Social:

Visibilidade da enfermagem nas mídias impressa e online

Artigo de Rodrigo Cardoso, João Manuel Garcia de Nascimento Graveto, Ana Maria Correia Albuquerque Queiroz
Publicado na Rev. Latino-Am. Enfermagem vol.22 no.1 Ribeirão Preto Jan./Feb. 2014

http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.3144.2394


OBJETIVO:
Descrever a cobertura noticiosa da profissão de enfermagem nas mídias portuguesas - sítios informativos da Internet e imprensa escrita.

MÉTODOS:

Foram colhidas 1.271 notícias de saúde nos meses de setembro e outubro de 2011 (956 notícias online e 325 provenientes da resenha de imprensa da Ordem dos Enfermeiros Portugueses) e recorreu-se à análise estatística para caracterizar as variáveis definidas.

RESULTADOS:

Os enfermeiros constituíram-se como fontes de informação em 6,6% dos casos, o que sugere baixa visibilidade mediática. As notícias de saúde colhidas são caracterizadas por produção noticiosa baseada em fontes de informação pouco variadas, oficiais e de gênero masculino, em informação divulgada por agências noticiosas e focada em questões econômicas e políticas da saúde.

CONCLUSãO:

A presença dos enfermeiros nas notícias de saúde é reduzida. Sugere-se que esses desenvolvam competências de comunicação pública, que visem a divulgação da importância da profissão para a sociedade e a relação com as mídias.

 

File Name: Rodrigo Cardoso revista latino-americana.pdf
File Size:
File Type:
Hits: 2759 Hits
Created Date: 02-20-2014
Last Updated Date: 02-20-2014
License: Geral

Pesquisar

PUBLICIDADE