Forumenfermagem

Viver no Estrangeiro => Trabalhar fora de Portugal => : casu July 06, 2007, 04:29:03

: Trabalhar na Suiça
: casu July 06, 2007, 04:29:03
Boas Tardes.
Sou uma quase recém-licenciada.. Acabo o curso esta semana que vem.
Ao ler os diversos blogs relativos à nossa situação laboral, e ao ouvir vários comentários, vejo que a situação de emprego em Portugal a nível de Enfermagem está bastante má, péssima mesmo!
O meu namorado, como Professor Primário, está há 3 anos há espera de ser colocado.. e parece que o panorama se vai manter...
Por todos estes motivos, e por ter passado estes últimos três meses de estágio a ouvir lamentações e criticas ao sistema, por parte de todos os Enfermeiros, sem excepção, estou a cair na tentação de ser mais uma jovem portuguesa licenciada a querer emigrar.
A minha opção incide na Suiça, até porque já lá tenho familiares a trabalhar.. No entanto os apoios e as informações são nulas.. assim como o meu conhecimento no dialecto francês.
De qualquer forma, já fui à Embaixada da Suiça, ao Sindicato e à Ordem dos Enfermeiros, e ninguém me deu um único apoio, sendo que a resposta foi unânime: "Vai ter que se desenrascar sozinha".
Alguém me pode ajudar? Alguém conhece um enfermeiro emigrante português na Suiça, que me possa ajudar?
Traduzo o meu currículo para Francês e depois? Será que é só mandar para os Hospitais..?
Obrigada.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Discovery July 06, 2007, 05:28:37
Acho que se tens familiares na Suiça o melhor é pedires a esses familiares para conseguirem informações lá acerca da equivalências e requisitos para poder trabalhar. Eles que procurem junto de hospitais ou junto da instituição reguladora da enfermagem. A ordem portuguesa não ajuda ninguém, só cobra cotas aos enfermeiros ao final do mês ajudar está quieto.

Não te querendo desencorajar penso que para trabalhar na Suiça como enfermeiro é necessário passar num exame em uma de três linguas: francês, italiano ou alemão, que são as três linguas oficiais do país.

Depois outro conselho, ir para outro país considerando a lingua local um dialeto é um mau principio. Eu vivo noutro país e é fundamental respeitar a cultura local. O francês é uma lingua respeitavél como outra qualquer.

Boa sorte
: Re: Trabalhar na Suiça
: mariamariamaria July 06, 2007, 18:15:27
Olá,

Tanto quanto sei, o melhor é mesmo contactar directamente os hospitais nos quais interessada em ir trabalhar. Se precisarem de gente dizem-te e explicam o que tens de fazer.

Só que esse contacto tem de ser feito na língua oficial da região, já que a Suiça tem três línguas oficiais : francês, alemão e italiano, que são faladas em função das regiões.

O melhor é estares à-vontade na língua, antes de iniciares conversações.

Abraço.
: Re: Trabalhar na Suiça
: sandraenf July 06, 2007, 19:12:48
Bem... eu terminei o curso faz agora um ano e sempre desejei ir trabalhar para fora, para a suiça precisamente, e como as perspectivas nao eram lá mt boas informei-me do que era preciso mais ou menos... Pra começar, raramente aceitam enfermeiros recém-licenciados... digo raramente pq sempre se podem arranjar umas cunhas né...
Como hoje em dia me encontro a trabalhar na Madeira (muito longe de casa  :-[) isso é algo que ainda me cativa pelo que me ando a informar melhor das coisas...
Pra lá entrar é preciso realizar um exame na Cruz Vermelha Suiça (depois posso-te dar o e-mail se tiveres interessada) e entrar em contacto com o ministério do ensino superior (penso que é assim a tradução) pra eles aprovarem o teu curriculo (é necessário traduzir o curriculo e ir à embaixada suiça aki em portugal pra eles aprovarem o teu diploma e certificados que tenhas - só por porem o carimbo custa a mera quantia de 60 euros por folha....
No entanto, pra desilusão das desilusões... o mercado de trabalho lá nao está assim tão facil... no cantão alemão ainda é facil arranjar qualquer coisa... mas querem como requisito a lingua alemã falada e escrita...
Se quiseres pergunta mais coisas..... sempre posso dizer mais alguma coisa....
: Re: Trabalhar na Suiça
: casu July 08, 2007, 23:45:46
Boas noites.
Antes de mais gostaria de vos agradecer (Discovery, Mariarebelo1, e SandraEnf) pelas respostas e conselhos.
Como devem calcular, findo o curso, estou naquela fase de ansiedade, dúvidas e preocupações, como, aliás, já tinha escrito.
SANDRAENF, eu sou alistada na Cruz Vermelha Portuguesa. Realizei lá um curso de cerca de 9 meses (Recruta) e agora sou voluntária na Unidade do Seixal. Como falaste na Cruz vermelha da Suiça, será que isto ajuda para entrar na Suiça? Podes-me dar à mesma o mail de lá?
E já agora, também falaste da Embaixada da Suiça, que eu tinha que ir lá para eles aprovarem o meu currículo. No entanto, eu entrei em contacto telefónico com eles, ao que me responderam que eu é que tinha que tratar de tudo e que eles não podiam fazer nada...
Fico confusa...
Anyway, não vou desistir.
Obrigada a todos.
Espero por novas respostas :)
Beijo.
: Re: Trabalhar na Suiça
: sandraenf July 09, 2007, 00:14:36
Bem para que o teu curriculo seja creditado pelas entidades na suiça tem que estar numa das três linguas de lá... mas nao podes simplesmente traduzir um diploma ou um certificado de uma formação pq isso nao é valido... tens que ir á embaixada para eles porem o carimbo como tal é verdadeiro.

www.bbt.admin.ch (http://www.bbt.admin.ch)
www.redcross.ch (http://www.redcross.ch)

 
Bem.. estes são dois sites importantes... tem lá bastante informação e brochuras em pdf 8mas tuo em francês)

Vai dando noticias....
: Re: Trabalhar na Suiça
: Proton20 September 19, 2007, 16:41:06
Oi Casu. Depois de alguma procura lá encontrei o teu post. Bem pelos vistos não tá muito facil de obter informação sobre o trabalho na Suiça. Sei que ha lá enfermeiros Portugueses a trabalhar mas pelos vistos não há grande info. nem os tais colegas vêm cá ao forum. Tens alguma novidade no que concerne a este assunto? Bem o Francês ja domino, agora falta o resto. Ando a tentar procurar alguma informação. alguma coisa postem.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Miss Nurse September 25, 2007, 15:55:11
Oi...eu vou falar em relação á experiência de quem já foi emigrante na suiça durante 12 anos...como já lá estive tenho possibilidade de voltar para lá com bastante facilidade...mas como todos foram falando é preciso fazer uns exames para ser admitida...mas não é só isso...est~so a esquecer que para ir para a suiça é preciso um "permi" como eles lhe chamam...eu k já lá estive recebo com facilidade a permissão de lá ficar sem data limite, basta-me ter um contrato lá de trabalho para poder voltar..Para quem nunca foi emigrante lá, começa do zero..ou seja pela permissão mínima...não sei se entretanto as coisas mudaram mas normalmente era de 3 meses de permanência o limite..depois vai subindo de escalão ara 9 meses e ter k sair do país 3 meses e assim sucessivamente até alcanççar a permissão para ficar indefinidamente sem ter k sair... Não podem só pensar no currículo traduzido e nos certificados...a Suíça não é um apaís da UE e não é fácil lá entrar.. Acreditem no k vos digo...Mas os ordenados compensam o esforço ;D
: Re: Trabalhar na Suiça
: Red Fish October 02, 2007, 23:45:56
Olá Pessoal!
Falta-me pouco tempo para terminar a licenciatura e emigrar penso que seja a alternativa mais eficaz para combater esta triste situaçao que se vive no nosso pais. Estive a ler os vossos comentarios, e vai um pouco ao encontro das minhas expectativas futuras, que é trabalhar na suiça. Nasci em França e portanto mantenho ainda as minhas capacidade linguisticas. o que eu pedia é q alguem se tivesse algum tipo de conhecimento ou conhecido, agradecia muito como está a situaçao para trabalhar, retratando em traços largos como é o processo, para laborar ai. E se justifica mesmo o investimento e o alto custo de vida em relaçao ao salario, que n tenho ideia quanto se aufere.

Agradeço qualquer tipo de informação.
: Re: Trabalhar na Suiça
: paulomoutinho938 October 11, 2007, 18:42:55
Ola, boa tarde a todos

Fala-se aqui em trabalhar na Suiça. ok. Acho que os colegas estão a dar boas informações de facto, não há sombra de dúvida, eu vou partilhar convosco a minha opinião. Tal como uma colega referiu morei na Suiça no cantão de Vaud na cidade de Morges, como é sabido existem 4 linguas oficiais e não 3!!! Alemão, Françês, Italiano e Romanche, são 23 cantões no total e como é obvio não existe um cantão alemão mas sim 16, cantões de lingua oficial francesa 6 e um de lingua oficial italiana, o romanche e como o nosso mirandês fala-se em poucas partes da suiça mais precisamente perto da fronteira com a Austria. Bom estou-me  a estender de mais e nao falo do que interessa... de facto existem três tipos de permanência na Suiça a saber Permis A,B e C. O primeiro como a colega referiu permite uma permanência de 3 meses, renovado de trs em tres meses com a obrigatoriedade de voltar ao pais de origem por três meses.

Para concorrer para a Suiça basta encontrar os e-mail dos varios hospitais e elaborar o que se chama "lettre de motivation" o equivalente a nossa carta de apresentação, podem tambem enviar por mail o CV Europass na respectiva lingua exigida ou seja: Francês, alemão, ou Italiano. Vou dar-vos alguns nomes que basta introduzir no google e pesquisar: Cantão de Genéve: Hôpital de Genéve CH; Cantão de Vaud: Hôpital de Lausanne CHUV, Hôpital de Morges, Hõpital de Vevey, Hôpital de Yverdon-les-bains; Cantão de Neuchatel:Hôpital de la Chaux de Fonds, Hôpital de Neuchatel; Cantão du Jura: Hôpital de Delémont(fala-se francês); Cantão de Fribourg: Hôpital de Fribourg(fala-se alemão e francês); Cantâo du Valais: Hôpital de Sion, Hôpital de Sierre(fala-se alemão e frances); Cantão do Ticino: Hospital de Lugano, Hospital de Locarno, Hospital de Bellinzona(fala-se italiano).

Estes são a grande parte do hospitais na Suissa de lingua oficial francesa e italiana, após o envio da "lettre de motivation" eles respondem sempre no prazo mais ou menos de 7 dias, e ai pedem os documentos que comprovam a licenciatura em enfermagem. Em relação a Ordem, na Suiça não existe!!!

Após recepção da documentação, tb não demoram muito tempo, e caso seja aceite a candidatura o próprio hospital envia a documentação necessária a apresentar ao serviço de estrangeiros e fronteiras na suissa.

Esta é a minha experiência, por isso antes de andarem com papelada enviem o primeiro e-mail...

Espero que tenha ajudado em algo!!!
: Re: Trabalhar na Suiça
: Red Fish October 11, 2007, 22:54:40
Obrigado paulo moutinho! Toda a ajuda é preciosa neste momento tão delicado que a nossa profissão atravessa. visto o arrastar da situação é cada vez mais comum todos os jovens licenciados e mesmo alguns com a sua vinculação demasiado frágil, pensarem trabalhar no estrangeiro. mas o problema é o medo do desconhecido, do lançar-nos para o estrangeiro sem uma base estabilizadora. E é por isso que venho por este meio perguntar se têm alguma informação ou algum contacto de países como a Bélgica ou Luxemburgo?? Agradeço toda a ajuda prestada!! Boa Sorte a todos...
: Re: Trabalhar na Suiça
: Proton20 October 15, 2007, 11:23:45
Obg pela informação Paulo Moutinho. Pelo teu discurso deduzo que etejas na Suiça a trabalhar. Como estão a correr as coisas e qual a tua opinião de trabalhar nesse país? Compensa? Em que zona tas?
: Re: Trabalhar na Suiça
: paulomoutinho938 October 26, 2007, 18:21:37
Ola colega "Proton"
eu candidatei-me a um cargo de enfermagem na suiça, ja tenho entrevis-te marcada, mas como é obvio informei-me o melhor possivel e visto ja la ter morado durante dez anos as coisas tornam-se um pouco mais fáceis pra mim, no k diz respeito a lingua e a realidade deste pais.

Espero que tenhas sorte e concorras em breve, podes tb concorrer para este  hospital CHUV( centre hospitalier universitáire du canton de Vaud) tenha...
: Re: Trabalhar na Suiça
: casu November 01, 2007, 19:16:24
Bem... fico contente por este tópico ter dado conversa que sobre.. ainda realisticamente acho que há muito por dizer.
Paulo Moutinho MUITO OBRIGADA pelos teus conselhos, foram talvez os mais directos e práticos que já recebi até hoje!
Ao contrário do primeiro comentário a este tópico que eu abri, já estou a trabalhar há 2 meses, no HGO, e apesar te ter tido a sorte de acabar o curso e arranjar logo emprego, continuo de certa forma desmotivada com a situação em Portugal, n só com a minha mas com a de todos os enfermeiros e aspirantes a enfermeiros. Por este motivo, continuo com a ideia de emigrar!!
Suiça, pelos motivos que já apresentei anteriormente, é o país que mais me atrai actualmente.
Agora tenho mesmo que ganhar forças para ir tirar um curso de francês, língua esta que n me atrai nada... prefiro 1000xs o Inglês.. mas se o grande e único obstáculo for a língua, irei ser mais uma qualificada mão de obra licenciada a deixar portugal para trás... 
Logo se verá..
Os meus cumprimentos, e anseio por mais notícias.. principalmente de quem está próximo deste sonho... Paulo Moutinho, que tal?

Beijos e abraços.
: Re: Trabalhar na Suiça
: paulomoutinho938 November 01, 2007, 21:59:28
Ola, fico contente k ja tenhas emprego... é sempre bom apesar da situação k ainda haja colegas k consigam alguma coisa... Bom eu ja tenho entrevista marcada para dezembro inicio, no hospital k te sugeri, e tenho outra a marcar para o H de Neuchatel na Suiça tb, eu  sinceramente já desisti de procurar de me candidatar cá em Portugal, e as instituições nem sequer terem a decência, porque é disso que se trata, de pelo menos nos dizerem, nao concorra, não vale a pena, de certo k como eu os colegas iriam ficar mais "descansados" sem termos aquela sensação de vazio e de perfeita ignorância e ausênsia de apoio.

Mas pronto vou para um pais diferente, k espero que me corram bem as entrevistas... com alguma desilusão em relação ao meu paìs, que ao invés de nos valorizar e de nos permitir trabalhar cá, não, rejeita-nos forçando-nos a abandonar tudo e todos os que cá deixamos... Enfim sem mais palavras...
: Re: Trabalhar na Suiça
: The_Undertaker November 01, 2007, 22:04:31
De facto é triste que os jovens colegas tenham que sair do nosso país para exercer a profissão que escolheram quando faltam imensos enfermeiros nos CS e nos Hospitais. É triste que o governo só pense em controlar o défice e esqueça a qualidade dos cuidados prestados aos utentes.... E as coisas só tendem a piorar... Força a todos os que procuram o sonho de ser enfermeiros noutros países. A suiça parece ser uma boa aposta.
  8)
: Re: Trabalhar na Suiça
: scruz November 02, 2007, 01:35:21
e porque nao tentar espanha

é uma solução

consultar reconocimiento academico, homologacion e convalidacion

www.mec.es (http://www.mec.es)

www.codem.es (http://www.codem.es) site dos colegidos de enfermeria de madrid tem muitas vezes propostas de trabalho

instituto cervantes como fazer o DELE diploma de espanhol á lingua estranjeira, para nós convem o intermedio ou o avançado

espanha é por comunidades, exs

www.madrid (http://www.madrid). org e depois entra em sanidad ver hospitais

www.mediempleo.com (http://www.mediempleo.com)

em espanha acontecem duas coisas publico ou privado, para entar nos quadros do publico é necessario fazer exames que se chamam oposiciones, são dificeis, mas nao impossiveis... e dependem de comunidade para comunidade

no privado a instituicao faz as regras,

www.usphospitales.com (http://www.usphospitales.com)

www.capiosanidad.es (http://www.capiosanidad.es)

www.mafre.com (http://www.mafre.com)

bem é uma questao de procurar e ter sorte

em Portugal tem havido algumas iniciativas bem simpaticas mas pouco divulgadas como

FEIRA EUROPEIA DO EMPREGO E DA MOBILIDADE onde se pode ter ideias sobre:

QUAIS OS OBJECTIVOS?

Sensibilizar os trabalhadores e a população em geral para as oportunidades da mobilidade no mercado de trabalho europeu

Proporcionar informação específica sobre condições de vida e trabalho, e sobre algumas oportunidades de emprego, em países
procurados pelos candidatos a emprego

Divulgar o conjunto de serviços de apoio à mobilidade existentes em Portugal

EURES é um site que visa

O que pode a EURES fazer por si?

O objectivo da EURES consiste em prestar informação, aconselhamento e serviços de recrutamento/colocação (adequação da oferta e da procura de mão-de-obra) em benefício de trabalhadores e empregadores, bem como de qualquer cidadão que pretenda beneficiar do princípio da livre circulação de pessoas.

A rede EURES vai muito além do portal de mobilidade profissional que visita neste momento.

A EURES dispõe de um rede humana de mais de 700 conselheiros EURES que mantêm um contacto diário com candidatos a emprego e empregadores em toda a Europa.

Nas regiões transfronteiriças europeias, a EURES desempenha um importante papel na informação e no apoio à resolução de todo o tipo de problemas enfrentados por trabalhadores e empregadores no domínio da mobilidade pendular transfronteiriça.

Criada em 1993, a EURES é uma rede de cooperação entre a Comissão Europeia e os Serviços Públicos de Emprego dos Estados-Membros do EEE (os países da UE, e a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein), e ainda outras organizações parceiras. A Suíça integra igualmente a cooperação EURES. Os recursos conjuntos dos membros e parceiros EURES fornecem uma base sólida para que a rede EURES preste serviços de elevada qualidade a trabalhadores e empregadores

se entrarem no site da EURES á pessoas de diferentes paises que estao la para ajudar mandem mails, e vao ver que vos dao informacoes preciosas sobre as particularidades de cada pais europeu

espero ter dado alguns esclarecimentos

relativamente á suiça tambem podem consultar por mail um sr super simpatico que trabalha na embaixada da suiça portuguesa e que sempre informa o pessoal, cujo site é

patrick.durrer@eda.admin.ch, o Paulo tb já vos deu uma visao bastante boa sobre a Suiça

sobretudo boa sorte e acreditem em voces
: Re: Trabalhar na Suiça
: Enf.Paulo November 02, 2007, 16:51:28
: paulomoutinho938
Mas pronto vou para um pais diferente, k espero que me corram bem as entrevistas... com alguma desilusão em relação ao meu paìs, que ao invés de nos valorizar e de nos permitir trabalhar cá, não, rejeita-nos forçando-nos a abandonar tudo e todos os que cá deixamos... Enfim sem mais palavras...

Palmas. Bravo pelas palavras PauloMoutinho. É pena que os nosso governantes não se prestem ao trabalho de dar uma olhadela aqui no forum, para se aperceberem que "ao invés de nos valorizar e de nos permitir trabalhar cá, não, rejeita-nos forçando-nos a abandonar tudo e todos os que cá deixamos...". Se fossem familiares deles com certeza iam arranjar maneira de alterar a situação.
Também eu me vejo na situação de tantos, "emigrar", e completamente infeliz com o meu País.
Para os que tiverem o horizonte um pouco mais aberto para além da Europa, chekem o seguinte topic que elaborei há uns dias na tentativa de ajudar algumas pessoas na nossa situação.

http://www.forumenfermagem.org/forum/ht ... ic.php?t=6 (http://www.forumenfermagem.org/forum/http://forumenfermagem.org/phpbb3/viewtopic.php?t=6)

Cumprimentos e bem hajam os aventureiros  ;D
: Re: Trabalhar na Suiça
: paulomoutinho938 December 25, 2007, 18:36:05
Prestes a iniciar carreira na Suiça, dia dois de janeiro, se quiserem ir para la apressem-se pois ja esta a começar a afunilar...
: Re: Trabalhar na Suiça
: Red Fish December 25, 2007, 20:09:23
Boa Sorte Paulo Moutinho... Tambem ouvi dizer que esta mais facil de conseguir o permit... Mas o k te leva a dizer isso?

Boas Festas para todos!!
: Re: Trabalhar na Suiça
: paulomoutinho938 December 26, 2007, 17:16:21
Informações que obtive aquando das entrevistas!  ;)
: Re: Trabalhar na Suiça
: doracruz December 26, 2007, 17:44:29
ola a todos os colegas de profissao,sou enfermeira licenciada na suica trabalho a 4 anos num hospital e so para vos deixar um pouco mais atentos a realidade dos enfermeiros na suica sugiro que reflitam um pouco no que um user escreveu aqui na suica nao existe orden dos enfermeiros sera que isto vos diz alguma coisa?no meu caso pessoal estou precisamente en situacao contraria a algum de vos pois estou seriamente a pensar em voltar para portugal e tentar arranjar alguma coisa por la.isto nao esta facil en lado nenhum e saibam que me passam todos os dias pelas maos enfermeiros licenciados em outros paises e so vos digo que ha um aproveitamento tal que nao vos passa pela cabeca.outra coisa que penso que sera util e o horario de trabalho pois aqui o horario de trabalho sao de 8.30h diarias.en relacao a pedidos de equivalencias a coisa processa-se de forma igual como quem requer equivalencia da suica para portugal as equvalencias sera sempre dadas por escolas de enfermagen.en relacao a equivalencia sera sempre dada uma equivalencia parcial nunca na totalidade pois isto faz poupar uns trocos aos hospitais.en relacao a remuneracoes aqui um enfermeiro suico recebe mais ou menos 3.000euros mas nao pensem que sera esta a vossa remuneracao pois vao usufruir de um estatuto diferente pois estamos na suica ou voces pensam que este pais enriqueceu a custa de que?poden sempre contar ai com uns 2.500eur ou melhor uns 4.000francos suicos.mas atencao ao custo de vida facam bem as vossas contas antes de se decidirem.espero ter ajudado  e se alguem necessitar de ajuda estou disponivel pois tambem ando um pouco a deriva quanto a minha situacao de voltar a portugal por isso era interessante trocar ideias.so mais uma coisa subsidio nocturno e de fim de semana esquecam obdece a uma tabela fixa que e igual durante a semana ou fim de semana.saudacoes a todos desde a suica
: Re: Trabalhar na Suiça
: paulomoutinho938 December 27, 2007, 15:23:52
Nao sei em que hospital na Suiça a colega trabalha mas a realidade que conheço dai é algo diferente, mas como o mercado de trabalho ja esta a ficar escasso, mesmo ai, penso que seja esse o motivo que a leve a dissuadir colegas de tentarem a sua sorte em terras Helvéticas. Mas se pretende voltar para Portugal desde la lhe asseguro que isto esta mesmo muito mal... E no caso de trabalho em Hospitais na Suiça deve concerteza saber que as leis cantonais são diferentes de Cantão para Cantão assim como a percentagem de Imposto na Fonte(Impôt à la Source)! É uma questão de saber fazer a escolha adequada. É logico que quem trabalha no CHUV desconta mais e atendendo ao facto de o custo de vida ser mais elevado no cantão de Vaud em relação por exemplo ao Cantão do Jura!?
: Re: Trabalhar na Suiça
: scruz December 27, 2007, 16:52:01
Cara colega DoraCruz

Isto em Portugal está muito mau, eu trabalho á 4 anos e meio, e julgo que este foi sem dúvida um dos piores que passei como profissional...

À muita pressão para produzir, produzir...parece que agora o mais importante na saúde não é o cuidar mas sim os números...

Os preços dos bens alimentares, bem como de outros subiram, mas os nossos ordenados, é que se manteem iguais.

Ou seja a maior parte do pessoal faz horário e meio, para sustentar casa, contas e filhos... e os recém licenciados  não teem emprego, porque a maior parte dos hospitais lhes dizem que "não teem esperiência", isto é o cúmulo, como é que alguém pode ter experiência, se não lhes dão oportunidade...

Pior com os preços a subir como é que as pessoas k ganham 1000E ou 1200E podem pagar prestações de casa de 750E, porque a euribor não pára de subir, mais pagar cheches privadas pk dizem k o nosso ordenado é superior ao ordenado mínimo, a isto soma alimentação, tranportes e roupa, e mal dá para tudo, por isso antes de tomares decisões pensa bem...
: Re: Trabalhar na Suiça
: doracruz December 27, 2007, 17:05:40
ola paulo, nao e minha intencao tentar dissuadir ninguem,ate porque a mim nao me afecta o facto de poder ter colegas de profissao portugueses o que muito me deixava satisfeita.apenas tentei explicar as diversas dificuldades, que por aqui se encontram.en relacao a leis voce diz que varia de cantao para cantao e verdade e agora pergunto-lhe eu acha positivo.lembre-se que estamos a falar de uma profissao que exige o mesmo esforco, em qualquer parte da suica.desde ja lhe posso assegurar que aqui no cantao alemao que e onde me encontro a trabalhar os salarios fazem uma diferenca de mais de 1000sfr.alem disso tera de levar, com as leis de cada hospital nao pense que a lei varia de cantao nao isso e mentira a lei varia de hospital voce pode estar no mesmo cantao, que eu mas, em hospitais diferentes e pode ter a certeza que o seu hospital nao tera as mesmas leis que o meu.isso e desprezivel ,no entanto tera de se manter por sua conta e risco pois ordem de enfermeiros e sindicatos nao existem como devera saber.e tem o mais importante a sociedade que nunca apoia quem trabalha mas sim as leis de dois ou tres politicos que entendem que sera melhor assim.nao quero com isto assusta-lo mas com o tempo voce ira concerteza ver e sentir na primeira pessoa todas estas injusticas, e descriminacao .ja agora se o colega quiser entrar en contacto deixo aqui o meu endereco de msn.para o poder ilucidar melhor de algumas adversidades com que se vai deparar.ja agora em relacao ao tentar dissuadir as pessoas. nao tenha a minima duvida que como boa portuguesa que sou, e sempre foi faco, todos os possiveis para ajudar os colegas que estejam interessados em vir para ca, ate mesmo para o hospital onde me encontro.e ja agora o ordenado que lhe ofereceram penso que o esclareceram, nao sera efectivamente o que vai receber nao se esqueca que na suica os ordenados sao muito volumosos mas sao sempre brutos porque no final do ano o caro colega tera de pagar o imposto e sabe quanto lhe debitam?entao eu digo-lhe 14 por cento do bruto anual sabe quanto paga um enfermeiro suico com a mesma qualificacao 9 por cento  ele ganha mais que voce todos os meses e paga menos de imposto.isto e a justica deste pais mas isto e muito vago .sabe o que eu realmente nao quero e transmitir aos colegas que estao em portugal que isto e um pais como muito boa gente diz quando vai de ferias.espero que tenha muita sorte por ca e que tudo lhe corra pelo melhor se precisar de algo estarei a disposicao para ajudar.ja agora eu tirei a minha licenciatura aqui na suica falo alemao e escrevo como e obvio. e mesmo assim ja tive o dissabor de ouvir da boca de uma directora de pessoal de um hospital que nao tinha vaga para mim porque o meu nome lhe dizia tudo.nao sei realmente o que lhe dizia o meu nome mas olhe que eu ate tenho um nome bem bonito pena a senhora nao gostar dele sera que era por ser de origem portuguesa......agora fiquei na duvida.abracos a todos os emfermeiros de portugal e melhores dias virao esta crise e geral e o sinal dos tempos


reguas@hotmail.com
: Re: Trabalhar na Suiça
: doracruz December 27, 2007, 17:19:20
: scruz
Cara colega DoraCruz

Isto em Portugal está muito mau, eu trabalho á 4 anos e meio, e julgo que este foi sem dúvida um dos piores que passei como profissional...

À muita pressão para produzir, produzir...parece que agora o mais importante na saúde não é o cuidar mas sim os números...

Os preços dos bens alimentares, bem como de outros subiram, mas os nossos ordenados, é que se manteem iguais.

Ou seja a maior parte do pessoal faz horário e meio, para sustentar casa, contas e filhos... e os recém licenciados  não teem emprego, porque a maior parte dos hospitais lhes dizem que "não teem esperiência", isto é o cúmulo, como é que alguém pode ter experiência, se não lhes dão oportunidade...

Pior com os preços a subir como é que as pessoas k ganham 1000E ou 1200E podem pagar prestações de casa de 750E, porque a euribor não pára de subir, mais pagar cheches privadas pk dizem k o nosso ordenado é superior ao ordenado mínimo, a isto soma alimentação, tranportes e roupa, e mal dá para tudo, por isso antes de tomares decisões pensa bem...


ola caro colega .estou inteiramente de acordo mas o que o leva a pensar que aqui esta melhor.pois acho que a profissao devera sofrer alguns ajustes.mas olhe so para lhe dar um exemplo eu por aqui ainda me vai sobrando algum para as batatas mas nao compare o portugues ao suicao digo-lhe que o suico por exemplo nao compra casa tambem e preciso fazer algumas contas como e que alguem que ganha 1200eur por mes pode pagar uma prestacao de credito habitacao de 750eur o colega tambem nao foi la muito bem pensado.por outro lado aqui as pessoas nao vestes marcas mas sim o que podem.nao se vai a restaurantes nao se vai tomara a famosa bica 3 vezes ao dia,shoping ao domingo estao fechados alias o domingo por ca e passado em casa pois normalmente esta tudo fechado.caro colega nao querendo eu ser moralista tem de reconhecer que muito boa gente em portugal tambem vive acima das suas posses.acredito plenamente que a situacao esta complicada por ai mas olhe se a sociedade se desviar mis um pouco do comsumismo talvez ao fim do mes ainda sobrem uns centimos no fundo do porta moedas.desejo-lhe as maiores felicidades para si e para os seus e pensamento positivo que isto vai passar e olhe pode ser que a gente ainda venha a trabalhar juntos ai em portugal e depois talvez lhe faca compreender que o que e nosso nem sempre e pior apenas temos um sistema de saude que esta um pouco desarticulado.cumprimentos
: Re: Trabalhar na Suiça
: paulomoutinho938 December 27, 2007, 19:17:14
Colega Dora Cruz, vejo que viveu ai desde nova e tirou ai o curso, eu também quando falo nao é sem fundamento também estudei ai desde novo, tive so k vir para Portugal por imposição dos pais, a frieza e austeridade são caracteristicas dos suiços germanicos, no entanto o mesmo ja nao acontece com os suiços da romandia ou da suiça italiana! Eu digo isto porque vivi ai convivi com suiços e outros tais como os portugueses emigrantes e nunca me senti descriminado. E em relação aos impostos acho natural que isso aconteça pois se sabe existem portugueses que tiram licença sem vencimento em portugal para irem para ai as temporadas deixando depois os serviços a pendura, e  isso no meu entender tambem nao é justo pois privam-nos de trabalhar ca e reduzem as nossas hipóteses de trabalhar ai! Para passar a pagar os nove % basta pedir a nacionalidade, embora que moroso compensa bastante mesmo, pois por cá não temos a possibilidade de nada mesmo...
É certo que o salario que nos indicam é o dito bruto(Brut), mas compensa sem duvida nenhuma, muito mais que o salario neto que alguns colegas meus foram ganhar para Espanha(Madrid) em intituições privadas a ganhar pouco mais que mil euros, sair a noite tomar cafés, isso é um luxo e nao um bem essencial, basta comprar uma maquina de café sai bem mais barato atendendo que 3,50 CHFrs ja custa a dar!!! portanto é so uma qustão de habito e de adaptação a cultura.

Eu vou trabalhar para o Valais/Wallis, sem duvida melhor que no Cantão de Zurich em que também se paga bem o luxo e a e os bens essenciais nessa metropole, em todo o caso é bem melhor estar ai que em Portugal sempre se pode juntar algum, não digo fortunas como é obvio mas de certo bem mais que 200 euros que seria o que poderiamos juntar ca e ja a apertar bem o cinto, sem luxos ou extras incluidos. E como nao faço de minhas intenções sequer trabalhar em Portugal, apesar de no inicio ser dificil estar ai sem familia, vale muito a pena o esforço pelo menos estarei bem melhor que aqui, pois ca nao lhe fazem contractos individuais de trabalho sem termo certo aqui é um contracto a termo resolutivo certo e tem que andar ano apos ano a concorrer correndo o risco de ficar um ano ou mais em casa, sem garantias de nada.

Por isso e devido ao conctacto que tive com a pessoa que me fez a entrevista nao senti descriminação nenhuma, antes pelo contrário, fui muito bem recebido e bem esclarecido, isto em relação a todas as entrevistas a que fui ai na Suisse Romande!
: Re: Trabalhar na Suiça
: doracruz December 27, 2007, 20:13:38
fico muito contente por si caro  colega.ainda bem que nao sentiu nada do que eu referi eu apenas dei o meu testemunho real.em relacao ao pedido de nacionalidade suica nao e assim tao facil como mencionou pois a aquisicao desse documento obdece a muitos requesitos.na metropole como voce lhe chamou e onde se fazem as leis para a minha suica e para a sua, por isso o que eu terei de cumprir voce estara tambem sujeito.so para finalizar nao sei ao que se queria referir en relacao aos impostos mas se nao percebeu o que eu lhe quis transmitir eu vou tentar ser mais explicito.entao e assim voce ve com bons olhos voce pelo simples facto de ser estrangeiro desenpenha a mesma funcao que um outro seu colega suico voce ganha logo de partida muito menos que ele e no final vai pagar uma percentagem maior de impostos.onde e que voce concorda com isto.sabe normalmente tudo o que acontece no nosso pais merece ser criticado mas quando nos deparamos com situacoes de injustica social em outros paise ate parece que esquecemos tudo.por fim desejo-lhe tudo de bom por ca que sabe ainda nos vamos cruzar por ai en qualquer outro hospital.e ja agora aquilo que mencionou dos germanicos nao esta longe da realidade mas olhe que as coisas para esses lados nao estao assim muito diferentes.cumprimentos e boa sorte e que consiga atingir todos os objectivos que planeou.se precisar de alguma coisa nao hesite terei muito gosto em ajudar
: Re: Trabalhar na Suiça
: ursinhafixe December 28, 2007, 15:42:14
oi colega paulomoutinho! sou recem licenciada e tenho familiares em neuchatel, deste modo como esta mt mau arranjar trabalho por estas bandas tou a pensar seriamente na hipotese de tentar a minha sorte por la. Pode me dizer o que teve que fazer pa trabalhar la?
obrigada, bom 2008
: Re: Trabalhar na Suiça
: paulomoutinho938 December 28, 2007, 22:30:46
a resposta esta neste tópico na primeira pagina, se puder de uma vista de olhos pois para mais info da minha parte so daqui uns tempo quando tiver net pois parto amanha para a suiça. Feliz 2008 a todos(as).
: Re: Trabalhar na Suiça
: scruz December 29, 2007, 15:40:15
Cara colega dora nao è uma opçao pagar esta prestaçao e o que ha em lx.

Mais colegas meus que compraram mais longe por ser mais barato, ou alugaram acabam por pagar o mesmo...porque com as portagens e o combustivel vai dar ao mesmo.Para alem de dar cabo dos nervos as horas que passam no transito.

E como e obvio nao ganho so 1200, faço mais meio horario como tanta gente, porque nao ha outra forma...para pagar as contas e dantes tinha um quarto, um banho e uma sala alugados por 600E, por isso è que optei por comprar, mas se nao fizesse duplo, nao dava... essa e a realidade...deste pais. E quanto a essa senhora que lhe disse isso relativamente ao seu nome, devia ser uma estùpida em todos os sitios ha pessoas assim...

O Paulo è meu amigo, procurou emprego em todo o paìs e ninguèm lhe deu uma oportunidade...fiquei super contente quando se inscreveu na Suiça e mais contente ainda quando o chamaram, esteve 6 meses desempregado, e muito sinceramente foi a Suiça que lhe deu uma oportunidade para exercer enfermagem, e eu desejo-lhe o melhor, conhecemo-nos hà uns anos...

E è de louvar que o tenham tratado bem, porque foi isso que aconteceu, o director de enfermagem do Hospital para onde ele vai, recebeu-o super bem, e foi muito agradavèl na entrevista...O resto o tempo hà-de dizer, a verdade è que è como em todos os lados, vai encontrar boas e màs pessoas, mas o mais importante è que vai exercer a profissao que escolheu.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Dantroleno December 29, 2007, 16:12:00
Não conheço o colega Paulo Moutinho, mas pelo que escreve, parece-me ser um tipo porreiro...

Com este passo de gigante demonstra também que detém enorme coragem.

Resta agora ser bem sucedido e por isso lhe desejo as maiores felicidades.

Sucessos para o futuro. Não olhes para trás. ;)
: Re: Trabalhar na Suiça
: Henniez January 07, 2008, 16:28:09
Ola colegas, respondo a este topico para vos dar a minha opiniao pessoal. Encontro-me a trabalhar ha 2 meses e meio na Suica e infelizmente garanto-vos isto nao sao so rosas. Estou em alguns pontos de vista de acordo com a colega Dora Cruz e outros com o amigo Paulo. De facto concordo que os Suicos sao bastante mais frios que os Tugas. E que aos domingos isto é mesmo parado (os shoppings tao fechados). De resto aqui onde estou (cantao frances) trabalha-se bem, horario de 42h/semana minimo, sendo completamente impossivel de ter outro emprego. Mas tambem nao é que seja muito necessario pois como o Paulo diz os ordenados sao bem superiores aos Portugueses, por isso pense bem Dora. Compreendo que queira partir pois la baixo a qualidade de vida é outra. E para alguem que veio para ca sozinho como eu (sem colegas e familia) é ainda mais um pouco duro o dia a dia. Boa sorte para todos. Cumprimentos
: Re: Trabalhar na Suiça
: paulomoutinho938 January 07, 2008, 20:33:31
Ola colega Henniez olha estou curioso para saber onde estas a trabalhar é sempre bom conhecer pessoal de Portugal ca na Suiça eu estou em Sierre/Valais!
: Re: Trabalhar na Suiça
: soniarebelo January 23, 2008, 13:52:10
ola colegas,
sou licenciada ha mais de 6 meses e até agora ainda nao consegui trabalho como enfermeira em parte nenhuma do nosso país. como tal arranjei um part-time numa das lojas Zara para me ocupar e ganhar algum, claro...
estou a começar a fartar-me desta situação e penso sériamente em sair do país. estou a pensar em ir para a suiça, para Lausanne onde tenho amigos e o meu namorado que foi recentemente para lá trabalhar como arquitecto, já aqui tambem era o que se via.
neste momento estou a aprender frances técnico, a linguagem médica e de enfermagem.
claro que estou com receio de ir para um país estranho, principalmente depois de algumas coisas que li, mas aqui em Portugal é que nao estou a fazer nada.
se tiverem algum conselho importante, por favor partilhem.
muito obrigada
: Re: Trabalhar na Suiça
: soninhaoliv February 26, 2008, 12:39:33
ola pessoal!

como é que eu faço para ir trabalhar para a suiça, mais propriamente no cantão de geneve?

quais são os cursos de francês que são válidos?

não convém tirar um curso qualquer numa escola qualquer ali da esquina, este curso tem que ser reconhecido pelas instituições de lá?

aguardo a vossa ajuda
se preferirem enviar para o meu mail:
soniacostaoliveira@hotmail.com

obrigada
boa sorte para todos
: Re: Trabalhar na Suiça
: Leobisho February 26, 2008, 17:34:09
Trabalho na suiça e posso desde ja aconselhar a começar por baixo: EMS, CTR.....coisas do género. Existem empresas de recrutamento que não cobram nada ao enfermeiro e nos arranjam trabalho num ápice....deixo aki alguns sites: www.abpersonnel.ch; (http://www.abpersonnel.ch;) www.lurati.ch; (http://www.lurati.ch;) www.permed.ch (http://www.permed.ch). penso q existem outras mas agr n sei....
: Re: Trabalhar na Suiça
: soninhaoliv February 26, 2008, 17:49:18
ola!

obrigado por me responderes.
( "EMS, CRT"), estás a falar da homologação do curso, certo?

Mas se calhar é importante tirar primeiro um bom curso de francês?

obrigado mais uma vez
: Re: Trabalhar na Suiça
: blayde February 26, 2008, 23:20:42
Eu tenho estado a ler as respostas de colegas que pensam/estão a trabalhar no estrangeiro. O que eu vou dizer é um pouco offtopic e dirigido a alguém em particular (ao(á) qual servirá a carapuça). Não pretendo com isto lavar roupa suja (até porque nem foi comigo que se passou este episódio, pois se fosse as coisas eram resolvidas doutra maneira). A realidade em Portugal é terrivel e a opção de emigrar é mais que válida. O que me intriga é como é que pessoas que não fazem ideia do que é fazer parte de uma equipa, são desonestas e ainda por cima usam golpes baixos para conseguirem subir uns degraus, falam com o maior dos á vontades e FINGEM-SE de honestos. A enfermagem é aquilo que os enfermeiros a fazem. Como é que um(a) colega que em estágio profissional ROUBA o material que o outro(a) preparou previamente e o acusa descaradamente ao orientador, só para que este se "LIXE" e seja menos um a ultrapassar, pode vir para aqui dar conselhos em como tratar da papelada para ir para o estrangeiro? É esse(a) colega que não foi honesto enquanto aluno enfermeiro, o vai ser agora que o mercado está mais que dificil? Felizmente já tenho emprego mas consegui-o á custa de muito trabalhinho e não de golpes baixos nem de cunhas...

Realmente a enfermagem está podre, banalizada e comum. A elite da saúde, já não o é... Agora lidamos com arruaceiros(as) dispostos(as) a queimar o parceiro só porque invejam o lugar deste.

Não vou acusar a pessoa, mas se essa pessoa, pelo menos tiver a decência que lhe faltou enquanto aluno(a), nem responde a mais nada. Só deixo um conselho: não acreditem em tudo o que lêem porque tal como já o fez no passado, é bem capaz de o voltar a fazer, já que a concorrência é maior.

Não se esqueçam que somos só numeros... Lutem e consigam as coisas pelos vossos proprios meios. A vitória terá muito mais glória.

Tenho dito
: Re: Trabalhar na Suiça
: Leobisho February 28, 2008, 21:16:34
EMS -Establissement médico-Social - Género de lar de idosos, mas na suiça muitos deles são luxuosos e, além de um melhor ordenado, são u bom começo para quem não lidou com a língua, pois permitem apreender melhor a língua
CTR - é um género de centro de recuperação, como o ROvisco pais ou Alcoitão, em que o trabalho é mais pesado e se calhar há menos tempo para pensar no francês
mas o melhor é mesmo contactar uma das empresas que falei anteriormente
claro que  um bom curso de francês é INDISPENSÀVEL....
quanto a homolgação de curso ha empresas que o exigem, mas normalmente não é necessário pois o nosso curso é reconhecido na suiça, mesmo em grandes hospitais como  o de lausanne ou geneve. mas o melhor e mesmo contactar uma dessas empresas, pois elas tratam-vos de tudo, sem vos cobrar um cêntimo ou outra coisa qualquer
: Re: Trabalhar na Suiça
: martinspereira March 03, 2008, 18:13:54
Sou enfermeira e trabalho na suiça......e após uma breve leitura por todas as opiniões aki expostas........posso dizer k cada um tem um pouco de razão, quando falam do que se passa na suiça..... :)
É verdade k aki ganhamos bem........mas é necessario ter presente o espirito de sacrificio.
Não é facil sair do nosso pais, mas é muito interesante conhecer novas culturas.
Na minha opinião, as experiencias vividas aki dependem muito das pessoas k trabalham connosco.
Trabalhar na suiça é uma boa opção........mas deve ser muito bem ponderada....pk muitas portas tb se fecham nas vossas caras......
Para todos os que querem trabalhar na suiça, uma palavra k nunca podem eskecer: CORAGEM!!!!!


Boa sorte!!!! ;)
: Re: Trabalhar na Suiça
: jraminhos April 06, 2008, 18:49:47
Boa tarde

 Como neste momento nao tenho absolutamente NADA para fazer, entrei na internet e pesquisei por o topico "enfermeiros na suica", e deparei-me com este topico, que atentamente li. Isto não tinha interesse nenhum para este forum, caso nao estive eu na Suica, num servico de cirurgia com capacidade para 25 doentes, mas que de momento tem 6!!!!

 Eu estou a trabalhar desde Novembro em Moutier (Cantao de Berne), e foi a melhor coisa que podia ter feito.

 Más experiencias, como ja foi aqui descrito, podem acontecer, mas a minha esta a ser tudo menos isso.

 Assim passo a tentar explicar alguns mitos (atencao isto é relativo á realidade em que estou inserido):

 Encontrar trabalho: fica facilitado se se conhecer alguem dentro do hospital (eu por exemplo ja meti uma colega minha aqui, so nao meto mais porque ninguem quer) ou entao atraves de uma agencia de trabalho (eu recomendo a jobone) mas conveem entregar o curriculo (em francês e fui eu que o traduzi) em mão

 Lingua: francês ou alemao (o italiano e o romanche sao pouco faladas), no meu caso frances vim com o mais basico que há, tive-o no ciclo e antes de vir para aqui fiz um curso de 20 horas. É certo que os primeiros tempos sao duros, mas desde que se consiga perceber e se fazer entender, o resto aprende-se cá.

 Custo de vida: depende de cidade para cidade, os grandes centros urbanos (Geneve, Zurique, Berne, Lausanne) sao bem mais caros que vilas mais pequenas

 Reconhecimento de cursos: em Geneve é preciso ser reconhecido pela Cruz Vermelha (e nao interessa se se é voluntario em Portugal, e todo o processo é moroso e relativamente caro), aqui onde estou nao é preciso, assim como noutros cantoes mas nao sei especificar em quais.

 Habitacao: eu moro ao lado do hospital na residencia do pessoal, mas isso vai depender de hospital para hospital. Logicamente que o preco vai depender do custo de vida cidade em questao.

 Salario: depende de cantao para cantao, mas é relativamente porpocional ao custo de vida. No meu caso, e falo de salario liquido, nunca recebi menos de 2200 euros.

 Carga trabalho: os horarios sao diferentes dos nossos (nao existe sistema M, T, N) e andam na volta das 42 horas semanais.

  Para terminar, julgo que o principal é mesmo forca de vontade para vir.

 Beijos e abracos
 Raminhos
: Re: Trabalhar na Suiça
: mrdsousa April 07, 2008, 23:36:31
Boa tarde

Caros colegas gostaria de ouvir a vossa experiência sobre o vosso trabalho na Suiça. O que acham da enfermagem praticada aí.

Em números reais quanto recebem, quais são  os descontos efectuados. Como é que funciona a SS e o IRS. Os gastos que têem com alimentação, ou seja na vossa zona por ex quanto custa 1 litro de leite. com a casa, bem enfim essas dúvidas que todos temos, e se ao fim do mês dá para poupar algum dinheiro.

Agora passo a explicar a minha situação sou Enfa á 8 anos em Portugal, desde sempre vesti a camisola, mas agora estou muito triste com as condições laborais que nos estão a propor, o meu ordenado e o do resto dos colegas, baixou mais de 300E no espaço de 2 anos, isto fazendo referência á instituição onde me encontro. Estou no BO á 5 anos, e nunca me senti tão desvalorizada profissionalmente e desvalorizada como hoje em dia, pelas direcções, não pelos colegas. Tiveram a lata de me dizerem que no Porto á colegas a recebrem como auxiliares, por isso se queria a oferta deles óptimo senão... eu respondi nós somos uma classe e temos muitas responsabilidades, não queira comparar as funções...contudo sinto a minha integridade lesada, e pior sinto que talvez esta situação continue e que venha mesmo a piorar, por isso estou interessada em ouvir opiniões e ver como estão as coisas por aí.
: Re: Trabalhar na Suiça
: paulomoutinho938 April 10, 2008, 19:31:19
Ola colega mrdsousa, bom quanto ao que nos perguntas neste tópico uma coisa é certa que com o tempo de serviço que tens ganharás mais que um recem licenciado aqui tal como em Portugal, o que é bom é que aqui reconhecem os teus anos de serviço. O perço do leite depende do que comprares mas ronda 1chfr e o pão 2chfr em proporção ao que se ganha aqui da perfeitamente para fazeres uma vida normal e ainda juntares bem mais que o salario de um recem licenciado em Portugal. Portanto penso que seja um caso a pensar da tua parte em vir ou não para ca a decisão cabe a cada um de nós, sobretudo que ha muitas coisas em jogo em especial a familia que nao podemos ter por perto como seria de esperar, em relação a integração que nos fazem aqui, eu pelo menos nao tenho nada a reclamar o acolhimento é fantastico!!! Mas camo o colega que se encontra em Moutier cada caso é um caso e claro as experiancias serao entao vividas de forma diferente.


Espero ter-te elucidado.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Henniez April 11, 2008, 19:55:19
Jraminhos tas no hospital Jura Bernois? Eu ja tive a trabalhar ai mas no outro polo, em Saint Imier. Tou a ver que a comunidade Tuga esta a aumentar por aqui. Breve criamos uma associacao de Enfermeiros Tugas na Suiça.  O0
Paulo, sempre vens a Lausanne na Quarta?
Abraço a todos
: Re: Trabalhar na Suiça
: paulomoutinho938 April 11, 2008, 23:01:08
Sim claro que apareço Daniel ate quarta...boa sorte para Lausanne.;)
: Re: Trabalhar na Suiça
: jraminhos April 14, 2008, 19:24:31
Jraminhos tas no hospital Jura Bernois? Eu ja tive a trabalhar ai mas no outro polo, em Saint Imier.

 Sim, estou no serviço de Cirurgia. Por acaso ainda não conheço Saint Imier, mas pelo que ouvi ainda é mais parado que Moutier!!!

 Isso da Associação Portuguesa de Enfermeiros Tugas, não é nada mal pensado! Aqui neste hospital somos 5, eu bem queria alarga-la, mas então ninguem quer vir para cá!

 Para a colega mrdsousa, e relativamento aos preços de uma ida ao supermercado, a diferença entre Portugal e a Suiça, é com 50€ não se traz quase nada e aqui com 100 CHF(conversão aproximadamente) vem um carro recheado...

 Paulomotinho938 e Henniez, sem querer ser intrometido, eu por acaso quarta feira, tambem vou andar por Lausanne. Se houver interesse pode-se combinar um encontro e conversar um bocado desta vida na Suiça.

 Abraços
 Raminhos
: Re: Trabalhar na Suiça
: Leobisho April 14, 2008, 19:53:38
sendo tuga, enfermeiro e trabalhador na suiça, concordo e apoio a 100% uma associação de enf tugas, qt mais n seja para matarmos saudades do nosso país e para partilharmos experiências e ajudarmo-nos uns aos outros
AEPS - Associação de Enfermeiros Portugueses na Suiça......
Conheço ainda mais 8 enfermeiros portugueses que trabalham cá, no Vaud e no Valais e em Fribourg. Nós somos mesmo muitos cá.....Juntemo-nos.....A união faz a força
: Re: Trabalhar na Suiça
: Henniez April 15, 2008, 19:27:41
Ola colegas. A ideia esta lançada então  O0 O, vai ser uma boa forma de conhecermos todos a Suiça, ja que estamos todos espalhados pelo território. JRaminhos tenho todo o gosto em te receber ca em Lausanne. Amanha (Quarta) saio às 16h (hora local), envio-t msg com o meu número, diz-me algo. Para os restantes colegas, escrevam no tópico, e em breve combinaremos algo.
Cumprimentos
: Re: Trabalhar na Suiça
: Leobisho April 15, 2008, 20:20:50
pa começar, uma jantarada....alguém conhece um bom restaurante e barato?
aki em lausanne ha alguns portugueses....era uma boa forma d começarmos, o q axam?
: Re: Trabalhar na Suiça
: Henniez April 15, 2008, 20:34:43
Tas em Lausanne Leobisho? Onde trabalhas? Queres encontrar-te amanha conosco? e ai ja combinamos a jantarada.
Cumprimentos
: Re: Trabalhar na Suiça
: alleinade April 15, 2008, 20:45:25
E entao eu tb posso ir?  ;D
: Re: Trabalhar na Suiça
: Henniez April 15, 2008, 21:11:47
Ei Francesa, o encontro é para Tugas nas Suiça  :D. Mas se quiseres claro que és bem vinda, afinal tas no País vizinho.

Beijoca

Daniel
: Re: Trabalhar na Suiça
: paulomoutinho938 April 16, 2008, 23:25:51
lol bom espirito de iniciativa lol acho bem, é sempre bom conhecermos colegas ca na suiça:)
: Re: Trabalhar na Suiça
: domingos April 17, 2008, 13:25:30
Viva!
Sou enfermeiro especialista em Saúde Materna e Obstétricia (parteiro) sendo que gostaria de saber se teria alguma hipotese de colocação em algum hospital na Suiça.
Obrigado pela dica... ??? ???
: Re: Trabalhar na Suiça
: jraminhos April 18, 2008, 14:29:10
Salut!

 Pois Domingos, isto aqui em termos de Obstetricia funciona de uma maneira um bocado diferente de Portugal. Pelo que já ouvi (já que no hospital onde estou não tenho esse serviço), não são enfermeiros que fazem os partos, são as nurses ou qualquer coisa do genero, que são aides infirmiere de enfermagem (que é algo existe aqui e não é mesma coisa que os nossos auxiliares) com formação especifica que se ocupam disso. No entanto tambem não sei se um enfermeiro pode executar essa acção (o que tinha toda a logica dentro do sistema português).

 Lamento não ser grande ajuda neste ponto, mas se algum colega souber mais alguma coisa de concreto, pois elucide que eu tambem gostava de saber.

 Abraço
 Raminhos
: Re: Trabalhar na Suiça
: isabelacosta May 01, 2008, 15:30:20
Olá a todos!
Sou uma jovem que acaba o curso de enfermagem em Junho! De seguida pretendo ir para a Suiça viver, pois o meu namorada encontra-se lá a trabalhar (tem permi C). Como é óbvio pretendo procurar um trabalho na minha área, mas a verdade é que não sei muito bem o que fazer. Já vivi 10 anos na Suiça, parte francesa (Lausanne), mas agora talvez vá para Zurich. Falo bem francês e estou a tirar um curso de alemão. Eu gostaria de saber o que tenho que fazer para o curso ser reconhecido e procurar emprego, alguem me pode ajudar? Obrigada! :)
: Re: Trabalhar na Suiça
: jraminhos May 07, 2008, 21:13:14
Salut!

isabelacosta : O reconhecimento do curso só é necessário em certos cantões, como o de Geneve, para Zurich, não faço ideia.

 Se o teu namorado já lá esta, talvez não seja mal pensado vires fazer uma pesquisa no terreno, e deixar uns curriculos nuns hospitais ou agencias de trabalho.

 Se fosse para o hospital onde estou arranjava-te lugar, com a vantagem de falares bem françês, para a parte alemã não so grande ajuda...
: Re: Trabalhar na Suiça
: isabelacosta May 17, 2008, 17:17:34
Salut jraminhos!

Muito obrigada por me teres respondido! Eu pensei que o reconhecimento do curso fosse necessário em qualquer lado! As pessoas fazem uma confusão.... já me dirigi a vários sitios, mas ninguém me sabe dizer ao certo o que fazer!
Era muito bom se fosse para os lados onde estás e me podesses dar uma ajuda.... mas "infelizmente" o meu namorado não está nessa área! De qualquer maneira muito obrigada e nunca se sabe se não venho a precisar da tua ajuda!

Merci!
: Re: Trabalhar na Suiça
: Lipa85 May 21, 2008, 01:09:22
Boa noite...bem...eu já estou por tudo e por qualquer pais onde haja emprego..lol!

Só uma informação, pelo que li basta mandar um CV e depois o hospital ajuda (corrijam-me de estou errada!). Mas quanto à lingua? O francês para mim é para esquecer. Mas tenho um ano de Italiano e tv me adaptasse bem à língua. Eles aí são muito rigorosos com o nosso nivel linguistico ou "deixam passar" e dp uma pessoa habitua-se?

Bj e desculpem a pergunta, mas n quiz concorrer a espanha pk n percebia patavina de espanhol e qd mandei um CV o hospital respondeu que teria tempo p aprender!!Lol...

Bigado
: Re: Trabalhar na Suiça
: paulomoutinho938 May 21, 2008, 12:21:01
ola colega, se sabes italiano é bom para trabalhares no cantã Italiano, tens Hospiatis cantonais nas cidades de Lugano, Locarno e Bellinzona:

 A. Clinica S. Anna - www.arsmedica.ch (http://www.arsmedica.ch) - 091 985 12 11 - plus
 
B. Cardiocentro Ticino - www.cardiocentro.org (http://www.cardiocentro.org) - 091 805 31 11 - plus
 
C. Day Hospital Gulliver - maps.google.ch - 091 922 20 22 - plus
 
D. Centro Laser Lugano - maps.google.ch - 091 985 70 50 - plus
 
E. Regionale di Lugano Ospedale Civico Studi medici Bernasconi, Enos - maps.google.ch - 091 811 60 22 - plus
 
F. Regionale di Lugano Ospedale Italiano Studi medici Chevili ... - maps.google.ch - 091 811 75 42 - plus
 
G. Ospedale Regionale di Lugano - maps.google.ch - 091 811 61 11 - plus
 
H. Regionale di Lugano Ospedale Civico Studi medici Rosso, Raffaele ... - maps.google.ch - 091 811 61 17 - plus
 
I. Regionale di Lugano Ospedale Italiano Studi medici Maino, Paolo - maps.google.ch - 091 811 66 64 - 1 critique
 
J. Regionale di Lugano Ospedale Civico Studi medici Azzola, Andrea - maps.google.ch - 091 811 64 49 - 1 critique
 e tb_

Ospedale Regionale di Locarno La Carità
maps.google.ch

via all' Ospedale 1
6600 Locarno
091 811 41 11
Itinéraire

Plus d'infos »

www.eoc.ch/eoc/ospedali/leventina (http://www.eoc.ch/eoc/ospedali/leventina)

boa sorte
: Re: Trabalhar na Suiça
: Lipa85 May 21, 2008, 13:43:35
Muito Obrigado enfermeiro Paulo...até breve!
: Re: Trabalhar na Suiça
: jraminhos May 23, 2008, 12:59:45
Salut!

 Em conversa com enf. directora do hospital onde trabalho, fiquei a saber que para Setembro existem 2 vagas a preencher para o serviço de medicina.

 A condição basica necessária é de saber falar françês.

 É uma boa oportunidade para quem quiser agarra-la.
: Trabalhar na Suiça
: isabelacosta May 28, 2008, 18:45:43
Salut!

jraminhos... então em Setembro vão abrir duas vagas no hospital onde estás?! Eu acabo o curso agora em Julho e devo ir para aí em Agosto (mais ao menos). Será que me podes dizer o nome do hospital? Não sabes quanto tempo demora daí a Zurich? Fica longe da estação de comboios? Para começar não me importava de ficar mais longe... Como são os horários aí? O que tenho que fazer se quiser concorrer às vagas? Basta o curriculo?

Desculpa tanta pergunta.... mas se me podesses ajudar! Estou um pouco indecisa!

PS: Se mais alguém souber de alguma vaga.... se for na parte alemã melhor (mas o meu alemão não é grande coisa ainda).

Obriagada a todos

Isabela
: Re: Trabalhar na Suiça
: mmourao June 11, 2008, 12:26:25
Bom dia colegas

Sou enf à 3 anos, sempre trabalhei, embora já tenha passado por 3 hospitáis.

Como a grande maioria de todos nós, não estou satisfeito nem realizado profissionalmente com a enfermagem em Portugal....

Sou um patriota, mas cada vez mais pondero a possibilidade de emigrar, e a primeira opcção seria a Suiça...

Tenho uma questão a colocar-vos... a minha namorada é técnica de anatomia patológica, sabem-me dizer se será fácil também ela arranjar ai emprego???

Cumps
mmourao
: Re: Trabalhar na Suiça
: NunoUKnurse June 18, 2008, 12:04:47
boas! alguem me sabe dizer se ha agencias de recrutamento de enfermeiros na Suica? tem contactos? sites?
obrigado
: Re: Trabalhar na Suiça
: soniarebelo June 19, 2008, 14:55:35
Olá
estou ha um mês a trabalhar na Suiça (Lausanne) e posso dizer que está tudo a correr super bem. quem tiver com duvidas para vir, que não pense muito e arrisque, vale a pena.
penso que o melhor é, quem tiver possibilidades, vir cá entregar curriculos pessoalmente e pedir mesmo para falar com os enfermeiros directores dos serviços. no meu caso foi assim, vim, entreguei cartas e falei directamente com as pessoas, pois não entrei por concurso, eles precisavam de uma enfermeira para a maternidade, gostaram de mim e pronto, tive sorte. quanto as cartas é um bocado incerto, principalmente se a malta não tem experiencia como era o meu caso.
o francês não é problema, temos as bases da escola e com um curso intensivo de 10h ficamos pelo menos preparados para a entrevista, o resto vem com tempo, desenrrascamo-nos. eles tambem estão muito habiatuados a malta estrageira, para terem uma ideia 50% dos enfermeiros de todo o hospital são estrageiros...
boa sorte.
: Re: Trabalhar na Suiça
: jraminhos June 20, 2008, 12:57:30
Salut!

 mmourao:
 Pessoalmente nunca vi ou ouvi pedidos de tecnicos de anatomia patologica, mas não fico nada admirado que haja falta. É uma questão de procura, que pode ser feita atraves de agencias de emprego ou então questionando directamente laboratorios ou hospitais que tenham esse departamento, que não é o caso do hospital onde estou.

 nunoUKnurse
 Existem varias agencias de emprego, como por exemplo http://fr.randstad.ch/rch/mitarbeiter/stellenangebote/medical.xml#, que foi a que me arranjou para mim.

 soniarebelo
 É sempre bom ler comentarios que ajudem a mostrar a quem esta ainda com duvidas (absurdas) que vale apena mesmo vir para aqui. Isto parece anedota, mas eu posso colocar enfermeiros a trabalhar no hospital onde estou a pedido da enfermeira directora, e não arranjo interessados...
: Re: Trabalhar na Suiça
: mega_biscoito June 23, 2008, 19:37:13
Olá. Já agora algum de voces tem informações em relação a médicos a trabalhar na suiça. em qualquer zona mas preferencialmente na zona de Lugano? Algum de voces sabe como se consegue trabalhar ai, como são os vencimentos e tirar a especialidade?
: Re: Trabalhar na Suiça
: mmourao June 25, 2008, 23:12:43
Olá

Obrigado Jraminhos, vou tentar fazer umas pesquisas pelas agências..
: Re: Trabalhar na Suiça
: mmourao June 25, 2008, 23:17:56
Olá soniarebelo
É bom saber que vocês estão a gostar e que vale mesmo a pena, pois assim também se torna mais fácil para nós os que ainda temos algumas dúvidas/receios.
Em que hospital trabalhas?!
Podes-me também dizer quantas horas semanais se trabalha e já agora o vencimento;)

Obrigado
cumps
mmourao
: Re: Trabalhar na Suiça
: paulomoutinho938 June 29, 2008, 00:49:11
OLA MMOURÃO, NA SUIÇA FAZEM-SE 42H/SEMANA, NO ENTANTO OS HORARIOS DIFEREM DE HOSP PARA HOSP E DE CANTÃO PARA CANTÃO, NO CHUV 2º SEI FAZEM SO HORARIOS DE 12H, ENQUANTO NO RSV -CHCVS FAZEMOS HORÁRIOS DE 12H, 11H, 7H, HORÁRIOS "CORTADOS" DE 8 H PORTANTO DEPENDE DO LOCAL DE TRABALHO QUE ARRANJARES
: Re: Trabalhar na Suiça
: mmourao July 01, 2008, 14:58:50
Obrigado, Paulomoutinho

cumps
mmourao
: Re: Trabalhar na Suiça
: feferreira July 04, 2008, 18:09:26
: paulomoutinho938
Ola, boa tarde a todos

Fala-se aqui em trabalhar na Suiça. ok. Acho que os colegas estão a dar boas informações de facto, não há sombra de dúvida, eu vou partilhar convosco a minha opinião. Tal como uma colega referiu morei na Suiça no cantão de Vaud na cidade de Morges, como é sabido existem 4 linguas oficiais e não 3!!! Alemão, Françês, Italiano e Romanche, são 23 cantões no total e como é obvio não existe um cantão alemão mas sim 16, cantões de lingua oficial francesa 6 e um de lingua oficial italiana, o romanche e como o nosso mirandês fala-se em poucas partes da suiça mais precisamente perto da fronteira com a Austria. Bom estou-me  a estender de mais e nao falo do que interessa... de facto existem três tipos de permanência na Suiça a saber Permis A,B e C. O primeiro como a colega referiu permite uma permanência de 3 meses, renovado de trs em tres meses com a obrigatoriedade de voltar ao pais de origem por três meses.

Para concorrer para a Suiça basta encontrar os e-mail dos varios hospitais e elaborar o que se chama "lettre de motivation" o equivalente a nossa carta de apresentação, podem tambem enviar por mail o CV Europass na respectiva lingua exigida ou seja: Francês, alemão, ou Italiano. Vou dar-vos alguns nomes que basta introduzir no google e pesquisar: Cantão de Genéve: Hôpital de Genéve CH; Cantão de Vaud: Hôpital de Lausanne CHUV, Hôpital de Morges, Hõpital de Vevey, Hôpital de Yverdon-les-bains; Cantão de Neuchatel:Hôpital de la Chaux de Fonds, Hôpital de Neuchatel; Cantão du Jura: Hôpital de Delémont(fala-se francês); Cantão de Fribourg: Hôpital de Fribourg(fala-se alemão e francês); Cantâo du Valais: Hôpital de Sion, Hôpital de Sierre(fala-se alemão e frances); Cantão do Ticino: Hospital de Lugano, Hospital de Locarno, Hospital de Bellinzona(fala-se italiano).

Estes são a grande parte do hospitais na Suissa de lingua oficial francesa e italiana, após o envio da "lettre de motivation" eles respondem sempre no prazo mais ou menos de 7 dias, e ai pedem os documentos que comprovam a licenciatura em enfermagem. Em relação a Ordem, na Suiça não existe!!!

Após recepção da documentação, tb não demoram muito tempo, e caso seja aceite a candidatura o próprio hospital envia a documentação necessária a apresentar ao serviço de estrangeiros e fronteiras na suissa.

Esta é a minha experiência, por isso antes de andarem com papelada enviem o primeiro e-mail...

Espero que tenha ajudado em algo!!!

isto ainda continua assim mesmo??e com que facilidade eles nos aceitam lá??
fika bem
: Re: Trabalhar na Suiça
: TerapeutaFalaSandra July 25, 2008, 15:04:14
Olá, boa tarde a todos!!
Eu sou uma "penetra", LOL ;D... Sou Terapeuta da Fala e também estou de partida para a Suíça no início do próximo ano :D...Vou para Geneve, tenho lá primas e vou arriscar.. ::)



O meu caso é um bocadinho mais complicado, eu para ter equialência do diploma tenho que dominar o francês como se fosse a língua materna :o...mas no problem. ;D.. uns mesitos na suíça e então vou poder pedir a equivalência!!

Até lá, se souberem de algum lar, jardim de infância, centros de recuperação ou até hospital que precise de ajudantes ;D...estou aqui... e claro, estou diponível para todos os Tugas que precisem da minha ajuda como TF ...

Saudações Tugas!! Bjs
: Re: Trabalhar na Suiça
: THCC July 30, 2008, 18:07:07
Também estou a ponderar a hipótese de emigrar (Suíça, Luxemburgo e Irlanda são as hipóteses). Como se trata de um grande passo na vida de uma pessoa, toda a ajuda que possamos conseguir é muito importante. Desde já o meu agradecimento a todos os que têm contribuído com estas informações.

No meu caso já tenho 7 anos de experiência em Portugal. Fazem ideia que ordenado posso auferir na Suíça? Quais os cantões (em que se fala Francês) mais vantajosos em termos de ordenado/custo de vida/impostos? Existem diferenças entre público e privado na Suíça?

Agradeço desde já toda a ajuda que os colegas me possam fornecer.

ps: Estou a ponderar a hipótese de sair deste país (apesar de estar vinculado a um hospital) dado que considero que este país está sem futuro; descontentamento em relação à profissão; e principalmente pelo facto da minha namorada ter terminado este curso há 1 ano e ainda não ter conseguido emprego... Logo iremos emigrar ambos.
: Re: Trabalhar na Suiça
: scruz July 30, 2008, 19:06:09
é preciso ter coragem para deixar o país para trás, eu estou na mesma situação, mas optei por ir para Espanha, também vou emigrar com o meu namorado, porque na realidade aqui em Portugal é muito difícil constituir vida familiar neste momento.
: Re: Trabalhar na Suiça
: andreia_a July 30, 2008, 19:57:35
Olá, boa tarde a todos!
Eu também pretendo ir para a Suiça, mas no meu caso vou sozinha... Domino a língua francesa e tenho alguma preferencia por Geneve. Toda a ajuda que possam fornecer seria óptima.
Agradeço desde já... Beijinhos.
: Re: Trabalhar na Suiça
: enfarfr July 30, 2008, 20:06:47
Parabéns a todos os que conseguiram abandonar o pais em busca de trabalho.

Aos que ficam e (ainda) não têm trabalho: Arrisquem ou então aguardem por melhores dias.

Boa sorte a todos.
: Re: Trabalhar na Suiça
: TerapeutaFalaSandra July 31, 2008, 14:25:44
;D HCPG - Hospital Cantonal Português de Geneve....LOL

Está tudo ou quase tudo pró mesmo  ??? é triste mas é verdade!!

Pessoal aí da Suíça, ficamos à espera de umas luzes... toda a informação actualizada é super bem vinda....

Pode ser k nos encontremos pra uma almoçarada à bela maneira Tuga...

obg e bjs
: Re: Trabalhar na Suiça
: jraminhos August 03, 2008, 14:59:50
Salut!

 feferreira :
 Sim, continua assim. Alias, a algum tempo coloquei um post aqui neste mesmo topico, a informar que no hopsital onde estou existem vagas para enfermeiros, e ninguem se mostrou interessado!!! Aqui só não arranja emprego quem não vem para cá...

 Em relacão a como nos aceitam, pois os Portugueses são bastante apreciados pelo seu trabalho e capacidade de adaptacão. Basta saber falar o suficiente para compreender e fazer-se compreender.

TerapeutaFalaSandra:
 Felicito-te por essa tua decisão de vires arriscar. Sem dúvida que precisas de dominar o francês, talvez melhor que um nativo daqui, e opcão de encontrares alguma coisa que te permita aprender a lingua é o mais correcto.

 Eu o que te sugiro então é ires a uma agencia de emprego (Randstand por exemplo), e explicares a tua situacão, para veres se te sugerem algo. De certeza que vais arranjar alguma coisa que te convenha e que possas sobretudo praticar o francês e ganhar um ordenado também!

THCC
 Para as duas primeiras questões, basta uma pesquisa por este topico para encontrar respostas, pois esses assuntos ja foram bastante discutidos.

 Em relacao à questão do publico/ privado, o Sistema de Saúde Suico não é igual ao Português. Os seguros de saúde são obrigatórios para todos os habitantes todos os hospitais "publicos" são "privados". O que há são clinicas para onde vão os sauditas e companhia vão, mas para as quais pessoalmente desconheco as condicoes laborais. 
: Re: Trabalhar na Suiça
: THCC August 04, 2008, 01:32:05
: jraminhos


THCC
 Para as duas primeiras questões, basta uma pesquisa por este topico para encontrar respostas, pois esses assuntos ja foram bastante discutidos.

 Em relacao à questão do publico/ privado, o Sistema de Saúde Suico não é igual ao Português. Os seguros de saúde são obrigatórios para todos os habitantes todos os hospitais "publicos" são "privados". O que há são clinicas para onde vão os sauditas e companhia vão, mas para as quais pessoalmente desconheco as condicoes laborais. 

 

Sim, antes de colocar esta mensagem consultei o forum no que referia as questões que coloquei, mas se puder ter mais esclarecimentos melhor ainda. ;)

Sei quanto se vai ganhar limpos (à volta de 2500€) para quem ainda não tem experiência, mas no meu caso (com 7 anos de experiência) ainda não consegui encontrar.

Mas obrigado a todos pela ajuda que estão a dar. Vou ver se nos próximos meses tenho umas aulas de Francês...

ps: Relativamente às clínicas privadas, vi algumas na net com umas condições físicas excelentes...
: Re: Trabalhar na Suiça
: TerapeutaFalaSandra August 04, 2008, 10:23:05
Obrigado JRaminhos!! :D

De facto, tenho mandado currículos para Escolas de Línguas em Genève, LOL ;D quem melhor que uma TUGA para ensinar língua e cultura portuguesa?!  8)
Nos entretantos, lá, faço eu própria um curso e vou aprendendo o francês... ;D...

De klkr forma, vou tentar contactar com agências de trabalho, explicar a minha situação e ver o k me aconselham...

Obrigado e se eu puder ajudar em alguma coisa, estou à disposição!! O0
: Re: Trabalhar na Suiça
: paty barbosa August 20, 2008, 13:00:13
Olá Paulo Moutinho:

Tá tudo bem contigo? espero k te esteja tudo a correr bem e k estejas a gostar... Bem decidi emigrar, aqui as coisas tão complicadas, para variar! Li os teus comentários e vão ser muito uteis. Obrigado. o problema vai ser arranjar emprego para o Pedro, mas vamos la ver...

Beijinhos
: Re: Trabalhar na Suiça
: naterciaesteves August 24, 2008, 17:40:34
Paulo sou a Natércia tua afilhada de curso... precisava falar contigo mas não tenho outro contacto teu. Tenho alguma urgencia!
beijocas
: Re: Trabalhar na Suiça
: Samina August 26, 2008, 13:10:31
Ola pessoal!

É primeira vez que participo deste site!
Bom, pretendo ir morar na Suiça Italiana e gostaria de saber se ha possibilidade de eu conseguir trabalhar como enfermeira. Quais sao os tramites para que eu possa exercer a enfermagem la, quais são os primeiros passos?

Desde ja, muito obrigada pela força.
: Re: Trabalhar na Suiça
: sis September 01, 2008, 00:34:08
Olá colegas

Acabei o curso em Junho e tamb estou a ponderar ir trabalhar para a suiça, mas pretendo ir para o SHUV. hospital de Lausanne, pois tenho lá família a residir e assim seria mais fácil. Já enviei uma carta de apresentação e o meu CV em francês. Será que eles respondem só com o mail ou é necessário enviar carta. Para além disso falou-se aqui em autenticar o CV traduzido na embaixada. alguém sabe dizer-me que outras papeladas eles pedem??
Quem me pudesse responder agradecia ;)

Obrigado
: Ajuda na suiça
: recém licenciadas September 17, 2008, 14:54:30
Caros colegas,

somos recém licenciadas em enfermagem, e como é do conhecimento de todos a situação laboral para enfermeiros em Portugal está péssima... por isso, emigrar é visto como uma solução.

No dia 25 de setembro vamos para a Suiça tentar arranjar emprego... no entanto a informação que temos é difusa...não sabemos se temos que ir à embaixada da Suiça em Portugal  para reconhecerem as nossas habilitações?

O nosso francês é básico, isto é 3 anos no ensino básico, e posteriormente fizemos um curso de 30h. Gostaríamos de saber como são as entrevistas (quais os tópicos normalmente abordados), como conseguimos uma entrevista e quanto tempo mais ao menos demoram a dar a resposta.

Gostaríamos se fosse possível informação sobre os lares de idosos existentes na zona de Losanne, Geneve... e vilas próximas...

Também precisávamos de contactos de pessoas que arrendem casas...

Se nos pudessem ajudar agradecíamos...sabemos que são muitas questões...mas a data de partida está se a aproximar e sentimo-nos pouco esclarecidas...

Muito obrigada...
: Re: Ajuda na suiça
: karlitos September 18, 2008, 21:47:02
: recém licenciadas
Caros colegas,

somos recém licenciadas em enfermagem, e como é do conhecimento de todos a situação laboral para enfermeiros em Portugal está péssima... por isso, emigrar é visto como uma solução.

No dia 25 de setembro vamos para a Suiça tentar arranjar emprego... no entanto a informação que temos é difusa...não sabemos se temos que ir à embaixada da Suiça em Portugal  para reconhecerem as nossas habilitações?

O nosso francês é básico, isto é 3 anos no ensino básico, e posteriormente fizemos um curso de 30h. Gostaríamos de saber como são as entrevistas (quais os tópicos normalmente abordados), como conseguimos uma entrevista e quanto tempo mais ao menos demoram a dar a resposta.

Gostaríamos se fosse possível informação sobre os lares de idosos existentes na zona de Losanne, Geneve... e vilas próximas...

Também precisávamos de contactos de pessoas que arrendem casas...

Se nos pudessem ajudar agradecíamos...sabemos que são muitas questões...mas a data de partida está se a aproximar e sentimo-nos pouco esclarecidas...

Muito obrigada...





quem reconhece as habilitaçoes na suiça é a cruz vermelha suiça.

nao é complicado a nivel de habilitações, o problema é a lingua!

é requerido actualmente um nivel de frances (ou alemao dependendo do cantao) que antes nao era.

numa escala de 0 a 5, eles requerem minimamente um 4, a nivel de leitura, fala e compreensao oral!

isto na propria cruz vermelha (segundo mail que eles me enviaram)!
: Re: Trabalhar na Suiça
: jraminhos September 25, 2008, 13:40:25
Salut!

 O reconhecimento do curso pela Cruz Vermelha só é obrigatorio para quem quiser exercer no cantão de Geneve.

 Para todos os outros cantões não é necessario, podendo no entanto fazer-lo, sendo a sua vantagem um aumento no salario mensal.

 Convêem não esquecer no entanto que trata-se de um processo moroso e caro!!!
: Re: Trabalhar na Suiça
: paulomoutinho938 September 25, 2008, 19:06:06
Como o enf jraminhos afirmou, o reconhecimento pela Cruz Vermelha traz um aumento de salario e a possibilidade de efectuar especializações e pos-graduações no entanto sao necessários no minimo 2 anos de serviço! Boa sorte a todos:)
: Re: Trabalhar na Suiça
: ElsAlves September 28, 2008, 02:54:51
Caro colga Paulo,

Estive recentemente de férias na Suiça, mais propriamente em Zermatt (não sei se conheces), fica relativamente perto de Sierre, onde estás a trabalhar. Já é a segunda vez que visito a Suiça, tenho aí familiares, e é um país que me fascina imenso.
Por vezes penso em ir para aí trabalhar...isto por aqui está tão complicado. Mas em francês eu sou mesmo um zero...e depois há a família, amigos, etc.
Eu estou a trabalhar há 6 anos e meio, e tenho um contrato sem termo, e vivo mesmo ao lado do hospital, nesse aspecto não estou mal, mas depois há os ordenados tão baixos...temos tanta responsabilidade nas nossas mãos, e tão pouca compensação...

Mas admiro a tua coragem, assim como dos outros coelgas na mesma situação...acredito que não seja fácil!

Gostava de saber mais um pouco da tua experiência...reparei que está quase a fazer um ano desde que aí estás. O balanço está a ser positivo? Quais as maiores dificuldades com que te deparaste? Quais os aspectos mais positivos dessa experiencia?

Obrigado pela tua atenção e disponibilidade.

Elsa
: Re: Trabalhar na Suiça
: pedrojosesilva September 28, 2008, 07:46:01
Retirado do Blog Mind This GAP (Graduados Abandonam Portugal)

oão Raminhos, Enfermeiro. Moutier, Suíça

Durante toda a minha vida jamais pensei ser emigrante, muito menos nestes últimos 4 anos em que tirei o curso e que em que já me via a trabalhar num hospital perto de casa!
Contudo, com o curso concluído e com a situação vergonhosa da Enfermagem em Portugal, as minhas esperanças de encontrar um posto de trabalho, saiam semana após semana frustradas.
Um dia e em jeito de brincadeira, um colega de curso questionou-me o porquê de não irmos trabalhar para a Suíça. Essa possibilidade ficou a pairar sobre as nossas cabeças, e uns tempos mais tarde numa mistura de férias e de ter uma ideia de como as coisas são, viemos até cá.
Uma vez cá, e através de conhecimentos de enfermeiros portugueses que já cá estão há mais tempo, fomos até uma agência de emprego. O curioso disto é que nem eu nem esse meu colega falávamos francês (já que estou na parte francesa), pelo que utilizamos o inglês para entregarmos os nossos currículos e explicarmos o nosso interesse em para cá vir. Da parte da agência disseram-nos para voltarmos para Portugal e aprendermos francês, que da parte deles iam-nos arranjar emprego.
Passado um mês, e depois de termos frequentado umas aulas de francês e de relembrarmos tudo aquilo que damos na escola, a dita agência contactou-nos a informar que tinha encontrado lugares para trabalhar, num hospital numa cidade que nem sabia onde ficava!
As malas foram feitas, os bilhetes comprados, as despedidas feitas e lá estávamos nós a partir rumo ao desconhecido. Coincidência ou não, poucos dias antes de vir embora foi-me oferecido um lugar no serviço e no hospital que queria, mas que recusei…
Os primeiros dias, foram um bocado a apanhar do ar: falavam muito rápido, não se conhecia ninguém, rotinas diferentes, tempo frio, e todo um outro mundo a descobrir… Mas foi rápido a apanhar o ritmo, e a integração foi boa. Nunca me senti alvo de discriminação ou intolerância, antes pelo contrário sempre me ajudaram.
Estou cá quase há um ano, e estou bem. Tenho um contrato de trabalho a termo indeterminado (algo quase impensável em Portugal); apesar de ter mais de horas semanais (42 horas) trabalho menos; o salário é 2,5 vezes maior; a cidade onde moro é tranquila e com boas conexões aos principais centro urbanos suíços; conheço gente de muitos outros países e outras culturas; farto-me de passear e de descobrir sítios novos.
Entretanto e por razões pessoais, o colega que veio comigo regressou a Portugal. Mas, como a falta de pessoal qualificado a nível de saúde é elevado, outros colegas para cá vieram e aos poucos a comunidade portuguesa vai aumentando no hospital onde trabalho. Parece anedótico, mas muitos mais podem para cá vir, ninguém se mostra é interessado!
Saudades de casa a bem dizer não sinto! Hoje em dia já ninguém espera pelo carteiro para saber notícias de família e amigos. E de avião são apenas 2.30h até Lisboa.

Vir para cá foi a melhor coisa que podia ter feito!
http://mindthisgap.blogspot.com/2008/09 ... meiro.html (http://mindthisgap.blogspot.com/2008/09/joo-raminhos-enfermeiro.html)


Quando vim a este tópico colocar esta referência, verifiquei que o João já cá estava :)
Coloco namesma este testemunho dele,pois pode ter mais alguma informação pertinente.
Obrigado colega João.
: Re: Trabalhar na Suiça
: lilicaiado September 28, 2008, 09:00:38
bom dia estou a pensar seriamente em ir para a suiça trabalhar.
mas gostaria que me dissessem por tópicos o que é necessário fazer para estar ai legal.
e como posso procurar ai trabalho ... nao começo ai ninguem, será que me podiam ajudar.

obrigado
: Re: Trabalhar na Suiça
: Wicaa September 30, 2008, 21:39:40
Paulomoutinho983
Vejo que tens ajudado quem pensa ir trabalhar para a suiça, gostaria de esclarecer alguns assuntos contigo, por isso se puderes adiciona-me Wicaa_3@hotmail.com
Penso até que te conheço e sou da mesma terra que tu, bgç =p
: Re: Trabalhar na Suiça
: TerapeutaFalaSandra October 01, 2008, 14:47:52
Isto está complicado....

A maioria das agencias que contacto dizem-me para os contactar quando xegar a Genève em janeiro... gostava de poder ir daqui com um contrato na mão... !!!??? :-[ para efeitos de permits e arranjar casa...

Alguém me sabe dizer o que é direitinho as Aide soignantes? são auxiliares de acção médica??...
Eu posso desempenhar essas funções??
Alguém me pode ajudar na área da saúde(Genève, givrins)??Como TF já trabalhei com crianças e idosos com e sem "patologias", autismo, down, laringectomizados, AVC's... não tenho medo de trabalhar.....faço klkr coisa!!
é k estou a começar a "panikar" (entrar em pânico)  ;)  help!!
 
Obrigadux
: Re: Trabalhar na Suiça
: Girhian October 01, 2008, 15:52:02
: paulomoutinho938
Ola, boa tarde a todos

Fala-se aqui em trabalhar na Suiça. ok. Acho que os colegas estão a dar boas informações de facto, não há sombra de dúvida, eu vou partilhar convosco a minha opinião. Tal como uma colega referiu morei na Suiça no cantão de Vaud na cidade de Morges, como é sabido existem 4 linguas oficiais e não 3!!! Alemão, Françês, Italiano e Romanche, são 23 cantões no total e como é obvio não existe um cantão alemão mas sim 16, cantões de lingua oficial francesa 6 e um de lingua oficial italiana, o romanche e como o nosso mirandês fala-se em poucas partes da suiça mais precisamente perto da fronteira com a Austria. Bom estou-me  a estender de mais e nao falo do que interessa... de facto existem três tipos de permanência na Suiça a saber Permis A,B e C. O primeiro como a colega referiu permite uma permanência de 3 meses, renovado de trs em tres meses com a obrigatoriedade de voltar ao pais de origem por três meses.

Para concorrer para a Suiça basta encontrar os e-mail dos varios hospitais e elaborar o que se chama "lettre de motivation" o equivalente a nossa carta de apresentação, podem tambem enviar por mail o CV Europass na respectiva lingua exigida ou seja: Francês, alemão, ou Italiano. Vou dar-vos alguns nomes que basta introduzir no google e pesquisar: Cantão de Genéve: Hôpital de Genéve CH; Cantão de Vaud: Hôpital de Lausanne CHUV, Hôpital de Morges, Hõpital de Vevey, Hôpital de Yverdon-les-bains; Cantão de Neuchatel:Hôpital de la Chaux de Fonds, Hôpital de Neuchatel; Cantão du Jura: Hôpital de Delémont(fala-se francês); Cantão de Fribourg: Hôpital de Fribourg(fala-se alemão e francês); Cantâo du Valais: Hôpital de Sion, Hôpital de Sierre(fala-se alemão e frances); Cantão do Ticino: Hospital de Lugano, Hospital de Locarno, Hospital de Bellinzona(fala-se italiano).

Estes são a grande parte do hospitais na Suissa de lingua oficial francesa e italiana, após o envio da "lettre de motivation" eles respondem sempre no prazo mais ou menos de 7 dias, e ai pedem os documentos que comprovam a licenciatura em enfermagem. Em relação a Ordem, na Suiça não existe!!!

Após recepção da documentação, tb não demoram muito tempo, e caso seja aceite a candidatura o próprio hospital envia a documentação necessária a apresentar ao serviço de estrangeiros e fronteiras na suissa.

Esta é a minha experiência, por isso antes de andarem com papelada enviem o primeiro e-mail...

Espero que tenha ajudado em algo!!!

Boa tarde a todos,
eu sou mais uma invasora :D, sou recém-licenciada em Animação Sociocultural e fiquei surpreendidíssima quando, em mais uma das minhas pesquisas sobre a suiça, dei de caras com o vosso fórum... e fiquei abismada, pois julgava que não existia assim tanta gente que, como eu, "sonha" ir trabalhar para a suiça... enfim, esperei 2 anos para acabar o curso e só vou em dezembro ou janeiro... para o cantão de ticino (bellinzona):D... e citei o Paulo, pois adorei a explicação dele relativamente ao que acongtece, de facto, por lá e que muitas vezes as pessoas não sabem explicar...
adorei o vosso fóum e, se não se importarem, vou continuar por cá :)
se alguém aqui do fórum já anda por ticino, um dia pode ser que nos encontremos para fazer uma jantarada à portuguesa :D
cumprimentos a todos
: Re: Trabalhar na Suiça
: isabelacosta October 09, 2008, 13:13:01
Olá a todos!

Há algum tempo escrevi para este forum dizendo que pensava ir para a Suiça! Agora já cá estou... vivo no Cantão de Zurich (em Meilen). Estou a espéra do meu "pemisso" (penso que será o B) e ando a aprender alemão. Depois de receber os papeis queria começar a procurar trabalho (acabei o curso em Julho em Portugal). A verdade é que não sei muito bem como proceder... será que alguém me pode ajudar? Alguém me pode dizer como devo proceder? Tenho que ir a agências ou aos hospitais? O que tenho que apresentar? Alguém se encontra a trabalhar para estes lados?

Obrigada!
: Trabalhar em Italia ou Fença....
: jara October 09, 2008, 14:08:45
Olá a todos visitantes, meu nome é Narjara, sou estudante de enfermagem no Brasil, e acabo minha graduação no final de 2009,ou seja ainda tenho + ou - 1 ano de curso, e uma das especializações que quero ter é em saúde materna enfermagem obstétrica, pois sou apaixonada por esse assunto.Em meu país as enfermeiras obstetras não tem muitas oportunidades com relação a essa função, pois os médicos, preferem fazer essa tarefa, viabilizando mais sua remuneração, e assim percebo limitações da parte da enfermagem com relação a obstetrícia, gostaria de obter informações de como é a enfermagem obstetra em Itália e França e até d+++ países na Europa..
 Agradeceria muito se alguém respondesse .
Um abraço a todos ..
: Re: Trabalhar na Suiça
: karlitos October 16, 2008, 00:45:40
jraminhos, se calhar nao te lembras de mim, mas tirei o curso no msm sitio que tu.

queria falar cntg. se puderes envia-me o teu mail por PM para eu tirar umas duvidas ai da suiça.

abraço
: Re: Trabalhar na Suiça
: lilicaiado October 27, 2008, 14:49:24
: soniarebelo
Olá
estou ha um mês a trabalhar na Suiça (Lausanne) e posso dizer que está tudo a correr super bem. quem tiver com duvidas para vir, que não pense muito e arrisque, vale a pena.
penso que o melhor é, quem tiver possibilidades, vir cá entregar curriculos pessoalmente e pedir mesmo para falar com os enfermeiros directores dos serviços. no meu caso foi assim, vim, entreguei cartas e falei directamente com as pessoas, pois não entrei por concurso, eles precisavam de uma enfermeira para a maternidade, gostaram de mim e pronto, tive sorte. quanto as cartas é um bocado incerto, principalmente se a malta não tem experiencia como era o meu caso.
o francês não é problema, temos as bases da escola e com um curso intensivo de 10h ficamos pelo menos preparados para a entrevista, o resto vem com tempo, desenrrascamo-nos. eles tambem estão muito habiatuados a malta estrageira, para terem uma ideia 50% dos enfermeiros de todo o hospital são estrageiros...
boa sorte.


ola, olha sera que me podias enviar o teu mail, gostava de saber umas coisas, porque tambem estou a pensar ir para suiça. obrigado lilicaiado12@hotmail.com
: Re: Trabalhar na Suiça
: Rider_Baldos November 05, 2008, 22:22:41
Boas a todos colegas!

Queria colocar uma questao..o que devo colocar numa "lettre de motivation"? desculpem se tem erros...
E outra coisa..como estao a correr as coisas aos colegas aventureiros em terras helveticas?

Cumprimentos a todos,

Pedro
: Re: Trabalhar na Suiça
: Isabelita November 05, 2008, 23:23:35
: Rider_Baldos
Boas a todos colegas!

Queria colocar uma questao..o que devo colocar numa "lettre de motivation"? desculpem se tem erros...
E outra coisa..como estao a correr as coisas aos colegas aventureiros em terras helveticas?

Cumprimentos a todos,

Pedro

Ola Colega!

Neste momento, eu também me encontro em processo de procura de emprego na Suiça, ja que aqui em Portugal nao me parece que consiga. E por isso, também eu estive a procurar o que é uma lettre de motivation o que ela deve conter. Encontrei este site que me parece ter tudo o que é preciso saber para se realizar essa carta:
http://www.parisetudiant.com/etudes/art ... rticle=667 (http://www.parisetudiant.com/etudes/article.php?article=667)
Este site é francês e parece-me que explica bem e contém exemplos, em francês, de cartas, o que dá imenso jeito.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Rider_Baldos November 05, 2008, 23:49:43
Obg colega. Eu apesar de ter emprego, nao vejo com bons olhos o futuro que se avizinha..

Vou dar uma vista de olhos no site.

Cumprimentos,

Pedro Maia
: Re: Trabalhar na Suiça
: campeao November 06, 2008, 20:46:47
Olá, gostava de conhecer algum enfermeiro ou enfermeira que trabalhe em zurich para assim me puder ajudar a esclarecer algumas duvidas que tenho, tais como: o k é necessário para trabalhar em zurich como enfermeira, tenho k ter o curso nivel 1 de alemão, e como consigo emprego, onde me dirijo.
Agradeço respostas para o mail: ilcampeao@hotmail.com
Muito bem hajam
: Re: Trabalhar na Suiça
: Silvi_mtl November 11, 2008, 19:10:17
: jraminhos
Salut!

 O reconhecimento do curso pela Cruz Vermelha só é obrigatorio para quem quiser exercer no cantão de Geneve.

 Para todos os outros cantões não é necessario, podendo no entanto fazer-lo, sendo a sua vantagem um aumento no salario mensal.

 Convêem não esquecer no entanto que trata-se de um processo moroso e caro!!!



Mandei um mail á cruz vermelha da suiça, mas a alemã, já me responderam e, segundo eles, quem quiser trabalhar num cantão alemão precisa do reconhecimento deles, tenho os documentos que são precisos para pedir o reconhecimento, por isso, quem quiser, que me mande o seu e-mail a pedir para eu enviar o que me enviaram.

Cumprimentos, Silvia
: Re: Trabalhar na Suiça
: campeao November 11, 2008, 20:19:06
Olá, obrigada por enviares o mail, mas para te ser sincera como não percebo ainda o alemão não sei o k kerem dizer, será k m podes dizer.
Obrigada e desculpa
: Re: Trabalhar na Suiça
: karlitos November 11, 2008, 23:39:58
na maioria dos cantoes francofonos (à excepçao de geneve) não pedem nada a não ser o diploma da escola e posteriormente a licença de trabalho que os empregadores ajudam a conseguir quando tivermos uma proposta!

A cruz Vermelha como ha foi dita só compensa para se receber mais e para trabalhar nos sitios onde nao é permitido sem o reconhecimento da CV.
: Re: Trabalhar na Suiça
: pauloj November 14, 2008, 19:15:08
Boa tarde
precisava de ajuda/esclarecimento de alguem que já tivesse trabalhado ou trabalhe na Suiça, mais precisamente no centre hospitalier univer. vaudois - Lausanne.
Estou à espera da marcação duma consulta para tratamento a um tumor, para o qual não existe meios de tratamento em Portugal tudo está aprovado pelo serviço de saúde e indicam que é necessário esperar pela resposta do hospital suiço.
Como é um caso urgente, pretendia saber se alguem tem conhecimento de espera naquele hospital!! Não consigo através dos canais directos obter qualquer resposta.
se alguem me conseguir ajudar com alguma informação agradecia.
Deixo tb expressa a minha admiração pelo trabalho que os enfermeiros prestam aos doentes, situação que infelizmente tive a oportunidade de confirmar nas últimas infernais 3semanas.
obrigado
: Re: Trabalhar na Suiça
: vera_loira November 14, 2008, 19:32:24
Caro pauloj,
Não tenho qualquer informação sobre o tempo de espera dessa hospital. No entanto, tenho conhecimento que na Suiça o atendimento nos serviços de saúde são mais rápidos que em Portugal.

No entanto, desejo-lhe boa sorte e esperança num dia melhor...

Apesar de não ser por bons motivos, fico contente por reconhecer o trabalho do Enfermeiro: Cuidar!
: Re: Trabalhar na Suiça
: sofia silva December 08, 2008, 02:21:50
Boa noite a todos, sou nova nestas andanças (forum e em enfermagem)!

Sou, como tantos de vós, recém-licenciada há quase 6 meses e ainda espero a minha primeira oportunidade de emprego...Tudo o que consegui arranjar foi uma simples clinica onde realizo umas colheitas de sangue, apenas um part-time. No entanto, até isto foi conseguido com a tão famosa "cunha", ahhh e não poderia faltar a precariedade...recibos verdes.
Como alguns de vocês começo a pensar em ir trabalhar para a Suiça pois tenho lá uma pessoa conhecida, também a trabalhar há já alguns anos, não em enfermagem.
É certo que o passo é grande, há muitos factores que fazem pensar duas vezes mas, também é facto, que aqui nao sou feliz (a nível profissional). Costumo dizer que qualquer dia não sei ser enfermeira...
Enfim, gostaría que me dissessem como é vista a profissao de enfermagem na Suiça e que funçoes desempenhamos.

Boa sorte para todos
: Re: Trabalhar na Suiça
: andreia_a December 08, 2008, 13:32:38
Sofia Silva,

O enfermeiro na Suiça desempenha as mesmas funçoes que aqui. A prestação de cuidados nao muda muito... Não existem instituições pobres, logo material para trabalhar nao é um problema.Os doentes por seu lado são mais exigentes, uma vez que também pagam muito pela segurança de saúde.
Nao sei se é igual em todas as instituições... mas geralmente trabalha-se 42h semanais.
: Re: Trabalhar na Suiça
: CatarinaSoares December 08, 2008, 18:58:16
  Olá! Alguém me sabe dizer quais os procedimentos para trabalhar num cantão italiano na Suíça? Há muita oferta de emprego para enfermeiros? Como é a vida por lá? Funções dos enfermeiros? Semelhantes às nossas? Qualidade de vida igual aos cantões franceses e alemães? Bem, tudo o que souberem é bem-vindo  ;) Desde já obrigada! **
: Re: Trabalhar na Suiça
: CatarinaSoares December 08, 2008, 22:40:16
  Ah! E já agora se há viagens low-cost para esses locais  ;D Obrigada **
: Re: Trabalhar na Suiça
: sofia silva December 08, 2008, 22:49:49
Andreia_a,

obrigada pelo esclarecimento!

Estou a pensar em Lausanne, até poruqe tenho lá uma pessoa amiga. Achas que é uma boa aopsta?
: Re: Trabalhar na Suiça
: enfrevolucion December 09, 2008, 00:26:18
Boa sorte Sofia. Força, o importante é ter força de vontade.
Suiça ou Espanha tanto faz, o importante é te sentires feliz.  ;)
: Re: Trabalhar na Suiça
: andreia_a December 09, 2008, 17:53:50
Sofia Silva

Lausanne é uma optima cidade, mas deconheço os hospitais de lá. Eu estive numa pequena cidade do norte. A minha próxima aposta passa por Neuchatel :).

Boa Sorte!
: Re: Trabalhar na Suiça
: dani_c_a_7 December 11, 2008, 00:14:19
: CatarinaSoares
  Ah! E já agora se há viagens low-cost para esses locais  ;D Obrigada **

sim há. podes consultar o site da easy jet
: Re: Trabalhar na Suiça
: sofia silva December 26, 2008, 13:57:35
Olá a todos!

Espero que o natal tenha corrido bem e que o pai natal tenha trazido um emprego para quem precisa!!

Não foi o meu caso que continuo a aguardar...quem sabe na viragem do ano!!lol

De qualquer forma uma amiga minha que vive e trabalha em Lausane está de férias em Portugal, vou aproveitar para falar e me aonselhar com ela, pois se até meados de Janeiro não surgir nenhuma oportunidade por terras lusas, terei de começar a pensar seriamente noutras saídas... A questão é que o meu francês é um pouco rudimentar, tenho apenas a formação escolar (5 anos de francês), mas já muito esquecido. Será que se for um tempinho para a Suiça relembro e aprendo rapidamente francês?!  ???

Desejo um excelente 2009 a todos!!
: Re: Trabalhar na Suiça
: CatarinaSoares December 29, 2008, 12:05:20
  Bom dia Leonor! Gostaria de saber se a empresa com a qual colabora também recruta enfermeiros para a suíça italiana. Desde já obrigada! **
: Re: Trabalhar na Suiça
: Enf. Leonor Vieira, Assisteo December 29, 2008, 15:49:46
Olá Catarina e olá a todos,

Já percebi que tem um fraquinho pelos italianos... eu compreendo !
A nossa área é mais a Suíça francófona mas informo-me e respondo-lhe rápido ok?
Fala e escreve fluentement o italiano? E já agora, tem uma região de preferência, Lugano, Locarno?

Ciao, a piu tarde  :)
: Re: Trabalhar na Suiça
: andreia_a December 29, 2008, 19:49:44
Olá Leonor,

Eu sou recém-licenciada, mas já trabalhei dois meses em Porrentruy. Mas gostava de experimentar em Geneve. Ha possibilidades de lá trabalhar sem o certificado da Croix Rouge?

Cumprimentos
: Re: Trabalhar na Suiça
: Enf. Leonor Vieira, Assisteo December 30, 2008, 03:09:56
Olá andreia,

Em príncipio no cantão de Genève eles pedem sempre que o diploma seja homologado pela Croix Rouge Suisse. em todo o caso no HUG (Hôpital unversitaire de genève) e grandes clínicas vão-lha pedir. Já nas clínicas privadas mais pequenas pode ser que não.

Mas o que a aconselho a fazer é mesmo gastar algum tempo e dinheiro e pedir a homologação, porque é sempre útil e asssim está sempre à vontade para se candidatar para qualquer lugar. De qualquer modo a Andreia obtém a homologação sem problemas pois o nosso diploma é mais do que reconhecido. E se um dia destes quiser fazer uma formação de especialidade é melhor tê-la já.

É só telefonar para lá e informar-se sobre a papelada que é necessária. Mas francamente não é muito complicado. Quanto ao custo penso que é na ordem dos 300 francos suíços. Mas se pensa ficar ainda na Suíça algum tempo penso que vale a pena o investimento.

E ainda está nessas belas montanhas do Jura?

Um abraço e sempre ao dispôr.
Leonor Vieira
: Re: Trabalhar na Suiça
: andreia_a December 30, 2008, 11:36:20
Leonor,

Neste momento estou por terras Lusas. As belas montanhas do Jura, como disse, são um pouco isoladas para quem ruma a um país diferente, sozinha, tal como eu fiz. Daí o meu interesse em estar numa cidade maior, onde encontrarei mais actividades e movimento para passar as folgas  :) Neuchatel também me agrada, é lindo.

Considero muito importante que a empresa com a qual colabora se preocupe em acompanhar os enfermeiros portugueses nos primeiros tempos. Torna tudo mais fácil.

No entanto, o meu cv já consta da vossa base de dados, segundo me informou o IEFP.

Cumprimentos
: Re: Trabalhar na Suiça
: CatarinaSoares December 30, 2008, 19:05:48
  Leonor, muito obrigada! O meu italiano... fluente, fluente ainda não é. Entendo e faço-me entender em tudo mas não é perfeito... Mas gosto imenso da língua! Tudo o que aprendi foi com o contacto com italianos e com uma semaninha por lá acho que conseguia aperfeiçoar o que me falta  ;D
  Quanto ao local de preferência, tenho andado a pesquisar sobre Locarno, Lugano, Bellinzona... Mas não os conheço pessoalmente por isso ainda estou a escolher  ;) Não é que tenha nada contra os cantões francófonos mas francês já não falo tão bem e por lá é mais frio...  :)
  Mais uma vez grazie mille! A presto!! **
: Re: Trabalhar na Suiça
: sofia silva January 01, 2009, 12:31:45
Ola Leonor,

espero que o natal tenha sido bom e que tenhas entrado em 2009 da melhor forma!!

Gostaria de fazer algumas perguntas sobre a possivel ida para a Suiça. Em termos burocráticos é necessario tratar de muitas papeladas para trabalhar na Suiça? Se eu quiser ir para a Suiça é possivel depois lá contactar contigo afim de conversar sobre o mercado de trabalho?

obrigada e beijocas
: Re: Trabalhar na Suiça
: Enf. Leonor Vieira, Assisteo January 02, 2009, 12:38:49
Olá Andreia, Catarina, Sofia e a todos!

Desejo-vos um óptimo ano 2009 cheio de saúde e muita esperança no futuro :D

O Natal foi bom, a comer o bacalhauzinho e em Lisboa! Mas ainda fico mais uns dias antes de rumar para Lausanne de novo.
Embora eu goste muita da Suíça é sempre bom vir e rever os amigos do peito e estar com a família.

Compreendo-te Andreia, se te sentiste isolada em Porrentruy. Mas isso também pode acontecer em Lausanne ou em Genève.
Tudo tem a ver com a sorte de encontrar um bom ambiente de trabalho, novos amigos e também com a nossa disposição na altura. Mas isso pode também acontecer em Portugal, penso eu.
Acho que fazes bem em insistir e mudar de região.

Quanto à pergunta da Sofia sobre a burocracia de uma eventual candidatura para a Suíça tenho o prazer de vos dizer que uma das caracteristicas da Suíça que eu aprecio é a pouca burocracia comparado com o nosso querido Portugal.

Em geral os hospitais apenas pedem o cv e a fotocópia do diploma. E não são necessárias traduções. O que eles apreciam também é uma carta de motivação bem escrita.
Quanto à autorização de residência e trabalho na Suíça é apenas necessário o BI e o registo criminal e é o hospital que nos emprega que trata de tudo junto do serviço de contrôle dos habitantes da região.

Beijinhos a todos e Bom Ano!! :-*
: Re: Trabalhar na Suiça
: hikawa January 08, 2009, 14:29:42
Caros colegas,

todas as informações sobre como ir trabalhar para a Suíça encontram-se aqui:
http://enfermeirointernacional.blogspot.com/2009/01/sua-um-por-todos-todos-por-um.html (http://enfermeirointernacional.blogspot.com/2009/01/sua-um-por-todos-todos-por-um.html)

Saudações Internacionais!
: Re: Trabalhar na Suiça
: alicedoubts_86 January 31, 2009, 00:25:26
Olá a todos

Alguém que esteja a trabalhar no hospital de Nyon?
: Re: Trabalhar na Suiça
: jraminhos April 06, 2009, 12:52:22
Salut!

Oferta de trabalho, no serviço de Medicina em Yverdon-les-Bains.

Foi um lugar que me foi oferecido, mas recusei, porque não quero medicina.

Alguem que aproveite!

Contactos:

Christiane Kordo
Infirmière-cheffe adjointe
eHnv Saint-Loup
1318 Pompaples

0041 21 866 55 48

christiane.kordo@ehnv.ch
: Re: Trabalhar na Suiça
: Lipa 87 April 25, 2009, 18:56:58
oi sou finalista do curso de enfermagem e cm se sabe as coisas nao estao famosas.ate ja a ordem nos manda emigrar  ???
bom ha uns poucos de anos que penso  na possibilidade de emigrar para a suiça,embora os receios sejam mts.nao conheço o pais,o problema  das linguas nao tanto pk me adapto e aprendo facilmente.a questao que keria colocar é se alguem sabe como funciona nos cantoes em que se fala alemao, pk ja vi que a maioria do pessoal estao n parte do frances...e ja agr aki fala-se que o pessoal ai ja ta a ganhar uns miseros 800 euros sabem de algo?
beijos e obrigada :)
: Re: Trabalhar na Suiça
: andreia_a April 25, 2009, 20:36:07
Sim... 800 euros por semana. lolololol  ;D
: Re: Trabalhar na Suiça
: Lipa 87 April 26, 2009, 11:52:19
obrigada pela resposta andreia_a..
aki fala-se nisso pk ja ha empresas a kerem angariar pessoal.ja agr com tds os descontos necessarios(valor) o ordenado inda fica decente?  :P
na vossa opiniao qual é a melhor opçao:procura pessoal ou atraves de estas empresas?
se houver alguem que me possa dar mais informaçoes agradeço.
obrigada
: Re: Trabalhar na Suiça
: paulomoutinho938 May 16, 2009, 01:17:28
Ola Lipa, acho que devias ler tudo o k foi escrito pelos colegas, ok quanto ao salario é sobejamente aliciante para nos mantermos ca.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Lipa 87 June 09, 2009, 19:02:56
obrigada paulomoutinho.eu ja tive a ler os comentarios dos colegas,confesso que nao todos mas alguns. a ideia d emigrar é cada vez mais real, mas bom o tempo o dirá.
saudaçoes
: Re: Trabalhar na Suiça
: nuno_simoesch June 24, 2009, 02:46:24
Boa noite a todos.
Sou enfermeiro ha 5 anos e comecei a trabalhar na Suiça ha 3 meses colocado pela DENIAL. Vejo com alguma tristeza a enorme quantidade de enfermeiros que estão a deixar Portugal como eu fiz ha poucos meses. Não vim para a Suiça por desespero ou falta de emprego pq emprego tinha. Trabalhei sempre em duplo ou triplo desde que acabei o curso. O problema residia mais na qualidade de vida, nas perspectivas de evolução profissional e na forma como o trabalho de enfermagem é desvalorizado em Portugal. Ha 8 meses tomei conhecimento desta empresa em Lisboa quando me dirigia de um emprego para o outro numas jornadas sobre o emprego na europa organizadas pelo IEFP na reitoria da Universidade de Lisboa. Planeei uma viajem com alguns colegas para virmos descobrir a suiça e tomarmos contacto com instituições hospitalares. A beleza do país foi logo evidente num inverno bem frio. O mais dificil foi entre 4 cabeças sempre a fazerem contas ás despezas e ordenados o que realmente nos sobraria caso dessemos o salto e cada dia a conclusão era diferente, ora era para vir já ou então já não valia a pena pq era tudo muito caro. O facto de encontrar uma colega portuguesa a trabalhar no CHUV contribuiu em muito na minha tomada de decisão que alias não tomei só pois vim com a minha namorada tb ela enfermeira em Lisboa. Depois de voltar a Lisboa foi tempo de organizar tudo e de me despedir dos locais de trabalho e podem imaginar o stress que isso representa neste momento com a situação laboral que atravessamos. As dúvidas eram mais que muitas pois se não desse certo voltar a encontrar o que tinha seria dificil ou impossivel. Para a minha namorada representou deixar um serviço que adorava assim como toda a familia pela primeira vez, foi dificil. Em termos do que tinhamos certo? sómente o meu contrato estava já decidido por ser fluente em francês, vivi em Paris 20 anos antes de tirar o curso em Lisboa. Para a minha namorada foi mais complicado pois frequentou o curso da Aliance Française em Lisboa mas ainda se sentia muito pouco segura no francês e não tinha certeza de ser contratada ao chegar á Suiça. A residência tb foi um pouco complicado pq sendo fornecido um quarto numa residência do hospital este quarto era, á partida, individual e ia ser equipado com uma segunda cama mas fomos avisados que teriamos de procurar rapidamente apartamento quando nos tinha sido anunciado que poderiamos ficar no quarto varios meses...mais um motivo de stress. Da parte da Denial tinhamos a garantia que iriam continuar a procurar colocaçao para ela e assim fizeram.
Viemos então no dia 30 de março e comecei a trabalhar no dia 1 de Abril. Estivemos hospedados esse primeiro mes numa especie de residencia de alunos com um ambiente peculiar mas globalmente positivo e que nos permitiu conhecer outros enfermeiros portugueses e não só e com quem mantemos uma boa relação ajudando á integração. Vim trabalhar para cuidados intensivos como já era o caso em Lisboa e o meu ordenado corresponde a 5 anos de experiencia aumentando todos os anos de aproximadamente 100E. Para a minha namorada foi mais dificil e o frances foi um factor de stress nas primeiras semanas no entanto quero garantir a todos que ela é o melhor exemplo para que todos percebam que a lingua é um obstaculo que se pode ultrapassar com facilidade. Ela comecou a trabalhar no dia 20 de abril, infelizmente este hospital tem uma modalidade de estagio em contexto de trabalho de mais de uma semana não remunerado mas que permite treinar o francès. Pelo que percebi é uma situação rara e não ocorre na maior parte dos hospitais mas aqui foi o caso. Finalmente no dia 20 comecou entao o contrato dela num serviço de paliativos e reabilitação e ao cabo de 3 semanas já passava o turno em francês e desde então tem sido uma evolução continua.
Não me arrependo nem um momento de ter vindo para cá e se poderem vir em casal tanto melhor, mais poupam. O ordenado é bom e não gasta assim tanto, talvez pq estou fora de grandes cidades mas estou a 15 mn de comboio ou de carro de Lausanne, num sitio magnifico á beira do lago de genebra. O hospital arranjou-nos um estudio barato que é perfeito para este inicio de actividade profissional. Os preços são mais elevados mas o ordenado é 3 vezes superior e fazendo a relaçao muitas coisas chegam a ser mais baratas do que em Portugal. A carne de vitela é fora de preço e sempre que vejo um bovino á beira da estrada penso que esta ali um monte de dinheiro com pernas. Para alem disso o pão é caro mas basta pegar no carro, mais baratos do que em Portugal com gazolina ao mesmo preço, e vai-se a França comprar o que que fica mais em conta e é do outro lado do lago.Vamos todos os meses a Portugal, fomos ao encontro de enfermagem, aos santos populares em Lisboa e vamos para a semana sem que isso represente um grande furo no orçamento e ate mantemos a nossa actividade na nossa tuna em Lisboa. Refiro isto pq fui quem expressou a vontade de fundar uma tuna portuguesa na Suiça como foi referido num post da Enfermeira Leonor. Trabalhamos 14 turnos por mês e escolhemos todos os meses um periodo de 5 folgas seguidas. É um pais organizado e respeitador. Dão oportunidade de fazermos especialidade paga pelo hospital numa grande variedade de areas e em tempo de serviço durante 2 anos sem voltarmos ao serviço e a receber como especialista. Meus amigos posso ainda vir a ter maus momentos por cá mas tb os tive em Portugal e por enquanto tem sido muito bom. Custa-me quando voltamos a Portugal ver como estão os nossos amigos e colegas quando alem fronteiras vivemos estas condiçoes. Algumas colegas já nos visitaram desde que cá estamos e a primeira coisa que repararam foi a ausencia de olheiras que eram uma caracteristica minha desde que comecei a trabalhar. É um pais com 4 estações bem definidas e agora predominam os dias quentes e sol e no inverno em bem frio com muita neve. Permite ir á praia á beira lago nesta altura e fazer ski. Sentimos saudades de tudo o que deixamos para tras mas consigo aproveitar Portugal desde que aqui estou. Estou a trabalhar em Montreux e vivo em Vevey. Um anraço a todos e não temam, tentem enquanto tiverem idade para tal.
: Re: Trabalhar na Suiça
: maria.fr June 24, 2009, 13:29:27
Colega.... Obrigada pelo seu testemunho. penso que a suiça é uma boa aposta... a suiça sempre me chamou a atençao mas o destino trocou-me as voltas e xeguei agora à pouco a uma cidade perto de paris... nao é uma decisao facil de tomar como é obvio principalmente pra quem nao conhece nada e nem vale a pena falar das dificuldades que vou sentir, a começar pela lingua e pelas letras do teclado que mudaram de sitio.lol nao foi facil deixar a familia e o namorado em portugal mas infelizmente tive de tomar uma posiçao depois de estar a um ano a procura do primeiro emprego.
Desejo muita sorte a todos os colegas que partem para esta aventura. a minha começou hoje.... vou desfazer as malas e descansar.

Cumps
: Re: Trabalhar na Suiça
: andreia_a June 24, 2009, 17:08:25
Colega nuno_simoesch,

Vieram-me as lágrimas aos olhos quando li o seu relato. A suiça é isso tudo e muito mais.
Convido-o a visitar Porrentruy, cantão do Jura. Uma cidade medieval...
Trabalhei no hospital de lá assim que terminei o curso (há um ano). Infelizmente fui sozinha e não me consegui adaptar longe daqueles que gosto. Então voltei para Portugal unicamente porque não consegui colocar a minha vida pessoal atrás da profissional.

Muito boa sorte.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Lipa 87 June 24, 2009, 19:33:48
ola nuno_simoesch.
Muito Obrigada pelo teu testemunho. é mt importante que o pessoal que alargou horizontes e se aventurou nos forneça essa informaçao. após ler todos os topicos deste tema e especialmente o teu as duvidas começam a ser menores e a coragem de seguir cada vez maior.
o pior é mm deixar td em Portugal, os amigos, a familia e o namorado...
mantem-nos informados  :)
estas no CHUV?
Q a boa sorte acompanhe kem se aventurou por terras helveticas..espero q seja a minha casa dentro de meses :P
cumprimentos
: Re: Trabalhar na Suiça
: Lipa 87 June 24, 2009, 19:35:08
Dsc mas Só 1 duvida. cm funcionam ai os turnos?alguem falou k nao se fazem por M,T,N...
obrigada
: Re: Trabalhar na Suiça
: nuno_simoesch June 24, 2009, 22:09:50
Boa noite a todos.
Já tive oportunidade de conhecer e ouvir falar de colegas que por terem vindo sós sentiram grandes dificuldades em adaptarem-se. Acho que o segredo reside numa grande abertura e espirito de aventura e tb porque não tirar um curso cá para conhecer pessoal de cá. Para mim foi o que deu certo em Portugal quando cheguei aos 20 anos e não conhecia ninguem. Na altura entrei para enfermagem, para a AE, para a tuna, fiz de tudo para me integrar e conhecer o maximo de gente e deu certo. Aqui tive a certo de vir acompanhado da minha futura mulher o que ajuda muito é certo mas já estamos á procura de informações para tirar cursos na universidade de Lausanne ou entrar em mestrados. Por outro lado tentamos ter uma agenda cultural com locais a visitar, concertos e cinema. Rapidamente tb estabelecemos uma pequena rede social com enfermeiros portugueses com quem jantamos nas respectivas casas. Por outro lado sempre tive tendência para comunicar com todos e ando sempre a distribuir o meu contacto aos colegas portugueses que vou cruzando caso precisem de alguma coisa, acho que é um dever apoiar o próximo. Assim que conhecer colegas suficientes que gostem de musica tentarei criar com eles algo que se pareça com uma tuna, pq não. Embora nem todos gostem sempre se pode promover um pouco da nossa cultura pela musica e criar laços.
No que diz respeito as questões laborais é de facto proibido seguir turno e quando soube disso estranhei pois sempre estive habituado a um ritmo de trabalho bem mais carregado mas acreditem habituamo-nos a isto e este ritmo é optimo. Se evoluirem bem no frances ate podem trabalhar só para uma empresa de trabalho temporario e fazem os 14 turnos em 15 dias e vão para Portugal passar os outros 15 dias do mes. Ora resumindo terão sempre 12 h para descançar das ultimas 12, é mau não é? ;)
aqui ou fazemos dia ou fazemos noite e são 12h cada. Trabalho no Riviera em Montreux e tenho perspectiva de talvez fazer uns turnos por outros sitios mas com calma que não vim para sofrer como em Portugal. Um grande abraço a todos e qualquer dúvida não hesitem, tentarei responder o mais brevemente possivel
: Re: Trabalhar na Suiça
: Lipa 87 June 27, 2009, 20:46:59
obrigada nuno_simoesch pelo esclarecimento.
assim o burnout fica mais longe!!! :)
saudaçoes
: Re: Trabalhar na Suiça
: sofia silva June 27, 2009, 23:29:37
Olá a todos!

Olá a ti Nuno!!!

Sou mais uma enfermeira que, tal como o Nuno e a namorada, estou na Suiça desde Fevereiro deste ano (conhecemo-nos já cá na Suiça num encontro de convivio!)

Passo a contar um pouco da minha experiência...Quando cheguei cá pouco ou nada sabia falar francês...Como em Portugal estava no desemprego e tencionava vir trabalhar para a Suiça, achei boa ideia tirar um curso de francês aqui mesmo! É verdade que não são nada baratos, é algo que exige tempo e alguma disponibilidade financeira. Eu tive a sorte de ter apoio logistico de uma amiga que vive cá há alguns anos, o que me permitiu fazer este investimento!

Neste momento estou a trabalhar numa clinica em psicogeriatria, a cerca de 1h de Lausanne. Não estou no local nem no serviço que pretendo e, por isso, ainda não desisti de voltar a Lausanne!
É verdade que nem tudo é rosas, que nem tudo corre sempre como desejamos ou planeamos mas, uma coisa é certa, emprego há sempre. Primeiramente pode não ser na nossa área de preferência, tanto mais quanto menos experiência profissional tivermos, assim como os conhecimentos da lingua... O serviço onde estou tem-me permitido evoluir a nível da lingua, ganhar alguma experiência e é claro, ganhar dinheiro!
Na clinica onde trabalho fazemos horários de 8h, semlhantes aos que são feitos em Portugal. Não permitem seguir turnos, coo manhã-tarde, nem fazer séries de mais de 5 turnos seguidos!

Até ao momento tenho gostado de estar cá e não penso em regressar a Portugal nos tempos mais próximos...

Boa sorte a todos
: Re: Trabalhar na Suiça
: SalvadorDali June 28, 2009, 01:48:52
Boas!
É a minha primeira vez aqui no fórum, por isso, saudações a todos.

Acabo o curso daki a umas semanas e já quase nem em apetece mandar currículos aqui pro nosso país, por isso, a suíça é uma hipótese...aliás, com um empurrãozito, é muito provável.

Por isso, Nuno, pra ir directo ao assunto, pergunto-te: Eu e a minha namorada, ambos recém-licenciados, aí na Suíça, dá pra nos safar bem a nível financeiro? Sem querer ser muito curioso, quanto acha que poderíamos "por de lado" por mês a levar vida normal?

Sem mais questões de momento, um abraço...
: Re: Trabalhar na Suiça
: Valgaeren June 28, 2009, 14:25:26
pessoal. a suiça é o meu destino principal
ja enviei mail ao centro hospitalar de lausanne e geneve. infelizmente com respostas negativas.
mas nao vou desistir pois eu nasci em frança e vivi la mts anos, portanto a lingua nao é um problema pra mim.
se alguem souber de algo pra mim era fixe
hehe
acabo o curso agora em julho
: Re: Trabalhar na Suiça
: MERM June 30, 2009, 15:21:48
Venho por este meio agradecer o testemunho enfermeiros que se encontram a trabalhar na Suiça. Penso que é importante este jesto para com os colegas que se encontram em situação de desemprego ou precaridade laboral e que estejam a ponderar imigrar.
No meu caso pessoal o vosso testemunho tem sido fundamental. Permitiu-me  receber um feedback da realidade nesse pais e ganhar coragem para exercer lá fora, uma vez que aqui em Portugal as coisas são o que são.
Exerço funções como enfermeira há 2 anos num Hospital publico. Depois de um contracto de substituição de uma colega, passei a recibos verdes :(. Existe a promessa da realização de um CIT mas há mais de um ano que a situação se mantém. A lingua tem sido um entrave, e o que mais me deixa receosa, mas já decidi que vou tirar um curso de françês e vou tentar a minha sorte lá fora...

cumprimentos a todos... ;)
: Re: Trabalhar na Suiça
: karlitos July 04, 2009, 10:40:11
Bem... vou aqui contar um pouco da minha experiencia...

Tendo terminado o curso em Junho de 2008, sempre quis ir para fora e alargar os horizontes...

devido a fluencia no ingles, a primeira ideia foram os estados unidos ou inglaterra/irlanda... Aqui começaram os primeiros entraves.... reconhecimentos de diplomas que demoram meses, sempre um papel que falta... e o tempo que passa...

ia ja em setembro... Altura de começar a pensar noutros lados... lendo por aqui testemunhos de colegas, pensei ir para o grupo hospiten em espanha... reconhecimentos feitos, papelada enviada... resta esperar... meados de outubro... e ainda nao tinha sido chamado...

Começo a pensar... ja vao 4 meses, a pratica vai-se perdendo... acho que vou ficar por portugal (sempre tive felizmente porta aberta para trabalhar ai, nao o fiz por opçao)...

Mas quis o destino que viesses a falar com o Raminhos (que também anda aqui pela suíça) e foi ele o grande impulsionador da minha vinda... conversa atras de conversa la me convence que a vida por aqui seria bem melhor...

1º problema... o françes! Tinha tido na escola (7, 8 e 9ano) mas já la iam uns anitos... comecei entao a ler textos, jornais, ouvir musica, ver tv... e fiz um "curso" com uma amiga, ela sim a grande responsavel pela minha aprendizagem rapida...

ora, comecei a procura de trabalho.. enviei mails para grandes hospitais, e inscrevi-me numa ou 2 agencias de trabalho... mail para aqui, telefonema para ali... la me iam prometendo aqui e ali mas nao via nada...

inicio de Novembro, decidi que ia apostar forte... inscrevi-me noutra agencia, a randstad... isto dia 10 de Novembro... dia 18 surgiu-me a proposta de emprego concreta... Cuidados domiciliares! caiu que nem gingas... era óptimo para passear e para aperfeicoar o frances...

dia 20 falei com a directora do serviço e ficou decidido... ela ia arranjar-me um quarto, e começava dia 1 de dezembro!

assim foi... malas feitas e partida dia 28 de novembro... muito custam as despedidas, sao os amigos, a familia e toda uma vida que fica ali... mas outras portas se abriram e nao me arrependo pois foi opçao minha!

chegado aqui, la apanhei o comboio do aeroporto até a terriola... a directora la me esperava... neve em todo o lado, um frio de gelar os ossinhos...

Magnifica a paisagem, as pessoas super simpáticas... ainda que no principio falassem rápido de mais... hehe e a dor de cabeça da primeira semana de ter que traduzir tudo (engraçado a evolução e ver que dps vem automaticamente)...

Custou um pouco os primeiros dias, por causa do tipo de trabalho, ter que conhecer as ruas, casas das pessoas, a neve, a lingua, a distancia...

Ja la vao 7meses... um contrato que era de 3 meses, passou a indeterminado, o permis L, passou a B o que abriu outras portas...

neste momento, e embora adore o que faço, adoro os domicilios, mas vou mudar de região para o Valais, principalmente, pos aqui por onde ando (Jura-Bernois) calor é algo que vem pouco...

A vida aqui é fantastica sem duvidas, nao vou mais a portugal porque nao quero... tenho-me fartado de viajar (entretanto ja comprei um carrito) e nao tenho parado nos dias de folga...para a semana ja vou 3 semanitas de ferias ai a portugal. hehe

Posso dizer que a nivel de salario consegue-se o que em portugal nao se consegue com um triplo...

um salario base anda na ordem dos 5000Fr-, o que com descontos vai ficar entre os 3500 e 4000Fr. no meu caso nao faço noites, mas quem as faz consegue tirar mais um pouco...

alem disso, os menos de 25 anos conseguem tambem pagar menos de impostos...

a nivel de despesas (casa, seguro, alimentaçao) eu faço contas entre 1000 e 1500Fr por mes.

o resto vai para inumeras coisas...

a nivel de custo de vida o que +e mais caro é talvez o pao, e carne... mas uma passagem do outro lado da fronteira, ou aproveitar as promoçoes, e tambem nao é assim tao caro...

por exemplo as "refeiçoes do dia" nos restaurantes andam pelos 15Fr (10eur) com bebida e cafe... (so o cafe sao 3Fr em muitos sitios)...

o nivel de vida é um pouco mais caro que em portugal mas olhando ao que se ganha compensa de longe...

neste momento vou receber nos proximos dias uma colega que vem a procura de trabalho tambem e vai a varias entrevistas, no meu caso foi tudo por telefone e sem nunca ter vindo a suiça, mas para quem puder aconselho a virem e verem por voces proprios. qualquer coisa contem comigo. ;)
: Re: Trabalhar na Suiça
: Valgaeren July 06, 2009, 09:59:24
A legalização na suiça como funciona?
: Re: Trabalhar na Suiça
: VitorMartins July 06, 2009, 21:43:10
: Valgaeren
A legalização na suiça como funciona?

Muito fácil.

Arranjas alguém que te contrate, assinas o contrato, a empresa é obrigada a fazer-te um permis de sejour, para trabalhares tens que ter uma segurança, isto é, assinas um contrato com uma presença de segurança no trabalho.

Tens que ter residência (casa alugada, por exemplo) para poderes estar legalizado.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Valgaeren July 07, 2009, 02:20:35
Mas e o papel da cruz vermelha suiça nao é preciso?
: Re: Trabalhar na Suiça
: alicedoubts_86 July 07, 2009, 11:25:26
So se quiseres trabalhar no cantao de geneve ou se quiseres prosseguir nos estudos.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Valgaeren July 07, 2009, 16:59:50
pois, é mesmo pa geneve q kero ir
: Re: Trabalhar na Suiça
: ARita July 07, 2009, 20:44:38
Olá a todos! Eu sou tb uma novata.  :) acabei o curso em Fevereiro deste ano. Depois disso, fui p a alliance francese relembrar o francês p poder trabalhar na suiça. Há um um mês atrás inscrevi-me na assisteo denial e fiz a entrevista com a enf. Leonor Vieira. Agora aguardo...mas a resposta tarda a chegar, ainda não passou mt tempo, mas para quem espera o tempo passa mais devagar.
Depois de ler os comentários de outros colegas, a ideia de partir não me sai da cabeça. Penso em arriscar e partir!
Alguém me sabe disser se há perspectivas de arranjar trabalho se me dirigir ao hospital e entregar o meu CV? Apesar de preferir lausanne eu não me importo de ir para outro sitio, pois não irei sozinha.
Um abraço :D
: Re: Trabalhar na Suiça
: nefertiti August 31, 2009, 18:28:11
Olá caros colegas.
Como muitos de vocês pretendo ir para fora do país trabalhar, e o país que me desperta interesse é a suiça, estou a mais de um ano em part-times percários e sem perpectivas de melhorias.
Se algum colega souber de vagas ou informações de emprego na região do cantão de neûchatel  ou Genéve a parte francesa visto ser a lingua que estou mais a vontade apesar de ter algumas dificuldades mas neste momento ando a aperfeiçoá-la.
O ideal seria em neûchatel pelo facto de ter lá familia.
Se alguem souber de alguma coisa por favor poderia partilha-la, visto estar mesmo decidida a deixar Portugal.
o meu obrigado desde já.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Lipa 87 September 17, 2009, 20:13:00
Olá pessoal.
vejo que ja algum tempo q ninguem q emigrou à poko tempo tem dado novas do pais helvetico.
alguem sabe cm andam as coisas por la em relaçao à contrataçao dos enfermeiros tugas?
agr que a hora se aproxima td se complica e as esperanças começam a diminuir...
cumprimentos a todos 8)
: Re: Trabalhar na Suiça
: Red Fish September 18, 2009, 00:43:22
Pois esta tudo na expectativa... Se isto da carreira for para frente, a suíça é o meu próximo destino...
Tou pa ver que seguira as minhas pisadas... ir sozinho n é facil...
: Re: Trabalhar na Suiça
: Lipa 87 September 18, 2009, 13:01:43
sim ir sozinha acredito que nao seja facil , mas esse será o meu futuro mais provavel se emigrar...
mas espero encontrar por la ajuda por entre os novos colegas  ;)
a situaçao da carreira e o pouco companheirismo por terras lusitanas mt xs vivido, têm-m desiludido bastante...
nao me imagino a trabalhar num ambiente assim, onde a profissao pouco ou nada é valorizada...
cumprimentos
: Re: Trabalhar na Suiça
: Red Fish September 21, 2009, 13:25:59
Oi Lipa,
Combinamos em ir um grupo... era fixe...
Se for vou através da empresa assisteo...
bjs
: Re: Trabalhar na Suiça
: Lipa 87 September 21, 2009, 17:25:09
Sim claro é uma boa ideia...
: Re: Trabalhar na Suiça
: Red Fish September 22, 2009, 00:35:17
Quem tiver interessado, ja sabe, pode expressar aqui e depois combinar qq coisa...
: Re: Trabalhar na Suiça
: Beezybee September 28, 2009, 14:00:31
  Olá colegas Lipa 87 e Red Fish! Também eu tenho muita vontade de emigrar para a Suíça, fiz o curso da Alliance Française para personnelle soignant, mas ainda assim não me sinto muito segura com o francês... E vocês, em que pé estão? Bjos  O0
: Re: Trabalhar na Suiça
: Lipa 87 September 28, 2009, 18:15:11
Olá colega Beezybee. Eu estou bem pior lol estou a frequentar o ultimo semestre e o frances ja foi melhor.bom pelo menos o falar, ouvir é menos mal...
mas tb penso tirar 1 curso frances...e dp kem sabe...suiça q espere por mim.
a minha mais recente duvida é...será que inda ha lugar p mim???é k isto ta concorrido...
: Re: Trabalhar na Suiça
: Red Fish September 29, 2009, 23:15:39
Achas q esta mto concorrido?? eu penso que temos muitas hipoteses ainda... eu n vou tirar curso nenhum mas devia tirar pelo menos pelos termos tecnicos... logo se ve
: Re: Trabalhar na Suiça
: voadora17 September 29, 2009, 23:36:43
Oi pessoal!

Passei por aqui e resolvi deixar umas palavritas sobre o tirar ou não um curso de francês...

Sou recém-licenciada em enfermagem como muitos de vós e desde o final do curso que decidi ir para a Suiça. E para tal, o 1º passo foi frequentar o curso de francês para profissionais de saúde na Alliance Française das Caldas da Rainha, e digo-vos, foi o melhor que eu podia ter feito!! As professoras e a própria Directora de lá são espectaculares e fazem uma formação 5*! (peço desculpas aos outros locais mas só conheço mesmo nas Caldas =P )[/size]
Acabei recentemente o dito curso e devo ter entrevista com a Enf. Leonor da Assisteo lá para o fim do mês...

Digo-vos muito sinceramente... se querem ir para um país estrangeiro (Suiça, França ou outro) apostem na aprendizagem da lingua do mesmo, pois será a maior barreira! Para quem está mais informado sabe que o nivel de francês pedido para a Suiça é o B2 que, com uma revisão do que foi dado nos 3 anos (ou mais) do 3ºciclo, com um curso para aprofundar e consolidar melhor os conhecimentos e com um esforço claro, consegue-se!

Desejo a maior sorte do mundo para quem tem a coragem de envergar por uma carreira em enfermagem fora de Portugal e também, para quem fica pelo país Tuga.


Abraços,

Sara Vieira
: Re: Trabalhar na Suiça
: Red Fish September 29, 2009, 23:53:39
Eu não tiro o curso, pk como nasci em França e de vez em quando la falo o francês consigo desenrascar-me... vamos combinar um grupo para ir...
: Re: Trabalhar na Suiça
: Valgaeren September 30, 2009, 00:39:42
pois
é como eu, o frances é a minha lingua mae
: Re: Trabalhar na Suiça
: Lipa 87 September 30, 2009, 16:12:06
olá.
Respondendo ao colega Red Fish sim penso que a suiça esteja concorrida, pois tanto em termos profissionais cm de cultura é um dos paises mais cativantes.
Pelo menos um dialogo coerente e alguns termos tecnico considero importante que se conheça...
daqui a 6 meses eu vou tentar a minha sorte...vamos ver ???
 ;)
: Re: Trabalhar na Suiça
: Projecto de Enfermeira October 06, 2009, 15:17:12
Olá a todos.
Eu trabalho em Portugal a alguns meses, estou efectiva e tenho alguma estabilidade. Devia estar super feliz, é verdade, mas nem por isso. Trabalho numa área que adoro mas o Hospital a meu ver não promove os bons cuidados. Existe imensa falta de material nos serviços, as x coisas fulcrais como luvas e máscaras, creme hidratante, desinfectantes, para não falar de outras coisas igualmente básicas ... o único prejudicado é o doente.
Permaneço na minha terra porque tenho cá a minha família e o meu namorado, caso contrário já tinha saído desta terra.
Parabéns aos que conseguem dar um passo em frente e ir em busca de condições melhores e de uma melhor satisfação profissional.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Cindy October 08, 2009, 00:12:58
Olá a todos,

Após 1 ano de desemprego, em Março deste ano vi aqui um anúncio da AB Personnel a pedir enfermeiros para a parte francesa da suíça (http://www.forumenfermagem.org/forum/ht ... ic.php?t=0 (http://www.forumenfermagem.org/forum/http://forumenfermagem.org/phpbb3/viewtopic.php?t=0)), como sou bilingue Francês/Português, resolvi experimentar enviar um currículo... uma semana depois telefonaram-me da dita empresa a dizer que se eu quisesse mesmo ir em frente teria uma entrevista num Hospital suíço (Hôpital du Chablais, no Cantão do Valais) daí a 2 semanas... fui à tal entrevista, e ficou decidido que poderia começar a trabalhar nesse Hospital no mês seguinte! Parti à aventura, e estou cá desde essa altura... até agora posso dizer-vos que não me arrependo nada. Como vim sozinha, sem conhecer ninguém, chorei "baba e ranho" no primeiro mês, e perguntei-me vezes sem conta porque tinha vindo, mas após o choque inicial, acabei por me habituar a isto, e já encaro a coisa de outra forma... sou reconhecida e respeitada pelo meu trabalho, a nível económico, tenho uma vida que nunca poderia fazer aí em Portugal, e sem sacrifícios ainda consigo economizar imenso! :)
Claro que dinheiro não é tudo, mas estar sem emprego aí em Portugal como estive durante tanto tempo é que não podia ser...
Há imensos enfermeiros portugueses por aqui, mas pelo que vejo nos jornais e falando com colegas, ainda há muita falta de enfermeiros... No entanto, atenção, pois para colmatar esta falta tão grande de enfermeiros, foi criada uma nova profissão que podemos traduzir como "Assistentes em Cuidados", que tem como competências tudo o que o enfermeiro faz, menos IV's, injecções de insulina e todo o tipo de situações que possam ser consideradas complexas, aí é o enfermeiro que toma as rédeas. A ideia da criação desta profissão é precisamente reduzir o nº de enfermeiros necessários para a prestação de cuidados, por isso, penso que daqui a pouco tempo a necessidade de enfermeiros na suíça vai começar a descer, pois já estão a sair as primeiras fornadas de "Assistentes em Cuidados" após completados os 3 anos de curso, e os Hospitais serão obrigados a terem uma certa cota de "Assistentes em Cuidados" quer concordem ou não. É verdade que, também, pelo que me disseram, não é a primeira vez que tentam "arranjar" soluções como esta para a falta de enfermeiros, e depois as coisas não foram em frente...ainda estamos na expectativa para ver o que isto vai dar... No entanto, aconselho quem pensa vir trabalhar para a Suíça a se apressar, pois se correr mesmo tudo como eles pretendem, isto vai começar a piorar a nível da empregabilidade...
E recomendo-vos vivamente a AB Personnel, não sei se ainda estão colocar enfermeiros aqui na Suíça, mas devo dizer-vos que foram impecáveis em todo o processo, tanto comigo como com outros que vieram mais ou menos na mesma altura...

Força a todos!
Cindy
: Re: Trabalhar na Suiça
: Henrique Rosàrio October 08, 2009, 12:44:20
Mensagem eliminada pela administração.

Violação de regras do fórum:

Art. 6 Não é permitido a publicidade de serviços (corre o risco de ver a sua mensagem/tópico removido), bem como publicamente a troca, venda ou compra de qualquer produto através do fórum de discussão.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Henrique Rosàrio October 08, 2009, 19:34:53
Mensagem eliminada pela administração.

Violação de regras do fórum:

Art. 6 Não é permitido a publicidade de serviços (corre o risco de ver a sua mensagem/tópico removido), bem como publicamente a troca, venda ou compra de qualquer produto através do fórum de discussão.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Red Fish October 08, 2009, 22:36:17
Como é pessoal, é agora que vamos??
: Re: Trabalhar na Suiça
: gatita October 09, 2009, 10:16:08
: Henrique Rosàrio

Pagamento do Serviço:

- Realizado através de 12,5% do salàrio mensal durante um periodo de 4 meses.


Enf. Henrique Rosàrio

paladon1@hotmail.com
 
Caro Henrique,

Poderá explicar melhor essas condições do pagamento do serviço? Esse Serviço refere-se ao alojamento?
Neste momento encontro-me em Geneve, quero procurar trabalho na suiça mas o mais perto possível de Geneve, se possível evidentemente.

Fico grata pela atençao,
Claudia Gonçalves

: Re: Trabalhar na Suiça
: Henrique Rosàrio October 09, 2009, 18:18:51
Cara Claudia Gonçalves,

Considerando o seu interesse e a sua actual presença na Suiça, solicitamos que nos envie o seu contacto telefónico para o e-mail acima referido, para que possamos entrar em contacto brevemente.

Temos actualmente uma proposta que lhe poderà agradar, mas que necessita ser avaliada por ambas as partes.

Melhores saudações,

Henrique Rosàrio
: Re: Trabalhar na Suiça
: gatita October 11, 2009, 20:52:57
Enfermeiro Henrique Rosário,

Enviei email com o contacto.

Com os melhores cumprimentos,
                                        Cláudia
: Re: Trabalhar na Suiça
: pedrojosesilva October 17, 2009, 09:39:19
A administração apagou o anúncio do membro Henrique Rosário.

Este utilizador tenta obter lucro através da colocação de enfermeiros na Suiça. Esta situação é fraudulenta áluz das leis suiças, e das regras estipuladas pelo FE para este tipo de serviço.
Este membro foi banido por 1 mês.
O Forumenfermagem não se responsabiliza por qualquer situação que envolva este membro e anúncio que ele colocou.
Em caso de dúvida contactem administrador@forumenfermagem.org



Aconselhamos todos os interessados em obter informações sobre migrar para a suiça a contactarem a Enf. Leonor Vieira, da Assisteo.

Esta empresa cumpre com o código de ética de recrutamento, sem impor custos ao candidato.

Contacto: lvieira@assisteo.com

Informação sobre próximas entrevistas em Portugal clicar http://www.forumenfermagem.org/newsletter/newsletter-dedicadas-outubro2009-assisteo.htm (http://www.forumenfermagem.org/newsletter/newsletter-dedicadas-outubro2009-assisteo.htm)


Tópico dedicado ao esclarecimento de dúvidas em http://www.forumenfermagem.org/forum/http://forumenfermagem.org/phpbb3/viewtopic.php?t=0 (http://www.forumenfermagem.org/forum/http://forumenfermagem.org/phpbb3/viewtopic.php?t=0)


Este tópico mantém-se aberto para troca de ideias E EXPERIÊNCIAS sobre trabalhar na Suiça. Qualquer outra utilização, poderá incorrer em violação das regras do Fórum.

Nota de esclarecimento


O Forumenfermagem não é um local aberto à angariação de candidatos para a migração. temos parcerias com um número restrito de empresas, com as quais temos um acordo de confiança mútua. Acompanhamos as actividades dessas empresas com vista a garantir que os nossos membros interessados em migrar têm canais seguros para o fazer.

Não garantimos idoneidade de quaisquer outras empresas ou personagens que durjam com oferta de serviços. pedimos aos nossos membros que denunciem estas situações à administração do site. Usem a função de "Notificação", ou enviem mail para administração@forumenfermagem.org
: Re: Trabalhar na Suiça
: jraminhos November 25, 2009, 20:39:15
Salut!

 Para para quem esteja realmente interessado em vir para cá trabalhar atiro mais uma "acha para a fogueira", num ponto que muita preocupação possa causar, o alojamento.

 Estou a procura de alguem para partilhar casa onde habito. É um apartamento numa aldeia no meio do campo chamada Boudevilliers a 10 minutos de Neuchâtel de carro ou transporte publico.

 É claro que casa sem trabalho é dificil, mas trabalho arranja-se com facilidade! Basta procurar e chovem oportunidades, basta força de vontade e saber falar alguma coisa de françês. E isto é não mentira nenhuma!

 Eu estou a trabalhar no Hospital de Portalés, serviço de cirurgia.

 Se alguem estiver interessado que diga alguma coisa!
: Re: Trabalhar na Suiça
: Lipa 87 November 30, 2009, 20:03:21
Agr q o momento se aproxima, as coisas começam afunilar....
ir sozinha vai ser complicado para mim,e neste momento estou tao consciencializada q o meu futuro passa por terras helveticas q s nao conseguir fico desiludida.
continuem a dar noticias...boas d preferencia...p deitar mais axas p'ra fogueira  :)
cumprs
: Re: Trabalhar na Suiça
: DIO March 06, 2010, 23:38:31
Olá nuno_simoesch!

Neste momento, estou a trabalhar em França, mas gostaria de ir trabalhar para a Suiça.
Conheces empresas de recrutamento ai, que me possas dizer?
: Re: Trabalhar na Suiça
: Sara_cnns March 12, 2010, 20:59:01
Olá malta,

sim, sou mais uma que vê na suiça a oportunidade de ser reconhecida e crescer profissionalmente. Contudo, gostaria de perguntar aos colegas que já estão na suiça uma coisa:

o alojamento? os hospitais podem dar temporariamente... ms será que é facil comprar casa na suiça?

bem sei k ja tou a fazer perguntas bem mais à frente lol, ms pretendo aprender frances, já falaram aqui dos documentos, contratos e nivel de vida, daí so me sobrar isto lol. Penso que o meu problema poderá ser a tal "solidão" mas já que somos  tantos, dará certamente p formarmos grupos quando chegar a altura de partida.

bjs**
: Re: Trabalhar na Suiça
: jraminhos March 13, 2010, 21:50:08
Salut!

Comprar casa!!! No meu ponto de vista não é muito bom negócio!

Eu pessoalmente vivi nos alojamentos do primeiro hospital onde trabalhei, e até foi porreiro. Era mesmo ao lado do hospital e em 2 minutos estava lá, o que quando se começa às 7 da manhã e estava a nevar ou a fazer -17º dá mesmo muito jeito!

Como já disse num post anterior, agora mudei de situação.

Mas só para curiosidade, ontem estive a falar com o proprietário do apartamento onde estou a viver, que quer construir mais uns quantos numa casa aqui ao lado. Pede 500 000 francos (335 000 €) por cada T2! Claro que depois de casa comprada, vêm todas as despesas acessórias!

Enfim, continuo a dizer que alugar é muito melhor. Assim posso mudar de sitio quando quiser!
: Re: Trabalhar na Suiça
: Sara_cnns March 14, 2010, 10:44:00
Salut!

Pois, realmente alugar tem as suas vantagens... Mudando radicalmente de assunto, tenho mais uma duvida: alguem sabe se os cursos que fazemos aqui, em Portugal, são reconhecidos na Suiça? Falo do Curso de Formação para Formadores e uma Pós-graduação... Isto porque estou a pensar iniciar estes cursos, e enfim, se não forem reconhecidos na suiça, talvez pense duas vezes...

Au revoir!
: Re: Trabalhar na Suiça
: Sanguessuga March 14, 2010, 22:55:19
: Sara_cnns
Salut!

Pois, realmente alugar tem as suas vantagens... Mudando radicalmente de assunto, tenho mais uma duvida: alguem sabe se os cursos que fazemos aqui, em Portugal, são reconhecidos na Suiça? Falo do Curso de Formação para Formadores e uma Pós-graduação... Isto porque estou a pensar iniciar estes cursos, e enfim, se não forem reconhecidos na suiça, talvez pense duas vezes...

Au revoir!
ola  colega eu penso k sim ;) Leia o tópico do inicio ao fim, eu penso k la tem a resposta
cump ;)
: Re: Trabalhar na Suiça
: Lipa 87 April 03, 2010, 21:42:37
ola, boa noite.
parece que agr a onda de emigracao para a suica ficou em stand by...ou estou enganada?
os colegas que vao dando noticias da aventura...
cumprs
: Re: Trabalhar na Suiça
: Liliana Almeida May 18, 2010, 13:51:58
Olá colegas!
Tlvz para o proximo mês já esteja na Suiça, plo menos assim o espero! Ainda não sei bem para que zona irei, por isso gostava de saber experiências vossas sobretudo das zonas de Lausanne, Neuchatel e Nyon, para depois poder decidir o melhor local para ir ... Já agora plo k sei se for de carro até um ano não terei problemas, mas depois de um ano teria k legalizar o carro e mudar para a carta suiça, alguém me pode esclarecer se isto de facto é assim?
Cumprimentos a todos
: Re: Trabalhar na Suiça
: Lipa 87 May 19, 2010, 14:37:01
ola.
desde ja boa sorte por terras helveticas.
Eu demorarei mais um pouco por causa d frances mas espero estar la antes de final de 2010! :P
Bom quanto a tua duvida, d carro nao sei, mas qt a carta de conducao pelo q 1 colega meu que vive la, so tem q mudar a carta kem nasceu dps de dezembro de 1987, ele teve que fazer um exame para poder ter carta suica mas ate disse q eu ja nao teria de passar por isso pois nasci em marco de 87.mas cm n suica td depende mt de cantao para cantao nao sei cm sera, ele esta n cantao de bern.
ha um blog de um portugues emigrado n suica q podera de esclarecer, ele esclarece muito esses pekenos pormenores.
emigra.blogs.sapo.pt
Espero ter ajudado.
boa sorte
: Re: Trabalhar na Suiça
: Liliana Almeida May 19, 2010, 16:31:21
Obrigada colega Lipa! Se for assim, ainda bem, pois também nasci em 87  :)  Pode ser k ainda nos encontremos por la então!
Boa sorte  ;)
: Re: Trabalhar na Suiça
: jraminhos May 19, 2010, 23:46:06
Salut!

A mudança para de carta portuguesa para carta suiça, deve ser feita até ser completado 1 ano de estabelecimento na Suiça, que coincide com o período de validade do Permit L, que se recebe na grande maioria dos casos quando se vem para cá trabalhar. O exame referido é apenas um exame oftalmologico. Basicamente a mudança de carta, é um processo burocrático com um custo de 150chf.

O carro com matricula estrangeira pode circular 1 ano em território suiço, tendo depois de ser repatriado ou então mudar para matriculas Suiças. Ai convêem ter um bom seguro e que cubra circular no estrangeiro, porque aqui seguro só para terceiros não é grande opção! 

Isto bem pensado, tem lógica já que se alguem quer vir para cá trabalhar e viver, têm que estar de acordo com o sistema existente. 1 ano é tempo suficiente para tomar uma decisão!

Lausanne, Nyon ou Neuchâtel, todos têm as suas vantagens e desvantagens! Conheço gente que já trabalhou ou trabalho nos três locais. Eu como trabalho em Neuchâtel, posso dizer porque prefiro em relação aos outros dois:

- Cidade de média dimensão, sem grandes confusões ;
- Moro no campo, a 10 minutos do posto de trabalho;
- Custo de vida inferior;
- Situação geografica do cantão;
- Salário mais elevado, e menos horas de trabalho semanais;
- Posto de trabalho interessante, sem necessidade de andar stressado.

 No entanto o mais importante é cá se estar, porque é possivel e façil de fazer.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Liliana Almeida May 20, 2010, 15:37:29
Colega jraminhos obrigada pela sua resposta. O que referiu vai de encontro com o que já tinha lido em alguns sites, obrigada por me ter esclarecido melhor e por me dar a sua visão de neuchatel  ;)
Cumprimentos
: Re: Trabalhar na Suiça
: jraminhos May 20, 2010, 22:09:41
Quando cá estiveres, diz alguma coisa, que é sempre simpático encontrar pessoal, que como eu anda tresmalhado por estas terras helvéticas!
: Re: Trabalhar na Suiça
: Liliana Almeida May 21, 2010, 12:52:34
Claro k digo colega jraminhos ;) já agora aí por neuchatel há mts portugueses? Já estas aí a trabalhar há mt tempo? Tás a gostar de estar pela Suiça? Conseguiste te adaptar com facilidade ao país?
Cumps
: Re: Trabalhar na Suiça
: jraminhos May 26, 2010, 14:10:07
O testemunho que deixei neste blog, fala do periodo inicial : http://mindthisgap.blogspot.com/search? ... results=20 (http://mindthisgap.blogspot.com/search?updated-max=2008-11-16T16%3A52%3A00-08%3A00&max-results=20).

Em Neuchâtel estou desde Outubro de 2009. Portugueses é aos pontapés, julgo que deve ser a maior comunidade existente, podendo talvez ser ultrapassada pela italiana, que tem muita gente de uma segunda geração.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Liliana Almeida May 28, 2010, 11:42:45
Mais uma vez obrigada pela sua resposta jraminhos  :) gostei muito de ler o teu testemunho e o testemunho de outros emigrantes no blog k referiste, ainda me incentiva mais a ir para a Suiça e o facto de saber k existem assim tantos portugueses tb ajuda  :) obrigada!
: Re: Trabalhar na Suiça
: nuno_jokas June 09, 2010, 20:05:36
: DIO
Olá nuno_simoesch!

Neste momento, estou a trabalhar em França, mas gostaria de ir trabalhar para a Suiça.
Conheces empresas de recrutamento ai, que me possas dizer?

 
Boa noite DIO.
Ja nao vinha aqui ha algum tempo mas para responder a essa pergunta creio sinceramente que o melhor é mandar curriculo com carta de apresentaçao em frances directamente aos hospitais pela net. Dispensa as empresas pq elas colocam-te onde mais lhes interessa a elas. Foi a travez de uma delas que vim e tive sorte mas outros terao mais motivos de queixa do que de satisfaçao. Pleo menos tenho tentado encontrar trabalho para amigos meus que ainda estao em Portugal e tem corrido bem. um abraço e boa sorte
: Re: Trabalhar na Suiça
: Liliana Almeida June 14, 2010, 18:49:24
Olá colegas!
Dia 1 de Julho já estarei na suiça, a trabalhar mt proximo de Lausanne. Alguém me pode indicar alguns sites para procura de alojamento por lá? É k já procurei em vários, mas não encontrei grande coisa lol
Obrigada!
Cumps
: Re: Trabalhar na Suiça
: jraminhos June 16, 2010, 17:11:10
Salut!

Eu quase que ouso dizer que finalmente que alguém materializa a ideia de vir para cá!

O alugar uma casa, não é assim tão simples como em Portugal! Quando se encontra uma casa ou apartamento que se goste, tem que se apresentar uma candidatura a quem a aluga, seja a um particular ou a uma agência, onde pedem documentação vária, de folhas de vencimento, a atestações de seguro (podem pedir mesmo um CV!), para além de da disponibilização de 3 ou 4 meses de renda! Feito isto, quem aluga é que vai escolher quem é que vai ser o seu novo inquilino, porque geralmente existem sempre vários interessados!

Se o sitio para onde vais, te puder fornecer alojamento é o melhor! Quando vim para cá foi o que fiz, e não me arrependo. Hoje, moro numa casa alugada, mas para isto demorou cerca de 2 meses até todo o processo ficar concluido.

Bisous
Raminhos
: Re: Trabalhar na Suiça
: Liliana Almeida June 16, 2010, 18:48:26
Salut :-)
Acabei por não ir parar a Neuchatel, msm assim não tamos longe!
Agora fikei um pouco procupada, tou a ver k tou tramada lol O estabelecimento pa onde vou trabalhar infelizmente não tem alojamento e não keria nada tar a viver num quarto tanto tempo  :-  espero k consiga alguma coisa decente pa viver em menos tempo eheh
obrigada mais uma vez pla resposta colega jraminhos, pensei k a candidatura só seria necessaria para imobiliárias e não para particulares e k ixo se verificava mais em Geneve, enfim tudo se irá resolver...
: Re: Trabalhar na Suiça
: Liliana Almeida June 22, 2010, 11:52:37
Olá colegas, novamente lol
Quem esta ja pela Suiça, não conhece ng que alugue um estudio ou um quarto com acesso a cozinha agora para o período de férias em Lausanne? É k estou msm com dificuldades em encontrar alojamento  :- Se alguém me puder ajudar enviem msg privada!
Cumprimentos
: Re: Trabalhar na Suiça
: mrtx June 28, 2010, 19:22:52
Ola pessoal luso quase helvetico!! Que bom ver que cada vez mais os enfermeiros de portugal estao a reconhecer tb a importancia do curso que tiraram e querem adquirir mais experiencia e dinheiro aqui pela CH! Gostava de saber entretanto se ha aqui alguem que esteja em algum cantao de lingua alema. Qualquer dia ainda se faz um encontro de enfs. portugueses (e luso descedentes) aqui pla CH! Mas ja notei que a maior parte esta na parte "romande" (a parte "fatela"!!!LOL) pa mim, uma ganda esticadela!!!
Por agora um grande abraco e bem vindos a CH!!! cuidem-se bem, protejam.se do frio e nao gastem mts CHFs!!! LIVE AUS GRAUBÜNDEN- SCHWEIZ

p.S- sei que ja saimos do Mundial, mas ganhamos a Espanha!! Sera que Portugal fara o mesmo?! hehehe basta so 1 golo!! HOPPP SCHWIIIZZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzz
: Re: Trabalhar na Suiça
: romina_vau July 05, 2010, 13:17:59
Olá. Eu já terminei o meu curso a cerca de 2 anos. trabalhei em espanha, em portugal mas como a verdade é que o nosso pais não me deu estabilidade nem motivação para cá ficar. quero tentar a minha sorte na suiça no inicio do ano que vem (2011), até lá vou tirar um curso de frances. será que algum me pode ajudar dizendo que papeis devo tratar até la? é necessario ir a embaixada suiça reconhecer o curso?
gostava se fosse possivel, que alguem que trabalhe na zona francesa me orientasse um pouco e se não fosse muito pedir que utiliza-se o meu email para conversar-mos.
desde já obrigado. (romina_vau@hotmail.com)
: Re: Trabalhar na Suiça
: R_M_R July 05, 2010, 13:43:16
Boa tarde a todos.

Eu gostaria de saber qual é a remuneração base dos enfermeiros na suiça? Ouço tantas coisas.... Já ouvi falar em valores elevadissimos mas também já me disseram que não é assim tanto que valha a pena a deslocação.

Trabalho em cuidados de saude primarios há 4 anos. Na suiça existem serviços semelhantes aos nossos famosos centros de saude??

Cumprimentos a todos.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Enf.SPAB July 07, 2010, 22:59:08
Boa noite a tds

Trabalho na área da geriatria à mais de 2anos,mas estou c vontáde de mudar de vida e pensei numa aventura p terras suiças :)
gostaria que alguém que trabalhe lá me fale um pouco da realidade vivida, pois estou c mts dúvidas e mt indecisa.

obrigada :)
: Re: Trabalhar na Suiça
: mrtx July 12, 2010, 00:35:58
Sali! salario basico a volta de 4000CHF (+13 mes). mas varia de cantao pa cantao... nos cantoes ROMANDES (franceses) nao sei qual sera.

Küsssssssliiiiiiiiiiiii
: Re: Trabalhar na Suiça
: jraminhos July 12, 2010, 23:08:24
Salut!

Volta e meia, lá vem a mesma questão do costume: salário!

Será que o dinheiro é a principal razão, que faz decidir uma vinda para cá! Eu antes de cá chegar desconhecia o salário, só o fiquei a conhecer no primeiro dia de trabalho! Para mim o mais importante, é puder vir para um sitio diferente de Portugal e aproveitar o que tem para oferecer. É logico que o dinheiro tem a sua quota-parte, mas é de longe o principal!

Para colmatar a dúvida junto um link onde estão fixados os salarios brutos do hospital onde trabalho. A classe é a 7 e por cada ano de trabalho (mesmo que tenha sido num outro local) aumenta-se de um echellon. Pode se juntar depois um 300 francos pelas noites e fins de semana. http://www.compasante21.ch/Documents/gr ... e_2010.pdf (http://www.compasante21.ch/Documents/grille_salariale_2010.pdf)

Para o colega que está na parte alemã, era engraçado sem duvida reunir alguma malta portuguesa e fazer um encontro. Temos que formar um grupo no facebook, que pode ajudar em muito nesta ideia!

Raminhos
: Re: Trabalhar na Suiça
: Liliana Almeida July 19, 2010, 19:07:34
Olá colegas!
Alguém tem um Cv escrito à maneira Suiça que me possa facultar? É que sei k aqui não se utiliza o modelo europass e na net encontro sempre vários tipo de Cv diferentes.
Cumps
: Re: Trabalhar na Suiça
: danielaest August 01, 2010, 15:46:16
Sem que ainda ninguém colocou esta questão e se alguém pudesse responder era uma grande ajuda.
Eu gostava de me aventurar para a Suiça, desde que consiga arranjar trabalho, claro. Sou mama de um menino e gostaria de saber se ao chegar aí ia ter problemas em arranjar uma vaga numa creche e se são mt caras.... pois o salário só vem no fim do mês... e as creches têm despesas.... assim como o resto...
E nos hospitais dão alguma facilidade nos horários para estas situações?
Qualquer informação será bem vinda.
Obrigada
: Re: Trabalhar na Suiça
: Liliana Almeida August 03, 2010, 21:33:33
Olá colegas!
Faz um mês k estou na Suiça e já tenho muita coisa para contar, num mês já me aconteceu cada coisa! Posso dizer k as coisas para mim não têm sido nada faceis por cá, por isso vim cá até ao forum, preciso de começar a conhecer gente k tenha passado plo msm k eu, senão inda deprimo para aki lol Neste momento estou a viver em Ecublens, ms espero conseguir algo em Lausanne para o mês k vem, de qq das formas estou pertinho de Lausanne. Kem estiver por cá k entre em contacto cmg por msg privada para combinarmos alguma coisa e nos conhecermos.
Cumprimentos
: Re: Trabalhar na Suiça
: jraminhos August 03, 2010, 23:46:16
Salut!

Creches na Suiça, pelo que oiça das minhas colegas é um valente bicho de 7 cabeças! Dependendo da cidade, há quem inscreva a criança antes dela mesmo ter nascido, para puder ter uma vaga, para além de serem caras!

Onde trabalho, hospital tem uma creche, que dá prioridade para quem la trabalha. Segundo ouvi esta aberta durante a semana, mas tem uns horarios um boado esquisitos e só guarda a criança nos dias em que forem reservados com antecedência.

Enfim, não é como em Portugal! Na Suiça a mentalidade do: a mãe fica em casa a cuidar dos filhos ainda está bem presente!
: Re: Trabalhar na Suiça
: danielaest August 04, 2010, 08:20:24
Obrigada, Raminhos. Não facilitam a vida a ninguém mesmo.... mas isso dos hospitais terem creche é mt bom, pelo menos não há atrasos a levar e busca a criança. E se é por marcação não deve ser preciso arranjar vaga... digo eu... ::)
Se alguém tiver + informações partilhe. Obrigada
: Re: Trabalhar na Suiça
: HellYO August 05, 2010, 15:00:47
Boa tarde a todos.
Ja ha algum tempo que estou a pensar deixar um comentario neste forum, so que a maior parte das duvidas que me iam surgindo conseguia tira las aqui porque alguem se antecipava, por isso não tem havido necessidade de fazer comentarios, tambem não tenho muito jeito para isto. Estou a visitar este site porque tambem estava a por a hpotese de trabalhar na Suiça, uma idea que agora passou a ser um plano cada vez mais proximo de ser realizado, o motivo como na maioria das situações e a parte financeira e a outra e o desafio de trabalhar num pais com uma cultura diferente. Acho que estou bastante informado sobre o que me espera, mas sempre e bom ter mais informação. Por isso pedia aos colegas que ja estão la que contassem mais, que deixassem mais testemunhos, e por favor não poupem nos pormenores. Agradeço desde ja a todos e desejo boa sorte em tudo... Vidal
: Re: Trabalhar na Suiça
: ruisou September 01, 2010, 00:59:27
Ola a todos,
Estou de volta de Geneve onde estive a passar férias, fiquei apaixonado pela região, pelo país e pelo civismo.
Ponho seriamente a hipotese de poder vir a trabalhar na suiça. Para tal gostaria de colocar algumas questões para além das que já consegui ter resposta através dos inumeros contributos que todos os colegas têm vindo a dar. e desde já o meu obrigado.
Trabalho a 15 anos, será que isso é tido em conta na hora de decidir o meu salário, ou entro em pé de igualdade com o colegas mais novos?
Não vi ninguém aqui que trabalasse em urgência, como são, e se existem vagas para enfermeiros nesse tipo de serviços?
Na Suiça há enfermeiros a trabalhar em pré-hospitalar? e em resgate (heli, etc) Há abertura a esse tipo de serviço?
se alguém tem informações que me possam ajudar a decidir, o meu obrigado.
ah, a zona que estou interessado é a zona de geneve, tenho lá familia, o que ajuda seguramente.

Obrigado e até breve...
: Re: Trabalhar na Suiça
: mrtx September 02, 2010, 01:08:24
Ola! respondendo a sua questao, depende principalmente do cantao para onde va, e a que instituicao hospitalar recorrer. No entanto, como a sua experiencia profissional e mais alargada tambem pesara muito o nivel de linguagem que tem. Quanto a parte Romande (falam frances) nao tenho tanto conhecimento. Quanto a parte D (fala alemao) teria de iniciar em 1. escalao, ou seja, a par dos novatos, pois existem varias pessoas de varios paises da UE (alemanha, austria, italia...) e mesmo com experiencia comecam por ai pelo menos aqui em GR.

Um abraco

Hopp Schwiiizzzzzz
: Re: Trabalhar na Suiça
: ruisou September 03, 2010, 18:48:53
ok.

obrigado pela atenção
: Re: Trabalhar na Suiça
: lipa_27 October 10, 2010, 23:08:29
Boa noite..... Estou aqui à horas a ler o forum lol porque à algum tempo decidi que vou ser enfermeira em qualquer cantinho do mundo que me permitam exercer a profissão, que tanto esforço fiz, por motivos pessoais, para conseguir terminar o curso. Partindo do principio que o inglês para mim está fora de quêstão .... e o francês está como diz a Enf Leonor (Assisteo) está na fase do je m'appélle decidi iniciar um curso de frances de 65h na alliance française com o objectivo de trabalhar fora do país e gostaria mt de ir para a suiça. Por isso como todos os que aqui estão que nao conhecem o país e que tencionam ir pra lá trabalhar tenho muitas duvidas e todos as informações sao, claramente, benvindas.
Eu tenho uma filha no 4ºano e tenciono, no caso de eu conseguir ir para a Suiça em Janeiro de 2011, levar a minha filha em julho de 2011 de modo a que ela pudesse começar o próximo ano lectivo já la. O que me preocupa são as escolas....há escolas portuguesas ?? Eu tenciono inscrever a minha filha tb na alliance française para ir já com algumas bases, mas penso que ir para uma escola onde se fale só frances deve ser mt dificil.
Tb tenho uma outra questão.... na mesma altura que a minha filha fosse tencionava levar a minha mãe tb.... como funciona em relação ao permi?? Se alguém me puder ajudar nestas duvidas, agradeço imenso, pois pra mim so faz sentido ir para fora se for uma decisão definitava e que possa criar condições para ter a minha filha junto de mim e assim podermos ter um futuro melhor ....e uma vida nova...Medo de arriscar nao tenho e estou muito decidida e motivada mas estas duvidas sao o mais importante para poder ir em frente.... Boa sorte a todos que lutam por um futuro melhor....
: Re: Trabalhar na Suiça
: Enf.Cati October 16, 2010, 11:49:49
Ola a todos..

Estou a pensar ir trabalhar para a Suiça (Valais).. Alguém me sabe dizer o que é necessário em termos de papelada para isso?

Alguém está lá que me possa dar uma opiniao?

Obrigada..

Já agora qual é o salário de um recém licenciado por lá?

Obrigadda..
: Re: Trabalhar na Suiça
: cyber.enf November 02, 2010, 01:14:45
Ola a todos...
Sou o Victor e ir para a Suiça é cada vez mais a minha opção.... trabalho a 14 anos neste país que não me valoriza nem como enfermeiro, nem como enfermeiro especialista em saude materna e obstetrica - vulgo parteiro....
o meu único medo/ duvida é: vou para a Suiça só com licença sem vencimento ou arrisco e vou, mesmo com EXONERAÇÃO DA FUNÇÃO PÚBLICA?
o meu francês é excelente ( nascido e cresido em região parisiense). gosto da Suiça... Só queria saber, se alguém me sabe dizer, como é a situação dos parteiros na Suiça.... autonomia? essas coisas? tudo depende do médico igual a Portugal? algum hospital público menos medicalizado? Eu adorava a Zona de Lausanne..... quem vive por lá?
obrigado, Victor
: Re: Trabalhar na Suiça
: flaterix December 08, 2010, 02:43:22
Olá. Eu su enfermeiro e estou a pensar ir para a suiça, tenho exp. prof. em madrid.
Gostava de saber detalhes. Se algum de voces nao se importar, dava-me o msn e assim ja tirava as minhas duvidas mais facilmente. Obrigado.
Abraço a todos.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Enf.M.Ferreira January 01, 2011, 21:36:57
ola colegas

eu sou recem licenciado e vou começar a exercer funçoes em lausanne numa instituiçao do genero lar+cuidados continuados. vejam um topico que criei na secção international nurses que é enfermeiros em lausanne, la explica as minhas condiçoes de trabalho. quanto ao falar françes quanto melhor mais facil arranjar trabalho noss temos um nivel de formaçao superior aos suiços. para mais informaçoa visitem este link:

http://www.infirmiers.com/la-profession ... -en-suisse (http://www.infirmiers.com/la-profession-d-infirmiere-en-suisse)

Fiquem bem colegas
: Re: Trabalhar na Suiça
: mrtx January 01, 2011, 22:45:47
Bom ano 2011.
E so pessoas para VD, VS, NE...... e para o lado alemao? Ha alguem?
: Re: Trabalhar na Suiça
: Enfª R. January 09, 2011, 01:21:27
Boa noite colegas.
Alguém conhece alguma empresa que recrute enfermeiros para trabalhar na Suíça?
: Re: Trabalhar na Suiça
: scorpionbaby February 08, 2011, 01:23:10
Boa noite caros leitores,
depois de varias leituras aqui pelo forum, decidi escrever algumas linhas para quem queira ler.
1º- entrar na suica e facil desde que se tenha um contrato de trabalho assinado, para poder ter acesso ao permis de sejour;
2º- este permis de sejour tem prazos ( dependendo do contrato que assinar ) se for indeterminado tem acesso ao permis B, e no periodo de 5 anos, se ainda existir contrato, pode ter acesso ao permis C, ou pedir dupla nacionalidade, escalao mais alto para emigrantes.
3º-em questoes de diplomas, cada caso e um caso, nem todos dao equivalencias, mas sei que para enfermagem, terao de passar nas embaixadas do cantao onde estao para fazer a mudanca do diploma para a lingua do pais. E ai o minimo a pagar sao 500 CFH por cada pagina. ( depende do cantao tb )
4º-para pessoas que queiram intregar as familias neste pais, existem escolas portuguesas para ajudar as criancas com a lingua, e existe a ajuda da commune ( junta de freguesia ) para ajudar na reinsercao dos restantes familiares.
5º- e por ultimo e mais importante, quem queira vir aprenda primeiro a lingua do cantao para onde pensa ir, pk sem isso nada feito.
Para mais esclarecimentos podem sempre contactar-me atraves do mail: cristina_anjos_@msn.com
: Re: Trabalhar na Suiça
: nocas_ju February 09, 2011, 15:53:46
Boa tarde colegas

Estou desde Janeiro na Suiça e comecei a trabalhar esta semana. Quanto à entrada na Suiça, não é obrigatório ter logo contrato, podemos estar cá até 3 meses como turistas, a questão é que sem nenhum permi é dificil arranjar alojamento. E em relação aos permis, a obtenção destes depende de cantão para cantão e até mesmo de comunne para comunne (equivalente às nossas juntas ou câmaras). No Valais, onde estou, se é a primeira vez que cá estamos temos um permi d'annonce durante 3 meses (mesmo que o contrato seja por um período superior, como é o meu caso), após estes 3 meses dão o permi L, válido por 1 ano, sendo que ao fim de 7/8 meses podemos ja pedir então o permi B, isto se o contrato for por tempo indeterminado. Mas como digo, isto depende de região para região, portanto quando decidirem vir, o melhor é informarem-se como é na região que pretendem, até porque aqui as leis de cada cantão estão em constante mudança.

Sem dúvida que saber falar é de extrema importância. Se conseguirem ultrapassar a barreira da língua, não tenham medo de vir, aqui os enfermeiros são valorizados e bem remunerados.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Kenji February 11, 2011, 23:02:13
Boa noite colegas

Também eu como tantos outros estou a equacionar a possibilidade de ir trabalhar para a Suíça, em conjunto com o meu namorado.

No entanto tenho uma dúvida e ainda não encontrei esclarecimento em local algum. O meu namorado é Técnico de CardioPneumologia, tendo competências em Portugal para realizar ECG's, ECO's, provas de função respiratória, testes de perfusão cardiovascular, estudos do sono, entre outros. A minha pergunta é se na Suíça estes Técnicos também são reconhecidos ou existe alguma outra classe profissional que realize este tipo de exames?

Daquilo que tenho lido relativamente à Suíça e neste âmbito, só encontro oferta para técnicos de Radiologia.

Se alguém me soubesse esclarecer agradecia.
Obrigada
: Re: Trabalhar na Suiça
: jraminhos February 15, 2011, 17:44:18
500 francos por pagina de reconhecimento!!!! Que disparate! Falar só por falar, mais vale ficar calado!

Que quiser para cá vir, que meta na cabeca que tem saber falar alguma coisa de francês ou alemão (depende do cantão) e ter vontade (isto que dizer enviar curriculos ou na melhor das hipoteses cá vir para fazer entrevistas).

Questões monetárias, o mês passado ganhei 3100 euros limpos, mas se pensam que vem para cá para ficar ricos! Fiquem onde estão!
: Re: Trabalhar na Suiça
: Enf.M.Ferreira February 15, 2011, 20:01:54
jraminhos nao podes ter conclusoes dessas! pois se tu gastas dinheiro mal gasto o problema é teu... isso de conseguir ganhar bom dinheiro depende dos gastos, se se quiser poupar da para poupar mas claro se se viver com vida luxuosa ( nao estou a dizer que tu levas uma vida assim) nao se vai poupar nada, será chapa ganha chapa gasta. mas pronto obrigado por partilhares o que sentes e obrigado pelo testemunho mas tenta medir as palavras pois muitas pessoas tomam decisoes de sair do pais baseadas nos post que aqui sao feitos.

com os melhores cumprimentos
: Re: Trabalhar na Suiça
: Sanguessuga February 27, 2011, 16:43:11
: Enf.M.Ferreira
jraminhos nao podes ter conclusoes dessas! pois se tu gastas dinheiro mal gasto o problema é teu... isso de conseguir ganhar bom dinheiro depende dos gastos, se se quiser poupar da para poupar mas claro se se viver com vida luxuosa ( nao estou a dizer que tu levas uma vida assim) nao se vai poupar nada, será chapa ganha chapa gasta. mas pronto obrigado por partilhares o que sentes e obrigado pelo testemunho mas tenta medir as palavras pois muitas pessoas tomam decisoes de sair do pais baseadas nos post que aqui sao feitos.

com os melhores cumprimentos

desculpe, mas eu n tou a ver o mal do comentario do jraminhos..simplesmente ta dizer o que ganha, mas k n é o dinheiro que nos deve mover para a suiça, pk depende das condições de vida de cada pais..essa pelo menos é a interpretação que eu faço! Ele que se manifeste lool
Cump a todos
: Re: Trabalhar na Suiça
: _Raquel_ February 27, 2011, 20:33:35
Eu, bem como muitos de vós que deram aqui o vosso testemunho, também irei para a Suíça brevemente.

No entanto penso que, para tomar este tipo de decisões, temos que recorrer a algo mais exacto do que os comentários que os colegas amavelmente postam aqui no fórum porque, embora valiosos, reflectem apenas uma das muitas realidades que a confederação Suíça apresenta aos trabalhadores, nos seus inúmeros cantões e instituições.

Iniciei a minha pesquisa desde Setembro do ano passado, período em que estive na Suíça e posso dizer-vos que toda a informação necessária para enfermeiros imigrantes está disponível (e muito bem organizada) nos sites governamentais Suíços (com dados dos diferentes cantões) e no site da cruz vermelha suíça. É só procurarem no google e seguirem as ligações entre os sites.

Desde a documentação necessária para o procedimento de reconhecimento, até calculador de ordenados, preço dos seguros de saúde, preço dos passes sociais, preços de rendas de casa, enfim, custos de vida e de alimentação - podem encontrar tudo na internet.

Agora, está tudo ou em francês ou em alemão, dependendo dos cantões. Mas para aqueles que ainda estão a aprender (como eu :)), há sempre o google translate.

Mesmo para aqueles que estão a pensar em candidatar-se a emprego através de empresas, aconselho vivamente a procurarem primeiro trabalho junto dos hospitais e nos sites de emprego (como por exemplo o www.jobup.ch (http://www.jobup.ch)), para fazerem a vossa opção de forma consciente.

Enfim :)

Uma data de trabalhos, mas... Uma cama bem feita é meio caminho para não haver surpresas e para que nos corra tudo bem :D

Boa sorte, para todos nós.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Sara Ribeiro April 08, 2011, 18:53:28
ola colegas!

Eu tmbem vim para a suiça a procura de emprego e consegui um contrato a 80% num EMS no cantao do valais.
Contudo por vezes tenho algum receio de ser enganada nomeadamente no que respeita ao ordenado. Podem dizer-me onde informar-me.
ate agora so conheço um site do sindicato o qual tem um simulador de salarios.
obrigada

cmpriments
: Re: Trabalhar na Suiça
: Dabanao April 25, 2011, 17:48:17
Boas Colegas!!! Gostaria de conversar pessoalmente com um colega a exercer na Suiça pois estou quase de saida para ir trabalhar para lá e há umas questões que queria esclarecer com alguem ja residente. Fica o meu mail (dabanao@hotmail.com). Um abraço a todos!!!!!
David
: Re: Trabalhar na Suiça
: Gaivota April 28, 2011, 09:30:37
Bom dia colegas, dado o estado da profissão em Portugal, decidi optar por ir para a Suiça, de momento estou a tirar um curso de francês. Não tenho família nem amigos na Suiça, ainda assim aconselham-me a procurar trabalho directamente sem recorrer a uma agência? E no caso de me chamarem para entrevista, alguém sabe qual o preço médio de uma pensão e das despesas que teria? obrigada
: Re: Trabalhar na Suiça
: _Raquel_ May 01, 2011, 21:31:46
De certo que a contratação a partir de uma empresa deve dar alguma segurança, principalmente para pessoas que não estão tão informadas sobre a vida na Suíça, a organização de saúde, segurança social, impostos, custos de vida etc.. Para essas pessoas, talvez seja vantajoso. A experiência que tenho é que toda a informação pode ser encontrada nos sites governamentais da Suíça (com discriminação para os diferentes cantões) e no site da Croix Rouge. Ordenados, custos de vida, seguros de saúde, passes e outras despesas - tá tudo na net :P
As ofertas de emprego estão publicadas na maioria dos sites de emprego dos respectivos hospitais.
Sabendo falar a língua e estando interessada em aprender todas estas coisas, uma pessoa consegue compreender minimamente o funcionamento da vida laboral (pelo menos na teoria xD).

Portanto: muito trabalho de pesquisa, algum dinheiro no bolso e tradução de documentos, deve possibilitar-te enviar um CV directamente para os locais de emprego e arranjar condições para uma mudança sem grandes frustrações para perto de um possível local de emprego, sem necessidade de intermediários :) Existem requisitos para poderes alugar casa e umas outras tantas obrigatoriedades que tens que ter conhecimento para poderes dar o passo, mas acredito que é possível :D

Já estive na Suíça duas vezes, e esta foi a percepção com que fiquei :)
Boa sorte :)
: Re: Trabalhar na Suiça
: enfermeirocuidador May 04, 2011, 17:01:38
boa tarde, talvez seja mais um a ir também para a suiça, encontro-me a tirar o curso de frances, embora a bem pouco tempo uma outra colega tenha vindo com uma percepção completamente diferente.. a de que na maioria das vezes as propostas são falsas promessas, depois d trab um mês não teve outra hipotese senão vir embora e sem sequer receber o pagamento pelo serviço que fez! certifiquem-se bem para onde vão! ja agora vi isto ontem, enfermeiroscuidadores.org vejam.
: Re: Trabalhar na Suiça
: xpedromiguel June 04, 2011, 15:10:34
Boa tarde, a todos, eu não sou enfermeiro......sou Nutricionista (tenho 7 anos de experiência), mas devido a esta grave crise económica também estou a pensar em emigrar para a Suiça.
O que é preciso para o reconhecimento do diploma ?
Obrigado.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Melaniegomes June 28, 2011, 20:43:47
Olá Paulo! pelo que me apercebi já estas a trabalhar na Suiça, no CHUV certo? Já agora em relação à língua já tinhas conhecimentos ou simplesmente aqueles anos de frânces que temos na escolinha?
E em relação à tua candidatura? Como procedes-te?
Eu enviei assim como entreguei pessoalmente o meu curriculum nos diversos hospitais e clinicas do cantão de Vaud; actualmente já me responderam (por carta) a informar que de momento não necessitavam de mim, com a exepção do CHUV.
Em relação ao tipo de contracto o que é que te proposeram? E o serviço permitiram que fosses tu a escolher? quanto tempo estiveste à espera entre a data da entrevista e e o inicio de trabalhar?
E a integração difícil? Acredito que tenha sido mas o que foi mais difícil o facto de falarem outra língua ou o próprio sistema de saúde?
desde já o meu obrigado.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Andres Fortes July 25, 2011, 21:11:03
Boa noite pessoal. Hje vim por acaso ao forum e caí sobre este assunto da Suiça e deixo-vos a minha experiencia.

Acabei o curso de Licenciatura em Enfermagem em Julho de 2010 e até Março de 2011 o melhor que arranjei foi primeiramente trabalhar na caixa do continete e de seguida uma colocação numa empresa como enfermeiro do trabalho (função que nunca foi do meu agrado. Tive então a felecidade de um amigo me arranjar emprego na Suiça. Bastou enviar o Curriculum devidamente traduzido e carta de motivação  passado um mês fui chamado. Estou cá hà 3 meses e até agora não estou arrependido, apesar das deficuldades que passo todos os dias inerentes ao estar a trabalhar num paìs que não é o meu e com uma lingua que ainda não domino a 100%.  Exerço funções numa Home(Lar) no cantão de Neuchatel. Aqui o enfermeiro exerce todo o tipo de funções, desde aquelas para o qual foi formado, mas também funções administrativas assim como o colocar, limpar e arrumar tabuleiros, roupas e recolha de lixo, etc. O salário para a função publica neste cantão para quem não tem experiencia é mais ou menos 3 vezes superior ao português, mas atenção que o custo de vida também é imcomparavel com o porugues, mas fazendo bem as contas compensa e bem.

Para quem anda a pensar vir para a Suiça aconcelho principamente qur tenham bem presente na vossa mente que é mesmo isso que querem e que estão preparados para enfrentar dificuldades de todo o tipo e importante também ter o minimo de conhecimentos de francês (caso optem por um cantão onde se fale essa lingua). Fazer amigos não é facil,os suiços são fechados e alguns franceses e portugueses emigrados são arrogantes, eu tive a sorte de já ca ter um casal amigo embora ainda estejam longe de mim.

Desculpem, acho que me alonguei de mais mas quero deixar informações a quem está a pensar vir, porque por experiencia própria sei que no prencipio não é facil.

Se alguem que esteja a pensar vir para o Cantão de neuchatel ou mesmo que não esteja e precise de ajuda ou informações deixo diponivel o meu e-mail: andrenf22@gmail.com

Abraço
: Re: Trabalhar na Suiça
: cisq August 18, 2011, 21:44:14
colegas,
eu tambem penso em partir para a suiça...
já me desloquei à suiça no mes passado e entreguei curriculos em mtas agencias em lausanne, neuchatel, nyon, contudo na maioria exigem o B2 de frances..
Sera que conseguirei ir para enfermagem numa EMS, numa clinica ou hospital não falando fluente?
quais as clinicas ou agencias que ajudam mais os portugueses??

merci et à bientôt!
: Re: Trabalhar na Suiça
: _Raquel_ August 18, 2011, 23:02:03
A Suíça é um país que, cada vez mais, tem à sua disponibilidade um grande leque de enfermeiros imigrantes e transfronteiriços. Acredito que devam existir muitos profissionais franceses que não se importem de fazer uma viagenzita de 45 minutos para ganhar o dobro do ordenado, ou então enfermeiros estrangeiros que estudam bem a língua antes de ir para lá.

Já estive na Suíça e sei que as condições são cada vez mais exigentes. Neste momento, a garantia de chegar lá e ter o trabalho que quer, com o horário que quer, passa muito por ser fluente na língua, ter experiência profissional e talvez uma especializaçãozita também ajuda.

O meu conselho para si colega, sobretudo porque a parte francesa da Suíça contínua a ser a mais concorrida e a que mais oferta de enfermeiros tem, é que se prepare o melhor possível e que não espere facilitismos no que diz respeito à língua e ao processo de reconhecimento da cruz vermelha.

Por isso coragem e mais um bocadinho de estudo :) são os desejos de boa sorte que lhe posso dar!
: Re: Trabalhar na Suiça
: onlyli September 10, 2011, 13:38:19
Boa tarde.

Aos colegas que recentemente emigraram para a Suíça, poderiam dizer-me quais os documentos que foi necessário traduzirem para poderem iniciar funções?

Muito obrigada! ;)
: Re: Trabalhar na Suiça
: joaot September 11, 2011, 03:49:56
Depende do cantão (região) a que te candidates. Cada um tem a sua própria legislação. Ainda assim posso-te dizer que para os cantões de vaud e neuchatel apenas precisas do teu cv e carta de motivação em francês, a maioria das instituições destas zonas não te exige mais do que isso.
: Re: Trabalhar na Suiça
: onlyli September 11, 2011, 10:44:54
Sim, em principio vou para o cantão de vaud. Obrigada!
Cumps.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Enf_SC September 15, 2011, 22:01:48
Ola,
Em principio vou para a suiça, mas tenho ainda muito que estudar para chegar ao nivel de frances que exigem e nao sei onde irei ainda procurar trabalho...
Sei que em termos de borucracia também depende de cantao para cantao alguem me sabe dizer quais sao os documentos que a Croix Rouge exige, nao encontro isso no site, é preciso tb o certificado de secundario, registo criminal, etc??
e em relação a autenticar esses documentos a quem me dirijo cá em Portugal? também os poderei autenticar lá na suiça?
Alguem que ja passou por isto pode esclarecer-me... Obrigado...

E ja agora acham mais facil sermos nós proprios a contactar as instituiçoes ou ir através de uma empresa de recrutamento?

Merci  ;D
: Re: Trabalhar na Suiça
: Enf_SC September 18, 2011, 20:12:35
já agora alguem sabe se estes documentos sao necessarios na suiça apesar de nao fazer parte da uniao europeia: Certificate of Good Standing e a Declaração das Normativas Europeias ??

Obrigado
: Re: Trabalhar na Suiça
: silviapgribeiro September 19, 2011, 14:30:36
Olá a todos,

Estive a ler algumas mensagens deste tópico mas penso que não respondem às minhas dúvidas!
Tenho uma colega minha que me falou que na suiça um enf recem licenciado ganha 4700 euros liquidos e aí não fazem qualquer tipo de descontos!
Sinceramente acho muito estranho...mas....
Alguem me pode confirmar?

Abraço para todos
: Re: Trabalhar na Suiça
: silviapgribeiro September 19, 2011, 21:42:50
Olá,
Algum dos enfermeiros Portugueses está a trabalhar no serviço de urgência ou nucleo de partos???
: Re: Trabalhar na Suiça
: liliana_marina September 20, 2011, 09:53:09
Sim, é verdade que um enf recem licenciado pode ganhar 4500euros mas brutos. aki desconta-se e bem. o nivel de descontos depende de cantao para cantao, sé é casado ou solteiro, se tem filhos a cargo. por ex. para uma pessoa solteira pode-se contar com cerca de 1000euros de descontos mensais. ainda assim, existe uma outra despesa obrigatoria, o seguro de saude, que é pago á parte. contudo, aqui conseguimos auferir um bom salario se o soubermos gerir bem já que o nivel de vida é alto. mas penso que vale o esforço

Bon courage
: Re: Trabalhar na Suiça
: liliana_marina September 20, 2011, 10:01:30
Quanto aos papeis necessarios para trabalhar aqui na suiça, eu precisei do CV em frances (podes ser tu a traduzi-lo), copia do BI, copia do registo criminal, copia certidao  de nascimento (para obter o permis de residencia), traduçoes de todos os certificados de formaçoes, se as fizestes (podes ser tu a traduzir), traduçao oficial do certificado de curso que podes fazer numa escola da alliance francaise e uma carta de motivaçao. n sei se será preciso traduçao oficil do documento que diz que o cruso está de acordo com as normativas europeiras, eu na altura enviei isso tb mas n sei será preciso.

tb sei que agora sairam uma novas regras, mas n tou mt bem ao corrente, que é exigido ao enf estrangeiro um certificicado de B1 ou B2, algo que antes n era pedido..mas n sei mt bem...penso que será uma forma de filtrar a tanta procura....

aqui na suiça trabalham muito com empresas de recrutamento, e para começar penso que seja a melhor opçao pk te ajudam muito no porcesso de integraçao e informaçao..
: Re: Trabalhar na Suiça
: silviapgribeiro September 20, 2011, 11:39:05
Olá Liliana,
Obrigada pela resposta
Abraço
: Re: Trabalhar na Suiça
: Enf_SC September 20, 2011, 17:09:44
Obrigado Liliana...

vou iniciar um curso de frances para atingir o tal nivel B2 que pedem...  :)
Quanto à integração será facil porque tenho la familia...

bjs
: Re: Trabalhar na Suiça
: Enf_SC September 30, 2011, 23:39:55
Por acaso alguem sabe quanto custa pedir o reconhecimento do diploma na croix rouge? e se temos depois de pagar mensalidade??
Obrigado
: Re: Trabalhar na Suiça
: Rider_Baldos October 20, 2011, 02:19:11
Boas,

Alguem  que tenha ido para a Suiça com experiencia profissional em Portugal? Algum feedback?

Cumps
: Re: Trabalhar na Suiça
: onlyli October 20, 2011, 09:48:51
Eu tenho experiência profissional e vou pra lá no Sabado...vamos la ver como corre! :(
: Re: Trabalhar na Suiça
: sacrament October 26, 2011, 14:35:27
Enf SC,
 Diploma na croix rouge pode custar entre 500-900 chf. Se o teu pedido for aceite  à primeira, ou seja se nao faltarem docs ou se nao te pedirem mais docs
: Re: Trabalhar na Suiça
: Leila Rascão November 08, 2011, 00:12:14
Boa noite,
Estou a tentar ir para a suiça sem auxilio de qualquer empresa de recrutamento e está a ser meio confuso. Isto porque nasci e cresci na suiça, vim para ca com 11 anos e agora decidi voltar e tenho lá família. Acontece que domino o francês, tenho dois anos e meio de experiencia mas em termos burocraticos estou meio perdida. Já fiz a carta de motivação em francês e traduzi eu própria o meu curriculum. Mas agora, o reconhecimento do meu diploma tem que ser efectuado pela cruz vermelha suíça, certo? Porque li aqui no forum que dependia de cantão para cantão e a cruz vermelha só no reconhecimento cobra, no minimo, 500 CHF (fora o "preavis" que são 120 CHF)... Alguém me pode dar umas luzes do que devo fazer? Na verdade, apenas precisava de uma "check-list" de toda a documentação necessária e a quem recorrer porque de resto, em principio, tenho tudo por isso a minha decisão em não recorrer a qualquer empresa de recrutamento.
Obrigada pela ajuda. ***
: Re: Trabalhar na Suiça
: joaot November 08, 2011, 01:16:49
: Leila Rascão
Boa noite,
Estou a tentar ir para a suiça sem auxilio de qualquer empresa de recrutamento e está a ser meio confuso. Isto porque nasci e cresci na suiça, vim para ca com 11 anos e agora decidi voltar e tenho lá família. Acontece que domino o francês, tenho dois anos e meio de experiencia mas em termos burocraticos estou meio perdida. Já fiz a carta de motivação em francês e traduzi eu própria o meu curriculum. Mas agora, o reconhecimento do meu diploma tem que ser efectuado pela cruz vermelha suíça, certo? Porque li aqui no forum que dependia de cantão para cantão e a cruz vermelha só no reconhecimento cobra, no minimo, 500 CHF (fora o "preavis" que são 120 CHF)... Alguém me pode dar umas luzes do que devo fazer? Na verdade, apenas precisava de uma "check-list" de toda a documentação necessária e a quem recorrer porque de resto, em principio, tenho tudo por isso a minha decisão em não recorrer a qualquer empresa de recrutamento.
Obrigada pela ajuda. ***

ola,

antes de mais não precisas do reconhecimento da cruz vermelha para exercer em vaud, neucahtel, valais e fribourg (tanto quanto sei). depois os documentos essenciais para arranjares uma entrevista são como já disseste, carta de motivação e cv, em francês claro. tudo o resto que te possam pedir quando assinas contrato dependem da instituição mas pode ir desde, diploma, certificado de curso, vacinas, registo criminal (penso que só o que é feito cá é que é válido), carta de identificação, fotos, numero de conta (dá jeito..), etc. quando cá tiveres ate arranjares um contrato seja temporário seja cdi, só tens um visto de temporário de visitante, logo aí condiciona-te um bocado para arranjares documentação na suíça, fazer o seguro de saúde, etc.

coragem.
: Re: Trabalhar na Suiça
: DACF November 09, 2011, 19:19:26
Boa tarde.
Tal como muitos outros colegas, acabei o meu curso e não arranjei colocação  :-
Pensei em emigrar, e tenho familiares na Suiça, em Genève. O problema é que a empresa que me aconselharam nao recruta para Genève... Conhecem alguma empresa de confiança que recrute para Genève? Se alguém souber por favor informe-me...
Muito obrigada :D
: Re: Trabalhar na Suiça
: onlyli November 10, 2011, 18:54:21
Colega, experimente esta agência:

http://www.medicalis.ch/index.php (http://www.medicalis.ch/index.php)

Boa sorte!;)
: Re: Trabalhar na Suiça
: DACF November 14, 2011, 14:38:11
Muito obrigado colega, vou seguir o seu conselho  :D
Já agora, alguém sabe mais ou menos qual o ordenado inicial de um enfermeiro recém-licenciado, sem experiência anterior, nos cantões de língua francesa na Suiça? E se as formações e especialidades que se tirem lá, são reconhecidas pela Ordem dos Enfermeiros portuguesa, posteriormente?
Obrigada pela ajuda :)
: Re: Trabalhar na Suiça
: Catarina Silva84 December 21, 2011, 21:03:07
Boa noite,

Alguém me pode informar, quanto seria o salário com formação de 5 anos na área de cuidados de saúde primários e se na Suiça também investem nesta área? Que cantão aconselham?

Obrigada,
Catarina Silva
: Re: Trabalhar na Suiça
: Elisabete P. Silva January 16, 2012, 20:23:22
Boa Noite!
É a primeira vez que estou a escrever no FórumEnfermagem, mas gostaria que me podessem elucidar acerca de, como é trabalhar na Suiça?
Sou enfermeira à 12 anos, e o meu companheiro vai trabalhar para Lausanne (não é enfermeiro).
Gostaria também de ir, mas o meu receio é o frânces. Embora tenha o ensino básico de francês e já tive 20 h de  Curso de Frânces da Alliance Française e pretendo aprofundar mais.
Gostaria de saber se ainda existe trabalho  de enfermagem na suiça, para uma enfermeira com 12 anos de profissão, quais as condições e mais ou menos a respectiva remuneração?
Também gostaria de saber se é mais vantajoso trabalhar na suiça, sendo solteira ou casada?

Atenciosamente
Elisabete Silva
emps77@hotmail.com
: Re: Trabalhar na Suiça
: Cindy January 20, 2012, 16:16:40
Boas,

Relativamente a salários, têm aqui a grelha salarial oficial da rede de hospitais do cantão do Valais (cantão francês):

http://www.ichv.ch/fr/portrait/emploi/s ... _soins.pdf (http://www.ichv.ch/fr/portrait/emploi/social/Documents/ECH2012_soins.pdf)

Os valores estão em CHF (francos suíços)
As colunas correspondem aos anos de experiência.
Nas linhas, a enfermagem sem especialização corresponde ao 11b.
A primeira página corresponde aos ganhos anuais, e a segunda página ao salário mensal.

Nos outros cantões franceses, se não estou em erro, ganham um pouco mais, mas também pagam mais impostos. Por isso, não sei se vale a pena...
Para terem um exemplo, do salário total que aparece na grelha, no meu caso, descontam-me directamente do salário cerca de 1200 a 1400CHF de impostos e descontos.
: Re: Trabalhar na Suiça
: onlyli January 21, 2012, 10:41:24
Colega Cindy, creio que nessa tabela, a enfermagem sem especialização corresponde ao 12b.

Pelo menos esse é o meu caso, não tenho especialização, e no meu contrato atribuiram-me o 12b.

Cumps
: Re: Trabalhar na Suiça
: hugo sergio January 22, 2012, 15:52:23
http://www.netemprego.gov.pt/IEFP/pesqu ... mTotRows=1 (http://www.netemprego.gov.pt/IEFP/pesquisas/detalheEures.do?idOferta=587798697&name=ofertas&posAbs=1&numTotRows=1)


HOLANDA
: Re: Trabalhar na Suiça
: Cindy February 15, 2012, 12:56:33
: onlyli
Colega Cindy, creio que nessa tabela, a enfermagem sem especialização corresponde ao 12b.

Pelo menos esse é o meu caso, não tenho especialização, e no meu contrato atribuiram-me o 12b.

Cumps

No hospital onde trabalho é o 11b trabalhando num serviço de medicina ou cirurgia... Se for trabalhar para os cuidados intensivos, intermediarios ou urgencias é que passamos a 12b, mesmo sem especializaçao... ;)
: Re: Trabalhar na Suiça
: Liliana.nair February 16, 2012, 22:17:46
olá colegas,

Pois devo dizer que sou mais uma dos milhares de recém licenciados que andam a procura de emprego.
Já comecei a tirar um curso de francês e posso dizer que já me desenrasco vagamente.
Alguém me pode falar de como foi o seu processo desde o momento que decidiram ir para a suíça?quem contactaram,onde fizeram a preparação linguística,quanto tempo demorou a colocação,ect!
cumps.

Liliana
: Re: Trabalhar na Suiça
: Chantel February 17, 2012, 09:25:17
Ola colegas.

Venho por este meio perguntar se alguém sabe que tipo de perguntas os hospitais/clinicas fazem durante uma entrevista?
De facto, tenho procurado emprego pelos meus próprios meios. Já enviei o CV para algumas instituições e, neste momento, estou a aguardar respostas. Contudo, gostava de começar a me preparar para uma possível entrevista.
Seria muito útil, se alguém me pudesse fornecer perguntas mais frequentes/prováveis numa entrevista ai na Suíça.

Muito obrigada pela atenção.
Cumprimentos a todos os colegas.  ;)
: Re: Trabalhar na Suiça
: onlyli February 18, 2012, 16:08:20
: Cindy
: onlyli
Colega Cindy, creio que nessa tabela, a enfermagem sem especialização corresponde ao 12b.

Pelo menos esse é o meu caso, não tenho especialização, e no meu contrato atribuiram-me o 12b.

Cumps

No hospital onde trabalho é o 11b trabalhando num serviço de medicina ou cirurgia... Se for trabalhar para os cuidados intensivos, intermediarios ou urgencias é que passamos a 12b, mesmo sem especializaçao... ;)

lol

Eu estou num lar, e recebo como 12b!
: Re: Trabalhar na Suiça
: Daniel.Vieira February 21, 2012, 18:27:36
Olá boa tarde,
é a primeira vez que estou a escrever no FórumEnfermagem, mas gostaria que me podessem elucidar acerca de, como é trabalhar na Suiça?
Sou enfermeiro à 9 anos e estou a pensar em ir para a zona francófona da Suiça. Alguem dessa zona me pode dar alguma dica onde pesquizar os nomes de clinicas, hospitais ou lares para entregar curriculum?
Desde já agradeço a atenção
Obrigado
: Re: Trabalhar na Suiça
: andreia_a February 22, 2012, 18:59:21
Boa tarde colega Daniel,

Em primeiro lugar, deve saber se pretende ir para o cantão de Geneve ou não. Em caso afirmativo deve tratar do reconhecimento pela Cruz Vermelha Suiça, antes de mais nada. Caso não queira ir para Geneve, deve traduzir o seu currículo para francês e fazer a sua carta de motivação. Depois é só responder a anúncios de emprego, colocando no google "infirmier suisse".

Cumprimentos,
Andreia
: Re: Trabalhar na Suiça
: Daniel.Vieira February 23, 2012, 21:56:18
Olá boa noite,
Obrigado pela informação colega Andreia, por acaso você trabalha na Suiça?

Cumprimentos
Daniel
: Re: Trabalhar na Suiça
: andreia_a February 23, 2012, 23:26:20
Olá Daniel,

Não trabalho na Suiça, mas estou a tratar dos papéis do reconhecimento para ir para lá. Isto porque quero ir para Geneve. É um processo que demora algum tempo. Para outros locais é mais fácil e rápido. Quando acabei o curso, em 2008, inscrevi-me num site de trabalho temporário para profissionais de saúde, uma semana depois estava num avião :)

Cumprimentos,

Andreia
: Re: Trabalhar na Suiça
: cerqueira nurse February 24, 2012, 12:12:46
Boa Tarde Colega Onlyli!!

Sou uma enfermeira portuguesa que igualmente a tantas outras ambiciona trabalhar na Suiça...

Neste momento encontro-me a tirar um curso de francês na Alliance francesa...
A colega disse que trabalhava num lar...A minha vontade é também trabalhar num lar, pois o feedback que tenho recebido do trabalho dos enfermeiros em lares na Suiça é muito positivo...

Será que a colega se disponibiliza para me fornecer os contacto de lares na suiça que saiba que estejam a precisar de enfermeiros? ou então de agências de recrutamento que conheça?

O meu contacto é:

lurdes_cerqueira_@hotmail.com


Obrigada  :)  e peço desculpa pelo atrevimento!!   :D
: Re: Trabalhar na Suiça
: onlyli February 25, 2012, 08:19:09
: cerqueira nurse
Boa Tarde Colega Onlyli!!

Sou uma enfermeira portuguesa que igualmente a tantas outras ambiciona trabalhar na Suiça...

Neste momento encontro-me a tirar um curso de francês na Alliance francesa...
A colega disse que trabalhava num lar...A minha vontade é também trabalhar num lar, pois o feedback que tenho recebido do trabalho dos enfermeiros em lares na Suiça é muito positivo...

Será que a colega se disponibiliza para me fornecer os contacto de lares na suiça que saiba que estejam a precisar de enfermeiros? ou então de agências de recrutamento que conheça?

O meu contacto é:

http://www.avalems.ch/avalems/avalems.nsf/FO_OfferFR (http://www.avalems.ch/avalems/avalems.nsf/FO_OfferFR)

Boa sorte! ;)
: Re: Trabalhar na Suiça
: MaryR February 28, 2012, 15:07:04
Boa tarde.

Eu sou enfermeira há 2 anos em Portugal e estou interessada em trabalhar na Suiça.
Alguém me pode informar quais são os documentos necessários para trabalhar na Suiça?
Sei que será necessário obter a equivalência do diplôme d´infirmière. Com faço isso?
Será necessário mais algum documento para alem deste que eu referi, bem como o curriculum vitae em francês e a lettre de motivation?

Obrigado!
: Re: Trabalhar na Suiça
: andreia_a February 28, 2012, 16:57:41
Olá Mary,

Antes de mais, se queres ir para o cantão de Geneve, terás que fazer o reconhecimento do diploma pela Cruz Vermelha. Caso contário não é preciso. Depois, os documentos necessários variam de acordo do local/empresa em que te candidatas/inscreves. Mas o cv em francês e carta de motivação é fundamental.

Desculpa a resposta vaga, mas a tua pergunta é muito abrangente! Se precisares de ajuda ou informações sobre o reconhecimento do diploma diz, porque eu ando a tratar disso.
: Re: Trabalhar na Suiça
: MaryR February 29, 2012, 12:42:05
olá andreia_a,

Agradeço a tua resposta. Eu queria começar a tratar do reconhecimento do meu diploma, mas não sei como fazer.
Se me pudesses dar uma ajuda agradecia imenso.
O meu mail é mary22.r@gmail.com.

Obrigado.
: Re: Trabalhar na Suiça
: kula February 29, 2012, 20:50:53
Será que a Suiça ainda necessita de muitos enfermeiros? É que há muita gente interessada no entanto não se veem ofertas...
: Re: Trabalhar na Suiça
: andreia_a March 01, 2012, 14:14:01
Olá Kula,
Surgem todos os dias novas ofertas, não sei porque tem essa ideia :)

Cumprimentos,

Andreia
: Re: Trabalhar na Suiça
: kula March 03, 2012, 12:36:25
Então estou concerteza a procurar nos locais errados! Sinceramente não tenho visto ofertas...
colga andreia_a pode ajudar?
: Re: Trabalhar na Suiça
: andreia_a March 03, 2012, 13:42:58
Olá kula,
Aqui vai um exemplo, se se inscrever no site, recebe todos os dias as novidades no mail :
http://www.optioncarriere.ch/emploi-infirmier.html (http://www.optioncarriere.ch/emploi-infirmier.html)
: Re: Trabalhar na Suiça
: Sara Danniee March 15, 2012, 19:34:16
Olá!

Gostaria de saber quais das cidades Geneve ou Lausanne  fica mais economica, em questões de alojamneto. E a nivel do salário é semelhante?.
E quanto ao reconhecimento do diploma como posso fazer isso??
Obrigada pelo esclarecimento,

Cumps
: Re: Trabalhar na Suiça
: andreia_a March 15, 2012, 20:24:20
O reconhecimento do diploma é com a croix rouge, está tudo no site deles.
Beijos
: Re: Trabalhar na Suiça
: scruz March 31, 2012, 11:44:25
muito bom dia a todos os enfermeiros portugueses da suiça, e parabéns pela vossa coragem.

olhem eu preciso de 7 pessoas que queiram trabalhar no departamento internacional da suiça com a apeartd@gmail.com (http://mailto:apeartd@gmail.com)

sandra cruz
: Re: Trabalhar na Suiça
: joaot March 31, 2012, 19:22:09
eu trabalho numa cirurgia, portanto naquilo que poder ajudar estou disponivel
: Re: Trabalhar na Suiça
: scruz April 01, 2012, 18:28:47
João envie-me o seu curriculum com carta de motivação e foto para http://mumurosanegra.blogspot.pt/ (http://mumurosanegra.blogspot.pt/), que é o meu blog directo.

Um muito obrigada pela disponibilidade.
: Re: Trabalhar na Suiça
: hugo sergio June 14, 2012, 15:45:53
5 enfermeiros tugas em amestredao:

Em Janeiro respondemos a um anúncio divulgado pelo IEFP, no qual  pediam enfermeiros para trabalhar na Holanda. No final do mesmo mês fomos chamados para uma entrevista no Porto. Antes das entrevistas individuais foi realizada uma sessão de esclarecimento acerca do projecto que provavelmete viriamos a integrar. Nessa altura foram-nos esclarecidas as condições que iriamos encontrar. E isto significa, que iriamos frequentar um curso de holandês durante 4 meses, já na Holanda. Além disso iriamos assinar um contrato com a empresa Zorgfix Thuiszorg, contrato este de 0 horas, ou seja, recebemos o que trabalhamos. Além disso facilitar-nos-iam alojamento e transporte. A viajem de ida para a Holanda também seria gratuita.
A carreira de Enfermagem na Holanda é consideravelmente diferente da nossa, divide-se em 6 níveis. Apesar de internacionalmente a um enfermeiro licenciado  ser atribuido o nível 5, na Holanda este nível corresponde ao nível 4.
O que nos foi explicado na sessão de esclarecimento, foi que inicialmente não poderiamos exercer como enfermeiros no nosso nível porque não dominamos o idioma, como é lógico!!!!!!!Então foi-nos explicado que nos primeiros 2 meses iriamos trabalhar em níveis inferiores ao nosso. O que inclui por exemplo, lavar loiça e aquecer  comida para os clientes que não são capazes de o fazer sozinhos. Como devem calcular, mais de metade das pessoas que foram contactadas para a entrevista desistiram após a sessão de esclarecimento.
Inicialmente foi-nos dito que o contrato seria assinado em Portugal, o que não aconteceu, no entanto assinamo-lo no primeiro mês  na Holanda. O contrato era em holandês, mas foi-nos integralmente traduzido por um dos professores, que era português. E mais, não foi um contrato de 6 meses, como tinha sido falado anteriormente,  mas sim de um ano.
Neste momento, encontramo-nos na Holanda à 3 meses e meio, tudo o que foi prometido pela empresa ZORGFIXPRO, foi CUMPRIDO. Continuamos com aulas de holandês, estamos desde o primeiro mês a trabalhar como enfermeiros de nível 3 e daqui a 2 semanas iniciaremos um estágio numa das maiores cadeias de lares da Holanda. É verdade que há falta de enfermeiros, é verdade que há muito trabalho, mas também é verdade que devemos escolher bem a empresa para nos ajudar a dar este passo. 
Temos que agradecer o profissionalismo e seriedade da empresa e da directora da mesma, Susana Carvalho, que foi incansável durante todo este processo e nos permitiu uma melhor integração.
Lamentamos a má experiência dos colegas, mas esperamos que isso não seja impeditivo de se candidatarem e de virem trabalhar para cá!!!
Para mais esclarecimentos podem sempre contactar-nos por aqui ou através do facebook da empresa http://www.facebook.com/zorgfixpro (http://www.facebook.com/zorgfixpro). Neste momento a página oficial da empresa encontra-se em remodelação, mas brevemente estará disponível em www.zorgfixpro.com (http://www.zorgfixpro.com).
: Re: Trabalhar na Suiça
: joaot June 26, 2012, 13:55:10
et c'est quoi le rapport avec la suisse??

casse toi!
: Re: Trabalhar na Suiça
: ju silva July 09, 2012, 13:10:15
alguem me sabe dizer se para a suica o curriculo é segundo o modelo europeu?


ja me disseram que eles preferem curriculos originais que nao sigam o modelo europass. qual a vossa opiniao?
: Trabalhar na Suiça
: marise July 15, 2012, 17:20:31
boa tarde

sou recem licenciada e tenho familia no cantão Thurgau, por isso gostava de saber como está a situação a nivel de emprego na suíça parte alemã. Se algum de voçês está a trabalhar lá ou em algum cantão alemão agradecia que me informa-se sobre o processo para diana_marise@hotmail.com.
: Re: Trabalhar na Suiça
: ju silva August 13, 2012, 10:40:44
Ola colegas, aguem conhece estes mail de agencias de recrutamento para a suiça:

 enf-f.cardoso@hotmail.com (http://mailto:enf-f.cardoso@hotmail.com)

e a empresa nurswiss?? já ouviram falar?

Obrigado
: Re: Trabalhar na Suiça
: VeraReis August 14, 2012, 13:42:16
: dgs**
alguem me sabe dizer se para a suica o curriculo é segundo o modelo europeu?


ja me disseram que eles preferem curriculos originais que nao sigam o modelo europass. qual a vossa opiniao?

Sim de facto eles preferem, eu fiz o meu "à moda antiga", de forma um pouco mais descritiva mas sem deixar de ser objetiva e sucinta. Acho que dá um cunho mais pessoal e eles preferem. é a minha opinião
: Re: Trabalhar na Suiça
: onlyli August 17, 2012, 12:52:43
Se alguém estiver interessado em trabalhar num Lar, no cantão do Valais...a minha chefe procura enfºs portugueses! ;D

Mandem mensagem!
: Re: Trabalhar na Suiça
: NurseCastra August 18, 2012, 22:02:10
Olá Enf Onlyli,

Eu estou interessada, estou neste momento a residir no Valais. É para que zona mais concretamente?

Pode contactar-me por email pf (vidacomfuturo12@hotmail.com)?

Muito Obrigada
: Re: Trabalhar na Suiça
: R.S August 20, 2012, 11:50:40
Bom Dia, sou recem-licenciada e quero emigrar para neuchatêl alguem está a trabalhar nesta zona da suiça que me possa ajudar com algumas informações?
Obrigado  :)
: Re: Trabalhar na Suiça
: Different name August 30, 2012, 09:34:30
Olá...

Estou no último ano da Licenciatura e vou realizar o último estágio do curso em Geneve (Maio a Julho) - em principio no Hospital Universitário de Geneve. Como quase todos os estudantes e licenciados em Enfermagem, a minha ideia é trabalhar no "estrangeiro".
Vou para Toronto trabalhar (uma vez que tenho lá família) mas gostaria de levar algo na "bagagem" uma vez que o processo me é facilitado se tiver experiência "remunerada" na nossa profissão. Sendo assim, adorava ter a oportunidade de trabalhar na Suíça!!

Sei que alguns de vocês trabalham na Suíça e em outros recantos deste mundo e gostaria de saber o que é necessário para começar a trabalhar na Suíça...o estágio poderá influenciar de forma positiva o meu ingresso no mercado de trabalho suíço??
Sei que tenho que pertencer à cruz vermelha, já fui ao site mas oferece muito pouca informação. Podem-me ajudar em relação a documentos necessários, etc!!
Graças a Deus teto eu tenho porque tenho familiares em Versoix, Geneve e já conheço Geneve :)
: Re: Trabalhar na Suiça
: CHBE October 30, 2012, 09:52:56
Bom Dia a Todos.
Home pour personne agées (Estabelecimento medico-social) situada no cantão de Berne (onde já trabalham enfermeiros portugueses) procura enfermeiroa Licenciado em portugal.
Requisitos:
- exp. profissional 1 ano, em geriatria ou meio hospitalar;
- domínio de francês ou de alemão falado e escrito (B1 ou B2, trata-se de uma instituição bilingue, mas só é exigida uma das línguas);
- CDI a 100 % (sendo que a instituição prefere candidatos dispostos a ficar 1 ou 2 anos no mínimo);
- Salário de acordo com a grelha do cantão de Berna para Enfermeiros Licenciados.
- 13 salários anuais;
- Inicio de funções 112012;

Candidatos interessados queiram enviar o vosso CV + carta de motivação em francês para enfermeirosuica@gmail.com.
: Re: Trabalhar na Suiça
: Cathy. November 02, 2012, 19:12:03
: dgs**
alguem me sabe dizer se para a suica o curriculo é segundo o modelo europeu?


ja me disseram que eles preferem curriculos originais que nao sigam o modelo europass. qual a vossa opiniao?

Pelo que sei preferem modelos descritivos, deste género: http://www.travailler-en-suisse.ch/asse ... tences.pdf (http://www.travailler-en-suisse.ch/assets/pic-ee/cv-suisse-competences.pdf)

espero ter ajudado ;)

Também estou a pensar ir para a suiça. Tenho um ano de experiencia numa clínica. terei hipoteses de arranjar lá emprego? Nasci lá e tenho família na parte francesa... mas todos os anuncios pedem experiencia em serviços hospitalares, algo que nao tenho... :(
: Re: Trabalhar na Suiça
: Enigma_H February 19, 2013, 22:46:39
Olá pessoal,

Também estou muito interessado, juntamente com a minha esposa, em ir para a Suiça. Alguém que esteja interessado também, de momento? Assim seria mais facilitado o processo...

Cumprimentos.
: Re: Trabalhar na Suiça
: ana isabel miguel April 13, 2013, 03:50:39
: onlyli
Se alguém estiver interessado em trabalhar num Lar, no cantão do Valais...a minha chefe procura enfºs portugueses! ;D

Mandem mensagem!Peço desculpas por invadir o vosso espaço,mas sou auxiliar de acção medica há 11 anos e neste momento ando a procurar emprego noutros países,como Suiça,Luxemburgo, França.
 Mas como nunca sai de Portugal não tenho luzes nenhumas de como começar,por isso peço a vossa ajuda.
Estou a tirar um curso de francês e inglês,sei que é um dos factores mais importantes,mas não sei para onde enviar o meu curriculum e quais os países que tem  auxiliares ,podem me ajudar?
Desde ja obrigada!!
: Re: Trabalhar na Suiça
: IsabelPventura April 16, 2013, 11:57:19
Olá bom dia,
Sou enfermeira Portuguesa sei que agora está mais dificil, mas quem não arrisca..
trabalho em bloco,instrumentista,circulante, anestesia, Urgencia e hemodialyse.
preciso realmente de um primeiro apoio e algumas dicas de quem já está ai. já tenho exame de françes marcado.
enviei um CV para bloco ai para a suiça e ao fim de 10 minutos estavam a ligar-me só não fiquei porque não tenho um papel , nem sei bem o quê
o quê , trabalho em bloco há 10 anos e não sei o que eles precisam aí
se alguem me ajudar.
Obrigada