Publicidade:

Autor Tópico: Opiniões sobre a Universidade Fernando Pessoa Porto  (Lida 4078 vezes)

Offline carlaf

• Novato
  • *
Re: Opiniões sobre a Universidade Fernando Pessoa Porto
« Responder #17 em: Setembro 01, 2012, 18:44:27 pm »
Não sei porque razão, mas este post tornou-se mais numa discussão entre escolas publicas e privadas, quando seria apenas para obter informação sobre uma universidade que por acaso até é privada.
Da mesma forma que alguns membros deste forum acham que as privadas não valem o que valem as publicas, eu discordo. Os professores são os mesmos, as cadeiras na sua grande maioria também, ou seja não vejo qual a diferença a não ser o que se paga em cada uma delas.
Quando disse que o ESEP não estava nas minhas escolhas, não foi de forma nenhuma para desacreditar aquela instituição, simplesmente acho que não é das melhores na região norte, mas isso é a minha opinião e posso até estar errada.
Ora bem..durante esta semana tentei indagar um pouco melhor e por mais que procure informações o que se prova é que a universidade fernando pessoa tem um bom ensino, com um corpo docente muito bem composto e agora com a abertura do novo hospital escola penso que se tornará ainda melhor.
A questão aqui é que quando digo que estava a pensar fazer  a candidatura nessa universidade todos me torciam o nariz...ou porque "é universidade para betinhos" ou "compram-se as notas" ou "vais para estágio sem saber nenhum"...enfim entre estas outras...
O que é certo é que cheguei a uma conclusão. É impossível pelo que vi e analisei que esta universidade seja assim e vou arriscar. "E que seja o que Deus quiser". Acho sinceramente que podem ser palavras de mal dizer talvez por inveja de não poderem fazer parte de uma boa universidade, que por acaso até é das mais caras.
Obrigada pelas vossas opiniões.

Forumenfermagem

« Responder #17 em: Setembro 01, 2012, 18:44:27 pm »

Offline otnemeM

• Membro
  • **
« Responder #18 em: Setembro 03, 2012, 14:14:45 pm »
Quando disse que o ESEP não estava nas minhas escolhas, não foi de forma nenhuma para desacreditar aquela instituição, simplesmente acho que não é das melhores na região norte, mas isso é a minha opinião e posso até estar errada.
Mas baseada em quê exactamente?... Certamente a tua opinião deve ter por base algum tipo de conhecimento, experiência pessoal ou de terceiros, ou pelo menos uma ideia geral devido a uma ou outra coisa - e eu estou extremamente curioso para descobrir o que motiva essa tua "opinião"  ^-^

Offline carlaf

• Novato
  • *
« Responder #19 em: Setembro 03, 2012, 20:50:09 pm »
A situação é que infelizmente já tive um familiar internado no HSJoão à cerca de 3 anos, e embora possa não parecer quem está de fora vê e ouve muitas coisas e algo que me marcou muito foi ouvir uma das enfermeiras dizer mesmo à frente de outros doentes e seus familiares a seguinte frase sobre uma estagiária do ESEP: "Mesmo burra, se não fosse uma das nossas não sei se a passava. Deus me livre ter que ser um dia internada e ter os cuidados de alguém como ela"... Sinceramente não sei qual foi o erro que a rapariga cometeu, mas fiquei com a impressão que os alunos do ESEP passam por ser sempre bons quando não o são.
Peço desculpa a todos os alunos desta instituição, mas foi algo que me ficou marcado.

Offline otnemeM

• Membro
  • **
« Responder #20 em: Setembro 03, 2012, 23:13:12 pm »
Se uma (!) aluna (!!) cometeu um erro num estágio, e era da ESEP, então está bem. Certamente os alunos da Católica, Fernando Pessoa, etc, estão livres disso... e aos licenciados então nem se põe a questão ;D

Desdenhar a ESEP (e em detrimento de privadas) à partida faz lembrar o pessoal de Direito que "não quer" ir para a FDUP porque há melhor ;)

Offline penicilina

• Membro
  • **
« Responder #21 em: Setembro 04, 2012, 09:21:26 am »
Boas!
E se agora viessemos para aqui dizer quantas pessoas ja vimos cometer erros em estagio e de que escola eram.....dava para fazer um livro de histórias mirabulantes algumas verdadeiras e outras nem tanto!  >:D
Tirei o curso na ESEP, e na ESEP como em qualquer outra faculdade existem boas e más pessoas e bons e maus profissionais ou futuros profissionais.
Enquanto estagiei tive oportunidade de contactar com estagiários de outras escolas nomeadamente de católica e da fernando pessoa, e aí também constatei que haviam bons e maus profissionais, com mais ou menos ética ou mais ou menos responsabilidade no trabalho.

NÃO SÃO AS FACULDADES QUE DETERMINAM QUEM SERÁ MELHOR OU PIOR PROFISSIONAL!
As escolas apenas nos dão a cana de pesca mas nós é que temos de descobrir como pescar.  ;)

E não é por quem entra na pública ter médias altas de 17 e 18 que irá ser melhor profissional do que quem entra na privada com média de 13. Os pré-requisitos para acesso ao curso de enfermagem deviam ser revistos, até porque entra muita gente com 17 e 18 que não tem o minimo sentido de responsabilidade, ética social, gosto pelo cuidar, capacidade de escuta, entre outras carcateristicas necessarias para ser Enfermeiro...e também não é na faculdade que essas caracteristicas lhe serão moldadas ou se forem podem ja ser tardias porque nos entretantos essa pessoa ja contactou com varios doentes ao longo de estagios, muitas vezes com prejuizos para os doentes.

Sou da opinião que deveria existir uma ou + entrevistas ou avaliações psicologicas para compreender se os estudantes de enfermagem têm algumas destas caracteristicas presentes ou pelo menos perceber que não sejam pessoas com problemas mentais e/ou comportamentais que possam interferir de forma negativa no cuidar de doentes.

Mas infelizmente as faculdades, publicas ou privadas, so querem mesmo é ganhar dinheiro e não estao interessadas em quão bons são os alunos que formam e numas e noutras se repararem bem, os alunos acabam facilmente o curso em 4 anos, ou no maximo em 5 para os que se baldam ate demais. Olhando para trás vejo a licenciatura em Enfermagem como um título fácil de adquirir, aliás tive bem mais problemas para terminar o secundario do que ensino superior. Nunca fui aluna brilhante no secundario e nem pouco mais ou menos, mas terminei licenciatura sem deixar para trás qualquer cadeira e até com boa média...considero que em termos de alcançar notas foi fácil a licenciatura. Dificil foi suportar outras coisas, como a competição entre colegas, carga de trabalho diario e o "engolir sapos" de colegas e professores...é um curso duro psicologicamente, mas não é rigoroso em termos de aquisição de conhecimentos.

Tenho dificuldade em lembrar de colegas que não tenham terminado curso em 4 anos como eu!!! NÃO ACHAM ESTRANHO QUE EM CENTENAS DE PESSOAS TODAS ADQUIRAM AS COMPETENCIAS PARA SER ENFERMEIRO NO MESMO PERÍODO DE TEMPO? Eu acho...e mais acho que isso se deve ao facto das escolas nao quererem la ninguem para "semente", até porque os novos alunos sao bem mais rentaveis do que os antigos....

desabafo.....tenho dito

Offline otnemeM

• Membro
  • **
« Responder #22 em: Setembro 04, 2012, 15:57:15 pm »
Tens toda a razão.
Ironicamente há regimes de ingresso (ditos "especiais") que acabam por ser MUITO mais justos, adequados e cuidados que o regime geral.

Por cá só se aprende com o que não interessa e só se adopta o que dá menos trabalho (com as devidas excepções claro). As crianças e adolescentes não são minimamente preparados ou esclarecidos sobre o que é necessário fazer, é-lhes passada uma ideia geral de que "para quem é, bacalhau basta" e isso vai passando em anos sucessivos. É por isso que nivelar pela mediocridade é hoje em dia a normalidade.

Offline penicilina

• Membro
  • **
« Responder #23 em: Setembro 05, 2012, 09:00:05 am »
Obrigada pela resposta otenemM!

é bom que alguem que concorde com o pensamento que deixei!

E alguem que discorde?

Nada? :-X

Offline carlaf

• Novato
  • *
« Responder #24 em: Setembro 06, 2012, 01:32:37 am »
Se uma (!) aluna (!!) cometeu um erro num estágio, e era da ESEP, então está bem. Certamente os alunos da Católica, Fernando Pessoa, etc, estão livres disso... e aos licenciados então nem se põe a questão ;D

Desdenhar a ESEP (e em detrimento de privadas) à partida faz lembrar o pessoal de Direito que "não quer" ir para a FDUP porque há melhor ;)

Atenção que quando me referi ao erro da aluna, não me referi ao erro propriamente, porque todos na nossa vida seja em que situação for cometemos erros. O que me desmotivou foi a atitude da enfermeira que teceu tal comentário, ou seja das duas uma:
-Para quem é de outra instituição não se admitem erros, o que pode ser bom ou mau segundo o ponto de vista de cada um
ou
-Aos alunos do ESEP os erros tem que ficar "camuflados" , provavelmente porque vão manchar a reputação da instituição que a a tal enfermeira referiu como "nossa".

Dai me perguntar: Serão os alunos do ESEP melhores que os alunos de outras instituições porque de facto o são de verdade, ou apenas são os melhores porque estão de certa forma agregados a uma faculdade de medicina e a uma instituição de nome hospital São João e não fica bem na pintura sairem alunos com maus resultados. É que sinceramente foi o que me pareceu.

Offline scruz

• Membro Activo
« Responder #25 em: Setembro 06, 2012, 11:41:40 am »
Opinião

Quando há uns anos fiz estágio no Hospital Magalhães Lemos, mais propriamente há pelo menos 10 anos atrás, que acabei com 17 valores, e fiz estágio nas especialidades do São João, do Porto, no lar dos combatentes compartia sala de estudos com uma colega da Fernando Pessoa, e muito sinceramente, os apontamentos das aulas estavam bastante bem, e na altura tal como a Jean Piaget era uma das únicas escolas de enfermagem a leccionar um idioma inglés, francês ou espanhol, por isso não considero que haja nada de mal com esta escola.

As grandes vantagens da Jean Piaget de Macedo é que os estágios são Nacionais, e tive o privilêgio de conhecer e compreender diferentes gestões hospitalares, e formas diferentes de elaboração de protocolos e actuação. Por isso não creio que os alunos da FP, se devam sentir inferiorizados em relação a nínguêm, no fundo é uma opção depois aprofundar conhecimentos, ler e aprender com a experiência de profissionais de saúde, para depois fazermos o nosso próprio percurso profissional.

Offline otnemeM

• Membro
  • **
« Responder #26 em: Setembro 06, 2012, 20:36:20 pm »

Atenção que quando me referi ao erro da aluna, não me referi ao erro propriamente, porque todos na nossa vida seja em que situação for cometemos erros. O que me desmotivou foi a atitude da enfermeira que teceu tal comentário, ou seja das duas uma:
-Para quem é de outra instituição não se admitem erros, o que pode ser bom ou mau segundo o ponto de vista de cada um
ou
-Aos alunos do ESEP os erros tem que ficar "camuflados" , provavelmente porque vão manchar a reputação da instituição que a a tal enfermeira referiu como "nossa".

Dai me perguntar: Serão os alunos do ESEP melhores que os alunos de outras instituições porque de facto o são de verdade, ou apenas são os melhores porque estão de certa forma agregados a uma faculdade de medicina e a uma instituição de nome hospital São João e não fica bem na pintura sairem alunos com maus resultados. É que sinceramente foi o que me pareceu.
A mim parece-me que foi mais um caso de típica basófia que outra coisa. Se realmente funcionasse assim não só era pouco provável que a enfermeira o mencionasse à boca rota, e também haveria ausência de chumbos por parte de alunos/as da ESEP, e não é o caso, pois não?  ;)

Offline scruz

• Membro Activo
« Responder #27 em: Setembro 10, 2012, 10:23:56 am »
Muito sinceramente não ligues aos comentários, o meu melhor comentário de estágio foi, há aqui uma pessoa que eu vou dar um 15 mas não vou dizer quem, toda a equipa de Enfermagem concorda que ela devia ter um 17, mas como é da Jean Piaget vai ter um honroso 15, não será necessário dizer que o resto do grupo foi corrido a 14, e que eu tive um "honroso" 15 depois de posso-te assegurar que há uns anos atrás me fartar a bulir de trás para a frente durante o estágio.

Posso-te assegurar que todo o grupo estava mais que acima de 16 valores, por postura, responsabilidade e conhecimentos. Mas a justificação era que éramos meninos da Jean Piaget. estes meninos da Jean Piaget que formamo-nos 118 em 2003, estamos bastante bem evoluídos a nível curricular de Enfermagem, muitos exercemos, estamos na docência e na gestão. E acredito que foi uma das melhores colheitas que aquela escola viu.

Fazíamos greves e nunca nos calávamos, nem te passa pela cabeça, de quando fomos contra os 3 dias de estágio semanal, mais 3 dias de aulas, nem pensar no ano a seguir toda a escola tinha uma semana de estágio, ou de aulas , acabou-se a normativa estágio de segunda a quarta, e aulas de quinta a sábado.

Depois nem pensar que eu ia levar aquelas horrorosas meias creme para o estágio, meias do piu piu, e roupa interior a condizer, que eu cá sempre gostei de cores alegres, era só o que faltava.

Sempre fui contra o branco transparente das fardas e muito a favor do azul e verde, numa profissão onde quem quer trabalha muito, porque é que a farda tem de mostrar todas as "medalhas" ao longo do dia ;), e ninguém tem nada a ver com a cor da minha roupa interior é a minha forma de ser e o branco não me permite privacidade.

No bloco da Cuf igual socas coloridas com toucas a condizer, estudos dos USA, a provar que a cor é benéfica ao estado de espírito dos utentes e profissionais de saúde.

Por isso há que levantar a cabeça seguir em frente, e dar o melhor dos meus sorrisos a pessoas que não lêem e não se actualizam e me respondem o branco sempre foi a cor da enfermagem, e eu penso deve ser por isso que a lamparina é amarela, melhor vestida de amarelo florescente sempre ficava parecida com um piriquito e fazia rir os doentes  ^-^. Eu sou mesmo assim colorida.

Ainda me lembro da minha última pergunta numa entrevista à Enfermeira Directora, Sra Directora eu queria uma farda bastante menos transparente porque com a que tem vestida consigo ver todos os bordados do seu sutiã branco. E ela disse não tinha noção que se via tanto, e eu respondi pois a verdade é que sim. E eu já a imaginar o meu rosa choque, dentro daquele tecido transparente. Nem pensar nisso seria bom.

Offline penicilina

• Membro
  • **
« Responder #28 em: Setembro 10, 2012, 12:31:50 pm »
Garanto-vos que no final de curso e na busca de emprego, as notas sejam elas de 15, 16, 17 ou + são todas boas para enfiar num sitio que eu ca sei...  >:(

Só tenho pena de me ter muitas vezes xateado com colegas e humilhado perante profs e tutores cheios de arrogancia por causa de notas de estagio ou cadeiras....é so disso que me arrependo, de me ter consumido tanto com as notas....  :-\

Para alguns professores e tutores atribuir notas não passava de brincar com as expectativas dos alunos e testar a paciencia para suportar injustiças e atrocidades!!!

Caros estudantes de enfermagem sigam conselho: não se preocupem com as notas, preocupem-se em aprender.....porque quer tenham boas ou más notas....só ha uma coisa que conta: o factor "c "

tenho dito O0

Offline scruz

• Membro Activo
« Responder #29 em: Setembro 11, 2012, 00:05:15 am »
discordo de ti as notas permitem-te o acesso à pós graduação, ao mestrado, ao doutoramento, a se na tua vida quiseres tirar outro curso poderes aceder por média de mérito e entrares pelas vagas especiais.

Discordo completamente de ti, o Mestrado para o qual eu estou a trabalhar só existe em veneza Direitos Humanos e Democratização as vagas são pouquíssimas, a candidatura só pode ser feita em inglês, francês ou italiano, e tens de fazer prova de valor de valores humanos, voluntariados ao longo da vida, para além de um CV escolar excepcional, entre o mundo do desporto, da educação e a nível Humano, é a minha opinião, mas ser Bom aluno compensa e muito.

Offline otnemeM

• Membro
  • **
« Responder #30 em: Setembro 11, 2012, 00:21:29 am »
Para mim as notas são uma questão de honestidade pessoal. Poderes ter a consciência tranquila de que deste o teu melhor e não nivelaste pela mediocridade "quanto baste para". O resto, o que não controlas (professores, acasos e azares, etc) não é problema teu, mas se não dás o teu melhor seja como for, só tens a ti para te culpar. Se conseguires viver com isso tudo bem, não há que criticar as opções de cada um, até porque não interferem com os meus resultados para cima nem para baixo  ;D

Offline scruz

• Membro Activo
« Responder #31 em: Setembro 12, 2012, 00:01:31 am »
Tens toda a razão e as cunhas se existem o culpado é a pessoa que a pediu por cobardia de concorrer no mesmo pé de igualdade que as demais alminhas.

Forumenfermagem

« Responder #31 em: Setembro 12, 2012, 00:01:31 am »