Publicidade:

Autor Tópico: Lavagem das mãos  (Lida 1249 vezes)

Offline EnfermeiroAC

• Membro Activo
Lavagem das mãos
« em: Agosto 25, 2012, 20:33:02 pm »
##############      olá. Boa tarde!        #############

Pelo título devem estar a pensar que raio de dúvida é que podem ter acerca deste tema? Pois é, eu tenho  ;D

No livro de "Fundamentos de Enfermagem" de Potter e Perry diz o seguinte ao fim de ensaboar as mãos com sabão: " Passe as mãos e punhos por agua abundante, mantendo as mãos num plano inferior aos dos cotovelos". A fundamentação que usam é que "As mãos são a região mais contaminada a ser lavada. A água passa da região menos contaminada para a mais contaminada, levando consigo os microrganismos para o lavatório."

Até aqui tudo bem mas o facto é que eu nas minhas aulas práticas aprendi precisamente ao contrário e fiquei indignado e perguntei ao professor o porquê de estarmos a fazer ao contrário e ele disse que o local mais sujo é precisamente o antebraço e posteriormente o braço por causa da axila e do suor. Mas com essa explicação toda eu fiquei a pensar que mesmo com a lavagem cirúrgica das mãos não chegamos a lavar a axila..só chegamos a lavar a´te ao cotovelo? -.-

E a questão que vos coloco é então qual das hipóteses  utilizo e qual delas é a mais correta? Qual a vossa opinião??
Já agora os enfermeiros que exercem a profissão quantas vezes lavam as mãos por turno??  ;D ;D

obrigado
Cumprimentos
A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!
        (Florence Nightingale)

Forumenfermagem

Lavagem das mãos
« em: Agosto 25, 2012, 20:33:02 pm »

Offline piquena

• Membro
  • **
Re: Lavagem das mãos
« Responder #1 em: Agosto 26, 2012, 20:12:28 pm »
Olá colega,

Deixo aqui um link da DGS onde pode encontrar toda a informação relativa a higiene das mão
http://www.dgs.pt/ms/3/default.aspx?pl=&id=5514&acess=0&codigono=0020AAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

As orientações dizem que devemos lavar as mãos com agua e sabão apenas quando estiverem visivelmente sujas ou quando em contacto com matéria orgânica, caso contrario a higienização com SABA é o suficiente.

Espero ter ajudado

Offline EnfermeiroAC

• Membro Activo
« Responder #2 em: Agosto 26, 2012, 23:28:56 pm »
obrigado colega gostei da informação .. mas a minha pergunta era quanto à técnica se era "mantendo as mãos num plano inferior relativamente aos  cotovelos" é porque eu aprendi ao contrário  ??? ou isso não importa?

Cumprs

A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!
        (Florence Nightingale)

Offline EnfermeiroAC

• Membro Activo
« Responder #3 em: Agosto 28, 2012, 18:27:37 pm »

Será que alguém me pode responder??
Agradecia :)
        (Florence Nightingale)

Offline AnaZu

• Membro Activo
« Responder #4 em: Setembro 05, 2012, 20:26:08 pm »
Já experimentaste lavar as mãos num plano superior aos cotovelos?!  ::)

Parece-me que ambas as informações que recolheste (livro e prof) estão correctas mas em tempos diferentes... Lavas mais abaixo por estar "mais sujo" e após lavar manténs acima para não escorrer água e arrastar "sujidade" para as mãos que acabaste de lavar... Parece-me....

Offline EnfermeiroAC

• Membro Activo
« Responder #5 em: Setembro 06, 2012, 11:45:48 am »
Já experimentaste lavar as mãos num plano superior aos cotovelos?!  ::)

Parece-me que ambas as informações que recolheste (livro e prof) estão correctas mas em tempos diferentes... Lavas mais abaixo por estar "mais sujo" e após lavar manténs acima para não escorrer água e arrastar "sujidade" para as mãos que acabaste de lavar... Parece-me....

por acaso foi assim que me ensinaram ...e acho que é assim que se faz nas cirurgias, com as mãos num plano superior aos cotovelos  ???  :-[
        (Florence Nightingale)

Offline scruz

• Membro Activo
« Responder #6 em: Setembro 06, 2012, 12:08:26 pm »
As mãos ficam sempre acima do plano do cotovelo, consultar normativas da AESOP para lavagem cirúrgica de mãos, e a torneira deve ser fechada com o cotovelo se inexistência de pedal de pê, ou de activação automática.

Offline EnfermeiroAC

• Membro Activo
« Responder #7 em: Setembro 08, 2012, 20:39:21 pm »
obrigado pelas opiniões ...
então a minha professora ensinou mal .. 

pronto, mas já me esclareceram e é isto que devemos fazer quando temos dúvidas :D obrigado a todos  mais uma vez...
        (Florence Nightingale)

Offline scruz

• Membro Activo
« Responder #8 em: Setembro 10, 2012, 10:01:29 am »
Amac há diferentes opiniões e muitas vezes divergem, e tens de entender não sei se é o caso da tua professora que muitas vezes as pessoas saem da prática e só se dedicam à docência, o que muitas vezes é pouco benéfico.

Pensa nas coisas boas em Espanha, no último congresso que fui, já foi proposto o alargamento da prescrição e vai ser feito porque estava a secretária da Ministra Espanhola presente a prescrição de medicamentos por parte de farmacêuticos, enfermeiros e médicos, tenho-te a dizer que uma médica ficou tão ofendida que se levantou e foi-se embora, mas 90% dos seus colegas foram a favor.

Ao estarem presentes representantes da OMS, entre outras grandes patentes, é muito bom para nós, porque somos Enfermeiros Europeus.

E também se defendeu o conceito de promoção da Felicidade do utente e do profissional de saúde, a importância do sorriso, e de ajudar a pessoa a ser FELIZ na sua condição de p.e. doença crónica.

Por isso tem coragem e força ela deve ter-te ensinado com a melhor das intenções e se calhar nem ela sabe que está a ensinar-te de forma menos correcta.

Offline EnfermeiroAC

• Membro Activo
« Responder #9 em: Setembro 10, 2012, 13:20:13 pm »
Amac há diferentes opiniões e muitas vezes divergem, e tens de entender não sei se é o caso da tua professora que muitas vezes as pessoas saem da prática e só se dedicam à docência, o que muitas vezes é pouco benéfico.

Pensa nas coisas boas em Espanha, no último congresso que fui, já foi proposto o alargamento da prescrição e vai ser feito porque estava a secretária da Ministra Espanhola presente a prescrição de medicamentos por parte de farmacêuticos, enfermeiros e médicos, tenho-te a dizer que uma médica ficou tão ofendida que se levantou e foi-se embora, mas 90% dos seus colegas foram a favor.

Ao estarem presentes representantes da OMS, entre outras grandes patentes, é muito bom para nós, porque somos Enfermeiros Europeus.

E também se defendeu o conceito de promoção da Felicidade do utente e do profissional de saúde, a importância do sorriso, e de ajudar a pessoa a ser FELIZ na sua condição de p.e. doença crónica.

Por isso tem coragem e força ela deve ter-te ensinado com a melhor das intenções e se calhar nem ela sabe que está a ensinar-te de forma menos correcta.

pois também concordo contigo sara ..
a minha professora por acaso trabalha no hospital .. mas como disseste ela nao tem culpa de ensinar como aprendeu ou como viu as outras pessoas a fazer ..
gostava de ver o que acontece na espanha em portugal  ^-^ ficava muito contente
obrigado pela opinião e concelhos  ;)
        (Florence Nightingale)

Offline scruz

• Membro Activo
« Responder #10 em: Setembro 12, 2012, 12:01:12 pm »
Por acaso é Sandra, mas não tem importância  ;)

Fazes muito bem em ter dúvidas e colocá-las, quem pergunta quer saber.

Forumenfermagem

« Responder #10 em: Setembro 12, 2012, 12:01:12 pm »