Social:

Calendário de Eventos

Flat View
Ver por ano
Vista mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver hoje
Categories
Ver por categorias
APER 2013 
Share  
De Quinta-feira 05 Dezembro 2013
Para Sábado 07 Dezembro 2013
Visualizações : 2864 
 
APER 2013

Ao longo das últimas décadas, as alterações sociais, económicas e evolução demográfica nos países da Europa onde Portugal se integra, têm tido como uma das principais consequências, o envelhecimento da população e o aumento significativo do número de pessoas com dependência no autocuidado.

De acordo com as metas globais do Plano Nacional de Saúde 2012-2016, os cuidados de enfermagem de Reabilitação e o processo de cuidados aí definido assumem particular relevância, pois poderão responder com eficiência às condicionantes apresentadas, possibilitando, por um lado a otimização do tempo de internamentos nos hospitais de agudos e, ao mesmo tempo, poder contribuir para importantes ganhos de independência das pessoas/famílias e para a melhoria da qualidade de vida das mesmas e respetivas famílias.

A Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER) vai realizar, de 5 a 7 de Dezembro de 2013, o Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação, Porto/Gaia no Holiday Inn com a temática principal “AUTOCUIDADO. A Essência da Enfermagem de Reabilitação”. Este evento será realizado em parceria com a Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação (MCEER) da Ordem dos Enfermeiros.

Recordamos que segundo o D.R. n.º 35, Série II, publicado em 18 de Fevereiro de 2011 sobre as Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação e seguindo esse principio uma avaliação global, integral de cada pessoa deverá dar origem a um plano individual de intervenções específicas de cuidados de Enfermagem de Reabilitação (ER) adaptadas as necessidades e objetivos terapêuticos de cada um.

Os cuidados de ER e o plano de reabilitação devem orientar-se no sentido de promover a máxima autonomia/independência das pessoas portadoras de deficits potencialmente recuperáveis e a manutenção daqueles cujos deficits são irreversíveis. Todas as pessoas adultas têm capacidade para se autocuidar, porém por motivos de doença, a necessidade de autocuidado poderá tornar-se superior à capacidade da pessoa para o efetuar (Orem, 1995). Assim, os Enfermeiros Especialistas em Reabilitação (EER) promovem uma aprendizagem significativa, reforçando comportamentos de adaptação dotando a pessoa doente de competências para enfrentar a doença e mobilizar energia, para se adaptar e obter o nível máximo de independência funcional na realização das atividades de vida diária, promovendo o autocuidado.

O autocuidado é reconhecido como uma habilidade humana, sendo que sua execução está diretamente ligada às condições que cada indivíduo possui para autocuidar-se. Dorothea Orem define o autocuidado como sendo: “o cuidado pessoal que os indivíduos necessitam cada dia de forma a regular o seu próprio funcionamento” (1995). Este conceito é visto como um fenómeno de saúde e foco da prática de enfermagem. Segundo a CIPE (Classificação Internacional para a prática de Enfermagem) quando refere que o autocuidado é uma atividade executada pelo próprio com as características específicas: “Tratar do que é necessário para se manter, manter-se operacional e lidar com as necessidades individuais básicas e íntimas e as atividades da vida diária.” (2006).

Os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação são aqueles que, pelas suas competências e proximidade, estão mais aptos a integrar todas as vertentes dos cuidados necessários à pessoa com incapacidade no desempenho do autocuidado.

 
Contacto  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone 1: Telefone 2:
Telemóvel 1: 965 605 781Telemóvel 2: 913 805 211
Link Website:http://www.aper.com.pt/congressos/congresso-aper-2013

 

Local Hotel Holiday Inn Porto Gaia
Rua Diogo de Macedo 220
Vila Nova de Gaia
4400-107
Portugal
 
 

Voltar

PUBLICIDADE