não avalia as necessidades diárias de cada utente?
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enfsergio em Abril 17, 2012, 14:46:59
é isso colega farfi..mas infelizmente é a mentalidade de alguns...e eu conheço esses casos...é uma triste realidade...apenas estão a ver o lar como local onde podem fazer umas horas e ganhar uns euros...é a triste realidade e revolta-me...

como podem não saber as necessidades dos idosos? como podem não ir ter com os utentes saber o que precisam...se passaram bem a noite...se têm alguma queixa? é importante mostrar disponibilidade para estar e para ouvir...muitos é isso que procuram...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: EnfermeiroAC em Agosto 25, 2012, 21:28:21
boa noite !
eu concordo convosco! Enfermagem está a tornar-se como a medicina onde os médicos estão preocupados com o CURAR

Nós como enfermeiros devemos nos preocupar com o CUIDAR nos diversos  aspectos do ser humano como as suas necessidades ( virginia H.) , como o seu estado de saúde mental, etc !

os estudantes dão esta matéria no 1 ano! acho que devia ser novamente dada no 4 ano para ninguém se esquecer  ;D ;D
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Enfª Raquel em Setembro 25, 2012, 19:21:06
>Eu acho que o ideal seria na enfermagem geriatrica, em lar, enfermagem 24 horas, nem que fosse apenas um de noite....

trbalho num lar e somos 3. 2 a tempo inteiro e 1 a part time.. e posso-vos garantir que precisavamos de mais enfermeiros.

sao 74 idosos durante o dia (com os do centro de dia)e ha muito trabalho... sao um pouco menos ha noite

temos varias pessoas acamadas

temos nebulizadores, possibilidade de colocAR oxigénio e aspirar secreçoes...
 e sempre que necessario usamos...

eu nao trbalho no lar so para dar medicação, avaliar TA e BMT e fazer pensos... fazemos muito mais

para  além disso ainda somos Gestores da Enfermagem... muita responsabilidade existe nas nossas mãos...


por vezes lamento que nao seja valorizada
mas posso-vos garantir que a Enfermagem no idoso... tem muito mais do que aquilo que imaginam (a maioria das pessoas)
...
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: Luffy em Setembro 25, 2012, 20:39:44
Olá!

Muitos de vós se têm questionado aqui no forum dos rácios de enfermeiros necessários/desejáveis para lares de idoso/ucc, etc...

Reforço a ideia de que já existem rácios definidos para RNCCI e publicou-se, há pouco mais de um ano, um documento sobre dotações seguras da responsabilidade da OE e MS. Podem dar uma ajudinha...

Além disto, constatei a discussão entre a "natureza" dos equipamentos, isto é, que lares de idosos são equipamentos sociais e não de saúde. É minha convicção que isto só acontece no papel. Os lares são, cada vez mais, equipamentos de saúde, uma vez que o aumento da esperança média de vida, o aumento de anos que as pessoas vivem com doenças crónicas e ainda das respostas crescentes a essas incapacidades fazem com que estes locais necessitem, cada vez mais, de profissionais qualificados. Quem? Enfermeiros, sim senhor. Mas enfermeiros que saibam o que fazem, que tenham conhecimentos e formação na área, o que não acontece em boa parte das vezes. Se os enfermeiros tiverem conhecimentos adequados, sabem perfeitamente quais são as suas funções e até onde vão as suas competências!

Só que quem contrata não sabe o que faz um enfermeiro e sobretudo desconhece as VANTAGENS que tem em ter enfermeiros contratados e a trabalhar, nomeadamente ao nível dos ganhos em saúde desses utentes, diminuição de complicações e respectivos gastos de equipamento, dias em regime de internamento, etc. Boa parte dos responsáveis dos lares vê o negócio pelo negócio, e os velhos são mais uma maneira de ganhar dinheiro. Como a sociedade tem a tendência de por os velhos a um canto e esquece-los, até porque a própria sociedade se quer esquecer que vai envelhecer um dia, poucos querem saber e ainda menos fiscalizam se a lei é ou não cumprida.

Temos depois colegas que são despedidos porque recusam dar formação a auxiliares sobre conhecimentos de enfermagem ( muitos que depois são executados na ausência dos enfermeiros, com grande risco para os utentes), temos colegas que denunciam quem dá formação "formal" a auxiliares sobre esses assuntos e as entidades oficiais, devidamente avisadas, pouco ou nada têm feito até agora.

No outro lado da equação, temos os idosos e os seus familiares, que também desconhecem o papel do enfermeiro e os riscos que a sua ausência pode trazer para os seus entes queridos. Como não sabem, não estão em posição de exigir o que quer que seja, em termos de dotações seguras, competências dos profissionais que lá trabalham, etc etc ...

Então e agora, como dar a volta à questão?

São poucos? Sei que são. Mal chegam para as necessidades? Bem sei.

A minha sugestão é que começem a medir qualquer coisa. Meçam as respostas dos doentes. Meçam as suas complicações, nos períodos de presença e ausência de enfermeiros. Meçam indicadores sensíveis aos cuidados de enfermagem. Construam e publiquem evidência dos ganhos do vosso trabalho.

Usem a evidência que já existe, ainda que de outros países, para demonstrar que mais enfermeiros significam menos gastos e mais ganhos em saúde.
 
Para sabe O QUE medir, podem começar por aqui,

http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/ref/v3n3/v3n3a15.pdf (http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/ref/v3n3/v3n3a15.pdf)

aquele abraço :)
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: militar em Novembro 10, 2012, 13:03:31
Boa tarde.
É absolutamente essencial a presença da enfermagem 24h/dia em lares de idosos! Mais do que isso, é importante que os lares funcionem com o método de enfermeiro de referencia. Ter um enfermeiro que conheça as nuances da historia pessoal/clínica de um residente é um primeiro passo para a manutenção da qualidade de vida do idoso pelos consideráveis ganhos em saúde que advêm desta pratica.
Para alem disso, também para a instituição os ganhos são visíveis com a diminuição dos episódios de idas as urgências por exemplo, com a diminuição do numero de consultas pedidas pelos residentes, etc.
Claro que isto implica uma grande entrega por parte dos enfermeiros que queiram realizar este trabalho, implica uma grande vigilância, uma grande capacidade de gestão...e por falar em gestão... Convém que os enfermeiros comecem a fazer valer e a demonstrar as suas capacidades e ocupem os lugares de director técnico em lares de idosos. Não há qualquer razão para o director técnico de um lar ter de ser um assistente social, ate porque a parte burocrática do lugar facilmente é aprendida não sendo obrigatório um curso superior para isso. Já a vertente de prestação de cuidados muitas vezes executada por auxiliares, é preciso saber fazer bem para poder corrigir quem faz...É preciso conhecer as dificuldades das tarefas para, por exemplo, fazer o horário em consonância reforçando os turnos ou as zonas de trabalho mais "pesadas".
Eu tenho a sorte de trabalhar num lar onde todos os aspectos acima descritos estão implementados...
Quanto ao enfermeiro como terapeuta ocupacional...podemos ser, temos competências para isso, no entanto...o enfermeiro pode fazer muito mais num lar...as instituições que contratem um terapeuta ocupacional. É um bom investimento.
Título: Re: Enfermagem em Lares de Terceira Idade
Enviado por: enf_karina em Julho 30, 2014, 11:22:28
Bom dia a todos os colegas.
Queria que me falassem da vossa prática em lares de idosos. Trabalho numa IPSS à 1 ano e 10meses, e sou a unica desde a abertura da instituíção. Iniciei serviço de enfermagem cá em regime de part-time no entanto depois foi me atribuido um contrato a full-time.
Tenho tido alguma dificuldade na gestão dos cuidados de saúde, nomeadamente na gestão dos cuidados de enfermagem porque os diretores e coordenadores pouco percebem da área e nada querem perceber...  :-
Queria saber se baseiam a vossa prestação de cuidados no Processo de enfermagem, como aprendemos na faculdade, ou se têm outro método. Aguardo a vossa opinião...