O poliovírus selvagem tipo 1 foi encontrado em amostras de esgoto recolhidas pela Companhia de Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), no mês de março.
A OMS, agência das Nações Unidas para a Saúde, divulgou que a amostra é semelhante a outra encontrada na Guiné Equatorial, mas que tem um risco "muito baixo" de se espalhar internacionalmente.
O vírus encontrado na Guiné Equatorial tem potencial "alto" de transmissão, segundo um comunicado divulgado em maio pela OMS, mas não foi registada nenhuma pessoa infetada com o vírus.
O Ministério da Saúde do Brasil, citado pelo jornal "O Globo", informou que a deteção do vírus no aeroporto de Viracopos é "ocasional" e que uma amostra recolhida em abril no mesmo local não registou a presença de vírus.
A poliomielite foi considerada erradicada no Brasil em 1994. Para monitorizar a presença de vírus, são recolhidas frequentemente amostras para análise.
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=747547&tm=7&layout=121&visual=49
