Social:
Taxa de internamentos tem vindo a crescer, principalmente nos bebés menores de três meses.
A Ordem dos Médicos considera que o aumento da mortalidade infantil "merece uma rápida análise" por parte do Ministério da Saúde, já que pode aumentar o clima de desconfiança dos utentes.
Em 2018, morreram mais 60 crianças até um ano de idade do que no ano anterior, mas taxa de mortalidade foi semelhante à de 2016, frisa a Direcção-Geral da Saúde. Bastonário da Ordem dos Médicos reclama análise das causas dos óbitos.
A Organização Mundial de Saúde divulgou primeiro relatório produzido pela Região Europeia sobre a saúde dos refugiados e migrantes. Alerta para a importância da vacinação, sobretudo das crianças, e da necessidade dos profissionais de saúde conhecerem os riscos desta população.
O Grupo de Ativistas de Tratamento confirmam que é a “primeira consulta comunitária descentralizada em Portugal de tratamento da hepatite C destinada às pessoas que usam ou usaram drogas”.
Excerto do livro Genética para Todos (Gradiva), da geneticista Heloísa G. Santos e do jurista André Dias Pereira, e que chega esta semana às livrarias portuguesas.
Pág. 1 de 1082